Talvez você deva conversar com alguém

Talvez você deva conversar com alguém Lori Gottlieb

Resenhas - Talvez Você Deva Conversar com Alguém

Lissa 25/01/2024

5/5
Impecável, um dos melhores livros que já li na vida, o primeiro desse ano, me fez tão bem, tem tudo a ver com o que sou e acredito, pessoal e profissionalmente! Todos os apontamentos que algum dia eu já refleti está presente nessas páginas, desde quando era uma estudante/estagiária até hoje, formada, em que posso ter a autonomia total de ser eu no meu próprio consultório, mas sempre embasada pelas condutas éticas e morais. As críticas sobre as pessoas não buscarem a terapia por desejarem soluções rápidas como medicamentos, ou, nem sequer, cogitar esse tipo de tratamento como uma possibilidade de evoluírem. A terapia é para todos, mas ao mesmo tempo, não é, pois é só para os corajosos. Mostra também toda a humanidade de psicólogos, em que, a maior parte da sociedade supõe que sejam robôs perfeitos e sem problemas, que resolvem suas dificuldades internas num piscar de olhos e que não sintam e reajam de formas inadequadas, como ter emoções tidas como negativas como a raiva ou tristeza. A única coisa que nos favorece em nossa formação (ou deveria) é que temos mais conhecimento de como poderíamos tentar enfrentar aquele conflito, até mesmo, fazendo terapia também! Os casos diferentes que ela atende nos ensinam muitas novas perspectivas, fazendo a gente ampliar nossa empatia, a qualidade mais necessária no ser humano e nessa profissão linda, mas que infelizmente, anda escassa. A escrita também é muito convidativa, com referências acessíveis a teorias e a grandes nomes da Psicologia, permitindo uma leitura agradável. Para o que a obra propõe, a minha avaliação merece nota máxima, me agregou demais e vou sempre recomendar essa leitura para quem é da área e quem também não.
Naiane Nany 25/01/2024minha estante
Comprei esse livro e nunca li, pois só via resenhas falando que era chato. agora com a sua, me deu vontade de ler também.

bebel 25/01/2024minha estante
melhor livro que li na vida também!!! surreal e com muito aprendizado. sou apaixonada por esse livro e pretendo reler o mais cedo possível!

Dhayane 15/05/2022

Ser curtido devagar
Que delícia de livro. Cada capítulo deve ser digerido no seu tempo, sem pressa de chegar ao final. Me ajudou a me entender, e fiquei citando em cada conversa profunda que tive enquanto o lia. ?
Douglas Finger 15/05/2022minha estante
??

Iancaha 15/09/2022

"Sentimo-nos completamente empacados, presos em nossas celas emocionais, mas existe uma saída... Desde qu estejamos dispostos a vê-la."
Eu sinceramente não sei explicar a complexidade desse livro e o quanto ele faz bem para uma pessoa. Já faz uma semana que terminei a leitura mas eu me pego pensando nele todos os dias, as vezes eu lembro das coisas que ela falou e eu me identifiquei, às vezes penso nos conselhos que ela dava, às vezes nos personagem e nos seus finais. Por fim eu não consigo esquecê- lo, principalmente o que eu aprendi sobre mim mesmo e sobre o próximo. Ela foi uma leitura totalmente transformadora, uma daquelas que quando acaba você percebe que algo mudou no seu pensamento.
Essa é uma daquelas leitura que pretendo recomendar muito para todas as pessoas possíveis.
DANILÃO1505 15/09/2022minha estante
Parabéns, ótimo livro

Livro de Artista

Resenha de Artista!

Kauã 11/03/2022

intensamente reflexivo, mix de emoções.
não tenho palavras que defina o quão bom é esse livro agora, essa leitura foi muito gostosa, eu ri, chorei, me emocionei, fiquei surpreso, teve momentos que fiquei minutos refletindo em uma só frase, aquela frase que faz sentido para você... esse livro é um conforto.
Kiara Ricchelli 11/03/2022minha estante
já adicionei na lista da amazon

Mayara 13/05/2022

Todos nós deveríamos conversas com alguém.
Eu demorei pra ler esse livro e acho que é porque não queria que ele acabasse, ficava dias pensando sobre o que diziam nos capítulos e por várias vezes parecia que a escritora fala comigo, de situações parecidas com o que tava vivendo .
O que me fez perceber que estamos todos sempre lamentando por algo, principalmente agora, o mundo estando um caos como está . Bom não sei muito o que dizer sobre esse livro, só leiam e vocês vão descobrir muita coisa.
Soph 18/05/2022minha estante
Linda resenha

Bruna 07/07/2022

AMEI, FAVORITADO! Tudo que é meu, é seu Lori!
EU AMEI ESSE LIVRO! Favoritei com gosto. Eu amo esse assunto de terapia, pensar sobre si, de assumir responsabilidade pelos seus sentimentos e emoções. Aí junta isso com uma escrita gostosa, divertida e intercalada com os vários causos que ela conta, nossa, pra mim foi o mix perfeito!
Adoro ler sobre esse tipo de coisa, entender como a comunicação entre as pessoas acontece e então saber o que realmente aquilo significou para uma e para outra, que com frequencia são coisas muito diferentes! É impressionante como a gente não sabe se comunicar! Hahaha e quando estamos aprendendo, é impressionante como as pessoas não sabem lidar, levam pro pessoal, acha que você está culpando elas.
E é TÃO BOM ter essa clareza (façam terapia!), entender o que você quer, o que você não quer, comunicar isso pras pessoas do seu convívio de forma pacífica, sem meias palavras! É libertador. A gente não cresce com educação emocional, então vamos tropeçando a vida toda, repetindo os mesmos erros, “atraindo” o mesmo tipo de gente ou situação…e quando você começa a olhar pra si, entender os sinais que você passa, suas ações e reações, sem se culpar, sem se martirizar por isso…ah, aí a mágica acontece!
Um trecho que amei: “Mas do que temos tanto medo? Não é como se fôssemos espiar naqueles cantos escuros, acender a luz e descobrir um bando de baratas. Os vagalumes também adoram a escuridão. Existe beleza nesses lugares. Mas é preciso olhar ali dentro para vê-la. Minha função, a função da terapia, tem a ver com olhar.”

site: https://www.instagram.com/alendolivro/
Juliana.Rissardi 08/07/2022minha estante
Nossa quero mto ler!!

Tirso 09/05/2022

Levei pra terapia, literalmente!
Começar esse livro quase em conjunto com iniciar terapia foi algo muito descobridor, me peguei em vários momentos conversando com minha psicóloga e pensando nos questionamentos que Lori fazia, como "será que ela me acha um paciente legal?". Ao mesmo tempo me ajudou a entender como esse processo funciona dentro das múltiplas perspectivas.

A conexão que criei com os "personagens" foi algo inesperável. Toda vez que começava um capítulo e via que era sobre John me animava, simplesmente adorei ele (e tenho minha teoria que ele o Chuck Lorre). Julia também é outra marcante, me ajudou muito em reflexões sobre coisas básicas da vida e quero muito acreditar que Lori usou a liberdade artística no capítulo final em que ela aparece. Gostei demais esse livro, um verdadeiro aprendizado!
Aline221 22/03/2024minha estante
Ansiosa para ler esse.. agora com o seu comentário então...

@pequenasdicasliterarias 19/07/2022

9/10
Essa leitura, apesar de inicialmente parecer despretensiosa, me levou a lugares bem desconfortáveis no sentido de repensar alguns aspectos da minha vida.

A autora, ao contar sobre sua própria vida e algumas histórias sobre seus pacientes, nos faz enxergar algumas muitas verdades sobre nós mesmos e o quanto analisar nossa vida é importante.

Para além disso, ela esmiuça alguns termos muito interessantes sobre a psicanálise.

Recomendo a leitura.
Marcianeysa 19/07/2022minha estante
Livro maravilhoso!

Carvalho 19/04/2022minha estante
Muito bom mesmo!

Dan 13/03/2022

Esse livro é espetacular! Carrega inúmeros termos, conhecimentos e vivências da área da psicologia e psicoterapia, tive que marcar várias passagens pra consultar depois. Posso dizer que ele chegou a mudar minha visão da terapia e do processo de se conhecer e melhorar constantemente. As histórias que a Lori conta, o jeito que o livro foi escrito, a narrativa, os momentos cômicos bem encaixados, os trechos reflexivos, a emoção e a conexão que eu senti com alguns personagens... esse livro é facilmente um dos meus preferidos de toda a vida.
Pammela Coêlho 13/03/2022minha estante

Luiza.Cruz 31/08/2022

Livro incrível e necessário..
No começo torci o nariz, pois achei que era um livro de auto ajuda, o que não é muito meu estilo, mas como amo histórias de psicólogos, dei uma chance.
Bem, posso dizer que esse livro foi como uma terapia, não foi rápido de ler, pois sempre precisa parar por uns dias para refletir sobre cada coisa colocada de modo tão natural e sutil ( assim como a terapia), porém coisas que nos identificamos em certos momentos da vida, eu me sentia várias vezes no divã em algumas passagens.
Os personagens, a autora, as reflexões, os medos, é um livro que todos deveriam ler, demorei a terminá-lo, porém quando cheguei em 60%, comecei as 22:00 É só parei 4:10 Da manhã, a hora passou e eu nem vi.. Estava tão absorvida, pela Julie, Rita e até o John, incrível como ainda consigo admirar mais essa profissão depois desse livro, autêntico e único, deu pra vê que a autora colocou toda sua personalidade, crença e experiência em sua magnífica obra.
Assim que terminei o livro, tive sonhos bem reveladores sobre partes do meu "eu", e estou nesse momento convencida que voltarei a fazer terapia.
5 estrelas eu acho pouco, apenas LEIAM!
AndrAa58 24/11/2023minha estante
bela resenha, vou ter que ler!

Borges_lipe 11/09/2022

Te prende e te ensina
Esse livro ajuda à desconstruir aquela doma de ferro que construímos em volta dos psicólogos, como se eles não tivessem... humanidade.
Ele conta a história de uma psicóloga e autora do livro, Lori Gottlieb, que vai narrar sobre sua rotina com seus pacientes e também como mãe solteira, mulher, recém separada e etc.
Teremos a experiência de conhecer as tramas dos pacientes (tais fictícias e reais, usando de artifícios para preservar a identidade das pessoas) e da própria vida de Lori e o que a leva à procurar um terapeuta para a... terapeuta (???).
Precisei de uns dias para processar tudo, após chorar muito com o que se juntava no fim.
Para alguém que quer (e vai) se tornar psicólogo (euzinho), esse livro é um prato cheio e eu só tenho que agradecer à Marcia (Queen) por ter me presenteado com ele.
Leiam
Marcia.Cruz 12/09/2022minha estante
Feliz q vc gostou!

Manu 17/07/2022

'Fantástico' é a palavra que define esse livro.
Assim como muitas resenhas que li, demorei um pouco mais do que geralmente demoro para terminar esse livro, mas isso não é algo negativo e não tem nada a ver com sua qualidade, pelo contrário. 'Talvez você deva conversar com alguém' é um livro que aborda diversos temas, como términos, morte, arrependimentos, entre outros, e que te faz refletir a cada capítulo, mostrando o lado humano do humano: seus conflitos, medos, inseguranças, dilemas e afins. Ao longo desse livro, eu me identifiquei tanto com os pacientes, quanto com a própria terapeuta, que também ocupa o lugar de paciente, mostrando que os psicólogos também possuem suas vulnerabilidades e a importância deles fazerem terapia.

Como estudante de psicologia, que já iniciou os estágio há pouco, me identifiquei com os relatos de Lori: a terapia só se aprende fazendo. Isso é algo que ao mesmo tempo assusta, pois existe a responsabilidade quanto ao paciente que estamos atendendo e o medo de estar fazendo algo errado, entretanto, também é entusiasmante, pois é o momento de colocar em prática tudo aquilo que aprendemos ao longos dos anos em prol de atender as demandas daquele que procura por atendimento e que, muitas vezes, chega receoso, com medo ou em grande sofrimento.

Por fim, só resta dizer que vale muito a pena a leitura e que esse livro merece 5 estrelas.
lore 17/07/2022minha estante
está no meu top 10 desse ano!!!!

Bia 24/07/2022

Assim como muitas pessoas que desenharam essa história, levei meses para terminar. Mas de modo algum vejo isso como uma desvantagem. É um livro sobre histórias humanas, construção e evolução de diversos personagens (incluindo da própria autora). A minha demora ao terminar se fez pela lenta digestão de pontos que cabiam aos personagens mas também a mim. Esse livro é sensacional em tantos aspectos que sequer consigo encontrar as palavras suficientes para descreve-lo
Bia 24/07/2022minha estante
**resenharam