Shine

Shine Jessica Jung

Resenhas - Shine

Branca de neve 07/03/2023

Shine conta a história de Rachel Kim uma garota norte-americana que se tornou um trainee de K-pop e depois de 6 anos quando está perto de debutar muitos desafios aparecem. Achei interessante.

Ana 22/11/2020

Me surpreendi
Vou ser sincera que eu só comprei o livro pois gosto muito da Jessica e a sua irmã Krystal, a sinopse do livro não chamou tanto minha atenção e talvez por isso minhas expectativas estivessem um pouco baixas, fora o fato que não lembro qual o último livro voltado para o público teen eu li.
Mas indo ao que interessa, eu gostei e me surpreendi com o livro, gostei da escrita da Jessica e até me surpreendi um pouco com o plot, eu gostei muito que a Rachel é uma garota mais “pra frente” do que eu esperava, e como uma Boa ouvinte de kpop e expectadora dos dramas coreanos, eu criei diversas teorias sobre a personalidade de alguns personagens e sobre algumas situações. Eu recomendo! Principalmente para quem já é conhecedor desse mundo coreano

lilabardy 28/02/2021

é okay
só comprei esse livro porque é da jessica e ela era a minha bias quando eu gostava de kpop, mas sei lá achei esse livro meia boca.

achei importante como ela tratou sobre a indústria do kpop e deixou esclarecido como as coisas realmente são, achei até um pouco pesado, mas essa é a realidade, né? mas a história é meio bosta, o final pior ainda, deixou DEMAIS a desejar.

o romance também não me agradou, achei meio forçado ? sei lá a história ficaria melhor sem o romance. e os personagens são todos MUITO chatos, não tem desenvolvimento NENHUM, é a mesma coisa do começo ao fim.

acontece mil e uma coisas ao mesmo tempo no livro que nem dá pra acompanhar, e aí não tem desenvolvimento pra nenhuma delas. MUITAS coisas ficaram em aberto.

e por último eu ODIEI o que fizeram com a akari, puta merda ela era a MELHOR AMIGA da rachel e simplesmente cagaram pra ela?????????? que final mais MERDA sério, só li pela jessica.

mas tem algo que posso dizer que gostei: a jessica agradecendo a krystal nos agradecimentos me deixou < 3333 eu era a maior stan das irmãs jung, deixou meu coração quentinho. mas só isso mesmo, de resto não gostei :D

Heloisa469 22/11/2022

No amor e no Kpop vale tudo!
Olha eu realmente gostei da história, eu tenho muito interesse por kpop e ver o lado não tão bonito desse mundo que sempre gosta de mostrar a perfeição e tenta transformar pessoas em máquinas de dança, rap ou canto, me fez sentir que devemos repensar sobre como demonstramos nossa admiração pelos idols de kpop, e nunca esquecer o humanidade deles, que eles vão errar, vão se apaixonar, crescer e buscar seus próprios objetivos, vão se cansar e não irão ser perfeitas bonecas de bibelô para ficar a mostra para nós.
O final é completamente aberto eu espero que tenha alguma continuação pq se não vou ficar chateada!

Fabiana Costa 25/11/2020

Autobiografia???
Será que esse livro foi um pouco de desabafo da autora e cantora Jessica Jung
(ex membro do grupo Girls Generation)?!

Acho que a Jessica colocou na personagem Rachel muitas de suas vivencias e características (como ser descendente de coreano mas nasceu nos EUA, começou a ser trainee aos 11 anos, ter uma irmã mais nova que também quer uma Idol) e acredito que muitas coisas que aconteceram com a Rachel tbm aconteceram com a Jessica em seu tempo de trainee.
Gostei do livro, principalmente do último capítulo onde a gente ver o quanto a Rachel amadureceu e o quanto ela se tornou forte.
Recomendo para todos que buscam uma leitura leve e divertida.
E para quem não leio os agradecimentos a autora Jessica Jung nos dar um pequeno spoiler do que está por vim: ?quero agradecer a fulano e sicrano pelo trabalho árduo para transformar esse meu bebê e uma uma história que, com sorte, vai chegar às telas em breve!?
Será que dona Netflix comprou os direitos autorais? Será um filme? Ou um k-drama?

jjumping 12/03/2023

3 estrelas não é nota ruim!!
O livro é bem fácil e levinho de ler, e acho que pra uma primeira história pra alguém que não tem experiência em escrever livros a Jessica fez muito bem.
O livro mostra as dificuldades de ser trainee em um mundo tão competitivo como o do kpop e, além disso, as próprias dificuldades que a protagonista enfrente na vida pessoal também. Apesar de ser ficção, é bem óbvio que tudo que acontece na história com relação à isso é baseado nas experiências da Jessica então isso pra mim já agregou bastante ao livro.
Fora isso, acho que o que acabou não funcionando pra mim foi o fato da história ser clichê demais. O romance dela com o Jason foi beeeem fraquinho e eu admito que passei a maior parte do livro esperando que não durasse muito (desculpa, rachel), mas também admito que a relação deles foi muito boa pro desenvolvimento da personagem.
Recomendo pra alguém que quer ler algo mais leve, porém sem muitas expectativas.

Ye-ji 11/10/2022minha estante
sua resenha ficou muito boa!!! até me deu vontade de comprar para ler, eu realmente acho que vou fazer isso!

Deni 03/08/2023

You can call me idol
Gostei muito desse livro porque ele aborda vários aspectos que eu não tinha muita noção antes, como a pressão estética massacrante em cima das trainees do k-pop e toda essa cultura sul coreana conservadora no tratamento diferente entre meninas e meninos, o machismo é gritante e foi bom ver o Jason percebendo isso ao longo do livro, já que ele é tão privilegiado que nem notava antes da Rachel brigar com ele. Senti algumas pontas soltas no final, mas depois descobri que vai ter uma continuação, então espero que ela termine de costurar no próximo livro. Recomendo muito essa leitura.
Lydiarq 03/08/2023minha estante
Boa resenha, me deixou curiosa pela leitura!?

Fernanda301 22/01/2023

SHINE-UMA CHANCE DE BRILHAR
esse livro foi realmente um amor pra mim! Oque trata sobre esse livro era realmente uma curiosidade minha! E na minha opinião a Jessica Jung(autora do livro) não mostrou apenas as coisas bonitas, fofas e legais do k-pop, ela mostrou que tudo tem o por trás das câmeras, por ser o primeiro livro da jessica eu realmente gostei da escrita! Eu realmente amei esse livro e é muito fofo!!??

Danverschasee 29/07/2021

Me tirou de uma ressaca literária infernal na qual estava desde 2020! Me surpreendeu positivamente, e abriu meus olhos para muitas das ilusões presentes no mundo do kpop. Me tornei muito interessada no universo coreano e suas qualificações, e espero por uma continuação. Annyeonghaseyo, Rachel!

Feh 21/04/2021

Antes de começar, eu preciso reconhecer que eu não entendo nada sobre o mundo do Kpop, as coisas que eu sei são muito superficiais, mas mesmo assim, eu estava obcecada pelas meninas do Blackpink depois de ver o documentário delas na Netflix, e queria saber mais sobre o universo da música na Coréia, eu pesquisei e encontrei algumas coisas bem loucas, mas muito interessante também.

E quando eu soube que esse livro era escrito por uma ex integrante de um grupo muito famoso no país, eu quis ler para entender um pouco melhor como funciona todo esse universo e eu achei tão, mas tão curioso que eu mal posso esperar pelas continuações.

A protagonista é coreana, entretanto morou muitos anos nos EUA, até que ela pediu aos seus pais para que eles voltassem para seu pais de origem para ela entrar em uma dessas empresas e se tornar uma Idol — uma palavra muito utilizada por quem é famoso na Coréia, seus pais se mudam novamente e ela entra para uma das empresas mais famosas do país. Só que ela ainda precisa estudar, essa foi a condição que sua mãe a deu. E isso, pelo que eu entendi, é bem raro, os jovens têm que se dedicar cem por cento na arte.

Eu adorei o livro, achei tudo tão explicadinho, a Jessica escreveu de uma forma que até os mais leigos podem entender como funciona esse mundo, as rotinas exaustivas, os treinamentos cansativos. Achei maravilhoso.

A protagonista é muito talentosa e seu sonho realmente é se tornar uma idol e ela vai até o fim com isso. Gostei de sua garra. Mesmo ela sendo irritante às vezes, é bem compreensível porque além de tudo, ela é uma adolescente que está lutando por seus sonhos. Seus medos, sua ansiedade foram tão reais que foi fácil me identificar com ela. E no final, eu acabei amando sua personalidade.
Eu também adorei a sua família. Seus pais são incríveis, mesmo que eu não sentisse muito apego por sua mãe, eu a entendi em vários pontos, ela queria o melhor para a sua filha e tinha medo que ela não alcançasse o que desejava.

Sua irmã mais nova eu achei um pouco mimada e chatinha, mas novamente é compreensível porque ela abandonou tudo no país que morava para seguir o sonho da mocinha. Gostei que Jessica coloca prós e contras em todos os personagens, eles fazem coisas que você não concorda, mas é explicável, há toda uma resposta por trás. Gostei das nuances que ela trouxe para eles.

O mocinho é um fofo, sério, ele ganhou meu coração todinho, pensa num garoto apaixonante. É ele.
O livro foca bastante no romance, principalmente porque os dois não podem ficar juntos, já que é proibido os traines se envolverem, e menos ainda quem já é Idol — como o caso do mocinho —, novamente, os jovens têm que focar nos seus sucessos. Uma história onde o casal não pode ficar junto mexe comigo de uma maneira que eu nem sei explicar.

Entretanto, além de toda a história do romance e familiar também tem outras questões abordadas, como o machismo, tem uma cena bem explicita sobre isso, que é um questionamento que a protagonista traz. Tem a questão de como essas empresas se aproveitam de adolescentes e de pessoas que têm um sonho. E isso, pelo que eu posso ver, não é algo restrito apenas a Coréia, conheço essa história há anos, principalmente porque eu sou fã de uma banda que sofreu nas mãos de uma certa empresa. Uma banda ocidental.

Também tem a questão da rivalidade feminina, como elas não são amigas, todas querem conseguir estar no topo, então elas atropelam quem estiver à sua frente. Mas também tem a amizade feminina, e nesse ponto, eu falo das amigas da escola da protagonista. Perfeitas como elas se defendiam e se ajudavam.

Tem uma vilazinha que não é bem uma vilã, porque novamente a autora soube trabalhar nela muito bem. E eu comecei a odiando e terminei, entendendo-a.

Fiquei muito apaixonada por essa história, sai um pouco da minha zona de conforto e me aventurei em um romance que se passa em um país que eu não sei quase nada, mas que me deixou com vontade de aprender mais e de mergulhar em sua cultura. Recomendo demais.

Giovanna 11/11/2022

Achei o livro interessante, porém não sei se gostei muito do final, por não ter atingindo as minhas espectativas, mas o romance entre a Rachel e o Jason é algo bem interessante, porém esperava um pouco mais deles, pelo fato de ter começado um pouco mais intenso esse relacionamento entre eles. Adorei o fato da Rachel não ter desistido do sonho dela de virar uma Idol de k pop,mesmo como todos os problemas que ocorrerão durante o livro, ela continuou seguindo o grande sonho dela de ser uma Idol de k pop.

Flávia 01/10/2022

Shine
O livro foi uma inegável surpresa. O que eu imaginava seria um relato rápido e leve, mas recebi bem mais que isso. Ainda não sei como me sinto com algumas partes, embora os acontecimentos que levaram ao desfecho foram sem dúvidas surpreendentes.

Joao.Dias 24/01/2021

O Shine não é tão Shine assim.
Comecei a ouvir a música pop coreana em meados de 2005 quando um amigo de bairro que também frequentava a mesma igreja protestante do que eu me fez ouvir durante uma viagem pelo interior do Estado. Foi pelo Discman. Era uma coletânea feita por ele de músicas baixadas pelo antigo eMule. Entre sequencias de faixas como Avril Lavigne, Belinda, Green Day ouvi uma linda voz numa língua que naquele momento me parecia estranha, mas o som me causou emoção. E foi assim que eu conheci a garota prodígio sensação da Coreia do Sul chamada BoA.
Obvio, que esse primeiro contato foi o ponta pé para eu começar a sentir curiosidade sobre esse país. O tempo foi passando e me vi apegado no grupo de garotos chamados SHINee que abusava de um visual imaginário futurista e um single contraditório chamado "Lucifer". Até que o meu coração recebeu um golpe quando saiu o segundo álbum do Girls' Generation cantando "Genie". O poderoso vocal da Taeyeon rouba a cena totalmente. E assim, Jessica Jung embala o meu coração por meio de música a pós música. Principalmente na era "The Boys" faixa produzida pelo gênio Teddy Riley muito conhecido por trabalhar com Michael Jackson. Aliás, além de ser o produtor também é dele a composição dessa música. Jessica saiu do grupo em 2014 em pleno auge. Naquele momento o Girls' Generation era o grupo feminino mais popular de toda a Ásia.
Pois bem, é meio que impossível ler esse livro sem imaginar que as situações vivenciadas pela personagem Rachel criada por ela, sejam também experiências da própria artista. É triste imaginar o quanto é grande a competividade das trainee para conseguir chamar atenção das agencias. Como o machismo impera nessa indústria. Às vezes, senti quase que indiretamente - a história fictícia também seja um livro denúncia. Ou talvez, pelo fato da idade que eu tenho agora não ligue pelo romance existente entre Jason e Rachel e sua maior inimiga Mina. Por fim, sinto que agora a onda coreana não tenha o mesmo glamour e o brilho de quando tinha 14 anos. E no mundo que a gente vive, acredito que os lados negativos ocorram em qualquer indústria de entretenimento seja no Brasil, Hollywood ou em qualquer lugar. Apesar disso, continuo e continuarei ouvindo as excelentes produções desse país.

raphael netto 21/12/2020

Resenha - A estante dos Gêmeos
Rachel Kim é uma garota de dezessete anos e seu maior sonho é se tornar uma estrela de k-pop. Para isso, sua família se muda de Nova York para a Coreia do Sul para que ela comece seu treinamento na DB, a maior agência de k-pop do país. Ela treina dede os 11 anos de idade e seu sonho nunca parece estar perto de realizar. Até que ela consegue uma grande oportunidade de cantar em um dueto com o artista mais famoso da empresa, Jason Lee. Mas ela não imaginaria que se apaixonaria por ele, o que vai contra as regras da empresa sobre namoro: os treinees não podem namorar ou estão fora. Rachel percebe então que sua jornada para o sucesso não será nada fácil.

Preciso começar dizendo que o livro não é autobiográfico. Mas Jessica já disse que se inspirou em alguns momentos que viveu e é possível notar alguns deles, como a nacionalidade da personagem, a irmã... um grupo com nove integrantes... E essa inspiração é importante para que o leitor conheça uma outra visão sobre a indústria do k-pop: os bastidores da indústria musical.

O livro comprova algumas coisas para quem acompanha o k-pop mais a fundo: como as regras que os idols precisam seguir, o machismo, a competitividade entre eles, etc. E é interessante perceber como isso afeta e muda os personagens ao longo da historia, já que eles são apenas adolescentes. E eu gostei da construção dos personagens, são personagens com camadas, e bem exploradas. Percebemos o que o k-pop significa para Rachel e entramos em outra questão abordada no livro: identidade. Ela é coreana-americana e por isso sofre preconceito tanto nos EUA quanto na Coreia, não se sentindo completa e não-pertencente. Achei bem bom e importante de ser abordado em um livro YA. E tem um romance clichê bem fofo, bem gostosinho, típico do k-pop! E bem shippavel!!!

Mina e Jason também são personagens interessantes e às vezes complexos. Ambos têm um background bem desenvolvido e suas motivações são mostradas ao leitor. Sobre a escrita, achei bem fluida, às vezes não conseguia parar de ler! E achei super interessante que algumas palavras em coreano não foram traduzidas, trazendo o leitor mais para perto daquela realidade ali retratada.

Gostei muito do romance de estreia da Jessica e mal posso esperar por Bright!