Talvez você deva conversar com alguém

Talvez você deva conversar com alguém Lori Gottlieb

Resenhas - Talvez Você Deva Conversar com Alguém

Ellen Rayane 18/02/2024

Ler esse livro te dá vontade de cuidar de vc...
É encantador como a autora fala sobre sua profissão e sobre o amor que ela tem no que faz....
Eu amei a escrita e a visão da autora sobre a vida, é parecido com o meu jeito de refletir sobre tudo isso

Adriele165 18/02/2024

Ótimo livro, traz boas reflexões para a nossa vida.
?A resposta para uma pergunta não feita será sempre NÃO ?.

Giovana917 18/02/2024

Esse livro foi uma experiência no momento certo para mim. Ele trás uma narrativa de uma psicóloga que tem os poblemas dos seus pacientes e os seus próprios.
Nisso ele me fez refliletir muito como eu futura psicóloga ( se eu passar) de como essa profissão é maravilhosa e ao msm tempo como nós humanos somos fascinantes e incríveis pois cada um tem sua bagagem e lidamos com elas todos os dias

viniciusbandeira 18/02/2024

Literatura que forma caráter
Gottlieb, por meio desta obra, nos convida a se inserir no mundo de 4 pacientes de uma terapeuta, bem como sentir as emoções que essa sofre dentro do processo terapêutico deles e de seu próprio, com Wendell.

Cada personagem é construído de maneira a expressar seus traços objetivos e facilmente verificáveis, mas, não somente isso: há uma forte preocupação da autora em trazer o lado subjetivo ?da coisa? construídos em cada sessão com os pacientes. Fazendo com que o leitor se deleite nas particularidades de cada um, trazendo um novo olhar para as situações.

A terapia é uma ferramenta essencial para moldar uma nova visão de mundo e maneira de agir frente aos desafios do dia a dia. Sendo assim, Gottlieb nos ajuda também a refletir sobre nosso pensar através das narrativas postas pelos 4 pacientes. ?Talvez você precise conversar com alguém? é, sem sombra de dúvidas, uma literatura extremamente cativante e que molda nosso caráter.

Recomendo a leitura!

Henrique.Marangon 18/02/2024

Um tapa na cara.
No início do livro, confesso achei que seria apenas uma autoajuda, mas errei completamente. nos livros de autoajuda o autor conversa com você, mas nesse livro, os personagens conversam entre si, e cabe a você interpretar. é um livro incrivelmente bom. todos precisam ler esse livro pelo menos uma vez na vida, todos precisam ouvir o que esse livro tem a dizer. não consigo descrever quão bom esse livro é, incrível.

Jan 18/02/2024

A mudança e a perda andam juntas. Não podemos ter mudança sem perda, motivo pelo qual é tão frequente as pessoas dizerem que querem mudar, mas mesmo assim continuarem exatamente iguais.

Ninguém vai nos salvar, ou suportamos a dor ou escolhemos sofrer!

?????? Leitura que me rendeu apenas três estrelas, acredito que fui com muita expectativa e acabei achando a leitura um pouco densa, não que seja um um problema, mas não me prendeu da forma que eu esperava, porém é importante destacar que vale a pena ler essa obra. Espero que numa próxima releitura o livro me conquiste mais!

Juliana 17/02/2024

Talvez você deva conversar com alguém?
Parte de entender a si mesmo é desconhecer-se, abrir mão das histórias limitantes que você vem se contando sobre quem você é. Sentimo-nos presos em nossas celas emocionais, mas existe uma saída?desde que estejamos dispostos a vê-la, você é seu próprio carcereiro! Mude a estação, contorne as barras, quem está nos impedindo senão nós mesmos? Existem muitas maneiras de simplesmente ser ?

marilinha_ 17/02/2024

Cada personagem narrado às vezes me dá impressão de que ela fez com o intuito de que a gente se identificasse pelo menos uma parte deles. Muitas das frases que ela falou percebemos que conseguimos notar no cotidiano não só no nosso como também de alguns amigos

Ana Luiza 17/02/2024

Consciência e reflexão
Recomendo a quem quiser ter um pouco mais de consciência da vida e do nosso papel nesse mundo. Leitura leve, fluida e muito descontraída. Amei!

mihmmoraes 16/02/2024

A jornada de Lori Gottlieb
Sabe aquele conselho que a gente cansa de dar às outras pessoas que muitas vezes está ligado a um desejo interno seu e você nem nota. Quantas vezes você já indicou que amigas e amigos fossem cuidar da saúde mental enquanto a sua estava em frangalhos.

Essa é a jornada da terapeuta Lori Gottlieb ao longo desse livro enquanto tenta equilibrar todos os pratos de sua vida, sua relação com o Namorado, o desejo de se tornar mãe e, em seguida, os desafios da maternidade, suas relações interpessoais e principalmente, sua relação com seus pacientes.

Em muitas partes desse livro me senti conectada às angústias e frustrações dos personagens que tentam através da terapia encontrar o caminho do autoconhecimento e de quebra trazer à tona a vida que almejam. Nos últimos tempos muito se fala sobre saúde mental, mas poucas são as pessoas que realmente estão dispostas a enfrentar seus medos, angústia, fracassos e perdas.

A lista é grande e às vezes infinita, mas precisamos desmistificar a terapia e este livro mostra de uma forma leve um pouco da relação terapeuta-paciente, trazendo revelações surpreendentes acerca do trabalho dos terapeutas.

Ah, se você não está bem, acho que Talvez você deva conversar com alguém ?

Bela 16/02/2024

Uma resenha extremamente pessoal
Li bastante resenhas negativas sobre esse livro, mas na verdade as pessoas provavelmente leram quando não precisavam dele.

Não é um livro de entretenimento, divertido, etc. É um livro ÚTIL, é um livro que te ajuda a entender vários aspectos da sua vida caso esteja perdido. Se você não estiver perdido e não precisar dessa ajuda, você vai odiar.

Caiu como uma luva na minha vida e ler ele AGORA foi a melhor decisão que eu poderia ter tomado.

Alina.Marques 16/02/2024

Sim, é bom, mas...
Quase um resumo de como são as sessões de terapia, pra quem não conhece ou acha interessante e gostaria de conhecer a profissão. Nesse livro Lori conta, principalmente, sobre 3 casos (Rita, Julie e John), além de sua própria terapia com seu próprio terapeuta.
Entretanto para quem é psicólogo é algo que seria maravilhoso de se ler no período da faculdade, mas quem já atende e entende sobre os atendimentos até acha válido os pontos levantados pela escritora, mas o livro se torna lento e cansativo, que apenas fica mais acelerado para o final e logo depois termina. Como leitura comum foi ótimo, mas para um aprendizado para o atendimento não é interessante.

Sofia136 16/02/2024

Reflexão
Cada detalhe desse livro me fez refletir de forma extremamente intensa sobre os acontecimentos da minha própria vida. É um livro denso, pois é necessário fazer pausas em vários momentos para conseguir associar os pensamentos que estão sendo desenvolvidos, portanto, demorei um pouco mais que o habitual para acabar, mas valeu cada segundo!
Obs: Meu personagem favorito sempre será o John.
milasouza 16/02/2024minha estante
amo como o John foi evoluindo a cada seção

Marjhorie 15/02/2024

Comecei esse livro alguns dias depois de perder minha vó, quando me sentia completamente perdida, sem ver sentido na vida, e muito menos na minha futura profissão (curso psicologia). Não via mais sentido algum em lidar com a dor dos outros, quando a minha era tão grande (e na minha cabeça, maior do que a de qualquer outra pessoa).
Não foi uma leitura rápida, levei meses pra finalmente acabar, mas realmente me ajudou.
Ver histórias completamente diferentes, em que o personagem principal de cada uma delas enfrentava um grande sofrimento, por motivos variados, me ajudou a refletir sobre não existir uma hierarquia na dor.
Ver a personagem principal enfrentar o seu próprio sofrimento, e ainda sim seguir com sua profissão, me ajudou a voltar a sentir que a psicologia ainda era pra mim.
Mais do que tudo, o livro (e o tempo) me ajudou a voltar a ver beleza na psicologia.

Fe Sanches @literahealing 15/02/2024

Livro cativante e super humano, chorei e ri, as vezes até ao mesmo tempo.
Eu sempre vou bater nessa tecla: façam terapia!!