Os sofrimentos do jovem Werther

Os sofrimentos do jovem Werther Goethe

Resenhas - Os Sofrimentos do Jovem Werther

alec.0 09/10/2023

I get it werther, i get it
To tão em choque que não consigo nem ter raciocínio suficiente pra falar sobre esse livro.
simplesmente incrível o jeito sútil que é lentamente mostrado o descontrole do werther, desde os diálogos até seus próprios pensamentos nas cartas (pensamentos muito profundos, inclusive. tinha momentos que eu simplesmente fechava o livro e ficava pensando sobre o que recém tinha lido pelo resto do dia). foi impressionante acompanhar um processo de enlouquecimento tão detalhado e bem escrito.

pra mim que tenho um pouquinho de dificuldade ao ler livros clássicos, fico meses em bloq literário, esse não foi nenhum problema!! li por causa da escola e gostei mto, de verdade.

Gabriela.Andrade 08/10/2023

É um livro que eu indicaria dizendo ?uauu, é muito bom! Você tem que ler!?? Não

Mas o lado bom de ler clássicos é que nenhuma experiência vira tempo perdido porque sempre tem uma escrita linda e pontos para nos fazer refletir!

Então, vale a pena ler sim

Geovana 07/10/2023

Um livro muito sensível e relatável. Aborda a trágica trajetória dos sentimentos intensos vividos por um jovem romântico que levam a perdição do mesmo. Particularmente, foi uma leitura difícil para mim, tanto pela linguagem rebuscada quanto pelo conteúdo. É um livro ótimo, com belas passagens e ensinamentos. Porém, pode se tornar um gatilho para algumas pessoas, então recomendo cuidado antes de começar a leitura

Gabriel 05/10/2023

A definição do livro 5 estrelas. Apesar de o conteúdo da história ser hoje muito familiar para nós leitores, as páginas do livro revelam o trabalho de um gênio.

Sel 04/10/2023

Sofrimento
Mesmo com o título do livro entregando que vamos entrar em contato com os sofrimentos do personagem, a história surpreende. Toda a filosofia sobre a vida e o amor torna a leitura um deleite e alimentamos uma pequena esperança de um desfecho diferente.

Recchi 04/10/2023

Wherter: a personificação de um idealista romântico
Eu gostei muito desse livro, tava num momento de ler romances epistolares.

Ouvi ou li em algum lugar, não lembro, que Wherter era um adolescente/ jovem adulto, por isso essa idealização louca do amor e essa viagem de que talvez a guria estivesse querendo ele da mesma forma (*fofoca literária: não queria!! e vou contar o porquê jaja). Mas confesso que em algumas partes até eu idealizei esse sentimento porque a forma em que ele detalhava os motivos que faziam ele amar tanto ela são realmente fortes. Me fez sentir coisas que eu gostaria de sentir mais vezes na minha realidade, mas que são bem fora da realidade da maioria das pessoas (me identifiquei com os detalhes).

*Fiquei sabendo que esse livro foi escrito com base numa viagem que o próprio Goethe (o autor) fez e conheceu um casal (que seria a guria que ele era apaixonado na história + o noivo) que daí já não sei se aconteceu ou não o que ele detalha no livro, até enviou o livro pra eles lerem depois kkkk e aí foi que se identificaram e negaram tudo. O cara era maluco, mas rendeu essa obra de arte aí.

lara a 30/09/2023

Um clássico, precisava ler, recomendo muito
voce sente a dor dele, embora eua che um pouco melodramático demais, so quem conhece a dor do amor entende

Eduardo 30/09/2023

Deixe-me voltar para o meu Homero
"Os Sofrimentos do Jovem Werther" é uma obra clássica da literatura alemã que retrata de forma intensa as emoções e dilemas de seu protagonista, Werther. Escrito em formato de cartas, o romance nos permite entrar na mente do jovem protagonista, que se apaixona profundamente por Charlotte, uma mulher comprometida com outro homem.

A narrativa é uma jornada emocional que explora temas como amor não correspondido, desespero, solidão e a luta interna de Werther para lidar com seus sentimentos intensos. A escrita de Goethe é cativante, e ele descreve com maestria as nuances das emoções humanas.

Embora a história seja marcada por uma tragédia inevitável, a beleza da prosa de Goethe está em como ele nos faz refletir sobre a natureza do amor e da paixão. "Os Sofrimentos do Jovem Werther" é uma leitura impactante que continua a ressoar com os leitores, explorando a complexidade das relações humanas e as profundezas do coração humano.

Este clássico da literatura é uma experiência literária rica que mergulha fundo nas emoções humanas e continua a ser relevante mesmo séculos após sua publicação.

Aylane Nunes 29/09/2023

Nao tive muita paciência...
Entendo essa obra ser um classico mas p mim nao rolou. Não tive paciência e vou desapegar pra quem curte esse tipo de narrativa...

juju queen 29/09/2023

Os Sofrimentos do Jovem Werther
Simplesmente maravilhoso. Chocante, porém maravilhoso. Desde que ouvi falar do fenômeno trágico que esse livro motivou na Europa, tive muita curiosidade em ler; não me arrependi. O livro é tão fluido que nem sequer parecer ter sidi escrito no século 18. Eu estou sem mais palavras, muito bom e muito bem construído para um livro tão curto; sem dúvidas, favoritado

gabriela cardoso 28/09/2023

Os sofrimentos do jovem werther
comecei esse livro sem expectativa nenhuma e me surpreendi, estou fascinada com goethe. intercalei entre duas edições e arrisco dizer que prefiro a tradução da l&pm, na edição da antofágica dão prioridade ao design, vira quase uma edição de colecionador para exibir na estante, intocável. me senti mais confortável e compreendi melhor o que estava lendo na edição da l&pm, mas são gostos e gostos. werther me entreteu bastante e mesmo sendo um livro dramático me rendeu boas risadas com todo seu drama de um jovem que seria considerado um "emocionado" nos dias de hoje. não é um livro pra qualquer um e entendo que muitos podem odiar a história, é muito 8 ou 80, ou você ama ou você odeia. deu certo pra mim e acredito que vale a pena dar uma chance para werther.

Morgan 28/09/2023

Quando fiquei sabendo desse livro, foi quando descobri sobre livros clássicos, aí fui pesquisar no Google, e descobri sobre o "Efeito Werther", o que me fez querer ler mais ainda, mas não achei que estava preparada, o que assim me fez ler outros livros, até ter uma certeza que estava preparada para ler após anos e valeu a pena.

O livro é incrível, simples, com diálogos simples, mas cheio de camadas, tendo a certeza que vou ler daqui a alguns anos de novo.

Ele é dividido em duas partes, a primeira conta como o Jovem Werther conheceu a Lottie e em como ele vai se apaixonando por ela ao longo dos meses.

No segundo vemos a melancolia e em como ele vai caindo em desgraça com tudo que vem acontecendo, é um livro bonito, mesmo com um final trágico, já que em nenhum momento ela disse que não o amava.

A edição da Penguin, é uma leitura mais fácil, mais elaborada e cheio de notas, gostei de ler mais o livro por essa edição, mas os três últimos capítulos, gostei mais da antofágica, era mais bonito.

"Mas, claro, ser incompreendido é o destino de cada um de nós"

Morgan 28/09/2023

O livro é incrível, simples, com um diálogo também simples, mas um clássico não é só um clássico por ter uma leitura difícil. É um livro cheio de camadas, que faz com que a gente pense muito sobre ele. O que me dá vontade de ler de novo a alguns anos, quando eu tiver uma cabeça de uma pessoa mais velha e com uma bagagem de leituras maior.

O livro é dividido em duas partes, a primeira é onde conhecemos o nosso protagonista, o Werther, que não é mais um adolescente, mas um homem, com uma boa condição, ele conhece a Lotte, por um acaso, devido a uma amiga, já que iriam para um baile, o que acabou se apaixonando pelo jeito dela, principalmente ao longo dos meses que foram se passando. Nessa parte ainda conta que ela está comprometida, com um homem de posse, o que faz a gente pensar que ele poderia ser ruim com ela. Já que muitas vezes o Werther quer simplesmente odiá-lo, mas ele é bom, considera o Werther como um amigo, o que deixa a situação ainda mais triste.

A segunda parte, conta como toda essa situação o Werther tem que lidar, já que é uma melancolia exacerbada e fazendo assim a amizade dele com a Lotte ser um tanto complicada, já que isso começou a incomodar um pouco o Albert, muitas vezes o Werther lida com isso como uma solidão e vitimação muito grande, o que muitas vezes até senti uma raiva dele. Mas da para entender, o amor romântico da Lotte não era correspondido, mas ela o amava, sentia por ele. Sua morte é trágica e difícil, mas mesmo assim, fez com que o livro tivesse sua complexidade e exatidão.

Essa edição, da Antofagica é um pouco mais complicada de ler, por ser um texto mais coloquial, o que me fez voltar muitas vezes a leitura, porque me senti um pouco perdida, mas acabou que mesmo um tanto complicado, deixou o texto com uma estrutura e um jeito muito bonito de ler.

"Entregar-me por voce! Eu morreria corajoso, alegre se pudesse restabelecer para voce a paz, o regozijo da sua vida."