Tubarão Peter Benchley

Resenhas - Tubarão

Rapha 22/04/2021

Um força da natureza
Rapaz que livro foi esse? temos máfia, traição típico gênero de novela, vários dramas incríveis (a esposa frustrada com o casamento, um xerife com culpa por não ter se evitado mortes, um político refém de uma divida do passado), e tudo isso com a penca de um tubarão assassino, devorando a torto e a direita, não achei que ia gostar do livro, ele de fato não tem nada haver com o filme de 1975, aqui temos terror, aventura, romance, traição, máfia, comédia e mais terror.
A história se passa em Amity, um balneário ficcional situado em Long Island, Nova York. Quando o corpo de uma turista é encontrado na praia o chefe de polícia Martin Brody ordena o fechamento das praias da região. Mas o prefeito Larry Vaughan, mais preocupado com o dinheiro dos veranistas, consegue abafar a notícia e libera o banho de mar na cidade. O banquete está servido.

Inlectus 19/04/2009

Bom de se ler.
Não é a tôa que este livro resultou em um filme, a estória é bem agradavel de se ler.

Gabriela Leite 31/12/2009minha estante
Devo dizer que concordo plenamente!

00h47 13/12/2022

Vamos precisar de um barco maior?
Rápido e de fácil leitura. Os últimos capítulos acabam sendo um pouco enrolados, afinal é só um peixe, não tinha necessidade de estender tanto. Uma coisa que achei interessante é o fato de que o tubarão em si mata poucas pessoas, mas os problemas que ele gera na superfície simplesmente por existir são enormes, mostrando de certa forma que o vilão em si é o ser humano.

Por algum motivo eu sinto que livros situados em locais de praia (joyland, a faca sutil) são extremamente confortáveis, e com tubarão não foi diferente.

No mais é um livro bom, mas acredito que não vou reler tão cedo.

Guilherme.Oliveira 16/01/2024

Clássico adaptado para o cinema.
O livro em si é bem fluído, com informações técnicas sobre o "vilão" da história.

Em termos de "ação" da interação do tubarão com os personagens e toda a história em si é mais branda do que eu imaginava.

Mas trama é ótima e a leitura é recomendada.

A escolha do livro foi motivada por um desafio em ler uma.obra que havia virado filme, e creio que fiz uma ótima escolha, não é de hoje que tinha o desejo de fazer esta leitura.

Natalie.Padilha 25/12/2022

Livro que nunca imaginei que iria ler
Eu tenho medo de bichos do mar ou tudo que envolve o mar,porém esse livro me alegrou depois de ter lido o livro que quase me deixou de ressaca literária.
Os personagens são normais e o que mais intriga é o terror misturada com ação que me deixou mais empolgada.Era um livro que nunca imaginei que iria ler.

Katy 23/03/2021

Que livro!
É só isso que eu tenho a dizer: Que livro!
A escrita do autor é perfeita o enredo é perfeito, a edição e a tradução estão incrivelmente perfeitas!
Eu não sei nem o que dizer sobre esse livro, me surpreendeu muuuuuito!
Não é o tipo de livro que a gente consegue ler rápido, é aquele que a gente para na metade e fica dois dias sem pegar no livro para absorver tudo!
Cada morte... Cada ação do tubarão... Cada cena foi tão perfeitamente descrita, especialmente os movimentos do tubarão que na primeira morte eu quase vomitei! Dá para imaginar perfeitamente o que está acontecendo. Alguns autores tem dificuldades de escrever cenas de ação mas com certeza, não é o caso do Peter.
A estória do livro se passa em Amity, uma cidade de veraneio. Em uma madrugada qualquer, uma jovem estava na praia com o namorado quando desapareceu misteriosamente no mar. O corpo da moça foi encontrado aos pedaços, a polícia suspeita de ter sido um ataque de tubarão.
O policial Brody faz o possível para interditar as praias mas é ameaçado a perder seu emprego. A cidade de Amity sobrevive pelo veraneio, com as praias fechadas, os turistas não viram visitar a cidade e ela não renderá lucro suficiente para o inverno.
Mas afinal, será que o tubarão foi embora? É seguro reabrir as praias? O que um tubarão grande o suficiente para fazer o estrago que fez em um corpo humano estaria fazendo em Amity?

Instagram literário: @katyane_freitas_

Valeria.Mattioli 24/01/2024

Me prendeu muito!!!
A saga da caça e do caçador, com detalhes deliciosamente agonizantes!!
Que livro incrível, me senti ansiosa com essa leitura do começo ao fim e me peguei triste com o fim da história, porém feliz com o desfecho kkkk

Por um lado, um tubarão assassino, agindo somente pelos seus instintos e vontades insaciáveis, por outro lado, mistério, romance, traições e desentendimentos.

Pra mim, foi a pitada perfeita!

roses in winter 25/09/2023

Tubarão - 2023
Achei esse livro bem bonito antes de comprar e logo criei expectativas, que foram atingidas. gostei muito da história e recomendo, foi um livro bem tranquilo de ler.
quatro estrelas de cinco. :)

Eduardoow 29/02/2024

Tubarão
O livro é dividido em três partes, a primeira é muito boa, a segunda também, apesar de não aparecer o tubarão ksks e a terceira é mais parada, o livro foca em várias coisas e às vezes deixa até o próprio tubarão em segundo plano pra focar em outros personagens, eu gostei mais do que esperava na realidade, não é o meu tipo de livro favorito, mas achei divertido, valeu a pena ter comprado.

Caa 01/02/2021

O livro é bem legal, mas o final... Não foi o que eu esperava não... No início dessa versão tem um texto do autor falando sobre os tubarões, e tipo, faz toda a diferença. Pq o que ele sabia na época em que escreveu o livro não era nada comparado ao que ele sabia quando escreveu a introdução. Acho que vale a pena refletir muito sobre a situação atual dos tubarões antes de vc escolher pra quem torcer durante a jornada suicida com o Quint. Achei muito desconexo o "romance", teve o que? Um capítulo e meio sobre isso e depois morreu? A máfia lá foi outro ponto que tinha tudo de bom pra ser legal de repente sumiu. Muito sei lá esse final, tudo sem mais nem menos.

Gabriel Paixão 13/09/2020

Ótimo thriller
Livro que prende sua atenção. 325 páginas que vc consegue ler num fôlego.
Apesar de ser muito ligar comum, serve bem como entretenimento.
Tem diferenças em relação ao film.

Tiago.Guedes 05/01/2024

Um torpedo de carne
"Tubarão", de Peter Benchley, é um mergulho tenso nas águas perigosas do suspense. A trama, centrada em um tubarão devorador de homens, é tecida com maestria, instigando o medo primordial do desconhecido. A construção dos personagens é eficaz, destacando o embate entre o chefe de polícia Brody, o oceanógrafo Hooper e o endurecido pescador Quint. A tensão crescente é habilmente sustentada, mas algumas descrições detalhadas de cenas poderiam ser mais sucintas. Benchley explora as nuances da natureza humana diante do perigo iminente, mas em alguns momentos, a trama se distancia da profundidade psicológica. Apesar disso, "Tubarão" é uma leitura viciante, com seus momentos arrepiantes e uma exploração intrigante do confronto entre o homem e a besta marinha.

Beto 07/05/2021

Li motivado por uma reportagem da revista "Veja" (03/2021) em que expõe que o livro é o retrato da reação do Brasil à pandemia da Covid-19, lógico realizando as devidas alterações de Tubarão Branco = Coronavírus.

E confirmo que a reportagem condiz com a verdade. Realmente em Tubarão temos negacionismo, prioridade à economia, falsa solução e ciência em segundo plano.

Por mais que possa parecer estranho, apesar das 2 estrelas, gostei mais do que imaginei que fosse gostar de um livro que gravita em torno de um tubarão, rs.

Pedro.Alves 30/09/2021

(+ 16) Violência Gráfica e Insinuação de Sexo

Eu gostei, mas tem algumas partes no livro que eu achei não ter sentido estar nele. Além de o autor jogar algumas coisas sem nenhuma razão, nem dizer o porquê de elas estarem ali.

Mas eu recomendo, me deu aflição em alguns momentos

Sr. Machado 30/05/2015

Devore ou seja devorado
Meus amigos leitores, alguém consegue explicar o motivo desse livro ter passado tanto tempo fora de catálogo aqui no Brasil? Difícil acreditar que uma obra como essa tenha sido negligenciada por tanto tempo, mas ainda bem que as coisas mudaram e agora temos a oportunidade de apreciar esse clássico graças a DarkSide Books.

Já quero deixar claro que Tubarão foi um dos melhores livros que eu já li na minha vida e também a melhor leitura do ano até o momento (ainda estamos em maio, mas para algo superar Tubarão vai ter que ser muito bom). Tendo dito isso, acredito que você deve no mínimo adicionar o livro em sua lista de desejos, pois se trata de uma leitura incrível para qualquer tipo de leitor. Agora, vou explicar e tentar convencer você (espero que consiga) os motivos pelo qual Tubarão é uma leitura praticamente obrigatória. Ah, eu ainda não assisti o filme de Steven Spielberg, portanto, não vou comparar o livro com o filme.

O que acontece em Tubarão? Uma pequena cidade chamada Amity, localizada a aproximadamente 50 metros acima do nível do mar, é atacada por um enorme tubarão-branco. Amity é o tipo de cidade cheia de praias e que por ser pequena depende muito da vinda de seus visitantes durante o verão. Um bom verão garante um bom inverno aos moradores da cidade e vice-versa. O tubarão que por algum motivo está agora se aventurando no mar próximo as praias da cidade começa a gerar um enorme problema, logo faz sua primeira vitima e se torna uma ameaça para a cidade.

É aí que surge Brody, o chefe de policia da cidade, com a responsabilidade de tomar as melhores escolhas e manter a segurança da população de Amity. Com o ataque do tubarão, o chefe resolve fechar as praias, mas com isso terá que encarar conflitos com outras pessoas, pois as praias são importantes para um bom verão na cidade, se as praias ficarem fechadas Amity terá um inverno difícil, porém, se as praias continuarem abertas e o tubarão fizer mais vitimas, é óbvio que o chefe Brody terá uma enorme responsabilidade. Além disso, se a notícia de um tubarão nas águas se espalha quem é que vai querer passar o verão na cidade?

É basicamente isso que faz de Tubarão uma grande obra, pois não se trata de apenas um livro assustador contando a história de um enorme tubarão-branco que ataca e mata pessoas. O livro vai além e nos mostra os interesses de diversas pessoas e o que elas são capazes de fazer para assegurar esses seus interesses. O tubarão está sempre ali escondido e representando uma ameaça, é algo para se temer, uma verdadeira máquina assassina, mas o que em minha opinião torna essa leitura tão prazerosa é tudo o que o livro tem de romance, máfia, política, etc. O relacionamento humano que Peter Benchley conseguiu imprimir nessa obra é algo que eu não via há muito tempo, achei realmente incrível.

Os personagens são difíceis de classificar, mas o chefe Brody conseguiu chamar muito a minha atenção. Durante a leitura é possível perceber que mesmo ele sendo um homem duro, carrancudo e que nem sempre toma a melhor escolha, no fundo ele é apenas uma boa pessoa que busca fazer o melhor para aqueles que ele ama. Ao contrário de outros personagens que só pensam em si mesmo, Brody é o único que parece não ligar apenas para seus próprios interesses, ele realmente se compromete com a cidade assim como faz com sua família. Foi o tipo de personagem que eu me apeguei durante toda a narrativa e torci por ele até o fim.

Tubarão é com certeza uma das melhores leituras que já tive por esses motivos que citei e vários outros que você só vai conseguir entender lendo. É um livro assustador, absolutamente tenso e apresenta nuances tão boas que o mais difícil é dizer ao leitor o que exatamente ele mais irá gostar nesse clássico. É o tipo de livro para devorar ou ser devorado, e nesse caso eu optei por devorar, acredito que você vai querer fazer o mesmo.

site: https://goo.gl/1fK67d