Talvez você deva conversar com alguém

Talvez você deva conversar com alguém Lori Gottlieb

Resenhas - Talvez Você Deva Conversar com Alguém

Carol 11/02/2024

Simplesmente maravilhoso
Eu não tenho palavras pra descrever o quanto eu amei esse livro. Ele me fez pensar e repensar tantas coisas? eu não consegui tirar ele da minha cabeça enquanto não finalizei a leitura.. tive um olhar diferente sobre a terapia e sobre os psicólogos/terapeutas.. ele me fez repensar até sobre a minha própria terapia.. a verdade é que esse livro trouxe incômodo, porque ele mexeu em questões que não estou acostumada a ler/pensar e foi uma experiência intensa e maravilhosa ao mesmo tempo? eu amei muito! Super recomendo!

Gustavo 11/02/2024

?Felicidade é às vezes?
Que emaranhado absurdo de reflexões que esse livro (e cada retalhinho de suas historias) me causou.

Foram tantas questões abordadas que, de certa maneira, me senti fragmentando as sensações a cada novo capítulo, a cada desenrolar de cada personagem. Incrível.

Antes, durante ou depois desse livro, fica uma dica: você deve conversar com alguém.

milasouza 11/02/2024

Eu achei que eu ficaria entediada com esse livro , por abordar assunto que possam me ajudar.
mais eu acabei me interessando muito nas histórias de cada personagem, vê eles se desenvolvendo de acordo com seus traumas e vê que eles conseguiram superar mesmo com a dificuldade.
o livro em si tem várias frases que vão fazer eu lembrar, quando eu estiver em crise ou triste, realmente virou meu livro de conforto

Dora 10/02/2024

A cada capítulo era uma reação de perplexidade diferente.
É extremamente interessante como reagimos de acordo com nossas experiências.
O quanto é importante ter alguém como apoio, ou que possa nos guiar, nem que seja um pouquinho para sairmos da nossa "cela", afinal, ela sempre esteve aberta, bastava-nos contorná-la.

elevyncruz 10/02/2024

Maravilhoso
Pensei que seria só um auto ajuda, mas é a história de uma terapeuta contando a experiência dela como paciente e como profissional, enquanto relata as histórias de diversos pacientes dela

A cada capítulo, acontece o desenvolvimento de algum dos personagens e é muito bom conhecer a história de cada um e o seu processo de terapia

Só não leva cinco estrelas porque tive uma birra extrema com alguns dos pacientes (o John) e achava os capítulos dele muito maçantes. Ele simplesmente era incapaz de perceber as atitudes que tinha, mas no fim dá pra entender e perceber que, às vezes, todos somos como ele

Sthefany Damas 10/02/2024

Um livro para derramar algumas lágrimas
A autora relata as sessões de terapia de alguns de seus pacientes mais peculiares, além das suas próprias sessões com seu terapeuta.
Confesso que derramei algumas lágrimas, a mensagem principal do livro é sobre a preciosidade da vida, mas também trás pautas importantes como empatia, julgamento, autopunição, mudanças e confiança.
Simplesmente incrível!

Nilton.Savoine 10/02/2024

O terapeuta lida tanto com a dor do outro que as vezes esquece das suas próprias dores, porém aqui vimos que a protagonista procurou ajuda e passou a lidar melhor até com seus pacientes.

Rfgaugustin 09/02/2024

Talve vc deva conversar com alguém fala sobre terapia e processo
Ele é bem envolvente, a gente acompanha a historia de uma terapeuta, 3 de seus pacientes e o processo terapêutico dela própria. A maioria das cenas é de consultas e a protagonista vai comentando internamente e ensinando algumas coisas sobre esse tratamento q e as vezes é tão cheio de estigmas.

A história dos pacientes contempla 1 moça q descobre q tem um câncer terminal, uma senhora cheia de arrependimentos q decide se matar no seu pro imo aniversário pq nao tem um bom relacionamento com os filhos e nao entende como um vizinho pode se interessar por ela e um homem q quer salvar seu casamento, é muito estressado e nao consegue lidar com uma perda bem particular.

É uma história linda q a gente degusta aos poucos. Acalentadora e reflexiva ela traz um olhar de escuta, compreensão e questionamento.

Bem bacana.
Vale a leitura.

debora-leao 09/02/2024

Como mudamos?
Que experiência deliciosa foi ler esse livro. Termino recomendando a todos essa leitura poderosa, forte, sensível, emotiva e impactante. E sim, foi uma indicação da minha própria analista, que já está comigo há 4 anos e me incentivou a fazer esta leitura umas 3x ao longo dos últimos dois. Me arrependo de ter demorado a começar, por preconceito e por não fazer tanta parte do meu estilo de leitura, embora o timing, no fim das contas, tenha sido perfeito para minhas reflexões e questões atuais.

Lori Gottlieb escreve muito bem! Fornece, aqui, o melhor dos mundos entre uma terapeuta, pessoa que se perde no mundo interno dos outros, e escritora, pessoa que vive de histórias bem-aparadas, da medida certa entre detalhes e generalidades.

O livro acompanha as histórias reais de pacientes de Lori, bem como dela própria. De forma mais aproximada, são quatro pacientes, todos com nomes trocados, claro: John, Rita, Julie e Charlotte. Ela, porém, cita vários outros, nomeados ou não, ao longo do livro, bem como conta sua história pessoal e profissional passada e presente, na terapia ou fora dela.

O grande destaque, para mim, vai para como a autora consegue fazer e mostrar o aprofundamento do processo psicanalítico de cada um. Os detalhes que menciona, como menciona, as suas próprias reações enquanto analista que nos mostra ao longo do livro... Certamente, exigiu coragem escrevê-lo, seja pelo quanto ela revela das próprias sessões como paciente, seja pelo quanto ela revela de si própria enquanto terapeuta, que é, como sempre esquecemos, um ser humano.

Não é uma obra que procura te incutir pensamentos ou te convencer de algum argumento específico - talvez apenas um, que abre a introdução (a resposta ao título desta resenha: "como mudamos? No contato com os outros"), o que achei lindo. É um livro que te conta detalhes de seres humanos, específicos, mas também gerais. Podemos facilmente nos colocar no lugar dos pacientes de Lori, ao conhecê-los melhor, e, assim, tomamos melhor dimensão do que é ser humano. Não conseguimos simplesmente julgar ninguém que aparece aqui... Como não deveríamos nas nossas vidas. O livro deixa claro que cada um de nós é multifacetado, ainda que sequer possa ter consciência disso.

Outro ponto que me tocou muito foi a sensibilidade da autora. As suas reações, conforme são narradas no livro, honestamente fazem parte de algo que eu gostaria que viesse a integrar minha visão de mundo, algo do meu espírito. A compaixão, a empatia, a escuta, o afeto sem arroubos, constante... São habilidades importantes que são demonstradas a todo momento durante a narrativa de Lori.

Não digo mais nada para não dar spoiler, mas o livro é muito rico. Mesmo. Entre a poesia e academia, que também se faz presente nos conceitos que ela nos apresenta, salpicados, condensados, mas ricos e coerentes com o desenvolvimento de casa coisa que ela nos conta.

Estejam preparados para se emocionarem durante a leitura, e, acima de tudo, para refletirem muito, de maneira a terminar questionando suas visões de mundo, suas lentes, suas formas de produzir sentido e mais. Recomendo demais, espero que todos leiam e apreciem este livro pelo que ele é.

Talyta 08/02/2024

O conteúdo e a escrita do livro é perfeita, entretanto, não consegui manter uma fluidez, abandonei e voltei várias vezes.

Henrique0 08/02/2024

Perfeito
Comecei a ler o livro antes dele entrar no hippie e ele me surpreendeu desde o início, visto que ele é escrito de uma forma totalmente diferente dos outros livros. O que mais gostei dele foi a possibilidade de podemos ver a relação do terapeuta com seus clientes e vice-versa e também a de terapeuta com terapeuta.

PatrAcia 08/02/2024

O livro é bom, mas em meu ponto de vista a leitura foi muito cansativa, enrolava bastante e repetia os assuntos, não me senti presa ao livro, embora tenha bastante histórias a se pensar. Me decepcionei bastante pois todo mundo disse que o livro era excelente.

AliceFonseca.25 08/02/2024

Talvez Você Deva Conversar Com Alguém
É uma obra cativante e profundamente humana, escrita pela psicoterapeuta Lori Gottlieb. A narrativa entrelaça suas experiências como terapeuta com suas próprias vivências, proporcionando uma visão única do universo da terapia. A autenticidade de Gottlieb ao compartilhar suas vulnerabilidades e desafios cria uma conexão genuína com o leitor. A trama revela a complexidade das relações humanas e a busca constante por significado. A escrita cativante e perspicaz de Gottlieb torna este livro uma leitura impactante, que convida à reflexão sobre a importância do autoconhecimento e do apoio emocional, porém fugindo da versão auto ajuda pois também é um livro cheio de saberes científicos, no qual não só um estudante universitário deve ter propriedade no assunto mas a toda população. Todos precisam conhecer um pouco da rotina de um terapeuta na visão do terapeuta!

Paula 07/02/2024

Melhor livro de 2023
O impacto que esse livro causou em mim foi surreal, não foi um livro que li rápido, foi um livro que li com entendimento.
Para mim foi um livro essencial, comecei a lê-lo após o término de um noivado de 6 anos, então minha expectativa estava alta, pois a minha situação batia muito com o da autora.
Chorei bastante durante sua leitura, me vi em vários fatos, tive diversos gatilhos, por isso me identifiquei MUITO com a leitura.

Camila de Oliveira 07/02/2024

Fiquei curiosa sobre a doença dela, se descobriram o que era, se em algum momento foi curada... senti falta dessa resolução.
para além do parecer sobre o final, Lori é uma terapeuta de extrema sensibilidade e sensatez. a forma como entende seus pacientes e como se interessa profundamente por cada um dele me tocou muito.
também a forma como lida com seus próprios problemas me trouxe o conforto de lembrar que somos todos, sem exceções, seres humanos buscando algum tantinho de paz nesse mundo tão doido.
sem dúvidas foi ótimo iniciar o ano e uma nova fase da minha vida com esse livro, me senti reconfortada.