Talvez você deva conversar com alguém

Talvez você deva conversar com alguém Lori Gottlieb

Resenhas - Talvez Você Deva Conversar com Alguém

marilinha_ 17/02/2024

Cada personagem narrado às vezes me dá impressão de que ela fez com o intuito de que a gente se identificasse pelo menos uma parte deles. Muitas das frases que ela falou percebemos que conseguimos notar no cotidiano não só no nosso como também de alguns amigos

Ana Luiza 17/02/2024

Consciência e reflexão
Recomendo a quem quiser ter um pouco mais de consciência da vida e do nosso papel nesse mundo. Leitura leve, fluida e muito descontraída. Amei!

mihmmoraes 16/02/2024

A jornada de Lori Gottlieb
Sabe aquele conselho que a gente cansa de dar às outras pessoas que muitas vezes está ligado a um desejo interno seu e você nem nota. Quantas vezes você já indicou que amigas e amigos fossem cuidar da saúde mental enquanto a sua estava em frangalhos.

Essa é a jornada da terapeuta Lori Gottlieb ao longo desse livro enquanto tenta equilibrar todos os pratos de sua vida, sua relação com o Namorado, o desejo de se tornar mãe e, em seguida, os desafios da maternidade, suas relações interpessoais e principalmente, sua relação com seus pacientes.

Em muitas partes desse livro me senti conectada às angústias e frustrações dos personagens que tentam através da terapia encontrar o caminho do autoconhecimento e de quebra trazer à tona a vida que almejam. Nos últimos tempos muito se fala sobre saúde mental, mas poucas são as pessoas que realmente estão dispostas a enfrentar seus medos, angústia, fracassos e perdas.

A lista é grande e às vezes infinita, mas precisamos desmistificar a terapia e este livro mostra de uma forma leve um pouco da relação terapeuta-paciente, trazendo revelações surpreendentes acerca do trabalho dos terapeutas.

Ah, se você não está bem, acho que Talvez você deva conversar com alguém ?

Bela 16/02/2024

Uma resenha extremamente pessoal
Li bastante resenhas negativas sobre esse livro, mas na verdade as pessoas provavelmente leram quando não precisavam dele.

Não é um livro de entretenimento, divertido, etc. É um livro ÚTIL, é um livro que te ajuda a entender vários aspectos da sua vida caso esteja perdido. Se você não estiver perdido e não precisar dessa ajuda, você vai odiar.

Caiu como uma luva na minha vida e ler ele AGORA foi a melhor decisão que eu poderia ter tomado.

Alina.Marques 16/02/2024

Sim, é bom, mas...
Quase um resumo de como são as sessões de terapia, pra quem não conhece ou acha interessante e gostaria de conhecer a profissão. Nesse livro Lori conta, principalmente, sobre 3 casos (Rita, Julie e John), além de sua própria terapia com seu próprio terapeuta.
Entretanto para quem é psicólogo é algo que seria maravilhoso de se ler no período da faculdade, mas quem já atende e entende sobre os atendimentos até acha válido os pontos levantados pela escritora, mas o livro se torna lento e cansativo, que apenas fica mais acelerado para o final e logo depois termina. Como leitura comum foi ótimo, mas para um aprendizado para o atendimento não é interessante.

Sofia136 16/02/2024

Reflexão
Cada detalhe desse livro me fez refletir de forma extremamente intensa sobre os acontecimentos da minha própria vida. É um livro denso, pois é necessário fazer pausas em vários momentos para conseguir associar os pensamentos que estão sendo desenvolvidos, portanto, demorei um pouco mais que o habitual para acabar, mas valeu cada segundo!
Obs: Meu personagem favorito sempre será o John.
milasouza 16/02/2024minha estante
amo como o John foi evoluindo a cada seção

Marjhorie 15/02/2024

Comecei esse livro alguns dias depois de perder minha vó, quando me sentia completamente perdida, sem ver sentido na vida, e muito menos na minha futura profissão (curso psicologia). Não via mais sentido algum em lidar com a dor dos outros, quando a minha era tão grande (e na minha cabeça, maior do que a de qualquer outra pessoa).
Não foi uma leitura rápida, levei meses pra finalmente acabar, mas realmente me ajudou.
Ver histórias completamente diferentes, em que o personagem principal de cada uma delas enfrentava um grande sofrimento, por motivos variados, me ajudou a refletir sobre não existir uma hierarquia na dor.
Ver a personagem principal enfrentar o seu próprio sofrimento, e ainda sim seguir com sua profissão, me ajudou a voltar a sentir que a psicologia ainda era pra mim.
Mais do que tudo, o livro (e o tempo) me ajudou a voltar a ver beleza na psicologia.

Fe Sanches @literahealing 15/02/2024

Livro cativante e super humano, chorei e ri, as vezes até ao mesmo tempo.
Eu sempre vou bater nessa tecla: façam terapia!!

Lara Moraes 15/02/2024

Talvez Você Deva Conversar Com Alguém
É um livro lento, mas incrível? Vale muito a pena a leitura.
Inicialmente achei que não iria engatar, mas me envolvi demais na história da autora e dos seus pacientes.
É um livro que te ensina e te renova.

Amanda.Boufleur 14/02/2024

Oq dizer sobre esse livro? Simplesmente é humano!
Retratando a história de Lori (personagem principal, terapeuta e autora do livro) com seu terapeuta e seus pacientes, o livro é muito envolvente e humano! Acredito que todos nós em algum momento da vida, leremos esse livro pela segunda vez, pois após a leitura, saberemos exatamente quando precisaremos dele novamente!
Indico ?Talvez você deva conversar com alguém? para todos!
Drica 14/02/2024minha estante
É uma leitura fluída?

Carlos E. Albuquerque 14/02/2024

Emocionante e cativante
Poucos livros até hoje me fizeram refletir sobre tantos aspectos diferentes da vida quanto este. A forma como Lori escreve traz ao seu leitor uma sensação de absoluta imersão no contexto da história, para bem e para mal. É bom na medida em que sentimos fazer parte dos avanços e esclarecimentos que cada paciente toma a partir das várias sessões narradas, isto, no entanto, também nos faz vivenciar de certa forma os anseios que ocorrem nesse processo.

As lágrimas são inevitáveis ao longo das narrativas, temos contato com diversas personalidades e ?problemas? distintos que produzem reflexões que podem ser facilmente espelhadas para as nossas próprias vidas. Outro ponto bastante positivo do livro é a desmistificação da figura da(o) terapeuta, entender o efeito que os pacientes lhes proporcionam é muito interessante.

É uma obra robusta, com detalhes e repetições que podem se tornar cansativos em alguma altura da sua leitura, mas confie em mim, vale a pena guardar cada pedacinho das histórias aqui apresentadas. Na conclusão do livro elas te deixaram com uma sensação de quero mais. A capacidade da autora em trazer emoções através das palavras é bastante potente. A leitura vai te emocionar e cativar, além é claro de te trazer um punhado de ferramentas e ponderações praticas que, se aplicadas, podem fazer os seus dias, e daqueles que você estima, valerem mais a pena!

leticiv 14/02/2024

Não foi um livro que eu consegui devorar porque ao mesmo tempo que é muito bom e cheio de tapas na cara, também foi cansativo pra mim. Mas eu amei. Me identifiquei em diversos momentos e me encantei por cada paciente dela e o final que cada um teve. Vale a pena a leitura

Leila 14/02/2024

Não existe hierarquia na dor
Esse livro conta com várias histórias de pacientes da autora, que é psicóloga, mas que em determinado momento de sua vida, também busca a terapia.

São diferentes pessoas com seus próprios problemas, desde uma jovem com câncer terminal, uma senhora que decide cometer suicídio em seu aniversário de 70 anos caso sua vida não adquira sentido, até um famoso produtor de série que não consegue lidar com seu sentimento de perda.

Um dos ensinamentos mais interessantes do livro é que não cabe a ninguém "medir" o sofrimento do outro. Cada um sabe a intensidade de sua dor, por isso não cabem julgamentos.

Um parágrafo me chamou muito a atenção:

"Pensei em como muitas pessoas evitam tentar coisas que realmente querem na vida, por ser mais doloroso chegar perto do objetivo, mas não consegui-lo, do que nem chegar a arriscar."

Sempre digo "o medo paralisa".

Lelis.feh 14/02/2024

Sinceramente único motivo para não ser uma nota 5 foi a ??enrolação??. Um livro ótimo do começo ao fim, você se apega a cada personagem e se apaixona por todos, explica coisas da psicologia com facilidade, além de mostrar a humanidade de psicólogos, muito bom! existem partes onde senti que foram ??desnecessárias?? e deixaram a leitura meio maçante porém em uma geral, ótimo livro!

Jéssica Dutra 13/02/2024

?A festa é minha e pode chorar se quiser.?

Adorei o livro, lembrei da minha própria terapeuta e o quanto é importante essa ajuda profissional em momentos difíceis.