Os sofrimentos do jovem Werther

Os sofrimentos do jovem Werther Goethe

Resenhas - Os Sofrimentos do Jovem Werther

Bae69 12/03/2024

Deve ser bom
O livro é um clássico e eu sou só uma menina de 16 anos que, durante a aula de literatura, achou interessante o triângulo amoroso que levou a morte do personagem principal e influenciou muitos jovens a cometerem suicídio a uns 200 anos atrás. as vezes eu pulava algumas narrações pq eu realmente só tava interessada na confusão, por isso eu n posso dizer q o livro é cansativo, só não é mt meu estilo, mas tbm foi uma experiência mt legal ler um livro de uma época tão diferente!

Guilherme2459 09/03/2024

Um misto prototipal do ultraromantismo alemão
Um livro magno, uma obra iniciática da consolidação do pensamento romantista trancedentalista de Goethe, mas que peca em aspectos estilísticos de construção narrativa. Embora sejam ressaltadas as ânsias e os pormenores sentimentais do jovem Werther, um burguês envolto de uma paixão avassalora, a prolixidade é um fato atento na trama, e ao mesmo tempo um recurso psicológico para a recaída depressiva e o consequente suicídio indigno e torpe do personagem. Uma ótima obra, embora moralmente condenável e pecaminosa, e denotadora das fraquezas ingênuas da juventude.

Ceci 09/03/2024

Eu não esperava muito desse livro mas criei uma conexão profunda com a história. A sensibilidade ao retratar a progressiva deterioração de Wether, seus devaneios e reflexões o tornam único.

Caroles2 09/03/2024

Foi uma excelente leitura. Por se tratar de um livro romântico, imaginei que a leitura seria tediosa e massante, porém, me surpreendi. Gostei da forma que o autor conduziu a narrativa, através de cartas, e foi como uma constante descoberta. Claro, houve momentos que achei Werther bem chatinho, mas no geral foi uma experiência muito interessante, seja por conta das questões políticas/sociais ou pelo afloramento da avassaladora paixão.

Recomendo leitura!

annikav.a 08/03/2024

O primeiro romântico
Bom, que foi o primeiro romântico é mentira, mas talvez o mais importante. Werther é o ícone absoluto da nossa "geração mal do século" brasileira, Álvares de Azevedo, Augusto dos Anjos e tal (a quem o uniforme deve ter servido muito bem). Embora esteja em prosa excepcionalmente curta, transmite perfeitamente as características românticas da insuficiência da linguagem em relação aos sentimentos e à natureza; do amor inalcançável, impossível, casto (até certo dúbio ponto) pela dama sempre assombrosamente bela e virtuosa, bidimensional; do intelectualismo: da reverência pelo "rudimentar" do campo e até pelos povos pré-cristãos; do inesgotável sofrimento da sensível alma burguesa, sua ânsia pela guerra, pelo tumulto, pela tempestade. A história é copiada de cartas e acontecimentos reais (bem constrangedores por sinal), e nem um pouco complexa, então o que me chamou atenção mesmo é a excelência das descrições pictóricas da natureza, que espelham o emocional da protagonista, afinal quem não quer ser maior que a vida, amalgamar-se ao vento que assobia entre as montanhas e às águas virulentas do degelo? O escapismo romântico, fugere urbem, está muito em voga nos nossos tempos apocalípticos, eu não escapo desse apelo.

cesa 06/03/2024

Li e ????
Bom, é um livro bem clássico, quase que um diário, mas o livro não fluiu de jeito nenhum pra mim, as palavras iam passando e eu não tava entendendo mais nada, só entendi o tópico principal do sofrimento dele, as coisas ao redor que iam acontecendo eu não entendi nada. Bom, há quem goste, pra mim não funcionou, infelizmentekkkk.

Vitor Sá 04/03/2024

Confusão
Eu, filho do carbono e do amoníaco,
Sofro desde a epigênese da infância,
Não consigo mais me manter nessa mente, apesar de ter concluído que a ignorância é uma benção, ela ainda não afoga a razão penetrante em minha alma.

A leitura de Werther certamente não é para o público geral, de certa forma é para a queles que apreciam uma poesia, aqueles que entendem palavras contundentes, e que sabem se reconhecer nas situações mais adversas.

As adversidades da vida me ensinaram a arte do silêncio, porém essa arte não a verdadeira forma de meu ser, porque apesar de ter tanto a dizer me mantenho calado na presença daqueles que considero tão inferiores a mim, e ao mesmo tempo, continuo me importando com os mesmo... Com humanos que vem tantos homens morrerem, mas são tão limitados que não fazem nem ideia do começo e do fim de sua própria existência... No final eu não sou tão diferente.

Werther não é certamente um livro que vai direto ao ponto de sua narrativa, mas pelo contrário é um momento de sofrimento, um momento de sentir o vazio e se ver ali como o personagem sem propósito algum.

Está decidido, caro leitor, quero morrer, e escrevo sem nenhuma exaltação romanesca, sossegado na manhã do dia em que te verei pela última vez... Apesar de crescer, apesar de mudar a dor ainda continua, ela está presente em meu ser de forma intrínseca, de certa forma eu sinto como se atrai-se o sofrimento... Talvez eu mereça, mas essa confusão em minha mente, não suporto, me sinto como carlota, porém quero morrer como wether.

Werther é certamente um livro histórico, um livro romântico, exagerado, eu sou suspeito a julgar o livro, pois talvez tenha gostado dela por ter me visto em situações tão dolores e tão sofredores como a de Werther e ter me visto em palavras tão belas proferidas por ele que me vi encantado por tals palavras.

Não sou o mesmo homem que antes bracejava numa inesgotável sensibilidade, que via surgir o paraíso a casa passo e tinha um coração capaz de estreitar dentro de si o amor do mundo inteiro.

Escrevo aqui essa carta como Werther escreve a Alberto, pois os seres humanos foram criados para atormentar uns aos outros, porém não escrevo com destino a ninguém, somente digo aqui que se desejas ler, Leia e esteja preparado para a dádiva da morte ser lhe dada pela sua amada.

FIM

maristé 03/03/2024

Efeito werther
Comecei a ler esse livro sem saber que se tratava de um clássico do romantismo, e que após seu lançamento teve uma onda de suicídios por ?identificação? com o personagem.

O livro é escrito em formas de cartas que o jovem Werther envia a um amigo contando sobre sua vida, mais especificamente sobre sua paixão platônica pela Lotte, uma jovem que já estava prometido a outro homem, (estamos falando de 1771).
Apesar de comprometida, eles continuam se encontrando e mantendo uma amizade. Entretanto, o sofrimento dele só piorava em ficar perto dela? e ele começa escrever cartas de como está sofrendo por não poder ficar com Lotte ( rei da coitadolandia)

eu demorei MUITO tempo pra conseguir terminar esse livro (7 meses) ? pq o Werther simplesmente é INSUPORTÁVEL! me desculpem amantes do romantismo kkkkl mas que carinha insuportável kkkkkkkkkkkkkkkk no final do livro ele se mata e ainda escreve uma carta pra ela dizendo que se matou por amor, que ?morreu por ela? ?

Sem dúvidas um dos piores livros que eu já li na minha vida, muito repetitivo, você fica muito entediado pq ele só fala dela o tempo todo? algumas partes do final eu gostei, mas em geral bem ruim.

Denise.Marreiros 03/03/2024

Entendo a importância, me sensibilizo muito com a obra, que é quase autobiográfica, Werther tem muito de Goethe.
O efeito Werther me deixou desconcertada, ao final do livro entendi a causa, mas só com uma leve suspensão da descrença e entendendo o contexto da época e o quão vazia era a vida daqueles mais abonados nesse período.

kaya 02/03/2024

O que é o coração do homem?
É lindo a forma como a descrição do ambiente muda de acordo com os sentimentos de Werther. Isso mostra como era a vida para ele, onde o sentimento vale mais do que tudo. Por fim, achei esse detalhe muito interessante para a gente compreender a sua natureza e suas motivações para todas as suas ações, até mesmo aquelas que nós julgamos antiética.

Angela 02/03/2024

Profundo...
Não sei como explicar os sentimentos que esse livro me fez refletir... No começo é confuso, no meio é poético e no fim é apaixonante. Amei.

Bianca.Tieppo 01/03/2024

O que é o coração do homem?
A primeira vez que escutei sobre Goethe foi durante o Ensino Médio, nas aulas sobre o período do Romantismo. Eu odiava literatura, mas acho que se tivesse lido esse livro naquela época, minha opinião teria sido diferente.
Apesar de ter sido escrito em outro período e referir-se a questões da sociedade do século XVIII, a história tratada tem características extremamente atemporais. No período em que foi publicado, o livro teve uma grande repercussão e devido ao resultado negativo que causou, o conhecido efeito Werther, foi proibido em diversas regiões. Talvez, não tenha sido somente por tratar o suicídio de uma forma romantizada, mas também por também trazer críticas à sociedade e à Igreja.
De forma geral, Werther é um personagem com uma boa conduta, apesar disso foi excessivamente intenso e permitiu que um amor não correspondido escrevesse todo o resto de sua história. Por isso, deixo aqui uma frase de Werther que é bastante citada: ?Meu bom Deus, que tudo me deu, por que não represou algumas de minhas forças e deu-me autoconfiança e moderação??.