Os sofrimentos do jovem Werther

Os sofrimentos do jovem Werther Goethe

Resenhas - Os Sofrimentos do Jovem Werther

Carina 08/11/2023

Interessante e desesperador
Comecei a leitura sem ter lido a resenha?.não sabia do que se tratava?.começou como algo agradavel e interessante?..passou pra sufocante e incomodo??terminando desesperador e triste?.resumindo é muito bom kkkkkkkk me fez sentir de tudo um pouco

Ana Carolina C. Crescencio 07/11/2023

Um clássico que merece ser lido!
Não sou muito fã de romances epistolares, mas esse, particularmente, me agradou.

Só um conselho: antes de abrir o livro, lembre-se que se trata de um clássico da literatura mundial. Logo, não espere uma linguagem tão acessível.

Ainda assim, Goethe tem uma narrativa fluida e que prende o leitor ao contar as desventuras amorosas do jovem Werther, que se vê consumido por uma paixão devastadora.

É um romance sobre os conflitos internos de um homem de temperamento sensível e artístico, mas que não consegue lidar com a dor de não poder ter sua amada.

Fato interessante: essa obra foi um grande divisor na literatura alemã, dando início à prosa moderna e gerando enorme repercussão em seu lançamento. Ela se tornou um testemunho da influência que a literatura pode exercer na sociedade. Na época, não foram poucos os suicídios atribuídos ao romance.

Hellen.Beiral 04/11/2023

OBRA PRIMA
Os Sofrimentos do Jovem Werther foi uma das minhas melhores leituras do ano. Que livro lindo! A ambientação da obra me passa uma sensação tão boa de paz, e toda a descrição da natureza é como se fosse palpável para mim. Me senti como se fosse uma amiga bem próxima do Werther e me apeguei bastante ao personagem. Considero Werther um dos personagens mais corajosos da literatura, em como ele foi fiel aos seus sentimentos o tempo todo.

debora-leao 20/11/2023minha estante
Por favor, por favor, por favor mesmo, continue fazendo resenhas e filosofe o quanto quiser nelas. Lerei todas. Adorei. Obrigada!

Fabíola 02/11/2023

Fiquei frustrada com a obra, esperava muito mais... Culpa dos meus professores de filosofia!
Achei cansativo o sofrimento exagerado do Wether, parece que foi escrito por um emo do orkut ou um cabra sadboy fã do lil peep e xtentacion.
minha teoria é que o lil peep é o real escritor dessa obra ?
Nicole60 20/11/2023minha estante
MEU DEUS EU DEU A RISADA MAIS HONESTA DA MINHA VUDA KKKKKKKKK

@karinasouzasm 01/11/2023

Os sofrimentos do jovem Werther
Clássico da literatura alemã, mas totalmente fora da minha zona de conforto. É um romance epistolar, no final melhora muito, consigo entender completamente sua relevância para a época, mas ainda assim, não foi uma leitura fluída e agradável (por causa do meu gosto).

Carlos Weylle 06/11/2023minha estante
Lotte, com certeza, é a maior vilã do romance. Concordo

Thanks a Million 30/10/2023

Eu entendo o porque desse livro ter sido banido.
Tão sentimental e melancólico, se você não tiver cuidado esse livro vai te comer vivo.
Interessantíssimo compreender que a maioria dos românticos pensa igual, principalmente na questão de idolatria dos objetos tocados pela pessoa amada, pode ser um resquício de religião abraâmica dentro de nós, mas eu não esperava me identificar tanto com essa obra.
Da pra compreender perfeitamente o quanto Machado de Assis tirou desse livro, Quincas Borba é praticamente o mesmo livro porém com uns twists à mais.
A relação com a música sendo o principal gatilho do personagem principal é algo estranhamente contemporâneo.
Meu mano Werther só precisava de uma noite na Augusta e então ele estaria jogando o laço vermelho pálido no esgoto.

plautzble 30/10/2023

O que a paixão não faz a um homem?
Os sofrimentos do jovem Werther é, com toda certeza, um dos romances mais trágicos que já li. A história se trata do amor que Werther sente por uma moça chamada Lotte e, quando esse amor não é correspondido, pois ela está noiva de outro homem, ele entra em um estado de tristeza e melancolia profunda, que o levam a um triste fim. Esses sentimentos sendo narrados em forma de cartas destinadas ao seu amigo Wilhelm, carregadas de confusões e divagações.
Livro clássico da literatura alemã, escrito há tanto tempo atrás e ainda sim consegue representar tão bem as angústias e dilemas atuais. Recomendo!

onlysilence09 29/10/2023

Passagens que mais me marcaram
?Não será o mau humor muito antes uma insatisfação íntima com a nossa própria indignidade, um descontentamento com nós mesmos, que sempre vem atado a uma inveja, fomentada por uma vaidade insana??

?Por que é que as coisas têm de ser assim, e o que faz a felicidade do homem se transformar também na fonte de sua desgraça...?

?(?) mas o homem é tão limitado que não faz nenhuma ideia do começo e do fim de sua própria existência?.

É uma leitura muito densa e melancólica, no decorrer do livro o leitor acompanha o declínio psicológico e mental de Werther até a perda de sua sanidade mental e seu amargo fim. Uma das coisas que mais me chamaram atenção é que durante toda a trama os outros personagens sentem pena dele, e é visto como um sujeito sem dignidade.

Mateus 29/10/2023

Atemporal
Livro clássico da literatura mundial, interessante pensar como um livro escrito em 1774 consegue falar de dilemas atuais, dores dos jovens de hoje, realmente atemporal. Uma pena que por ser tão atemporal, causa uma identificação entre os sofrimentos do personagem e a vida de inúmeras pessoas, o personagem não vê esperança em sua vida, e por fim da cabo de sua existência, anos após sua publicação causou um fenômeno de suicídios, o chamado efeito werther.

Literathatha 28/10/2023

Queria ter gostado mais
Eu sempre me sinto culpada quando não amo um livro clássico. Eu vejo o valor neste livro. Mas minha avaliação é sempre baseada na capacidade do livro me surpreender e me instigar. Sei que é uma avaliação rasa, mas é uma forma autêntica de dar minha opinião.