Talvez você deva conversar com alguém

Talvez você deva conversar com alguém Lori Gottlieb

Resenhas - Talvez Você Deva Conversar com Alguém

Dani 24/09/2023

Que livro heim!! Amei cada página e cada história contada. Muito sensível me vi representada em várias partes dele.
Mariane 24/09/2023minha estante
Ansiosa para ler

LucAlio.CAmara 22/12/2023

Talvez você deva conversar com alguém
Até mesmo os terapeutas se for preciso aderem a terapia. Foi o caso da autora do livro q é terapeuta e pediu ajuda ao terapeuta Wendell. Eu gostei bastante da história dela e também dos seus pacientes no decorrer da narrativa. No entanto, chegou a um certo momento que comecei a sentir a leitura cansativa. Mas por eu ter feito terapia por um período, acabei me identificado e pude ter também um olhar mais de empatia, tanto com o caso dela, como dos seus pacientes.

Trecho do livro:
Qualquer que seja o ano, cerca de trinta milhões de norte-americanos adultos sentam-se em sofás de especialistas, e os Estados Unidos nem são o líder mundial em terapia. ( Fato curioso: os países com mais terapeutas per capta são, em ordem decrescente: Argentina, Áustria, Austrália, França, Canadá, Suíça, Islândia e Estados Unidos.)

TDAG 14/03/2024

Amei amei amei
Um dos melhores livros que já li! Traz reflexões incríveis, profundas e interessantes. Recomendo para todos, mas principalmente, para quem está em processo de psicoterapia!
Gabryelly 14/03/2024minha estante
Está na minha lista de leituras para esse ano.

claradtorre 14/03/2024minha estante
tenho muita vontade de ler esse

Mel 28/05/2021

Meu sonho é ser psicóloga, depois de ler esse livro, só aguçou ainda mais minha vontade!

Dyeni 22/02/2022

Leiam
Eu não tenho palavras para descrever esse livro. Me identifiquei diversas vezes com os personagens. É um livro que todo mundo deveria ter o prazer de ler. Eu não costumo me interessar por livros autoajuda, mas esse é muito mais do que isso, é um livro que literalmente conversa com você. Que surpresa boa foi essa leitura.
Henrique0 22/02/2022minha estante
Penso em comprar, vale mesmo??

zaza 22/02/2022minha estante
quero muito lerrr, mas n gosto de livro de autoajuda então tô com medo de comprar e n gostar...

Dyeni 22/02/2022minha estante
Vale muito a pena. Super recomendo ??

Vitor Dilly 13/10/2021

A conversa: um lugar onde os desassossegos viram sossegos.
Sempre nutri uma rixa história com as psicólogas desde que fui reprovado logo no primeito psico-teste do Detran. A psícóloga pediu para desenhar um "homem" e eu desenhei o Homer Simpson, ao invés desses risquinhos convencionais das placas de trânsito. "Eu sei desenhar esses risquinhos num vapt-vupt, e entendo o conceito: são para serem lidos por esses motoristas patetas que andam a 180 kilômetros por hora! Mas o trânsito não é feito apenas para os motoristas patetas que andam a 180 km por hora, ele também é feito para as professorinhas de escolinha que ainda estão ensinando os patinhos a andarilhar nas ruas sobre as faixas de pedestres. E o que as crianças querem? As crianças querem ver desenhos de homens ou patos de cabeção amarelo, querem rir nas ruas, querem se divertir!" Para quê falei essas coisas? A multa do Detran que começou em 70 patacadas, no simples ato de desenhar o personagem mais infrator de regras de trânsito da história, subiu para 700 patacadas em menos de quinze minutos de discussão.
Mas aí estava falando de uma psicóloga de Detran, instruída a dar multas a qualquer patetice que falamos! Outra coisa é o longo contato profissional, cara a cara, olho no olho, sem julgamento, reprimendas ou multas!. Nesses casos, que são os casos relatados pela autora e psicóloga Lori, as crises viram soluções, as dores viram esperanças, os desassossegos viram sossegos, os lixos emocionais passam por uma reciclagem, a merda sentimental de hoje vira o adubo fertilizante das árvores dos relacionamentos florestais do amanhã. E os sinais de alerta de trânsito nunca viram uma multa que consome um mês inteiro de trabalho (mas quase isso!). Putz! :P
Carolina 13/10/2021minha estante
Que demais essa resenha

Vitor Dilly 13/10/2021minha estante
Obrigado!! :)

Atenasis 09/07/2022

O mundo de Lori, e de todos nós.
Se eu pudesse, daria todas as estrelas do mundo para esse livro.
Eu sinceramente não sei o que escrever, tudo que eu disser não será suficiente para transmitir a beleza, a complexidade e exuberância deste não apenas livro, mas desta obra de arte.

Eu sai totalmente de minha zona de conforto ao escolher ler um livro o qual não possui fantasia e não é conhecido pelo romance, se encaixando mais na categoria de ?auto-ajuda?. Eu sinceramente, após ler e refletir sobre cada página, cada palavra, não sei onde inseri-lo. Mas acredito que ele me mudou como pessoa e leitora.

Tal como ?O mundo de Sofia?, este livro, a cada capítulo, compartilha as ideias de diversos psicanalistas e como elas são inseridas na vida das pessoas. É um aprendizado fluido ao mesmo tempo que complexo.
Ele trabalha com as relações sociais que temos no dia a dia, principalmente a de um terapeuta e seu paciente, essa que possui uma faceta diferente de qualquer outra relação.

Durante a leitura eu ri, chorei, pensei e, muitas vezes, fiquei chocada com o quanto aquilo fazia sentido. Ele mudou minha percepção sobre muitas coisas mas, mesmo dizendo que ?tudo bem não saber? eu ainda não sei como aplicar isso na minha vida, acredito que por isso se deve ir numa terapia.

Infelizmente não posso dar spoilers mas eu ainda não estou preparada para acabar o livro, ainda não estou pronta para acabar a terapia mesmo não tendo como voltar atrás.
Vou sentir falta desse livro para sempre por que nunca conseguirei ler ele pela primeira vez de novo.

Eu não apenas recomendo como acredito ser uma leitura obrigatória para entender a si mesmo e compreender a realidade de cada um. Não é apenas uma história, é uma experiência e você deve estar aberto para digerir tudo que lhe é ali ensinado.

Antes de terminar gostaria de comentar uma frase do livro e como ela se aplica em minha despedida:
?Os relacionamentos na vida não terminam de fato, mesmo que você nunca mais veja a pessoa. Cada um de quem você foi próximo continua vivi em algum lugar dentro de você.?

Portanto, eu nunca terminarei meu relacionamento com este livro pois lembrei pelo resto da vida da experiência e espero que vocês também possam ter isso em suas vidas.
becccastro 09/07/2022minha estante
Eu já tinha vontade de ler esse livro, mas depois de ver isso, eu sei que eu PRECISO ler! ?

Lilian 09/07/2022minha estante
Eu também amei esse livro! Todas as estrelas pra ele!

Geórgia 15/11/2021

Crescemos em associação com os outros
Todo mundo deveria em algum momento da vida passar pela experiência de fazer terapia. A leitura desse livro me levou um pouco de volta às minhas sessões, ver a construção do processo terapêutico na perspectiva de Lori Gottlieb é fantástico. Um livro para entender um pouco sobre a funcionalidade da terapia, mas também para entender as pessoas, talvez até entender a si próprio. É uma leitura prazerosa, surpreendente, e para ser lida com atenção. Queria agradecer a Lori, concordo demais com ela : crescemos em associação com os outros, ?Talvez você deva conversar com alguém? é sobre isso.

Séfora 25/01/2021

Um bom livro
Bom, vamos lá...
Ele pode ser um livro básico, simples, sobre terapia e histórias. Dependerá de quem ler.

Para mim, que faço terapia há alguns anos, algumas histórias tocaram profundamente. De parar e chorar muito. De abraçar o marido e ficar dizendo que eu o amo.

Ele mexeu comigo, mas isso (como em quase todo livro) vai depender de quem lê.

Única coisa é que achei ele extenso demais. Algumas histórias ficaram cansativas e nessas horas o livro se estendeu muito.

Mas é um bom livro... para o tipo certo de leitor.

gimafe 04/05/2021

Este livro foi escrito por Lori Gottlieb, uma terapeuta contando sobre os casos que atendeu e sobre sua própria terapia. Fiquei fascinada com diversas partes da escrita, principalmente porque me enxerguei nas situações. Nunca fiz terapia, mas conheço quem faz, e também tenho vontade de fazer. Quem sabe um dia desses.
O livro é ótimo e já vi sendo recomendado por muitas pessoas. Você vai se ?tratar? lendo ele? Claro que não, mas te faz enxergar comportamentos e situações, em você e nos outros, que diversas vezes não são compreendidos e/ou mal interpretados, e que acabam sendo julgados erroneamente. Tudo tem um motivo, certo ou errado, bom ou mau, fácil ou difícil, por sua culpa ou não. A forma como nos expressamos está diretamente relacionada a vivências anteriores. Muitas vezes nem nós mesmos conseguimos identificar o porquê de nossas atitudes e de quem está a nossa volta.

Este livro vale ser lido e relido. Fácil interpretação e com histórias hilárias e trágicas. No mínimo vale para refletirmos sobre o valor que damos a algumas coisas e situações.

Mariana 31/03/2022

Terapia escrita
Comecei essa leitura super influenciada por alguns amigos, Alex, você arrasou demais em me dizer que valia a leitura!!!!

A autora traz relatos sobre sua vida e sua rotina de terapeuta, alguns reais e desnuda questões importantíssimas que talvez eu nunca tivesse parado para pensar se eu, não estivesse recém- saída de um trauma, motivo de ler o Livro.

Com histórias de alguns personagens extremante complicados e humanos, Lori, nos mostra sobre nossas decisões, nossos medos, e sobre não parar.

Queria dizer que já amo o John, nunca vou esquecer a Julie, a Rita arrasou demais, e o Wendell é o cara. Eu gostaria de uma terapia com ela e com o Wendell, ahahaahahah.

Muito boa a leitura, eu enxergo de outra maneira a história que se encerrou na minha vida e que me fez chegar até esse livro e abro todas as portas ao novo!

??
Dayse.Ariane 31/03/2022minha estante
Que coisa boa. É muito bom experimentar mudanças proporcionadas pela leitura. Ótima resenha ?

Joane 31/03/2022minha estante
Quero muito ler!!

Mariana 31/03/2022minha estante
@dayse eu sempre me permito, e esse livro peguei justo por estar em um estado complicado, e foi uma beleza!

Mariana 31/03/2022minha estante
@joane, leia e compartilhe comigo?

almeidalewis 01/04/2022minha estante
Parabéns ???? Mari por essa jornada de conhecimento e aprendizado, obg por sua interação ???. Fiquei muito feliz em saber que de alguma maneira essa leitura agregou a sua vida . ??, Boas leituras ??

Mariana 01/04/2022minha estante
Eu que agradeço, porque de repente eu nem teria lido se não tivesse visto suas postagens. Foi essencial em um momento de muito desequilíbrio. Vou guarda-lo com carinho, me ajudou mesmo

Vanessa 19/12/2021

Uau. Muito bom. Faz vc questionar e pensar sobre seu comportamento ao longo da vida e perceber que passou por vários estágios de conhecimento.
Atenasis 19/12/2021minha estante
Vale a pena ler então?

Rodolfo 19/12/2021minha estante
Que bacana. Ele ta na minha lista pra 2022.

Vanessa 19/12/2021minha estante
Vale muito a pena ler. Mas leia de mente aberta, para vc não querer voltar do ponto em que não se questionar era mais seguro.

rrodolfo.lima 25/12/2023

Esse não é um livro sobre terapia
O livro não fala para psicólogos como seguir com a terapia de seus pacientes, pelo contrário, ele é todo em narrativa, e isso é o interessante. Em capítulos diferentes, a autora vai intercalando as histórias de seus pacientes, sua história de como se tornou terapeuta e suas consultas com seu terapeuta. Todos eles trazem evoluções dos personagens e conseguimos sentir isso durante o livro.

Nao faço terapia, mas confesso que senti vontade de fazer lendo o livro
VanessokahDosBooks 25/12/2023minha estante
Fazer teria é um ótimo café consigo mesmo. Experimentaaaaaa! ^^ é maravilhoso

Giulianapetrucci 19/07/2021

Acabou, mas continua
Às lágrimas com o fim do livro que me transformou.

Levei quase 4 meses pra terminar essa leitura. Acho que nunca vou poder ser grata o suficiente pelas palavras que encontrei aqui. Sinto que estou fazendo uma despedida de uma Giuliana antes desse livro e dando as boas vindas pra uma outra versão de mim mesma que surgiu com o seu fim.

Consegui redescobrir prioridades pessoais e dialogar com meu desejo reprimido de mudar de área. Sim, mudar de área. Me identifiquei imensamente com a autora e revivi meu desejo antigo de fazer psicologia. Por algum motivo, eu achava que não era boa o suficiente pra isso.

A leitura foi uma espécie de terapia secundária entre as sessões semanais que faço presencialmente no centro da cidade. E não, não é um livro de auto-ajuda.

É sobre uma terapeuta que, num determinado momento conturbado da sua vida vê necessidade de buscar terapia. Enquanto ela conta sobre seu processo terapêutico, suas descobertas, seus comportamentos autorestritivos, ela também nos fala de seus 4 pacientes e de suas lutas, frustrações e mudanças.

Algumas pessoas me pediram sugestão de livros pra ler na pandemia. E só esse vem a minha mente diante do sofrimento e angústias que vivemos extraordinariamente desde março de 2020.

Com a restrição de deslocamento, tive que dar um jeito de ler as 442 páginas no meu quarto. Um lugar que não encontro foco, por mts motivos. Acabei descobrindo que era possível, diminuindo o ritmo de leitura e sendo compreensiva comigo mesma. Dando um jeitinho de criar um ritual pra um momento que era só meu: ler.

Teve dias que não consegui, teve dias que reiniciei a leitura e me perguntei: como consegui ficar 3 dias sem abrir esse livro incrível? Evitei buscar respostas lógicas e só aceitar que as condições não são propícias.

É pra mim um livro-abraço : um livro que provoca pensamentos e significados novos com carinho e delicadeza.

Se pudesse, desejaria que todos pudessem acessá-lo. Que chorassem e rissem como eu ri e chorei e que tivessem algum amigo disposto a escutar suas impressões sobre esse livro...

Fica aqui minha despedida e a certeza de que suas ideias estarão guardadas dentro de mim. Acabou, mas continua

Thauany.Fernandes 15/09/2022

Uma verdadeira descoberta.
Levei um mês para ler esse livro, não porque ele seja arrastado ou há partes que não gostei mas sim porque ele é INTENSO!
Nos meus 31 anos acho que nunca refleti sobre a vida de uma maneira tão leve quanto fui levada a fazer nessa leitura. Uma verdadeira terapia para os leitores , que me fez querer voltar a fazer a minha própria. Com certeza um favoritado que voltarei a ler daqui há alguns anos .
Iara Silva 15/09/2022minha estante
Eu amo esse livro. ??

Junior 15/09/2022minha estante
tenho adiado tanto ler esse. Sei que vou me sentir do mesmo jeito, e parece que tô evitando sentir tudo que essa leitura vai fazer