A Noiva da Caveira & Outras Histórias Antigas

A Noiva da Caveira & Outras Histórias Antigas Elphinstone Dayrell...

Resenhas - A Noiva da Caveira e outras histórias antigas

Gabryely2 14/04/2021

Que livro incrível
Um livro com contos e seres mágicos que fazem parte da cultura de muitos países e que com crtz já ficamos fascinados enquanto ouvíamos.
Um livro rápido,fluído e mágico de se ler, totalmente recomendado.

TRECHO - "Quando se sugeriu à imaginação das pessoas, as montanhas, a terra e a água com seres sobrenaturais, não poderia demorar para que também fossem dados habitantes ao espaço ilimitado acima de nossa cabeça. Nas inúmeras estrelas, nas figuras extraordinárias sempre ligadas às nuvens e à névoa, nas bolas de fogo e na incrível aurora boreal, no trovão ressoante e no vento uivando pelos vales estreitos das montanhas, os não instruídos poderiam ver e ouvir com facilidade a passagem dos deuses, o curso selvagem de Aasgaardreia, o percurso das esposas de Trolls e, assim, atrair presságio de tristezas iminentes."

Priscila 11/04/2021

Razoável
Uma coletânea de histórias regionais de vários países, algumas bem estranhas (talvez faça sentido para um nativo), outras bacaninhas.

Mariii 11/04/2021

Gostei muito
Trata se de uma coletânea de contos de vários lugares do mundo. Achei os contos muito interessantes e bem desenvolvidos, confesso que fiquei surpresa do conto brasileiro ter sido o mais complexo de ler mas OK... No fim do livro ainda temos um bônus que seria descrições de personagens de lendas q vemos bastante hoje em dia em filmes ou sagas de livros e como nasceu essa crença. O livro se encontra gratuito no app do Kindle na amazon. A leitura é rápida e fluida, recomendo muito.

Mariii 11/04/2021

Gostei muito

@Matcholo 09/04/2021

Livro de leitura rápida, tem contos antigos de diferentes épocas e nacionalidades, interessante para entender melhor o folclore de outros países e até do nosso (porque um dos contos é uma lenda indígena brasileira). Com destaque para o conto da Babá Tava e Vasilissa, a Bela, o melhor na minha opinião. O livro também traz no fim ema espécie de enciclopédia resumida da mitologia nórdica, onde explica sobre origens e características de anões, elfos, trolls, entre outros.

Andressa Popim 08/04/2021

Contos variados
O livro trás 7 contos e mais um extra que fala sobre diversas criaturas mágicas e míticas.
Meu cinto favorito foi "A Amizade dos Anões" é uma história bem bonita, cheia de magia e encantos.
A leitura é fácil e gostosinha, super indico pra quem curte fantasias.

Estela 07/04/2021

Autor fez o livro sob pesquisa, leitura agradável, recomendo
Gostei muito do livro, o autor muda a forma de contar a história de acordo com a origem de cada uma delas. O que é muito interessante e mostra que houve realmente uma grande pesquisa para se fazer cada um dos textos, começando pela forma de se contar a história e passando pela descrição de vestimentas, dialetos, jargões e inclusive o cuidado de não traduzir determinadas palavras para não serem confundidas com palavras ou traduções semelhantes (tudo sempre sendo observado).

Nem todas as histórias me agradaram, mas o grande trunfo, pra mim, foi o capítulo final. O e-book está disponível gratuitamente no aplicativo do Kindle (pelo menos até está data de vos falo RS).

Paula.Mello 03/04/2021

A noiva da Caveira
São contos de diversas partes do mundo, sobre histórias que foram readaptaras e romantizadas, porém contadas por outra vertente, a real vertente dos contos ?de fadas ?, alguns com finais felizes, outros sóbrios..:

@Mihleituras 02/04/2021

É um livro de contos de vários países e de épocas diferentes. Gostei muito que cada conto tem um ensinamento.

Lia 01/04/2021

Os contos...
Sou suspeita pra falar de contos, gosto demais, ainda mais quando parecem contos de fadas.
Os contos são um mais fofo e cativante que o outro, não tem defeito.
A parte extra é interessante pois trás a visão de vários países sobre personagens comuns nos livros e contos de fantasias mas é um pouco cansativo.
A editora é impecável como sempre, preciso nem falar né?!

juvenustre 29/03/2021

Contos diversos...
Como uma pessoa apaixonada por lendas antigas, me encantei com estes contos. Apesar de não terem muito protagonismo feminino forte (o que era comum na época), conseguiram me cativar.

Admito não ter lido o último, pois era muito grande e achei chato kkkkk

Mas fiquei muito feliz de ver uma lenda brasileira no meio, representatividade né.

Enfim, gostei bastante, recomendo pra ler num dia nublado e chuvoso, e pra contar para os amigos.

Resenha curta pq não tem muito o que falar sobre.

Suzana 26/03/2021

Livrinho de contos, bem legalzinho. A primeira parte eu li bem rápido até, mas nas últimas 20 páginas mais ou menos o livro vai detalhando quase que um por um vários personagens como elfos, anões, duendes, e são tantos nomes que não tem como lembrar kk

Um trecho de um desses personagens
"Quando um galo completa sete anos, ele põe um ovo, do qual nasce, quando chocado, um basilisco, um monstro feio que mata as pessoas só olhando para elas. Dizem que o único método por meio do qual essa criatura pode ser destruída é segurando um espelho à sua frente; pois ele é tão feio que não suporta ver a própria imagem"

Elly 26/03/2021

Ótimos contos!
Um livro com contos das mais variadas regiões e épocas, realmente um livro que vale a pena ler.

Uiara 26/03/2021

Só os contos valem a pena
O livro traz um apanhado aleatório de contos antigos mais desconhecidos (eu pelo menos nunca tinha lido nenhum dos apresentados), os quais gostei bastante. O da Yara tem um estilo bem chatinho de ler, e o da fada do mar achei arrastado. Deviam ter parado por aí mesmo.

Do nada, os contos acabam e começa uma parte sobre elementais nórdicos, a partir de alguns livros escritos no século 19. os textos são chatíssimos e sem coerência, não trazem nada aprofundado, apenas frases soltas sem muito contexto, as vezes até repetitivos. Demorei quase uma semana pra ler essa parte pq com uma página dormia.

Maia 23/03/2021

Meh.
Olha, esse livro é muito aleatório rs basicamente um complicado de contos antigos (1800, 1900) de várias várias nacionalidades. Não amei... Mas é uma leitura ok, tem um conto do Brasil que é interessante e um "dicionário" de criaturas mágicas no final que é legal. Acho que o único ponto 100% massa é perceber que histórias infantis têm várias origens desde eras mais antigas :)