Shine

Shine Jessica Jung

Resenhas - Shine

clarinha 27/08/2021

shine
gostei mais do que esperava da leitura. sinceramente, não tinha grandes expectativas pra escrita da jessica jung, mas achei ela bem fluida e fácil de acompanhar. o plot também me prendeu por se tratar de um assunto que eu gosto, então foi outro ponto positivo.
os personagens... então kk. senti raiva de todos eles em algum momento, mas acho que era mesmo a intenção com a maioria. queria mais desenvolvimento da akari - ela apareceu como melhor amiga pra sumir - na situação com a db, mas como tem continuação, acho que a jessica vai trabalhar isso melhor no próximo livro - pelo menos, é o que eu espero.
num geral, achei o livro bom. se você gosta de doramas (a história segue essa linha dos doramas, com cenas clichê e etc) ou se interessa por k-pop, acho que esse livro vai te agradar.

Larissa Faustino 25/04/2023

Foi ok
A personagem principal começou me incomodando um pouco, mas teve seus momentos durante o desenvolvimento do livro.
O personagem masculino, em compensação, comecei adorando, mas depois de um tempo foi deixando de ter brilho. Principalmente quando ele nitidamente não percebia como a indústria em que eles trabalham é machista.
A propósito, essa premissa em alguns momentos pareceu exagerada, mas eu entendo o motivo.
Por incrível que pareça, tem vários personagens secundários que me fariam continuar lendo. Sei que há uma continuação pra esse livro (ainda não lançada no Brasil), mas não pretendo ler no momento.
A personagem antagônica tem certa profundidade e esconde motivos por trás das ações. Motivos esses que só conseguimos ver de forma rasa.
Em um contexto geral, foi um livro muito bom pra curar minha ressaca literária ???

Sara 17/01/2021

A importância e o amor pelo k-pop
Rachel Kim sabe qual seu sonho, e faz o que precisa para alcançá-lo.
Acho ela uma personagens forte e decidida. Coisas absurdas acontecem com ela ao longo da história, coisas que me fariam desistir, mas a Rachel não é do tipo que desiste. Mesmo quando ela pensou nisso, se lembrou de todos os motivos pelos quais ela começou.
O romance talvez tenha sido meio rápido, mas todas as cenas do casal junto me deixavam com um sorriso bobo no rosto.
"Demorei" um pouco pra ler, mas a história é muito bem escrita, a leitura é fluida e prazerosa, depois que você pega o impulso certo não dá vontade de parar.
O grande ponto da história pra mim, foi como a história toda de ser cantora começou. O fato de a Rachel ter nascido nos EUA, mas nunca conseguir se encaixar de verdade porque as pessoas só olhavam sua aparência, depois de um horrível mal entendido na escola, ela foi apresentada ao k-pop, se viu representada pelas cantoras, achou o seu lugar no mundo e teve orgulho de ser quem é.
"Desde criança, a música é meu lugar feliz. O k-pop sempre me ajudou, me mostrou meu lugar no mundo, me deu um motivo para ter orgulho de quem sou, mesmo quando o mundo dizia que não deveria ter. Em todos os momentos, sempre pareceu a coisa certa. Sempre pareceu uma parte de mim."
Eu amei a história e mal posso esperar pela continuação. Ansiosa pra ver a Rachel conquistando o mundo!

Alice 08/06/2021

Quando soube que a Jéssica ia lançar um livro tive que conferir, o espírito de Fifi que surgiu quando ela anunciou tinha que ver o que ela iria escrever, ainda mais sendo ela uma pessoa que passou por todas as etapas da protagonista, então quem melhor que uma ex integrante de um dos maiores grupo de kpop?
Então segue meus dois centavos, primeiro não sou público alvo e isso é óbvio, é uma adolescente tentando sobreviver nessa selva que é a indústria do kpop e isso para mim pode ser até uma chamariz para séries de TV mas para livro narrado em primeira pessoa nem tanto, senti que ela se perdeu um pouco em algumas partes, em escolher os rumos das escolhas da prota, nos muitos cortes abruptos de cenas tensas que rapidamente era esquecida para embarcar e outras coisa e de repente tá de volta a cena, acho que ela visou tanto a TV que acho que isso que ela imaginou ao escrever. Senti que tinha muito enredo para pouco desenvolvimento, tirando um punhado de personagens todos os outros são tão superficialmente citados que eu nem consegui gravar o nome.
Uma coisa que te deixa com a pulga atrás da orelha é que claramente é inspirado na vida dela, da irmã ao nome do grupo que ela vai fazer parte, então a gente fica se perguntando o que mais foi inspirado em eventos reais e dá um pouco de agonia em ver o que muita gente se sujeita nesse mundo. O ritmo é muito bom, é um livro que é rápido de ler, confesso que fiquei um pouco entediada no inicio, por estava muito coisa de meninas malvadas que quase me fez desistir mas depois as coisas deslancham e as coisas fluem.
Acho que vale a leitura e provavelmente vou ler a continuação, quero realmente saber o que vem por aí.

Cris Oliver 04/09/2022

Shine - Jessica jung
Me interessei por esse livro pelo tema.
Jessica já foi uma das integrantes de SNSD, um grupo que revolucionou o K-POP.

Esse livro conta como é ser uma trainee, os bastidores das empresas, rivalidades... Rachel passa por poucas e boas o livro inteiro.

É um livro bem tranquilo, li bem rapidinho. Acredito que a Rachel (protagonista) é uma versão fictícia da própria Jéssica.

O final da a entender que terá continuação (o segundo livro já foi lançado lá fora)

*Spoilers*

"Se alguém tivesse me contado, quando eu tinha onze anos, tudo
que teria que sacrificar para chegar a esse momento, tudo que me
seria roubado, eu acharia que estava descrevendo um K-drama. O
caminho para chegar aqui se revelou mais difícil do que qualquer
coisa que eu poderia ter imaginado, mas cá estou eu.
Apesar de tudo, cheguei à minha estreia.
Penso nas haenyeo: Quando sentimos que não aguentamos
mais, lembramos que já fizemos isso antes e vamos fazer de novo.
Penso em Leah: Seus sonhos são meus sonhos.
Penso em eomma: Você merece sua chance, Rachel. Você se
esforçou tanto.
Quando a cortina se abre, tomo uma decisão. Encarando a
câmera central, dou um grande passo para a frente, deixando as
outras meninas enfileiradas atrás de mim, e paro sob os holofotes
sozinha.
Chegou minha chance de brilhar.
E não vou deixar ninguém me impedir."

Giulia 01/12/2022

O quanto você está disposto a sacrificar pelo seu sonho?
Rachel Kim é uma menina que sonha em se tornar uma idol de k-pop e treina pra isso desde os 11 anos. Agora, depois de 6 anos de treinamento, ela se pergunta se vale mesmo a pena aguentar tanta coisa em função de um sonho que pode ou não vir a se realizar...

A história mostra um pouco do que uma trainee enfrenta em uma indústria machista, xenofóbica, autoritária e hierárquica, em que não importa o quão talentosa você é, pois eles fazem questão de deixar claro que você é descartável se não estiver disposta a abdicar da própria vida e personalidade para satisfazer as vontades e os planos da empresa, que quer idols "perfeitos".

Eu tava muito ansiosa pra ler esse livro, justamente porque foi escrito pela Jessica, ex-SNSD. E realmente ela consegue, de forma leve e bem com vibe de filme teen dos anos 2000, contar os desafios do dia-a-dia de um trainee (ainda que a gente saiba que o que tá no livro não é nem a metade da metade do que eles passam).

Mesmo que tenha uma continuação, ainda senti que ficaram algumas pontas soltas, e a principal delas, para mim, é sobre a Akari, mas não vou falar muito para não dar spoiler. E sobre o romance, achei o casal super sem sal, meu cabelo tem mais química que eles.

Num geral, gostei do livro, é uma leitura interessante, fácil e rápida.

Lara 27/08/2022

Achei muito interessante a história, pois podemos ter uma noção de tudo oq acontece por trás dos bastidores.E tdo oq a prota faz para poder conseguir realizar seu sonho.
A história me prendeu do começo ao fim.

Gramatura Alta 10/12/2020

O que você sacrificaria para realizar seu maior sonho? Para trainees de K-pop, a resposta é: quase tudo. Rachel Kim sonha em ser cantora e se dedica há seis anos ao rigoroso programa de treinamento da DB Entertainment, uma das maiores empresas de entretenimento da Coreia do Sul. As regras são claras: treine vinte e quatro horas por dia. Seja perfeita. Não namore. Ou será expulsa.

Conforme a idade limite para estrear se aproxima, a competição para integrar o novo grupo feminino da DB fica mais acirrada, com algumas trainees dispostas a fazer de tudo para se destacar. Rachel sabe que essa é sua única chance e que não pode falhar. Em meio a dietas, pressão e intrigas, a última coisa que ela esperava era se apaixonar. E menos ainda por Jason Lee — o maior astro da DB, que está em busca de uma parceira de dueto. Charmoso, lindo e talentoso, ele é exatamente o tipo de risco que ela não pode correr, mas ao qual não consegue resistir. Só que no amor e no K-pop, vale tudo, e Rachel vai brigar pelo seu futuro e por sua chance de brilhar.

SHINE, escrito por Jessica Jung, ex-integrante de Girls Generation, traz a vida de Rachel Kim, uma trainee de K-pop que tem vontade de estrear.

Ao começar a leitura, fiquei chocada com a competitividade e a forma com que as trainees são tratadas pelos treinadores. É uma indústria extremamente tóxica, que te cobra por tudo. Isso sem contar a maldade, tanto das trainees que estão ali pelo mesmo motivo que é estrear, quanto pelos empresários.

Fiquei pensando em boa parte da escrita, até que ponto aquilo era ficção, pois, como sabemos, Jessica era parte de um dos grupos mais famosos, o que ela passou pra chegar até onde chegou? Com quantas humilhações e desavenças e tudo mais que ela teve que se calar para chegar onde chegou?

Isso sem contar na pressão das plásticas, do perfeccionismo, da mídia, dos fãs, é algo absurdo, uma coisa que você fala: “ah, já estamos no século XXI“, mas você lendo, percebe que eles tratam isso como normal lá, e nós, o que podemos fazer? É uma indústria muito, muito, muito tóxica, chega a ser inimaginável viver assim.

Rachel, nossa personagem principal, começa a se sentir pressionada após conhecer Jason Lee, vocalista de uma banda de K-pop e queridinho do planeta. Ela reconhece a política de nada de namoros da indústria (que só serve para as garotas, viu!), mas mesmo assim, deseja viver seu romance com Jason.

Apesar de gostar de Jason, Rachel não fica cega de amores, ela tem seu pé no chão e sabe que não pode arriscar os seus 6 anos de trainee por um garoto.

Sinceramente, no início eu gostei bastante do Jason, por ele tem uma espontaneidade só dele, se divertir e gostar de ser um cantor. Até ele ter um comportamento bem machista que quebrou meu coração e me fez acordar pra vida.

Apesar do foco não ser inteiramente no romance deles e, sim, na Rachel, na vida dela, da família dela, dos amigos dela, do futuro dela, Jason foi a motivação de Rachel de arregaçar as manguinhas e ir atrás do que queria.

Aliás, após ter terminado a leitura, pesquisei um pouco sobre o grupo Girls Generation, e existe uma parte do livro onde fãs de Jason, chamam ela de “vadia, feia, vagabunda” apenas por ela estar cantando com ele. A mulher novamente sendo diminuída perante um homem, e gente, o tanto de comentário que vi sobre a própria Jessica ser uma vadia, vagabunda, e etc. por ter saído do grupo, vocês não tem noção. Eu me senti muito mal pelas palavras que li, e só me deu mais motivos para reafirmar o quanto essa indústria é tóxica.

Espero que vocês leiam esse livro, mesmo sendo um romance, entendam a mensagem por trás disso, sobre o quanto as mulheres são reprimidas enquanto os homens podem fazer o que querem.

SHINE é um livro muito bom, muito autêntico e que deveria ser uma leitura aos fãs do estilo musical. Muitas verdades ali foram ditas.

Resenha escrita pela Amanda para o blog.

site: http://gramaturaalta.com.br/2020/12/10/shine-uma-chance-de-brilhar/
wynaraxisto 12/12/2020minha estante
Adorei a resenha! Estou louca pra ler esse livro justamente para conhecer mais a indústria do kpop

Camila 24/06/2021

Satisfez minha curiosidade
Sou consumidora assídua de kpop, então esse livro satisfez minha curiosidade em relação aos bastidores da indústria que julgava conhecer tão bem, mas que ainda me surpreendeu bastante.

Lyh 06/12/2022

Ruim
É uma história bem sem graça, ambientada no mundo dos idols coreanos, e mesmo gostando de k-pop eu achei bem ruim. Tanto a escrita quanto o desenvolvimento da história e principalmente os personagens, são rasos e irritantes.

A tradução também não é muito boa pois tem muitos termos e frases na língua coreana e quem não está familiarizado (não é o meu caso), vai ficar bem perdido. Enfim, descobri que tem continuação e sinceramente não precisava.

Eu li porque a Jessica quem escreveu, só que claramente essa não é a área dela.

Ley 20/02/2021

Vale arriscar tudo para conseguir nossos sonhos??
Antes de iniciar essa leitura, minha impressão era que esse livro seria leve. Shine: Uma Chance de Brilhar não é um livro com conteúdo extremamente pesado, mas me mostrou um outro lado da indústria de K-pop da qual eu não conhecia. O motivo para eu querer me aventurar em um livro fora da minha zona de conforto, foi minha curiosidade em conhecer mais da indústria.

A autora é uma ex integrante de Girls' Generation, um grupo bastante conhecido de K-pop. Como ela já tem muito conhecimento sobre o funcionamento da indústria, li esse livro ainda mais atentamente para perceber as nuances que poderiam ter relações com a realidade sobre o K-pop.

Rachel Kim protagoniza essa história. Ela tem dezessete anos, e treina há seis anos para que seu sonho seja finalmente realizado, que é ser uma estrela de K-pop. Apesar dos brilhos e palcos acerca desse sonho, a realidade é muito mais cruel. Ela passará por desvios, sacrifícios e decisões que poderão lhe custar bastante.

Eu não imaginava que uma jovem poderia se arriscar tanto e ainda haver tantas cobranças. Primeiro, foi um choque me deparar com o lado tóxico que Rachel vivencia. O funcionamento da indústria não é claro, mas temos a visão de Rachel, em primeira pessoa, que nos transmite seus sentimentos e mais profundos sonhos por meio de seu relato.

Nessa história, iremos nos deparar com machismo, devido ao favoritismo da própria indústria, e exigências que para mim são absurdas, mas soam normais nesse meio. A dedicação da personagem é admirável e foi difícil acompanhar alguns trechos. Mas a leitura pode ser inspiradora por vermos a luta diária de Rachel para ir atrás dos seus sonhos.

Além do K-pop, sua vida pessoal e amorosa estão entrelaçadas, nos dando ainda mais visão sobre como elas influenciarão na sua vida. As amizades, assim como rivalidades presentes nesse meio são pontos com bastante ênfase que são de suma importância no desenvolvimento da personagem.

Temos que levar em conta que Rachel é uma jovem, mas que mostra bastante garra no livro. Achei a personagem bem esperta, e senti vontade de quebrar a cara de certos personagens também. Indignação foi um dos meus maiores sentimentos durante a leitura.

A presença de um romance na vida da protagonista deixaram as coisas ainda mais interessantes, mas me deram uma pulga atrás da orelha. Com esse livro, aprendi a desconfiar de tudo e todos ao redor de Rachel. É como ver partes de sua vida se moldando para que enfim tome a forma que Rachel sonha, mas também ver outra parte se descontruindo para que isso se realize. Aqui então temos uma leitura difícil.

A ambientação da história é na Coreia, mas outros lugares também são citados. A ascendência de Rachel foi uma ótima adição no livro. Ela nasceu nos EUA, mas sua família é coreana, por isso sente uma ligação enorme com o país, assim como a cultura, principalmente o K-pop.

Essa ligação reforça como a música pode ser especial para algumas pessoas. A personagem compartilha da mesma característica da autora, que também é estaduniense com ascendência coreana. Rachel cita em vários momentos como é não se sentir encaixada e ter a música para se colocar nos eixos, e menciona o preconceito que sofre pelos seus traços e origens.

Esse é um livro ideal para quem gosta de K-pop. Senti várias emoções durante a leitura, e acredito que quem acompanha grupos, será ainda mais especial. Para quem quer ler por pura curiosidade, como eu fiz, irá encontrar uma variedade de novos termos, lugares, comidas e costumes novos e também já adianto para se preparar para passar raiva.

O livro foi uma inegável surpresa. O que eu imaginava seria um relato rápido e leve, mas recebi bem mais que isso. Ainda não sei como me sinto com algumas partes, embora os acontecimentos que levaram ao desfecho foram sem dúvidas surpreendentes.

Na edição há uma sobrecapa, portanto temos duas artes de capa para o livro. Com ele, também vieram alguns cards com as artes, e foto da autora, que são ótimos para servir de lembrança da história, além de serem bem fofos.

A história foi de previsível à cheia de revelações e isso me levou a considerar um segundo volume. Shine: Uma Chance de Brilhar, que tem uma escrita viciante, deixa todas as pontas soltas possíveis para uma continuação, que já é confirmada para 2021, assim como uma adaptação.

site: https://www.imersaoliteraria.com.br/2020/12/resenha-shine-uma-chance-de-brilhar.html

Fabiana Costa 25/11/2020

Autobiografia???
Será que esse livro foi um pouco de desabafo da autora e cantora Jessica Jung
(ex membro do grupo Girls Generation)?!

Acho que a Jessica colocou na personagem Rachel muitas de suas vivencias e características (como ser descendente de coreano mas nasceu nos EUA, começou a ser trainee aos 11 anos, ter uma irmã mais nova que também quer uma Idol) e acredito que muitas coisas que aconteceram com a Rachel tbm aconteceram com a Jessica em seu tempo de trainee.
Gostei do livro, principalmente do último capítulo onde a gente ver o quanto a Rachel amadureceu e o quanto ela se tornou forte.
Recomendo para todos que buscam uma leitura leve e divertida.
E para quem não leio os agradecimentos a autora Jessica Jung nos dar um pequeno spoiler do que está por vim: ?quero agradecer a fulano e sicrano pelo trabalho árduo para transformar esse meu bebê e uma uma história que, com sorte, vai chegar às telas em breve!?
Será que dona Netflix comprou os direitos autorais? Será um filme? Ou um k-drama?

lilabardy 28/02/2021

é okay
só comprei esse livro porque é da jessica e ela era a minha bias quando eu gostava de kpop, mas sei lá achei esse livro meia boca.

achei importante como ela tratou sobre a indústria do kpop e deixou esclarecido como as coisas realmente são, achei até um pouco pesado, mas essa é a realidade, né? mas a história é meio bosta, o final pior ainda, deixou DEMAIS a desejar.

o romance também não me agradou, achei meio forçado ? sei lá a história ficaria melhor sem o romance. e os personagens são todos MUITO chatos, não tem desenvolvimento NENHUM, é a mesma coisa do começo ao fim.

acontece mil e uma coisas ao mesmo tempo no livro que nem dá pra acompanhar, e aí não tem desenvolvimento pra nenhuma delas. MUITAS coisas ficaram em aberto.

e por último eu ODIEI o que fizeram com a akari, puta merda ela era a MELHOR AMIGA da rachel e simplesmente cagaram pra ela?????????? que final mais MERDA sério, só li pela jessica.

mas tem algo que posso dizer que gostei: a jessica agradecendo a krystal nos agradecimentos me deixou < 3333 eu era a maior stan das irmãs jung, deixou meu coração quentinho. mas só isso mesmo, de resto não gostei :D