A Noiva da Caveira & Outras Histórias Antigas

A Noiva da Caveira & Outras Histórias Antigas Elphinstone Dayrell...

Resenhas - A Noiva da Caveira e outras histórias antigas

Nara 15/02/2021

Folclore é vida
Uma seleção de lendas folclóricas para quem gosta de conhecer a base de outras culturas e a nossa também.

Luna e o caos 15/02/2021

Já havia lido alguns dos contos separadamente mas peguei para ler os que eu não conhecia, também.
Foi bem legal, devo mencionar que o livro acaba rapidinho e é muito divertido/interessante

Bianca 08/02/2021

A Noiva da Caveira
O livro traz um compilado de contos bem antigos de diversos locais, alguns com uma mensagem muito bonita, outros bastante divertidos.

Um dos contos, inclusive, é sobre nosso folclore brasileiro :)

É uma leitura interessante, não imagino que conheceria essas histórias em outro lugar hahaha.

Meu favorito foi "A Amizade dos Anões", página 14. Só esse já me fez sentir que valeu totalmente adquirir o e-book. A história é muito bonitinha e passa uma mensagem muito importante sobre bondade e perdão, chorei bastante lendo ela kkkk

Luciano 25/01/2021

Infelizmente nenhum dos contos dessa seleção conseguiram me conquistar tanto. Mas sigo sendo um grande fã das obras dessa editora.

Jack 20/01/2021

Um livro com vários contos antigos de países e autores diferentes, embora sejam contos curtos, são legais e destaco 3 deles:

A noiva da caveira de Elphinstone Dayrell (1910 - Nigéria)

O Caçador de Focas e o Sereiano de Elizabeth W. Grierson (1910 - Escócia)

Baba Yaga e Vasilissa, a Bela de Alexander Afanasyev (1855 - Rússia)

Tem um do Brasil: A Lenda de Yara Affonso Arinos (1917) mas achei meio ruim.

Recomendo a leitura do livro.

Obs: Tá de grátis na Amazon corre!

Karen202 17/01/2021

Os contos
Gostei de uns 3 contos, os dos anões, da Yaba e dos elfos, fadas, deuses. É bem leve a leitura, pra quem gosta de contos, vale a pena. Tem o conto da Yara, nossa sereia brasileira

Tyr Quentalë 16/01/2021

Para amantes de literatura antiga
Comprei por curiosidade devido a quantidade de contos antigos. Muitos deles são bem interessantes e são uma importante fonte de estudos literários para que gosta de escrever!
Um dos autores, Giambattista Basile, eu já o conhecia por conta de seu conto "Sol, Lua e Talia" que é uma versão da Bela Adormecida que não é delicada. Nesse e-book, o conto de sua autoria é "Cinderela Italiana" que é suave em relação à versão dos irmãos Grimm. Mas, a parte final do e-book é a cereja do bolo para quem quer conhecer um pouco mais sobre criaturas míticas!

Rita 14/01/2021

No geral é um bom livro, com altos e baixos que eu considero comum em livros de contos. Vou falar de forma breve (sem spoiler) das 7 histórias e da parte extra presente nele.

1 - A Noiva da Caveira (Elphinstone Dayrell)
Aqui temos a história de Afiong uma moça de grande beleza e que recebia vários pedidos de casamento, porém sempre recusava todos para a decepção de seus pais. Histórias sobre a sua beleza conseguiu alcançar a cidade dos espíritos atraindo a atenção de uma caveira que passar a querer casar-se com a jovem.

2 - Cinderela Italiana (Giambattista Basile) 👸🏽
Como o próprio título já diz temos uma versão da cinderela, particularmente eu gosto de ver diferentes relatos de uma mesma história, então para mim foi ótimo acompanhar Zezolla e as diferenças em relação ao conto que eu já conhecia.

3 - A Amizade dos Anões (Marie Jeserich Timme)
É dividido em duas partes, sendo a primeira chamada A Rainha Anã Moribunda em que a Condessa Matilda recebe durante a noite uma inesperada visita e pedido. Já a segunda parte chamada Os Amigos na Rocha, temos os anões cumprindo com uma promessa feita anteriormente, nessa parte da história eu senti uma pequena (bem pequena mesmo) semelhança com cinderela (madrasta com um filho infernizando a vida de um garoto sem mãe e com um pai distante). Eu amei essa história sendo a minha favorita do ebook.

4 - Fada do Mar ( Marie Jeserich Timme) 🧚🏽‍♀️
Com uma pegada mais triste aqui vamos acompanhar um garoto que perdeu todos os familiares, consequentemente se encontra sozinho viajando para vários locais até que encontra uma fada do mar e fica encantado por ela decidindo fazer um acordo para viver junto dela.

5 - O Caçador de Focas e o Sereiano (Elizabeth W. Grierson)
É um história bem curtinha, então só vou dizer uma coisa sereianos e sereias são seres que podem se disfarçar de focas (lembra o filme A Canção do Oceano). Já dá pra imaginar que John o' Groat, um caçador de focas, irá ter uma surpresa em um de seus dias de trabalho.

6 - Baba Yaga e Vassilissa, a Bela (Alexander Afanasyev)
Tem um começo estilo cinderela (menina sem mãe, pai distante, madrasta e irmãs malvadas), mas o desenvolvimento da história percorre um caminho bastante diferente e igualmente interessante com a madrasta tentando se livrar de Vassilissa através da Baba Yaga.

7 - A Lenda de Yara (Affonso Arinos) 🧜🏽‍♀️
É um conto rápido em que acompanhamos Jaguarari um jovem muito querido pelo povo de sua tribo, entretanto para preocupação de sua mãe sempre demora a voltar para casa.

- Extra: Trolls, Elfos e Nokkens (Sir Willian A. Craigie, Benjamin Thorpe e Hélène Guerber)
O ebook possui uma parte extra feita com base em três livros pertencentes aos autores mencionados acima e apresenta um pouco de alguns seres presentes nas lendas nórdicas como anões, trolls, gigantes e elfos. Achei as informações presentes bem interessantes, principalmente porque a partir delas eu ia pensando em como algumas das criaturas descritas foram utilizadas em diferentes obras em maior ou menor grau. Por exemplo, a série infantil Hilda que traz em muitos episódios esses seres da mitologia nórdica, as obras de Tolkien, Frozen 2 com um Nok, a série Caçadores de Trolls, em Ducktales com um episódio que tinha kelpies. Só achei as notas dessa parte um pouco confusas.

Para mais resenhas: @lhamalivro

Dione.Barros 12/01/2021

Interessante
A proposta de apresentar contos de diversos países e culturas é muito boa, inclusive há um conto indígena brasileiro. Porém a parte final, onde nos é apresentado um glossário sobre diversas criaturas lendárias foi de leitura arrastada. Há alguns erros de digitação e, no glossário, determinados trechos são um tanto confusos.

Carlinha 10/01/2021

Diversos contos, bem curtinhos de períodos diferentes e de países diferentes. Só o último que é uma explicação das criaturas místicas, achei um pouco massante. Mas legal! Vale a leitura.

Beatriz 08/01/2021

Foi uma grata surpresa encontrar esse livro, acho interessante a ideia de resgatar antigas histórias e trazer elas pra públicos diferentes, são contos muito divertidos e é um livro muito fluído graças aos ritmos diferentes de cada um deles.
Recomendo muito, principalmente pra quem curte mitologias e histórias de fantasia, traz um material de apoio interessantíssimo no último capítulo.
Um pequeno e belo livro!

Thays RM 07/01/2021

Interessante!
A obra traz contos de vários lugares do mundo, o que o deixa mais encantador e curioso. Essa variedade nos faz conhecer crenças e culturas diferentes, nos levando a uma viagem muito agradável - às vezes triste.

Jey Canavezes 07/01/2021

Material Impecável
Mais uma vez a editoria Wish não deixou a desejar, mesmo já tendo lido a maioria dos contos presentes nesse compilado, valeu a pena adquirir pois o glossário de mitologia nórdica apresentado no final é maravilhoso e rico. Uma trabalho, mais uma vez, impecável da editora.

Camila(Aetria) 05/01/2021

Tem contos interessantes, uma certa diversidade de locais e autorias, mas ao mesmo tempo eu não consegui sentir um fio condutor lendo. Geralmente eu prefiro coletâneas que tenham uma certa unidade, um tema ali no fundo que guia o interesse e a busca e nessa eu não consegui sentir isso acontecendo, o que prejudicou um pouco minha experiência lendo.