A república das milícias

A república das milícias Bruno Paes Manso

Resenhas - A República das Milícias

Marcia.Moutinho 13/04/2024

Excelente reportagem sobre a expansão do crime organizado no Rio de Janeiro. Sempre soube das relações espúrias entre alguns representantes do estado e o crime organizado na Cidade Maravilhosa, cresci lá e vivi diariamente o que Bruno relata no livro. Mas sempre foi mais uma sensação pessoal sobre a profunda simbiose entre o estado e o crime organizado do que uma consciência sobre o problema real e concreto. Ler sobre o assunto, com fatos, nomes, datas e locais muito bem determinados e definidos foi uma experiência ímpar. Bruno retira o véu da hipocrisia e revela uma cidade refém de toda sorte de criminosos : milicianos, traficantes, atacadistas de drogas e armas, policiais e ex-policiais corruptos, além de representantes do estado sem nenhuma condição de enfrentar o problema real que ultrapassa, e muito, questões de segurança pública. Recomendo a leitura para todos aqueles que desejam um mundo melhor para hoje e para o futuro. Sem entender essas relações e acreditando que, por definição, a polícia é imaculada, que bandido bom é bandido
morto e que morador de comunidade é sempre bandido, jamais teremos paz.

João Vitor Schulte 07/04/2024

A verdade nua e crua
Um excelente trabalho do jornalista e autor que descreveu fatos muito específicos de como a sociedade vem se adaptando e crescendo tendo a milícia como uma realidade.

Serpassan 27/03/2024

Nosso estado que não é nação.
Uma análise detalhada sobre como funciona a criminalidade social no Rio de Janeiro e se irradiou pra todo o Brasil, com uma linguagem fácil e profunda sobre os grupos que estão liderando as comunidades e pessoas.

Lara 01/03/2024

Bem escrito e bem estruturado
Finalmente pude entender a origem das milícias, como se formaram, onde e por quem. Esclareceu vários pontos que ajudam a entender porque o Rio de Janeiro é do jeito que é e porque a violência aqui é diferente dos outros estados. Em nenhum momento fiquei entediada, ou com vontade de abandonar a leitura, e isso é novo pra mim em relação a documentários. Recomendo muito.

Laura.Mohallem 18/02/2024

Muito interessante
O livro retrata as histórias das milícias no Rio de Janeiro, desde seu início até os dias atuais. Mostra como foi a evolução, a criação das facções criminosas, envolvimento em grilagens e jogo do bicho, até a criação do escritório do crime. Muito bacana!

Xiva 17/02/2024

Leitura Fluida e Livro Extremamente Relevante
O através de investigações processuais o autor nos trás ao complexo mundo das milícias. Apesar de complexo, o livro é claro e fluido, tratando temas pesados de maneira extremamente envolvente, ao tempo que faz análises lúcidas sobre o fenômenos que investiga. O tom jornalístico ajuda ainda mais, como se cada capítulo fosse parte de uma grande reportagem investigada por anos. Recomendo demais.

Bi 01/01/2024

O livro é muito, muito bom, muito completinho e aprofundado. É muito curioso mergulhar e conhecer mais sobre o mundo do crime e das máfias do nosso Brasil. A escrita do Bruno é super tranquila de acompanhar, nas partes das entrevistas, que o texto toma mais a forma de um relato, é impossível largar, é interessante demais ver as opiniões imorais e histórias de atrocidades contadas com tanta naturalidade. É abrir os olhos pra um outro mundo que a gente esquece que coabita.
Recomendo demais principalmente pra entender o que foram os anos após a reabertura política vistos de outros ângulos e como nós chegamos no epítome da desgraça entre 2018 e 2022.

Júlia Maria 21/12/2023

É um livro para quem busca entender por meio de um olhar jornalístico as origem das milícias do rio de janeiro, principalmente. O livro, inevitavelmente traz episódios memoráveis que estão calcificados na memória de todos nós brasileiros, como o massacre do carandiru, a formação da CPI das milícias de 2007, a prisão de Fernandinho Beira Mar, a implantação das UPPs e vários outros. O livro também fala do mundo do crime, que em certo ponto da história começa a se relacionar de forma mais irrigada com os paramilitares. Por conta da abrangência, muitos nomes são citados, o que pode fazer com que nos percamos um pouco e até faça pequenas confusões deixando alguns momentos não tão claros, o que faz com que seja necessário reler. No geral o livro é muito bom.

Maria Amélia 14/12/2023

"A República das Milícias", de Bruno Paes Manso ??

"Mistura rara de reportagem de altíssima voltagem com olhar analítico e historiográfico, A república das milícias expõe de forma corajosa e pioneira uma ferida profundamente enraizada na sociedade brasileira."

Josi 11/12/2023

Leitura obrigatória
Não só para a entender a escalada nas milícias no RJ, mas ajuda a entender todo o ambiente que deixou um ser humano como Bolsonaro chegar no cargo mais alto de um país. Um delírio coletivo regado por fake news, discursos de ódio, salvadores da pátria e toda uma corja que passou 4 anos governando nosso país.

Pedro3177 14/10/2023

Bruno Paes Manso Filho age com perfeição em enganar o autor que o confunde com um sociólogo ou historiador. Em "A República das Milícias", o autor traça uma linha temporal da história do Rio de Janeiro e a sua criminalidade e o mais importante, explica a história da formação de sua população periférica e explica com perfeição o mundo em que hoje vivemos e os trâmites políticos que ocorreram, ocorrem e ocorrerão. A República das Milícias é leitura obrigatória para todo aquele que não queira ser vitimado por uma antiga máxima que diz: "Povo que não conhece a sua história, tende a repeti-lá".

Jeff_Rodrigo 09/10/2023

Visceral e esclarecedor. Máfia, milícia, tráfico e polícia carniceira são mais do que figuras que se sobrepõem sobre um território com múltiplas características físicas, culturais e socioeconômicas. Representam, sobretudo, organismos que se proliferam sobre a carcaça de um Estado falido (incapaz de defender quem mora no morro, pronto para defender a propriedade privada de quem mora no asfalto). Diz muito sobre o Brasil de 2018 pra cá.
Sra. Star Wars 09/10/2023minha estante
Escreveu bonito ?

Jeff_Rodrigo 10/10/2023minha estante
Obrigado! :)

Edhumgrr 03/10/2023

A República Das Melícias é um livro importantíssimo para quem quer intender não só o submundo do crime do Rio de Janeiro, o livro mostra de forma exemplar como uma cultura de violência e "justiça com as próprias mãos" gera organização poderosíssimas como os grupos paramilitares, também demonstra como esses grupos desde seu surgimento tiveram conexões com o poder público em todas suas instâncias, tento o representante e defensor de seus métodos odiosos de dominância, chegar a presidência.o surgimento e o funcionamento das milícias e tentar compreender como a política de segurança pública do estado do Rio falhou miseravelmente, as milícias como conhecemos hoje nascem do vácuo de poder que ao poder público deixou ao não conseguir manter a segurança em um estado que cresceu de forma desorganizada e pungente. As Melícias que em sua maioria são encabeçados servidores da segurança pública, que usam de seus conhecimentos da máquina pública para criar escritórios do crime onde exercem assassinatos comprados que em grade maioria terão suas investigação arquivada. A República Das Melícias também fala de algo que jamais deve ser esquecido, a assassinato de Marilene Franco, um golpe profundo no movimento negro do Rio, um crime que até hoje não sabemos o mandante!

Anna 30/09/2023

Impressionante!
Esse livro me fez perceber uma realidade muito cruel e triste, a existência das milícias e como ela continua forte em nosso país, e como é aterrorizante pensar que o próprio Estado se torna bandido.

É uma ótima leitura pra entender mais sobre essa realidade que muitas vezes não se faz presente em nossa realidade e entender como o radicalismo em prol de "justiceiros" convence pessoas simples que concordam com um genocídio.

Eu adorei e me trouxe oportunidade de pesquisar mais sobre o assunto, inclusive recomendo ouvirem o podacast da globoplay "pistoleiros".