As Agentes Secretas de Paris

As Agentes Secretas de Paris Pam Jenoff

Resenhas - As agentes secretas de Paris

Wally.Mota 29/01/2021

Resenha publicada no @livrosdowally!
VOCE ARRISCARIA SUA VIDA PELO SEU PAÍS?

O ano é 1946 e Grace está mais um dia tentando não chegar atrasada no seu trabalho. Depois de um acidente bloquear o acesso de pedestres a uma rua, ela acaba tendo que passar pela Grand Central, lugar que evita desde a morte de seu marido, para tentar chegar a tempo.
~
Lá, ela encontra uma mala aparentemente abandonada. Tomada pela curiosidade, abre-a e se depara com uma coleção de fotos de algumas mulheres sem nenhuma informação. A partir daí, decide descobrir quem são e o porquê de alguém andar com as fotos delas.
~
Dois anos antes, conheceremos a história de Eleanor, uma
recrutadora de agentes que trabalha em uma organização militar chamada SOE e que buscava mulheres para se infiltrarem no campo inimigo, destruindo os avanços da Alemanha Nazista. Em paralelo, temos a Marie e sua luta para tentar dar uma vida melhor a sua filha e conseguir se tornar a agente que Eleanor enxergou nela! Com isso, temos uma história que acontece no presente e no passado, com este último tempo sendo detalhado até se fundir com os dias atuais da trama.
As Agentes Secretas de Paris é uma trama bem fluida e
interessante, até pra quem não curte o tema de Segunda Guerra como eu, mas que peca no excesso do romance e na escassez da ação. As cenas em que as agentes estão em campo são rasas e pouco detalhadas, com alguns acontecimentos importantes sendo explicados até mesmo por outros personagens, que não as protagonistas. É uma leitura leve, mesmo abordando uma temática pesada.

Até a próxima!

Evaldo7 10/01/2021

Um livro sobre coragem, lealdade e amor.

"Por que era tão difícil aceitarem e compreenderem que mulheres também poderiam ser agentes?"

Pam nos apresenta a história de 03 grandes mulheres, que viveram durante o período da Segunda Guerra Mundial. Nos apresentando os bastidores desse tão evento amargo da história. E assim revelando como as mulheres tiveram um papel tão importante e delicado durante esse período.

Esse foi o primeiro livro que li sobre o gênero. E confesso que comecei a leitura com uma certa ideia pré concebida, pensando que não ia gostar. No entanto fui enganado (AINDA BEM!). A forma com a qual a Autora relata os eventos, os acontecimentos e também a construção de cada personagem, são incríveis. Foi uma leitura que que tinha a capacidade de te prender e despertar uma vontade de descobrir o que aconteceu.

Além de todos os relatos fenomenais, foi possível aprender muitas coisas com essa história. Como por exemplo, que nunca é tarde para se permitir a viver e ser feliz.

Adria Raquel 10/01/2021minha estante
Amo livro assim com embasamento histórico e esse parece ser incrivel

Evaldo7 10/01/2021minha estante
Muito!!!
Super recomendo a leitura.

Alessandra @talvez1livro 08/01/2021

Surpreendente!
As agentes secretas de Paris alterna a narração entre estas três personagens, também alterna entre anos (1944 a 1946) e lugares (Londres, Paris e EUA). É um livro muito bem escrito, com uma temática importante e inovadora!

Já li muitos livros que se passam na segunda guerra e este foi o primeiro que enaltece as mulheres e a luta delas durante a guerra. O livro é inspirado em histórias, porém é uma ficção.

A escrita é envolvente e fluída, impossível parar de ler! Criei inúmeras teorias ao longo da leitura e achei o final perfeito!

tays costa 08/01/2021

As mulheres são fortes. E ponto final
O livro narra histórias de mulheres comuns que tiveram muito mais coragem do que a vida já lhes impõe. Mulheres que além de combater a incredulidade na sua capacidade de aprendizado, de força e de resistência. Ainda tiveram que enfrentar o medo das armas, campos de concentração e todos os terrores da guerra.
É um livro que não me agradou pela narrativa, por vezes repetitiva. Mas que tem um peso e importância que me marcaram e vou levar para sempre.

Ni uboe 08/01/2021

Gostoso de ler
É um romance histórico, contado pela ótica de 3 personagems diferentes, o que na minha opinião deixa a história ainda mais rica.
O livro gira em torno da história de Eleanor Trigg, que lidera uma organização na segunda guerra mundial, chamada SOE (de espionagem contra os nazistas). Ela é responsável por recrutar as agentes secretas e envia-las aos lugares.
A história é fictícia, mas inspirada em fatos reais.. o que deixa o livro ainda mais rico.
Indico, um bom livro para passar o tempo.

Bárbara 31/12/2020

Sobre a coragem das mulheres na guerra
Heróis sempre se fizeram presentes ao longo da história. Admirados, ilustres desconhecidos, há um leque interminável de exemplos. Durante a II Guerra, muitos foram evidenciados. Este livro se baseou em fatos. A partir de histórias como as das mulheres espiãs da SOE - Special Operations Executive, um grupo britânico composto exclusivamente por mulheres foi essencial para a vitória dos aliados no Dia D.

Pouco ou quase nada se sabe a respeito delas, e este livro tem a função de dar voz e retirar o véu, deixando-as visíveis, pois foram elas que, aliadas a tantos outros desconhecidos e que sequer mereceram uma condecoração, foram responsáveis pelo sucesso de toda a empreitada dos Aliados.

O enredo traz os anos de 1943. Espiões são capturados e morrem, até que Eleanor Trigg propõe um grupo exclusivamente feminino para servir de apoio. Treinadas, elas seriam enviadas para os focos estratégicos, e seriam responsáveis pela transmissão de mensagens entre os grupos de resistência e o governo britânico. Um ano após o término da guerra, momento em que a leitura começa, Grace Healey encontra uma mala na plataforma do metrô, no Grand Central Station. A curiosidade fala mais alto, ela abre a mala e encontra fotos de mulheres fardadas, com exíguas informações. Grace, que perdeu o marido durante a guerra, fica querendo saber mais sobre quem são, e parte em busca de conhecer essa verdade.

Com idas e vindas no tempo - 1943, 1945 e 1946, passamos a conviver com as histórias de vida de Marie e Josie, britânicas que foram treinadas para serem espiãs e enviadas para a França; Eleanor, colocada em lugar de responsável pelo grupo feminino; e Grace, que quer saber o paradeiro de cada uma delas a qualquer custo. A cada capítulo, contado sob o ponto de vista dessas personagens, vemos os anseios, os medos e a força delas.

Uma obra que fala, acima de tudo, sobre coragem. Uma homenagem a tantas mulheres que se dedicaram de corpo e alma ao coletivo, mas que acabaram sendo esquecidas pela história. Destaque para a nota da autora, no final do livro, em que explica a inspiração para a tessitura da trama.

site: http://www.instagram.com/leiturasdebarbara

May 24/12/2020

Na segunda guerra mundial foi criada uma agência em Londres que enviada agentes para a França afim de retardar a invasão dos nazistas. Dentre esses agentes estava um grupo de mulheres que na maioria das vezes trabalhavam transmitindo mensagens por rádio para Londres. Acompanhamos a história de três mulheres, duas que trabalharam nessa guerra e outra que se envolve na história alguns anos depois da guerra acabar. Uma leitura que mostra como as mulheres também foram importantes na guerra, e como elas tinham que lidar com machismo e misoginia além de viver em um tempo tão triste e desastroso. É uma história sobre coragem, sobre a sororidade de mulheres dentro de um ambiente muito hostil e que por anos foi atribuído somente aos homens e também é uma história que fala de amor e de empatia. Não é uma leitura com plot twists nem muita ação, mas é um suspense investigativo gostoso de ler e acompanhar a história das mulheres e onde tudo foi acabar.

"Não é suficiente ser tão boa quanto os homens. Eles acham que não somos capazes disso, então precisamos ser melhores."

Francis Ferraz 18/12/2020

Leitura leve e gostosa
Enredo interessante, leitura leve e rápida. A narrativa flui.

Shirlei 27/11/2020

Amei!!

Leitura fluida, rapida e ñ da vontade de parar!!
Emsm na situação histórica triste q se passa o livro eu gostei do final!
Perfeito!

Le Storrer 21/11/2020

É um livro que aborda a participação das mulheres na guerra. Tem uma história bastante interessante, que te faz emergir por completo.

Mello 19/11/2020

A mulher novamente se perde no romance
O livro trás toda a força de várias mulheres como protagonistas, o que seria incrível se não tivesse também os casos de romance em que a mulher perde a força em nome do amor (mesmo que tenha surgido em cinco páginas). Gostaria que as forças femininas estivesse presentes sem serem ofuscadas pelo amor ao homem ou pela decisão masculina. Seria incrível se a história retirasse somente a força pela mulher sem a necessidade delas se submeterem a proteção do homem .

Cris.Aguiar 19/11/2020

Apesar da edição
Achei um livro muito bom, outro para aqueles momentos de ressaca literária.
A edição ainda tem muitos erros, principalmente de escrita ou concordância, mas não estraga a experiência.

Com heroínas femininas, é uma história de espionagem muito bem elaborada.
Recomendo.

Valéria @meucapitulofavorito 09/11/2020

"Ás vezes o bem maior requer alguns sacrifícios."
⠀📻 Manhattan, 1946.
Um ano se passou desde a Segunda Guerra Mundial. Em um dia monótono, Grace Healey está à caminho do trabalho, quando um objeto debaixo de um banco da Grand Central Station, chama a sua atenção. Uma mala.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
📻 Ao se aproximar, Grace se sente tentada a descobrir a quem a mala pertence, então ela abre o bagagem e encontra fotos de mulheres desconhecidas. Numa ligação emocional, Grace vai embora, levando consigo as fotos e decidi descobrir por conta própria, quem são aquelas mulheres.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
📻 Eleanor Trigg é responsável pela SOE. Organização responsável para recrutar e treinar mulheres para sabotar bases alemãs e ajudar na resistência francesa.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
📻 Uma das recrutadas, é Marie Roux, que acabou aceitando o trabalho, por uma qualidade de vida financeiramente melhor. Marie foi treinada para transmitir mensagens de Paris. O que não esperava, era que ela teria que abrir mão de absolutamente tudo pra seguir em frente. Inclusive, de sua única filha.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
💬 O livro tem três narrações diferentes, cujo se divide entre os capítulos de Grace, Eleanor e Marie, fazendo com que em um determinado momento, as três histórias se cruzem.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
A ideia do enredo foi muito bacana. O que mais incomodou os leitores do #ClubedaLC foram dois romances forçados, onde sentimos que não tinha intimidade suficiente. Seria carência do período de guerra?
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
O livro também apresenta algumas pontas soltas, mas particularmente, nada de tão agravante na leitura. Achei bacana o fato da história toda envolver mulheres em período de guerra. Gosto de livros nessa temática, e melhor ainda foi ver quantas heroínas foram importantes num período desse. Consigo visualizar, se nos dias de hoje, a mulher ainda é vista com tanto preconceito e como incapaz pra muita coisa, imaginem naquela época. A leitura foi extremamente importante para nos trazer a imagem de mulheres fortes no momento da guerra.

site: https://www.instagram.com/p/CHMIeT-DV7E/