From Blood and Ash

From Blood and Ash Jennifer L. Armentrout

Resenhas - From Blood and Ash

Carol 09/06/2021

Uma fantasia completa
Na minha opinião é um livro perfeito, me vi imersa na história durante o livro inteiro. No começo demorei sim um pouco para acostumar com o novo mundo e personagens, mas não foi algo árido ou confuso(pelo menos não para mim) como costuma ser na maioria dos livros do gênero.

Sobre a construção do mundo eu achei incrível, nunca tinha lido nada parecido e me surpreendeu muito. Como muitas coisas são escondidas da personagem e consequentemente de nós leitores esse universo se torna ainda mais intrigante e surpreendente, principalmente pelos diversos plots que são revelados no final(são tantos que é até difícil processar tudo o que está acontecendo).

Os personagens são bem construídos, incluindo os secundários. A Poppy se mostrou forte, corajosa e é muito lindo ver o amadurecimento dela durante o livro inteiro. E o que dizer do Hawke?! Terminei o livro com mais um crush literário, é isso rs. Amei o relacionamento dos dois, um enemies to lovers perfeito.

Foi um livro que não só me divertiu mas também me fez refletir. O fato da Poppy está sempre questionando as regras que são impostas a ela em nome da religião, me lembrou como muitas pregão o discurso da moral e dos bons princípios que, em suma, só servem para tolher vontades e desejos humanos, especialmente quando se trata das mulheres.

Enfim, eu gostei tanto que é difícil parar de falar/escrever sobre esse livro.
Recomendo muito!!

steven. 07/08/2021

UAU
no início dos capítulos ficaram meio confusos mas depois tudo isso até no final sempre fica muito melhor, amei a relação entre poppy e casteel, tô ansioso pra ler dos outros e uma coisa que me deixa chateado é o tamanho das páginas mas cale a pena porque a história dentro do livro é muito bom! as reviravoltas??? MEU DEUS EU AMO! falam sobre quem é casteel, como funcionam ali e aquilo por aí vai... tomara que o segundo seja muito melhor que primeiro

dudazerep 29/05/2021

Estou apaixonada.
Sinceramente estou sem palavras. Com certeza virou o meu favorito do ano. Tem um combo perfeito: A ideia da história é perfeita, ótimos plots, uma fantasia bem feita, a personagem principal bem desenvolvida e fodona, o casal é perfeito, um hot bem escrito. Tudo é perfeito eu surtei tanto, porque não esperava nada do que recebi, estou encantada.

A história me prendeu desde a primeira página, não consegui parar de ler. Eu vou recomendar esse livro pra todo mundo que eu conheço e vou começar o segundo hoje mesmo.

Lyz 05/05/2021

Esse livro é pfto eu não gostei mto no começo, tanto que parei ele mas depois do cap 30 ele fica incrível é me prendeu de um jeito q eu acabei ele em uma madrugada
Mariah 05/05/2021minha estante
Oh eu comecei hoje esse livro

Willana.A 22/12/2020

De Sangue e Cinzas... Nós Ressurgiremos.
Puta merda!
Que livro foi esse?!
Acabei ele a pouco e estou aqui a um tempinho procurando as palavras certas para escrever essa resenha. Mas bora lá né.
Quando eu li a sinopse desse livro, já fiquei louca para lê-lo logo, achei bem meu tipo de livro de fantasia. Ainda mais por ser da Jennifer L. Armentrout, sou muito fã dos livros dela (e claro, dos seus mocinhos também rsrsrs).
Então, quando pude pegar essa maravilha para ler, as expectativas estavam para lá de altas.
E ainda bem que elas foram superadas. Estava com tanto medo de ele não ser isso tudo que dizem, até porque, apesar de amar os livros da JLA, tem um probleminha em seus livros que é meio frustrante, que é a enrolação. Ela escreve magnificamente, mas muitas vezes sua narrativa é bem lenta, o que às vezes, pode atrapalhar um pouco nossa experiência com suas histórias. Mas não se pode desistir hein rs.
Este não foi diferente, teve um começo e alguns momentos, no decorrer da história, meio arrastados. Mas ele é tão viciante e gostoso de ler, que nem percebi o tempo passar. Eu adorei esse livro, os personagens, a trama, o romance, a ação, o humor, as reviravoltas... Para mim, esse foi um dos melhores livros da JLA, e de fantasia, que eu já li.

From Blood and Ash gira em torno de Penellaphe Balfour, aka Donzela, aka a Escolhida pelos Deuses, aka Poppy, ela é considerada uma figura sagrada, e está à espera do seu décimo nono aniversário para sua “Ascensão”.
Ela tinha regras restritas a seguir e expectativas a cumprir. Proibida de falar e usar seu “Dom”, e de fazer coisas aleatórias, que para os outros era algo normal, como interagir, socializar, beijar, tocar, se defender, ler certos livros, fazer amizades, mostrar o rosto e seus cabelos... Ela não tinha escolhas. Sabia o que era e o que era esperado dela. Sabia quais eram as consequências se fosse contra. Ela foi forçada a uma vida de solidão e isolamento. Forçada a ver o mundo através de um véu. Tinha muitas cicatrizes, tanto externas quanto internas.

“A solidão costumava trazer consigo um manto pesado e áspero de vergonha e constrangimento.”

Mas ela possui uma força e coragem incríveis. E ela queria viver. Queria experimentar tudo aquilo que lhe foi negado. Sem saber o que lhe aguardava em seu futuro incerto, ela queria acumular tanta experiência quanto pudesse. E assim sendo, fazia exatamente o oposto do que lhe era esperado. As consequências que se fodam.

“Foi em cada aventura e risco que corri. Estava no meu desejo de experimentar o que me disseram que não era para mim. ”

“Eu estava cortando as correntes que nunca escolhi usar. ”

Apesar da Poppy ser ingênua, tomando decisões às vezes idiotas, ela me impressionou bastante com sua ferocidade e coragem, e se tornou uma das melhores mocinhas literárias que conheço.
De donzela ela só tinha o nome. Indefesa? Nem pensar. Ela é badass, é uma guerreira muito habilidosa, sabe se defender muito bem.

“— O medo e a coragem costumam ser a mesma coisa. Isso a torna uma guerreira ou uma covarde. A única diferença é a pessoa em que reside.”

Numa noite, em uma de suas aventuras proibidas, ela tem um encontro inesquecível com o lindo e atrevido guarda, Hawke Flynn.
Que mais tarde, viria a ser um dos seus guardas pessoais.

"— Com minha espada e com minha vida, eu juro mantê-la segura, Penellaphe. — ele falou, a voz profunda e suave, me lembrando de um chocolate rico e sensual. — Deste momento até o último, eu sou seu."
“Eu sou seu”
Ai meu pai.

Hawke Flynn (suspiros)
(Meu mais novo crush literário haha)
Ele é aquele personagem que já, em sua primeira aparição te deixa totalmente (e emprestando sua palavra favorita) “intrigada”. E no decorrer do livro, é impossível não se apaixonar por ele, e querer desvendá-lo.
Lindo, atrevido, arrogante, forte, sarcástico, divertido, charmoso, perigoso, um assassino letal, misterioso, ardiloso, um provocador e sexy pra caramba.
O desgraçado é um derretedor de calcinhas, sério, nem sei se essa palavra existe, mas ele é.
Ah, e eu mencionei que ele tem covinhas?
E pode apostar que não será apenas a Poppy que vai babar por elas hahah.

“Ele era uma espécie de pesadelo escondido sob o disfarce de um sonho, e eu havia caído nessa. Eu caí tão forte. Eu perdi a luta.”

Mas ele também é super protetor, e torce por sua “Princesa” enquanto ela luta, (e adora lutar com ela também, literalmente kk), e fica ao lado dela, em vez de em sua frente.
Eu adoro como a Poppy se esforça para não ser derrotada por ele. E adoro também como ele a vê e a desafia e nunca a subestima.
A completa aceitação e adoração de Hawke pela capacidade da Poppy de cuidar de si mesma é maravilhosa.

“— Eu nunca vou impedir você de levantar uma espada para proteger sua vida ou aqueles de quem você gosta.”

“— [...] E suas cicatrizes? Elas são uma prova de sua fortaleza. Eles são a prova do que você sobreviveu. Elas são a evidência do porquê você está aqui quando tantos com o dobro de sua idade não estariam. Elas não são feias. Longe disso. Elas são lindas, Poppy."
Aaaaaaaaaaaaaaa

“Olhei para Hawke, realmente olhei para ele, e o que vi foi além do físico. Ele sempre foi diferente comigo e nunca tentou me impedir. Desde a noite [...] quando ele me jogou a espada, ele não apenas me protegeu. Ele acreditou em mim e respeitou minha necessidade de me defender. E como ele disse antes, era como se nos conhecêssemos há muito tempo. Ele... ele me entendeu, e eu pensei que poderia entendê-lo. Porque ele era corajoso e forte, e sentia e pensava profundamente. Ele sofreu perdas e sobreviveu e continuou sobrevivendo, mesmo com a dor que eu sabia que ele carregava com ele.
Ele me aceitou.
E eu confiei nele com minha vida.
Com tudo.”

Ah, esses dois juntos! OMG!

A interação deles é uma das melhores coisas do livro. É uma mistura de alfinetadas hilariantes e provocações sexys. Mas também tem momentos doces, e momentos quentes (não teve neve que não derretesse ali - vão ler para entender kkk).

“— Eu te odeio.
— Não, você não odeia.
— E eu estou prestes a esfaquear você — eu avisei. — De uma forma muito violenta.
A preocupação cintilou em seu rosto enquanto ele abaixava o livro.
— Agora nisso, eu acredito.”

“— Você é uma criaturinha absolutamente deslumbrante e assassina.”

“ O abraço terno não consertou o mundo. A dor e a raiva ainda estavam lá. Mas Hawke era tão caloroso, e seu abraço era...
Deuses, parecia esperança, como uma promessa de que eu nem sempre me sentiria assim.”

É um romance proibido. E dividida entre o dever e o desejo, Poppy quer abnegar do que sempre foi esperado dela e ir atrás do que ela quer pela primeira vez em sua vida. A atração de ambas as partes é inegável, o que faz com que essa relação arrebatadora e complicada dos dois se inicie.
E a tensão sexual e a química incendiária desse casal são eletrizantes.

“— Eu sou a Donzela, Hawke — eu o lembrei, ou a mim mesma, eu não tinha certeza.
— E eu não me importo.
Meus olhos se abriram em choque.
— Não posso acreditar que você acabou de dizer isso.
— Eu disse. E vou dizer de novo. Eu não me importo com o que você é — A mão de Hawke deslizou pelas minhas costas. Um momento depois, senti sua palma achatar contra minha bochecha com precisão infalível. — Eu me importo com quem você é. ”

O romance pode ser lento, mas não é forçado. (Tanto que ainda está em andamento kk). Preparem-se para o drama amor e ódio.

“— Nada é simples. E quando é, raramente vale a pena.”

Ah, e como a Poppy vivia em isolamento e cheia de proibições, é claro que ela não tem nenhuma experiência em relacionamentos, suas únicas experiências são dos livros que leu escondida. E o bom disso foi que deu uma brecha, permitindo-lhe explorar e abraçar sua sexualidade.

“— Que material de leitura interessante.
Meu rosto estava queimando com o fogo de mil sóis, e eu me perguntei o quão louco Hawke ficaria se eu jogasse minha adaga em seu rosto.
Novamente.
O sorriso voltou, e também a covinha.
— Penellaphe — ele disse meu nome com tanto choque que meus olhos teriam rolado se eu não estivesse tão incrivelmente mortificada. — Isso é... apenas um material de leitura escandaloso para a Donzela.
— Cale-se.
— Muito travessa — ele repreendeu, balançando a cabeça.”
(Hahaha, adoro essa cena.)

Dos personagens secundários, três foram os que mais me ganharam: O sério e leal Vikter, guarda pessoal e quase um pai da Poppy. A espevitada, melhor amiga e companheira da Poppy, Tawny. E o amigo misterioso do Hawke, Kieran, que estou doida para conhece-lo melhor.

From Blood and Ash é uma fantasia romântica NA viciante, ardente, divertida e intrigante. Uma história de reis e rainhas, duques e duquesas, ladys e lordes, deuses, realezas, reinos escondidos, florestas encantadas e sombrias, seres místicos e criaturas sedentas de sangue amaldiçoadas, donzelas rebeldes, heróis misteriosos e casos de amor proibidos.
Repleta de ação, violência, intrigas, crenças, política, vingança, paixão, romance, amizade, muitas mentiras e segredos, traição, suspense, mistério...

“Algumas verdades não fazem nada a não ser destruir e decair o que não obliteram. As verdades nem sempre nos libertam. Só um tolo que passou a vida inteira sendo alimentado por mentiras acredita nisso.”

JLA criou um universo com sua própria mitologia original, usando novas abordagens sobre criaturas sobrenaturais já existentes, como vampiros, lobisomens e carniçais, de uma maneira “nova e inovadora”, e o resultado ficou bem legal.
As explicações sobre alguns pontos desse universo dela são meio sobrecarregados e confusos. Inicialmente ficamos bem perdidos, até porque como a história é narrada apenas pelo ponto de vista da Poppy, e ela não tem conhecimento de toda a verdade, ficamos tão perdidos quanto ela. Mas, paciência, que as explicações logo vêm.

Há algumas reviravoltas na história, até previsíveis. Teve quem achou que não foi nada surpreendente, mas isso vai de leitor.
(Até agora estou de cara comigo mesma por ter sido tão lerda que não peguei o plot principal - estava muito na cara, ou talvez nem tanto kkkkk).
E também, pelo que vi dos comentários dos leitores, esse livro foi um divisor de opiniões. Teve quem amou, quem odiou, e uns no meio do caminho.
Mas eu digo, dê uma chance! Talvez você não vá se arrepender.

AAA e aquela final?!? pqp
Partiu “A Kingdom of Flesh and Fire”.
Thais.S 23/12/2020minha estante
Com certeza vai para minha lista de leitura kkkkk !!!!!

Bê. 23/12/2020minha estante
Parece bom, uma vez peguei para ler, mas enrolei. Vou colocar aqui para ler em breve.

Willana.A 25/12/2020minha estante
Thais é muitooo bom. Tu já leu algum livro dessa autora? Pq se tu gostar de outros dela, acho que vai gostar desse.

Willana.A 25/12/2020minha estante
Bê é bom demais. Tu enrolou no começo ne, pq o começo é bem arrastado... mas tirando a narrativa lenta e uma certa confusão nas explicações ele é maravilhoso. Lê mesmo.

Thais.S 26/12/2020minha estante
kkk nunca li nada dela.... essa seria meu primeiro contado com a autora.....

Willana.A 26/12/2020minha estante
Ah sim. Na minha opinião, esse é um ótimo primeiro contato.
Espero que tu goste dele ;)

Bê. 27/12/2020minha estante
Eu enrolei e li duas linhas kk Vou lê-lo sim, já estava um tempo a fim de ler.

sweetmoon0 01/04/2021

Amei a história, amei os personagens principais.
O casal tem uma química, que meu Deus!

Thaise66 19/01/2021

ESTOU ME ABANANDO DEPOIS DAS ÚLTIMAS CENAS
"Com minha espada e com minha vida, eu juro mantê-la segura, Penellaphe. Deste momento até o último, eu sou seu".

Eu comecei a ler esse livro com a expectativa razoável, de que eu encontraria uma fantasia parcialmente já vista e um romance clichê.
Aí eu conheci Penellaphe e puta merda, a garota sabe como dar um soco. Ela é uma Donzela, pura e sem defeitos (mais ou menos), e é protegida e cuidada e nunca pode sair da mira de seus guardas até o dia da sua Ascenção. Ela treina todos os dias com um dos guardas que esteve com ela durante toda a sua vida por detrás do muro, ele é como um pai para ela. Penellaphe acima de tudo não é daquelas que gosta de não saber o que está acontecendo, na verdade ela odeia se sentir impedida de fazer alguma coisa (ou seja, amei a mocinha).
Hawke é o seu mais novo guarda, o personagem é misterioso, malvado e tem aquele sorriso de canto de boca que faz nós - leitoras apaixonadas - cair de amores por cada atitude dele. E que atitude viu? O cara parece um ninja quando se trata de defender ela, mesmo que ela não precise de tanta ajuda assim.
O único ponto negativo, mas que não impediu do livro ser excelente, foi o arrastar suave do livro, temos mais de 600 páginas mas só lá pela página 400 é que as coisas começam a ficar tensas.
Fora isso, as cenas de luta, fuga, a construção dos personagens, a história que os rodeia é de fato muito bem construído e delimitado, na verdade eu meio que não esperava a resolução final e gostei muito de ser surpreendida.
Estou com um pouco de raiva por que a autora encerrou o livro de forma abrupta, mas gente.... Eu não esperava aquela última frase dele não. E estou literalmente pulando para o outro livro para saber o que a nossa mocinha corajosa e decidida vai fazer com essa informação desnorteadora.

"- Você é uma má influência - murmurei enquanto colocava minha mão na dele. Hawke enrolou seus dedos nos meus. O peso e o calor de sua mão foram um choque agradável.
- Só os maus podem ser influenciados, princesa"

lele :) 10/04/2022

PIOR LIVRO QUE EU JÁ LI.
Sem dúvida o PIOR livro que eu já li.
"O Livro de Sangue e Cinzas" é uma obra que deixa muito a desejar. Desde o início, é evidente a falta de originalidade na trama, que parece ser uma colagem de clichês do gênero fantasia sem qualquer esforço para inovar.
A história segue um enredo previsível, onde os personagens se movem de um lugar comum para outro, sem oferecer surpresas ou reviravoltas emocionantes.
A construção dos personagens é superficial, esteriotipada e extremamente apelativa no âmbito erótico. Os protagonistas são planos e desinteressantes, com motivações que carecem de profundidade. Os diálogos são repletos de diálogos expositivos e clichês, tornando difícil para o leitor se conectar ou se importar com o destino dos personagens.
Em resumo, "O Livro de Sangue e Cinzas" falha em cativar o leitor, apresentando uma trama previsível, personagens mal desenvolvidos e uma narrativa que insere cenas eróticas em momentos inoportunos e sem qualquer sentido. A protagonista é chata e desinteressante, o romance entre os personagens principais É PROBLEMÁTICO e REPUGNANTE.
Não consigo entender como essa obra atrai tantos fãs, não recomendo a leitura para ninguém.
Gabbe 12/07/2022minha estante
Até que fim uma pessoa que viu as mesmas problemáticas que eu!

panelinharamos 25/04/2021

superou absurdamente minhas expectativas
fui ler esse livro cheia de expectativa (graças ao booktt) e morrendo de medo de me depcionar, porque aconteceu nos últimos livros que li. mas esse...... uau. superou minhas expectativas de uma forma incrível. se você tá afim de ler uma fantasia muito boa, esse livro é pra VOCÊ.
me envolvi com os personagens, me apaixonei junto com a poppy (e pela poppy kkkk). tem um desenvolvimento bom, uma história que te prende e apesar de algumas coisas serem previsíveis, o livro é fantástico. um dos meus favoritos, com certeza!!!!!
adorei cada segundo lendo, nota 10, 5 estrelas, indico pra todo mundo
ansiosa pelo próximo

Amanda 29/06/2021

Show me the places where the others gave you scars
Será que é cedo pra dizer que From Blood and Ash é minha mais nova obsessão literária? Porque fazia tempo que eu não ficava obcecada com um livro a ponto de pensar nele o tempo todo, sabe aquela sentimento de "não vejo a hora de voltar pra essa leitura?" Então. Me apaixonei demais por essa fantasia. Ela chega em outubro em português pela Galera Record.

No Reino de Solis, um reino divido por grupos e regado pela religião, todo terceiro filho de um casal deve ser entregue aos deuses para a "Ascenção." Nesse reino vive nossa protagonista, Penelophe, também conhecida como Poppy, a nossa "Maiden" (que podemos traduzir para Donzela) e "Chosen" (A Escolhida), que desde criança foi criada para esse grande momento. Vocês podem achar que por ela ser especial isso significa que ela vive cheia de privilégios, certo? Mas longe disso, Poppy vive reclusa, com diversas regras impostas a ela, por exemplo, ela não pode beijar, namorar, nem demonstrar afeto seja abraços ou toques em público. Ela é vista como alguém sagrado — usa até um véu para cobrir o rosto — sendo assim, precisa ser virgem, pura, caso contrário é considerada indigna dessa posição. Deve seguir as ordens de todos os superiores à ela, caso contrário sofre punições severas. Ela tem dois guardas que a escoltam e aonde quer que ela vá. Além disso, não é permitido que ela saia do palácio sozinha. Até que uma noite, Poppy decide sair escondida para jogar cartas com os guardas na Red Pearl (um estabelecimento semelhante à um bordel), ao ser confundida com uma das mulheres que trabalha lá, ela acaba por conhecer Hawke, e é clichê dizer isso mas a partir daí tudo muda MESMO.

Poppy é um ponto fortíssimo nesse livro, ela me encantou pela sua força e coragem. Ela não é o que esperam que ela seja, ela questiona suas ações e o papel dela a todo momento e eu adoro isso nela. Como é em 1° pessoa, pra mim foi fácil demais me conectar com a personagem. Hawke me ganhou por sua personalidade, o sarcasmo, o senso de humor, como ele enxerga e trata a Poppy, pois ele não a vê por o que ela é mas por QUEM ela é. Ambos possuem cicatrizes externas e internas profundas. Ele sempre a elogia e a motiva a dar o seu melhor e é cada coisa linda que esse homem diz, tudo pra mim! A química que esses dois tem então? Eu passo muito mal.

Enfim, eu amei esse livro, o romance me conquistou 100%, assim como a fantasia. É interessantíssimo como esse mundo funciona, apesar de ser confuso no começo e eu ter me sentido meio perdida, isso não afetou o quanto essa história me viciou. A escrita da Jennifer é maravilhosa.
O final foi frenético, muitos acontecimentos, muitas revelações. Fiquei o tempo todo tentando adivinhar o plot e algumas coisas acertei, outras fui pega de surpresa. Pretendo logo começar o segundo da série, pois a última frase do livro... surto.

PS: não teve como não ouvir "willow" da Taylor sem associar essa música a eles, principalmente nesse trecho do título da resenha.
Isabella.Wenderros 29/06/2021minha estante
Quero, ficarei de olho na dona Record e já vai ser prioridade quando chegar por aqui rs

Amanda 30/06/2021minha estante
Eu sou suspeita pra falar porque favoritei né, mas acho que você vai gostar, Isabella. Desde que terminei Trono de Vidro eu não sentia sentimentos fortes assim por um livro.

Isabella.Wenderros 30/06/2021minha estante
Saudades de Trono!! Aquela série me arrebatou ?

Mands 18/11/2020

Simplesmente PERFEITO
Esse livro é tão bom!!!! Sério, eu queria ir na casa da autora só parar tirar o chapéu a aplaudir de pé!

Os capítulos são grandes e a leitura é longa mas vale muito a pena de tão cativante que é a história.

De início eu fiquei, que tipo de nome de protagonista é Poppy? Agora quero que minha filha tenha esse nome pelo simples motivo que essa mulher é uma BAD ASS! Alguém que eu adoraria servir, pode ter sido só um pouco trouxa mas ela sabe reagir! E como sabe...

E o que posso falar sobre o Hawke além de gostosão? Que ele é lindo, todos sabem. Mas ainda é misterioso e já viram, né?

E esses dois juntos é incrível, as provocações e as pegações deixa o livro muito mas muito QUENTE.
Camila Moreti 18/11/2020minha estante
Sou doida pra ler, mas não tem em português ainda

car(ac)ol 02/06/2021

amei ver a poppy fazendo churrasco de homem ??
bom, vou começar falando que a leitura não é nada cansativa, o começo é um pouquinho confuso (normal durante a introdução do universo ent ok) e achei bom o desenvolvimento dos personagens.

Os últimos capítulos são bem intensos e com certeza me fizeram querer ler os outros livros da série. Espero muuito ver um desenvolvimento maior do casal principal!!!

*um pouco de spoiler*

só não dou 5 estrelas pq fiquei com taaanta raiva da poppy sair beijando o "hawke". Ele mentiu pra ela, a traiu, e a garota simplesmente se deixa levar pelo desejo.  (não sei se sou só eu que penso assim... já que sou muito orgulhosa mas enfimKKK)

o resto eu adorei

Barreto20 31/05/2021

"Veja se consegue me machucar da próxima vez. Eu te desafio"
Me rendi e me apaixonei! Não é à toa que a série tá sendo bem falada e certeza que quando chegar aqui no BR vai ficar bem mais popular, não tem como ser diferente.
O início se resumiu a capítulos cheios de descrição e devaneios de Poppy, o que é entendível por ser o primeiro livro, mas não deixou de te momentos chatinhos.
Do meio pro final é que a ação realmente começa e sem palavras... é uma descoberta atrás de outra. A autora não esperou o final pra sair entregando plot twists maravilhosos.
Poppy é inocente e alheia à realidade até certo ponto, mas uma característica louvável dela é de que ela não é indefesa nem exita.
Aliás, a melhor coisa do livro pra mim foi essa cacterística deles, eles não exitam, não tem essa de dizer que é "do lado bom". Amei demais que tem aqui temos um personagem principal que simplesmente vai lá e faz o que tem que ser feito se alguém tiver no seu caminho; e ele é maravilhoso, diga-se de passagem. Um tanto sádico e problemático, mas maravilhoso.
Tamiris 31/05/2021minha estante
Veio aí, amiga! Só sei amar From Blood and Ash??

Barreto20 31/05/2021minha estante
Sua indicação foi TUDO, amiga?

bibi 11/04/2021

"De sangue e cinzas, nós ressurgiremos."
{não tem spoiler mas alguns comentários podem levar à conclusões precipitadas, leia por sua conta em risco)

Vou tentar ser didática quanto à nota:

Enredo (máx. 1 ?): 0,5

Acredito que apesar de ser o tipo de fantasia que eu normalmente gosto, a história tinha um bom potencial mas não funcionou comigo, o universo me pareceu raso, a história é bem parada ? ainda que tenha alguns acontecimentos importantes no começo ? e só melhora o ritmo bem depois de 50%, o que é uma decepção considerando o tanto de página.

Personagens (máx. 1.5): 1

Gostei bastante da Poppy. É o tipo de personagem feminina que eu gosto de ler. O Hawke é o clássico das fantasias, e isso até que não me incomoda, principalmente porque parte dos melhores diálogos ? e das partes que mais gostei ? estão relacionadas à personalidade desses dois personagens. No entanto, a personalidade inteira que foi construída pra Poppy parece desmoronar nas últimas páginas, ela não consegue associar algumas coisas óbvias e continua ali como se nada relevante tivesse acontecido, o que não combina com a Poppy do início/meio. O restante dos personagens são tão irrelevantes que não tem como julgá-los nesse primeiro momento.

Desenvolvimento (máx. 1): 0.5

Achei ruim. É tudo muito fraco, muito enrolado, o universo é mal explicado, as cenas são jogadas, as revelações que deveriam ser bombásticas não são porque é possível presumir antes da metade o que vai acontecer. Senti falta de descrições bem feitas em cenas de ação, isso limitou muito minha imaginação ? que é o que eu mais gosto de explorar com fantasias ? e era sempre muito confuso, pouco visual. As explicações finais sobre o que é pra ser a "verdade" também são confusas, e apesar de saber que devem ser exploradas no próximo livro, ler mais de 600 páginas pra tudo ser só uma "introdução", é tenso e cansativo.

Escrita (máx. 0.5): 0

É uma das coisas que mais me encanta em livros, então senti falta de algo mais bem elaborado, mais explicativo e bem descrito como disse em outros tópicos.

Responsabilidade (máx. 0.5): 0.5

Acredito que não teve nenhuma problemática ou assunto sério mal abordado. Apesar de umas cenas bem (?????), dá pra relevar.

Extras como entretenimento, fluidez, gosto pessoal (máx. 0.5): 0

Tópico auto-explicativo. Não gostei, não fluiu, não me entreteu tanto quanto eu esperava.

Somando direitinho: 2.5

Não funcionou para mim por esses motivos, mas acredito e sei que outras pessoas vão ter assim como já tiveram uma boa experiência de leitura. Então, vida que segue.
Larissa 13/04/2021minha estante
adorei sua resenha, nunca tinha visto uma tão explicada assim, ainda mais de um livro que tantas pessoas recomendam. pra ser sincera, me deu vontade de ler só para ver se vou concordar kkkkk

bibi 22/05/2021minha estante
amg só vi seu comentário AGORA meu deusKKKKKKKK leia e venha me contar o que achou pois já tô curiosa pra saber de qual lado do hype você vai ficar