Shine

Shine Jessica Jung

Resenhas - Shine

Rapha Schmitz 25/07/2022

rise and shiiinneee
no começo eu achei q eu não ia gostar, mas até que me surpreendeu. a escrita da jessica é muuuuito boa, a história prende bastante, e é bem gostosinha de ler. eu acho q o final poderia ter sido um pouquinho mais detalhado. mas assim, os personagens são incríveis, o plot tbm, eu li super rápido, adorei

Kauã 23/07/2022

"Eu sei de segredos que deixariam o mundo do K-pop no chão!"
Shine conta a história da Rachel, uma americana-coreana que é trainee de uma das maiores empresas da indústria do kpop, a DB Entertainment e a luta dela para debutar, além dos dramas da sua vida, tanto escolar, amorosa, familiar e de trainee.

Minhas motivações iniciais para ler Shine foi obviamente a escritora, Jessica Jung, ex Girls Generation, aquela que saiu do intitulado grupo da nação, e mais especificamente depois das polêmicas por trás do recém lançado 2° livro da trilogia de shine, Bright, que muitos falaram girar em torno da própria experiência dela como idol.

Ver uma interpretação da vida de trainee de alguém que já passou por isso, é sim uma maneira muito melhor de ver do que se trata essa parte importante da vida de todos os idols. E me surpreendi muito com o livro, a escrita da Jessica é ótima, mesmo as vezes parecendo que estou lendo uma fanfic, gostei muito de shine e pretendo sim ler Bright quando chegar no Brasil.

anatms 27/07/2022minha estante
simm, tbm acho que faltou isso no final...

kaue loves nick nelson 21/07/2022

incrível
o livro vai contar a história de rachel kim e os desafios de se tornar treinee numa empresa de kpop, para no fim conseguir sua tao sonhada estreia. O livro é maravilhoso e muito gostosinho de ler, eu como fã do girls generation adorei ler uma história escrita pela maravilhosa jessica jung, apesar de ser uma ficção o livro expõe muitas coisas que acontecem no mundo do kpop, para novas pessoas que estão entrando nesse mundinho agora algumas coisas são bem importantes para saber, para nós que ja conhecemos nao tem nada que nós ja nao sabemos sobre essa indústria, jessica mostra na história como a indústria pode ser totalmente tóxica, hipócrita e machista. Também é muito divertido acompanhar Rachel e sua família e amigas, e claramente o romance com jason lee e as desavenças com mina, eu recomendo a leitura para todos

Mari 21/07/2022

Estava querendo ler há um tempo e fiquei mt feliz quando encontrei o livro por um preço acessível num sebo.
A escrita da Jessica me surpreendeu muito, toda a construção da história e dos personagens também.

Uma coisa simples que eu achei bem legal foram os cortes temporais. Ela optou por não escrever algumas cenas que outros escritores botariam no livro, poderia ter dado errado deixanso uma lacuna na história, mas acredito que isso contribuiu muito pra fluidez.

É um estória bobinha mas que aborda assuntos mais sérios de forma coerente e natural. Recomendo muito, porém é bom ler com um celular do lado para consultar algumas expressões coreanas escritas.

l a u r y n 20/07/2022

Não *brilha* mas entretém
A escrita não é constante e os dois primeiros capítulos são dignos de uma fanfic que eu escreveria (com pelo menos uma frase entre parênteses a cada parágrafo), mas devo admitir que li o livro em apenas um dia. Gostei de alguns personagens, mesmo achando a maioria exageradamente ingênua. O livro termina com inúmeros ganchos para o próximo e mais parece que não chega em nenhuma conclusão. Não é uma história que me interessou tanto a ponto de querer ler a continuação. Recomendo para quem quer algo leve e principalmente para adolescentes fãs de kpop.
maria20065 21/07/2022minha estante
Concordo!

Brunna194 19/07/2022

Ótimo livro
Não vou negar que no início fiquei com medo de não ser muito o público alvo do livro mas ao decorrer da leitura me surpreendi uma leitura leve que faz com que você não pare de ler realmente muito bom para quem gosta do muito do kpop

Déh Carvalho 15/07/2022

"Sonhe alto e brilhe intensamente!"
"Cabeça erguida, pernas cruzadas. Barriga para dentro, coluna ereta. Sorria como se o mundo inteiro fosse seu melhor amigo."

Rachel Kim tem o sonho de se tornar uma grande estrela do K-pop, mas seu talento não basta para realiza-lo. Ao longo de seis anos que ela se dedica ao rigoroso programa de treinamento da DB Entertainment, Raquel teve que sacrificar muitas coisas pelo seu sonho: Se mudou dos Estados Unidos com a família para a Coreia do Sul, treina por horas a fio para atingir a perfeição, enfrenta a pressão dos executivos da DB e as intrigas com as outras trainees.

"É uma regra subentendida que trainees de K-pop não têm permissão para reclamar de nada. Não só isso, mas é esperado que sejamos gratos por tudo - pelas longas horas de treinamento, pelas punições que recebemos nos corredores, pelas dietas forçadas e especialmente por viagens surpresa para Nova York."

Mas como sempre tem que aparecer um homem no meio do caminho, Rachel se apaixona por Jason - o irresistível astro da Next Boyz, banda lançada pela DB - e essa paixão pode colocar em risco sua chance de sucesso no mundo do K-pop.

"Jason sorri e estende a mão para mim, dizendo as três palavras mais lindas que se pode dizer para alguém:
- Vem, vamos almoçar."

Sem dúvidas, o que mais gostei neste livro foram os momentos de Rachel com as amigas e a família. Leah, a irmã mais nova de nossa protagonista, ganhou um espaço muito especial em meu coração por sua fofura, alegria e incentivo à Raquel correr atrás de seus sonhos.

"- Sabe, Rachel, para uma irmã mais velha você é bem boba às vezes - diz Leah, com um sorrisinho. - Você acha que eu ligo para o que as meninas da escola pensam? Você é minha irmã. Seus sonhos são meus sonhos. E isso é mais importante que qualquer outra coisa."

Este livro me surpreendeu por ser leve e divertido, mas ao mesmo tempo discutir coisas importantes como a competitividade na Indústria do K-pop e o machismo que também não foge deste ambiente. Tudo se torna mais intenso, por ter sido escrito por alguém que deve ter passado pelas mesmas coisas neste meio, já que a autora Jessica Jung é ex-vocalista do Girls' Generarion. Recomendo para fãs do K-pop e até para aqueles que apenas precisam de uma leitura fluída para sair da ressaca literária.

"Mas medo não alimenta sonhos. Medo só alimenta mais medo. E se eu quiser ser alguém que segue o próprio coração e se arrisca? Alguém que consegue ignorar o julgamento constante e a competitividade dessa indústria? Alguém que não tem medo de ser feliz, de todas as maneiras? (...) Não mereço seguir essa luz e ver no que dá?"

ephemelis 06/07/2022

Agridoce
O enredo era bem melhor do que eu esperava, mas no final ele deu uma balançada e perdeu meia estrela por isso. E perdeu duas estrelas pela construção do romance. Leitura necessária pra quem gosta de kpop e não conhece a indústria. Quero o lançamento de Bright para ontem.

alvestache 06/07/2022

Esperava um pouco mais do livro
Honestamente a narrativa foi um pouco fraca e muitos detalhes me soaram fantasiosos demais, pra mim fez com que perdesse um pouco da magia da realidade. Mas, bem, é uma ficção.
Um ponto negativo que achei foi o fato de não haver um glossário no rodapé ou final do livro. Pelo uso excessivo de expressões coreanas romanizadas, seria essencial ter um guia de consulta da tradução, afinal nem todo mundo conhece as expressões utilizadas, ainda mais que também existem frases completamente em coreano que, para quem não sabe o significado, deixa uma lacuna na leitura.
Foi uma leitura ok, que ajudou a distrair, mas não chegou a me prender.

Sophia.Campos 23/06/2022

Uma luta para brilhar!
Tenho que ser sincera, eu não sabia da existência desse livro até conferir na Amazon algumas promoções que estavam rolando e fiquei muito surpresa ao saber que a Jessica tinha um livro! Ele é tão bonito, tinha jacket e brindes, tudo isso por menos de 15 reais, eu não perdi a oportunidade e comprei.

Comecei essa leitura sem muita expectativa mas muito curiosa, e me surpreendi bastante.
A história é bem clichê, mas aborda temas muito importante de uma forma incrível, isso me conquistou muito. Jessica tem uma escrita doce e marcante!

Dei essa nota por conta de não ter muitas surpresas na leitura, algumas coisas tem furos de informações e outras acontecem rápido de mais, mas o livro ainda é bem fácil de ler e é muito legal!

Como uma pessoa que gosta de kpop e consumo conteúdo da área, esse livro se tornou como uma casa, muitos termos que são do kpop e da cultura coreana aparecem aqui. Se você não conhece kpop, é preciso pesquisar na internet, mas se você gosta, isso deixar tudo mais legal.

Alguns pontos da história são muito parecidos com a real história da Jessica, que, para aqueles que não sabem, fez parte de uns dos mais famosos grupos de kpop: Girls Generation. Esse fato deixa a leitura mais intrigante, pensar que a Jessica pode ter vivido isso ou visto alguém passar por isso.
Saber a realidade que as pessoas passam até chegar a fama dentro dos moldes coreanos é surreal.
Como Kpopper, ler esse livro mudou muito a minha perspectiva sobre a indústria.

Foi muito bom, em certo ponto até meio reflexivo, mas fofo e emocionante ao mesmo tempo, recomendo muito, se você gosta ou não de kpop ?

Maria Heloisa 22/06/2022

Não é pra mim, definitivamente
Comprei esse livro por ter um apego muito grande a Jessica e acompanhar a carreira dela no SNSD e solo também desde 2010, não li com grandes expectativas, sinceramente, então foi uma perda muito grande.
Livro rápido, bem clichê, óbvio, é só quem é kpopper e entende gírias do kpop que vai entender o livro 100%, então minha experiência foi completa com o livro, mas tenho que aceitar que esse tipo de livro não é minha praia, mas isso não vai me impedir de comprar o segundo já que eu amo essa mulher.

readingforhobi 16/06/2022

Sentimentos mistos, mas interessante...
É um livro que definitivamente é destinado aos fãs de kpop de longa data. E isso é perceptível até mesmo pela tradução que não se dá ao trabalho de traduzir ou fazer notas de rodapé de expressões, costumes ou sequer frases inteiras (que estão romanizadas)! Então, a compreensão se torna limitada e o texto menos acessível para o grande público.
Eu, enquanto alguém que: 1- nunca soube da existência da Jessica Jung, apenas da sua irmã (Krystal); 2- só conhece uma música/clipe do Girls Generation (na versão em inglês) e é incapaz de reconhecer o rosto de sequer uma delas; 3- acompanha somente um grupo da 3a geração (há pouquíssimo tempo) e sabe muito pouco sobre a indústria e outros grupos; senti que estava captando somente metade da história.
Embora seja uma história fictícia é nítido que ela está "lavando roupa suja", com muitas indiretas, referências, etc. que te fazem pensar...
Também é verdade que o texto, em grande parte, se assemelha muito ao de uma fanfic (no sentido mais esteriotipado da coisa). Mas, isso melhora um pouco a medida que a história avança e por um breve momento a idealização da indústria (que é bastante!) é contraposta pela dura realidade, o que deixa o desfecho corrido com um gosto meio incerto para mim.
Achei muito difícil simpatizar com os personagens, principalmente porque TODOS eles estão nadando em privilégios e/ou recebem vantagens muito absurdas em algum momento. A protagonista ? ainda que faça "meias-culpas" as vezes ? fala tanto em mérito próprio, mas tudo que ela consegue se deve as vantagens que lhe são dadas de bandeja. Não me senti nem um pouco cativada a torcer por ela. Fora isso, a sua "inocência" chega a ser irritante.
Existem revelações interessantes sobre o kpop, mas acho que somente para leigos, nada é explorado muito profundamente.
Surpreendentemente, é um livro que te prende, flui bem e deixa pontos para a continuação. E, embora tenha sentimentos mistos sobre o final, ele faz sentido para a proposta (só que funcionaria melhor se tivesse mais desenvolvimento até chegar a esse ponto).