Meu corpo minha casa

Meu corpo minha casa Rupi Kaur

Resenhas - Meu corpo minha casa

CecAlia.olivc 24/03/2021

como sempre, rupi entregando tudo
minha meta de vida é ler tudo que ela publica, se trouxer um guardanapo com textos dela vou emoldurar, uma inspiração demaaiss

Loch 25/01/2021

Este livro está me fazendo repensar mais sobre maneira que cuido de mim mesma e do valor que não dou para pequenas coisas que merecem uma importância muito maior.
Ele me decepcionou um pouco mas ele ainda é maravilhoso
Eva 25/01/2021minha estante
Quero muito ler esse livro!

Ayla 25/01/2021minha estante
Alguém,me ajuda por favor?como faço para ler?

bibi 16/01/2022

Meu corpo minha casa
Eu amo os livros de poemas, principalmente os da Amanda Lovelace e da Rupi Kaur.
Esse livro, assim como os outros, é perfeito.
Fico triste no começo, mas depois vejo o valor de ser mulher.

"como eu sou capaz
de ser tão cruel comigo
mesmo sabendo que faço o melhor que posso
-seja gentil"
Dragarians Geek 16/01/2022minha estante
Muito top

Dry 14/02/2024

Eu não sou minhas fases ruins eu não sou o que me aconteceu
Terceiro livro que eu leio da Rupi, por mais que sejam poesias, todos se assemelham muito em seus temas. É indiscutível que ela lida muito com os próprios traumas em sua escrita, sempre falando de temas importantes como; xenofobia, violência doméstica e sexual, amor próprio, rivalidade feminina entre outros, mas confesso que em todos os livros que leio dela, é como se esperasse mais. O ponto alto foi a parte sobre os esforços do pai, bem comovente e doloroso, mas em outros, parece tão vazia a poesia, só palavras por palavras.

Luå 06/01/2024

Poesia e outros amores
"[...] meu fundo do poço era tão fundo que eu pensei que lá era o inferno. eu já brinquei e já dormi e já dancei com demônios mais poderosos do que você."

"eu me tornei confiante
quando decidi que me divertir
era muito mais importante
que meu medo de passar vergonha

- dançando em público".

Rupi Kaur é poeta, artista e performer, com apenas vinte e um anos ela escreveu, ilustrou e publicou de maneira independente seu primeiro livro de poesia: Outros Jeitos de Usar a Boca, e logo depois veio O Que o Sol Faz Com as Flores. Em sua terceira coletânea, percebe-se que a jovem escritora desenterrou o seu passado e o transformou em poesia para quem quisesse ler, entrelaçando também o presente e o futuro.

A princípio, eu pensei que Meu Corpo Minha Casa era um livro de autoajuda. Ganhei esse livro de presente e lembro de ter me sentido até ofendida, pensando: "Humm, esse cara acha que eu preciso ler autoajuda?" mas, felizmente, me enganei. Nada contra livros desse tipo, mas eu não gosto muito, é questão de gosto, nesse caso, assim como há vários leitores que não gostam de poesia.

O que é ser poeta? Na minha opinião, Rupi Kaur é uma poetisa extremamente talentosa, é notável a sua paixão pela escrita. Rupi escreve poesias com ardor e aborda alguns temas pesados, como estupro, depressão e ansiedade. Seus versos são profundos e, ao mesmo tempo, leves e delicados. Me encontro perdidamente apaixonada por todos os seus poemas.

Em suma, Meu Corpo Minha Casa é um lindo livro de poesias, que contém poemas que falam sobre amor, perda, trauma, cura, feminilidade, amor-próprio e imigração. Além disso, esse livro é como se fosse uma ferida aberta e a autora, por meio dos seus versos, vai remendando seu coração e sua alma, buscando uma cura tanto interna quanto externa; e é quando a gente percebe que passamos a maior parte da vida procurando por algo inexistente, por prazeres efêmeros e nos deixando de lado:

"mergulho na nascente do meu corpo
e chego a outro mundo
eu tenho tudo
de que preciso aqui dentro
não há motivo para procurar
em outro lugar

- casa".

Deixarei aqui algumas das minhas poesias favoritas:

"em um mundo que pensa
que meu corpo não me pertence
dar prazer a mim mesma é um ato
de amor-próprio
quando me sinto desconectada
eu me conecto com meu cerne
um toque por vez
eu retorno a mim mesma
na hora do orgasmo".

"eu não vou fingir
que sou menos inteligente
para que um homem fique
mais à vontade ao meu lado
a pessoa que eu mereço
vai ver o meu talento
e vai enaltecê-lo".

"o que não falta na büceta é coragem
que jamais nos esqueçamos
quanta dor
ela aguenta
quanto prazer ela gera
para si mesma e para os outros
não se esqueça
de como ela te cuspiu
sem pensar duas vezes
e agora olha você aí
usando a palavra "büceta"
como se fosse ofensa
sendo que você não tem
metade da força dela".

Tábata 25/01/2022

Não sei oq dizer
Esse livro de certo modo me deixou inquieta e tanto sentimento e emoção nas palavras, quase chorei ao ler esses lindos poemas da Rupi kaur.

Luhran 15/01/2021

É me amando que vou sair da escuridão
Nota: este livro contém descrição de abuso, abordagem sobre depressão e palavras consideradas ofensivas para homens machistas.

Quando as diversas turbulências de sua vida, fazem com que um rompimento enorme entre corpo e mente aconteça, é necessário redescobrir a melhor versão de si mesmo diversas e diversas vezes. Até que antes os separados, possam andar unidos numa só frequência.

Em meu corpo minha casa, Rupi Kaur explora a poesia narrando sua queda no grande e profundo caos que é a depressão, a perca de sua própria essência, a cobrança por produzir, o feminismo e muito mais.

Mas diferentemente de seus livros anteriores, a divisão da terceira obra da autora em: mente, coração, repouso e despertar, não fazem muito sentido. Já que os temas praticamente estão embaralhados em todas as partes, sem ter um foco principal cada uma delas.

Assim como em Outros jeitos de usar a boca e O que o sol faz com as flores, Rupi Kaur conseguiu me tocar profundamente quando com maestria e sentimentalismo sincero, escreveu sobre a ansiedade por produtividade. Os malefícios da cobrança por fazer algo novo ou por produzir constantemente, quando no fim das contas, está tudo bem estar onde já está.

Não é sobre perder seu espaço, é sobre já ter conquistado em outro tempo.

Como todo bom livro de poesia, preciso dizer que só será possível sentir e abraçar a escrita dolorida da autora, lendo a mesma.

Meu corpo minha casa é uma coletânea de poesias que ressaltam a importância do amor próprio, a busca por saúde psicológica, o reencontro consigo mesmo e nos presenteia com uma passagem somente de ida, para uma conexão entre corpo e mente.

Bianca Queiroz 13/04/2021

Tudo para todos! ?????
Não esperava nada menos vindo dessa autora. O livro é muito bom, cheio de ensinamentos e frases que te levam a pensar e refletir sobre a sua vida e sobre a sociedade.
Mais um livro dela que se torna o meu favorito!!!!
Recomendo demais! ?

zøe 28/01/2024

MEU CORPO MINHA CASA
Neste mundo me calaram com um tapa mais vezes do que
me deram um abraço. você nunca viu o que eu vi. meu
fundo do poço era tão fundo que eu pensei que lá
era o inferno. passei uma década tentando sair. fiquei
com bolhas nas mãos. meus pés incharam. minha
mente dizia eu não aguento mais. eu falava para ela
dá um jeito. a gente veio pra ser feliz. e vamos sentir
tudo o que temos direito

Bruna 17/08/2021

Me decepcionou
Me tornei muito fã dessa autora nos dois primeiros livros que li, fui arrebatada. Este, porém, me pareceu obrigação editorial. Não me instigou, não me emocionou, nenhuma poesia me impactou. Tudo muito raso, parecia às vezes que eu estava lendo legendas de coach de Instagram, perdão, mas foi o que senti. Uma pena.

Liv 08/10/2021

"Meu corpo minha casa"
Eu gosto muito do trabalho da Rupi, já li outros livros dela, mas sem dúvidas esse foi o meu preferido, eu gosto da maneira que ela coloca tanto sentimentos nas poesias, você tem uma imersão tão intensa naquelas palavras, é muito impactante.
Neste livro ela consegue trazer muitas questões importantes, eu curto muito a ideia de críticas misturadas a sentimento, faz tudo parecer tão puro.

*Vou deixar as poesias que mais gostei aqui :)

"Depois de tanto tempo separados
minha mente e meu corpo enfim
voltaram a se encontrar
-meu corpo minha casa"

"Minha mente
meu corpo
e eu
moramos no mesmo lugar
mas às vezes parece
que somos três pessoas diferentes
-desconexão"

"Não a nada de errado com você
isso é crescimento
isso é transformação
decidir se proteger
se perder na multidão
tentar se resolver
sentir que alguém te usou
e não teve consideração
isso faz parte da vida
-jornada"

"Como eu sou capaz
de ser tão cruel comigo
mesmo sabendo que eu faço o melhor que posso
-seja gentil"

"Acho difícil separar
as relações abusivas
das saudáveis
não sei qual é a diferença
entre amor e violência
-parece tudo a mesma coisa"

"Deixo que a produtividade
seja a medida da minha autoestima
mas mesmo que
eu me esforce ao máximo
continuo sentindo que não sou o bastante
-produtividade e culpa"

"Nós destruímos
nosso único lar
por conveniência e lucro
mas nada disso será útil
quando a terra
ficar sem ar"

"Porque vivem
num mundo racista
pessoas que não são negras
crescem com preconceito
ensinam a todos nós
que o mais claro é certo
-ruína"

"Ninguém neste mundo
vive em negação tão profunda
como o homem branco
que mesmo tendo tantas
provas diante de si
ainda acha que o racismo e o machismo
e toda dor do mundo não existem"

"Viva com o orgulho que você merece viver
e se oponha a essas regras de merda que
tentam impor a aparência da mulher"

"Ele diz você tem opiniões fortes
como se fosse uma afronta
ter idéias tão grandiosas
que ele chega a gaguejar
-nunca se cale"

"Você é um espírito. um mundo. um portal. uma alma.
você nunca está só. você é órgãos e sangue
e carne e músculo.
uma colônia de milagres entrelaçados."
Taiysun 08/10/2021minha estante
Os livros dela são perfeitos

Elida Kassia 13/01/2021

Li os outros dois livros de Rupi Kauê e amei, com essa obra não foi diferente.

Particularmente, o que mais me chamou atenção nesse livro foram os poemas onde a autora questiona o modo de vida capitalista, competitivo e automático, que nos faz esquecer de viver a vida com as pessoas que amamos.

Já quero ler o próximo! ??

v!v!an 10/03/2021

definitivamente o melhor livro da rupi kaur até agora. outros jeitos de usar a boca e o que o sol faz com as flores são sim muito bons, mas esse conseguiu superá-los com os poemas fortes sobre os mais diversos assuntos.
ansiosa para um outro livro!
nicole 04/08/2021minha estante
só me deixa com mais vontade de ler ????

v!v!an 04/08/2021minha estante
amg leia!!!! é tudo de bom

nicole 04/08/2021minha estante
mulher eu vou começar 700 páginas de corte de chamas prateadas, depois disso eu leio kaksksks !!!

Bruu 28/10/2021

?eu sou completa justamente por ser imperfeita? ?
?RUPI KAUR É PERFEITA, NUNCA ERROU (e se errou eu passo pano)

Sério, que mulher incrível, que livro incrível. Eu li os três livros dela de uma vez só e não me arrependo nem por um segundo.

?Meu corpo minha casa? é um livro de poemas incrível, rápido de ler e que possui poemas lindos demais!

É impressionante a forma como a autora expressa os próprios sentimentos, traumas e como ela consegue passar mensagens lindas ao mesmo tempo.

É um daqueles livros que eu muito provavelmente relerei no futuro de tão perfeito. *confort book*

É isso gente, leiam não só esse, mas todos os livros dessa perfeição de mulher :
?? Outros jeitos de usar a boca
? O que o sol faz com as flores
? Meu corpo minha casa

?? Atenção: cuidado com os possíveis gatilhos, pesquisem antes de ler!!
ellen s 29/10/2021minha estante
bru você arrasa na resenha e em tudo que faz??

Bruu 29/10/2021minha estante
AAAAA ELLEN EU TE AMO?????

ellen s 30/10/2021minha estante
TE AMO DMSSS???

Bruu 31/10/2021minha estante
??????????

Keite 02/03/2021

há um diálogo que acontece dentro de você ouça com muito cuidado o que seu universo interno está tentando dizer.

Ela nunca decepciona. São poesias fortes. Que mexem com a gente.