O conde de Monte Cristo

O conde de Monte Cristo Alexandre Dumas

Resenhas - O Conde de Monte Cristo

Queilinha 28/04/2023

O Conde de Monte Cristo...
Eu assisti a adaptação diversas vezes, mas, sempre quis ler o livro.

Adorei a leitura. Ver todo o sofrimento e a genialidade de Edmond foi algo que me prendeu muito durante a leitura.

Fiquei um pouco decepcionada com a adaptação, que é bem diferente do livro em vários aspectos. Mas, simplesmente amei a história.

Apesar de ser um clássico e um calhamaço, a leitura é super fluida. Tanto que furei meu próprio cronograma.

Guilherme 31/12/2023

Perfeito
Sabe um livro que você lê julgando já saber a história, porque afinal é uma história famosa que meio que todo mundo já conhece, mas que quando finalmente você lê, fica em estado de catarse? Estou assim agora...
O conde de Monte Cristo pode ser um livro que mete medo por seu tamanho, mas vale por cada página. A edição que li possui um prefácio de Oleg Almeida informa que Alexandre Dumas tirou sua inspiração de um caso que leu numa matéria de jornal, mas independente de onde vem a inspiração, a riqueza de detalhes, o desenvolvimento dos personagens, toda a trajetória do nosso herói, a forma como a história avança ao longo dos anos... Tudo isso faz desse livro um clássico desses em que devemos parar e fechar as vezes para respirar. Vale muito a leitura.
Thi Acrisio 01/01/2024minha estante
maravilha!!! amigo como foi ler nessa edicção? eu vi que ela é meio grandona.

Guilherme 01/01/2024minha estante
Eu gostei bastante

Adilson22 20/04/2020

Posso dizer que é perfeito. É mais do que muito bom. Um tempo bem investido.

fer 21/07/2021

é preciso ter querido morrer, para saber como é bom viver.
Não sei falar desse livro, sem ficar maluuuca.
Vou poupar a sinopse.

Esse, sem dúvida, foi uma das melhores leituras da minha vida. A escrita de Dumas é uma maravilha. Senti emoções reais em cada palavra, o cheiro, sabor de cada coisa, sensações, mar, brisa e ventanias.. Senti raiva, desdém, fiquei soberba, avarenta; fui humilhada e largada em calabouço.
Senti tudo.
E a história foi uma coisa bem elaborada, diferente, todos os cenários foram uma delícia de se morar.

Um dos melhores clássicos.
Vou guardar para sempre em meu coração, e prevejo releituras ao longo da minha vida.

Dayane.Franca 28/08/2020

Simplesmente maravilhoso
Um livro maravilhoso, a leitura me prendeu do início ao fim, por mais que seja um calhamaço, você não sente em nenhum momento a leitura cansativa. O final poderia ser maior, rsrsr, acho que estava apegada aos personagens e não queria deixá-los irem embora. Recomendo muito.

Laura*_* 24/05/2022

O livro é excelente, a história é envolvente e fluida. Porém, acredito de do meio para o final do livro, o enredo se torna um pouco maçante e a história já não é mais tão empolgante e o final deixa a desejar. Entretanto, é um ótimo livro, que com certeza eu leria novamente.
Loren Fernandes 27/05/2022minha estante
Caramba, eu já estava a achando a primeira metade do livro maçante, agora leio seu comentário falando que fica maçante da metade para o final. Kkkkkkkkkk

Carlos R. A. Amorim 25/04/2020

Excelente
Uma estória sobre vingança que inspirou muitas outras obras. O livro é sensacional e, ao contrário do que imaginamos pelo título, não conta apenas a trajetória de Edmond Dantés, o Conde de Monte Cristo, mas também a de inúmeros outros personagens, que são tão interessantes quanto.
O livro é grande mas tem capítulos curtos o que torna á leitura bastante ágil.
O desenrolar da narrativa traz uma mistura de sentimentos, pois tem de tudo nessa estória: aventura, humor, ação, suspense, paixões, reviravoltas, enfim, bem envolvente e fascinante.
A escrita de Alexandre Dumas é primorosa, com um toque poético mas sem exageros. O narrador é preciso, conta o que precisa contar, mas não se envereda por devaneios filosóficos.
O livro é maravilhoso e deve ser lido por todos que apreciam uma boa estória.

Luciane oliv 19/08/2021

Maravilhoso do início ao fim
Um clássico incrível que faz jus ao seu tamanho, uma história sobre vingança e redenção q nos prende, nos faz sofrer com o personagem e torcer muito por ele. Incrível, maravilhoso, recomendo, vale muito a pena.
Nick 20/08/2021minha estante
O que você achou dessa edição? Estou querendo comprar mas estou entre essa edição da Martin e da Zahar, porém a da Zahar é bem mais cara.

Luciane oliv 20/08/2021minha estante
Eu achei muito boa, o tamanho da letra é excelente, não fica uma leitura cansativa. Eu também comprei os Miseráveis, da mesma editora, e a letra também é ótima.

Dan 23/03/2020

*Um bom entretenimento*
A história de Edmond Dantès é interessante e de fato cria uma expectativa quanto ao desenrolar dos planos de vingança do protagonista. O ponto alto do livro está nos primeiros 10% da obra, que vai do complô contra Dantés até a fuga da Castelo de If. Os últimos capítulos do romance também são igualmente bons.
A obra tem seus pontos fortes e tem seus pontos fracos. Os motivos para receber somente 3 estrelas são:
1. A falta de concisão: Dumas, em vários pontos, acrescentou desnecessariamente certos eventos e diálogos. Nota-se claramente a tentativa de alongar a história por alongar, sem nenhuma justificativa literária plausível. Talvez o fermento tenha sido usado por motivos de lucro, já que originalmente a obra foi publicada em folhetim.
2. Inverossilhança no encadeamento dos "fatos": Isso decorre do exagero de coincidências, algo intragável. Torna o enredo muitas vezes absurdo, forçado. Personagem X foge e vai se esconder no hotel onde está personagem Y, que coincidentemente teve relacões com X no passado; personagem Z tentou matar A, B contratou por coicidência Z para trabalhar, depois B (que conheceu A no passado) descobre que Z tentou matar A etc etc.
3. A artificialidade de diálogos: Há diálogos que não transparecem naturalidade por não corresponderem às situações. Como o fato de personagens usarem de pedantismo num momento de grande tensão, por exemplo. Ou até mesmo a reação de certos personagens a dados acontecimentos não convencem, soa como algo postiço.
"O Conde de Monte Cristo" reforçou ainda mais uma suspeita minha: a de que o Romantismo produziu melhores poetas do que prosadores. É um bom romance, nada tem de extraordinário.
David.Silva 16/07/2020minha estante
Procura o livro o homem que ri do Victor Hugo que envolve muitas intrigas politicas.
Uma baita obra do romantismo.

Dan 10/08/2020minha estante
Obrigado pela sugestão, David Silva.

Pedróviz 22/10/2020minha estante
Gosto de posições honestas. Como não li o livro e não gosto de textos que não têm o necessário rigor, penso em descartá-lo da minha lista de prioridades. Há muito para ser lido. Resenhas nos orientam na escolha.

larissa dowdney 10/01/2022minha estante
Resenha que mais contempla minha opinião sobre o livro!

Dan 18/06/2022minha estante
Larrisa, pra mim, é um clássico supervalorizado.

Ziza 28/02/2023minha estante
Amo esse novelão ??

Sávio 04/04/2020

Maravilhoso!
Que livro excepcional! É aquele livro no qual você se perde (no bom sentido) dentro do universo nele apresentado. Há personagens cativantes, outros que não queremos ver nunca mais! Interessante que o autor traz histórias dentro de histórias, dentro de histórias no livro. Pode parecer confuso, mas é interessantíssimo. No fim tudo se amarra de alguma forma. Os diálogos são muito bem construídos e nos prendem a cada parágrafo. E há várias máximas que podem ser retiradas do livro, Dumas era um conhecedor da alma humana. Leiam e não irão se arrepender! :)
Rayanna.Santos 04/04/2020minha estante
Quero muito ler esse clássico.

Sávio 04/04/2020minha estante
Vá em frente, não irá se arrepender.

Rayanna.Santos 04/04/2020minha estante
Anciosa

Erika 15/05/2021

É preciso querer morrer...
O que dizer? Simplismente maravilhoso, este calhamaço é grande em todos os aspectos, o sofrimento, a vingança, o amor, a vida em fim que obra incrível, eu li na edição da Martin claret que é lindíssima por sinal (mas acabou com minhas costas, por ser único e muito pesado).
Em fim só digo uma coisa LEIA.

Alessandra.Adams 21/06/2021

Que livro!!!!!
Simplesmente incrível e maravilhoso! Um clássico com uma linguagem fluida e cativante. O tipo de livro que a gente não consegue largar até saber como será o desfecho.

Renato375 23/04/2022

No dia do livro...
No dia do livro eu termino a leitura dessa obra de arte magnética, espetacular e dilacerante!

Alexandre Dumas e sua monumental capacidade de compreender a natureza humana discorre sobre nossas virtudes e imperfeições.

O que se passa nesse livro é para o sábio um raio de luz na escuridão da alma, e para o tolo uma faisca de paixões lívidas.

Quando a oportunidade se apresentar, leia-o!

Marcio 18/04/2020

Ter esperança
Embora não tenha lido muitas obras até hoje, essa foi a melhor; o autor nos prende desde as primeiras páginas de forma a tornar uma leitura prazeirosa e maravilhosa...
Jessé 18/04/2020minha estante
A história é boa mesmo. Só me arrependi de ter lido nessa edição. Mas vou trocar pela da nova da Zahar pra uma futura leitura.