As Agentes Secretas de Paris

As Agentes Secretas de Paris Pam Jenoff

Resenhas - As agentes secretas de Paris

Djamila.MagalhAes 09/08/2020

Uma boa história
A história é boa, apesar de alguns furos-momentos em que a narrativa não é crível ou que não é bem explicada. Apesar da primeira parte do livro ser um pouco lenta, a situação muda a partir da metade do livro na qual o mistério que o envolve se torna mais instigante.

meuslivros.meumundo 07/08/2020

Romance inspirado em histórias de mulheres de coragem
Difícil quando quero falar bem de um livro que retrata uma das épocas mais difíceis da história da humanidade. Difícil ler uma obra como As agentes secretas de Paris e não sentir toda a atmosfera do final da Segunda Guerra Mundial e dos primeiros anos desse pós guerra... mas tem leituras que além de difíceis, são necessárias. Terminei o livro considerando que essas mulheres corajosas, às vezes nem tanto, porém necessitadas, devem ficar pra sempre lembradas na história! Já li muitos livros que têm como pano de fundo essa guerra mas ainda não tinha ideia que mulheres também tinham sido enviadas pra linha de frente, a não ser as enfermeiras!.

Então vamos começar essa resenha? O livro trás, principalmente, a história de 3 mulheres: Grace (vivendo em 1946 - pós guerra), Eleanor e Marie (ambas em 1944 - ano final da guerra), onde suas histórias se cruzam quando Grace encontra uma mala na Grand Central Teminal em NY, cheia de objetos pessoais e fotos de mulheres vestidas com uniformes que pareciam de militares. Curiosa, ela começa a pesquisar a história dessas fotos, o que nos leva a voltar pra 1943-44 e acompanhar os motivos de certas mulheres serem recrutadas e enviadas à França como agentes secretas operadoras de rádios para ajudar a resistência contra os nazistas. Então aí começa um suspense que não consegui largar até chegar ao ponto final! O livro vai dando um salto entre presente (46) e passado (43-44) e trazendo elementos que vão montando a história. Chorei com os relatos de torturas e da situação dos prisioneiros enviados aos campos de concentração, sorri com a força dessas mulheres e torci muito pra um final feliz, mas esse último ponto não foi bem assim! Só digo: leiam!.

Impossível não criar laços com cada uma dessas mulheres cheias de força, determinação, coragem e medo do futuro! Acho que somos um pouco de cada uma delas!

As questões que vamos descobrindo ao longo do livro, sobre o motivo real de essas mulheres não terem voltado pra casa, é revoltante e só descortinam o que já sabemos quando o assunto é poder!.

Recomendo muito esse livro!.

Thainá @thaii.limab 06/08/2020

Recomendo muito!
Tenho medo de escrever sobre o livro acabar dando spoiler.
Foi o melhor livro que li esse ano até o momento.
Mesmo sendo uma ficção quero pesquisar sobre as histórias reais que serviram de inspiração.

@conversas_literarias 05/08/2020

Um livro com mulheres fortes
Eleanor e? uma mulher corajosa com ideias inovadoras para o seu tempo. Na?o era costume que as mulheres fossem para a guerra, por isso o plano dela incomoda os outros soldados, mas ela da? o seu melhor para que as 12 agentes enviadas sejam um sucesso. Marie e? uma das agentes, inicialmente ela parece fra?gil, ma?e solteira, tambe?m precisa lidar com o preconceito da sociedade. No campo do inimigo, ela se torna uma arma perigosa. Grace e? curiosa e na?o para ate? descobrir toda a histo?ria sobre as agentes da fotografia.

O livro e? narrado pela perspectiva dessas tre?s mulheres, duas delas vivem o peri?odo da guerra, uma vive o peri?odo po?s guerra. Na?o e? uma histo?ria que se concentra na ac?a?o, o foco mesmo e? nas mulheres e no que ela fazem diante de um contexto ta?o complicado. A leitura e? fluida e, apesar de se passar na 2ª guerra mundial, na?o achei a histo?ria ta?o pesada. Pelo contra?rio, ela e? bem inspiradora.

O livro me proporcionou um bom enredo com protagonistas fortes e exemplares. Mas, por algum motivo pessoal, na?o foi um livro que me cativou e que me prendeu do ini?cio ao fim. Na?o vejo problemas na construc?a?o do enredo e em nenhum outro ponto, so? acho que na?o seja meu tipo de leitura preferida. Recomendo se voce? gosta de livros com mulheres fortes ou que se passam na Segunda Guerra Mundial.

Vivi 02/08/2020

Coragem
Romance, suspense e drama não faltam nessa leitura. Conta a história de três mulheres em três épocas diferentes e passando por cinco países, imagina o quanto se tem a revelar. Conta sobre mulheres que serviram como agentes da SOE na segunda guerra mundial, tanto o lado das recrutadas quanto da líder responsável pelo recrutamento e de uma jovem que alguns anos depois da guerra tenta entender alguns fatos inclusive de traição.

Amani.Cruz 29/07/2020

Pam Jenoff trás pra nós a importância que a mulher pode exercer na segunda guerra mundial contra os alemães. A autora faz um tremendo resgate histórico, mas nos deixa conscientes de que se trata de uma ficção. É um romance em que a mulher não chega ao fim com seu par romântico e mesmo assim é feliz e realizada.

Má Powzum- @entrelinhaslivros 26/07/2020

Cheio de protagonismo feminino!
Mais um livro baseado em histórias reais que me encanta! Nem tenho palavras para falar dessas agentes mulheres que enfrentaram os horrores da guerra sem nunca deixar a desejar para nenhum homem. Elas foram essenciais em todo o desenrolar da guerra impedindo algumas manobras nazistas. Mulheres que tinham filhos e família, mas que dedicaram a vida para um bem maior. O que mais me deixa triste é saber que muitas delas sequer foram reconhecidas como combatentes de guerra.

Eu amei essa ideia da autora narrar 3 histórias paralelas em 3 diferentes tempos, todas interligadas de alguma forma. Isso tornou a leitura fluída e instigante afinal queremos saber quem traiu as mulheres e saber mais sobre as missões. Eu torci tanto para que elas não fossem pegas! Mas sabe quando você sente que não vai terminar bem? Fiquei angustiada e torci muito por Marie e Josie, duas destas agentes.

Um livro que aborda os horrores da guerra e os sacrifícios feitos para que ela terminasse. Um romance histórico cheio de segredos, traições, mistérios e protagonismo feminino.

Resenha completa no ig @entrelinhaslivros.

Nayara Sevciuc 24/07/2020

Eu simplesmente adoro livros que tem um contexto de guerra.
Gostei muito de conhecer nossas protagonistas, mas confesso que queria saber mais sobre as atividades de Marie, achei que tivemos poucas cenas dela.
Sobre a traição, eu imagina que poderia ser tal pessoa, mas não achei o motivo muito convincente.
Vale a leitura.

Gabi 23/07/2020

Eu amo romance histórico, ainda mais os que se passam durante períodos de guerra, mas esse eu fiquei um pouco decepcionada.

Começando do começo rs: livro narrado em três pontos de vista.

Grace: funcionária de uma advocacia. Ao estar atrasada para o trabalho depois de uma noite fora de casa, entra no banheiro de uma estação de trem com a intenção de se arrumar melhor. Ao sair encontra uma mala em baixo de um banco e, por conta da curiosidade, a abre. Dentro, alguns pertences e o que mais causa curiosidade: fotos.

Eleanor: chefe de uma sessão da SOE, agência britânica que envia espiãs para a França durante a guerra.

Marie: uma dessas espiãs.

Tudo daria uma excelente história, se não fosse inverossímil em algumas partes.

Você acha uma mala, abre, tira as fotos de completas desconhecidas e coloca a mala de volta no lugar? Se a Grace fosse uma ladra, indo até a mala na intenção de rouba-la e, ao ver as fotos, sua curiosidade fosse despertada, pra mim seria mais aceitável.

Achei o início do livro lento e, do nada, tudo (pouca coisa na verdade), começou a acontecer.

Quanto à traição que as agentes sofrem, vendido como o suspense do livro, pra mim estava óbvio. Chegou num momento que não tinha como ser outra coisa.

Vale a leitura, mas podia ter sido melhor aproveitado.
Andréa 26/09/2020minha estante
Senti o mesmo.
Iniciei o livro empolgada, pois adoro histórias com protagonistas femininas, mas a história foi ficando meio perdida... mas valeu a intenção.

Cris 07/01/2024minha estante
Um dos raros livros que me cansaram a ponto de desistir

Deborah 21/07/2020

O livro As Agentes Secretas de Paris é um livro maravilhoso e super indico,contém uma história linda e confesso que chorei lendo ele.

Luciana Storino 21/07/2020

Incrível como todos os livros q já li dessa autora, sensacional.