A Noiva da Caveira & Outras Histórias Antigas

A Noiva da Caveira & Outras Histórias Antigas Elphinstone Dayrell...

Resenhas - A Noiva da Caveira e outras histórias antigas

Raphael 03/03/2022

Metade interessante, metade...
O livro conta algumas histórias muito boas, porém peca ao despender muito do livro com descrições e pequenas histórias sobre figuras mitológicas.

Tati Menezes 05/02/2022

Uma miscelânea de contos, ótimas combinações, algumas simples mas outras bem impressionantes. Para terminar a visão acerca dos seres "encantados" e mitos foram muito boas!

Arthur.Maciel 05/02/2022

Gostei
Pequenas histórias todas elas boas, recomendo primeira vez que leio algo relacionado a pequenas histórias em um único livro.. Gostei

Bella 29/01/2022

Adorei os vários contos aqui reunidos, a explicação sobre os seres também é um sobre as origens deles muito boa.

Bruninha 20/01/2022

Desisti nos extras
Achei alguns contos bem interessantes. Mas os extras achei que foram acrescentados para encher linguiça.

Eduardo.Anjos 05/01/2022

Eu adorei os contos
Eu tenho um gosto pessoal por contos. Alguns desses são versões alternativas, talvez até as originais de contos famosos, outros são totalmente novos para mim e me interessaram muito. E com certeza o final, explicando várias criaturas da mitologia nórdica me interessou muito e foi bastante proveitoso.

Larissacustodioo 28/12/2021

Interessante
São vários ?contos? com uma moral no final fazendo você refletir sobre certas coisas, acho uma leitura vaga, no final tem uma parte extra que diz o que são seriemas, duendes e etc. pulei tudo pois meu foco era a história

Camys Meneghini 27/12/2021

Eu gostei dos contos, mas no final quando fala de criaturas folclóricas fiquei sem entender, foi bem aleatório, porque as criaturas não tinha ligação nenhuma com os contos.
Enfim, mas a leitura é bem tranquila e rápida.

Leila de Carvalho e Gonçalves 27/12/2021

Sete Histórias E Uma Mini-Enciclopédia
Publicado pela Editora Wish, este e-book reúne 7 histórias antigas, oriundas de distintos países, além de um texto extra, uma espécie de mini-enciclopédia de criaturas nórdicas. Eis a relação:

* A Noiva Da Caveira (Elphinstone Dayrell), 1910 - Nigéria.
* Cinderela Italiana (Giambattista Basile), 1634 - Itália.
* A Amizade Dos Anões (Marie Jeserich Timme), 1877 - Alemanha.
* A Fada Do Mar (Marie Jeserich Timme), 1877 - Alemanha.
* O Caçador De Focas E O Sereiano (Elizabeth W. Grierson), 1910 - Escócia.
* Baba Yaga E Vasilissa, A Bela (Alexander Afanasyev ), 1855 - Rússia.
* A Lenda De Yara (Afonso Arinos), 1917 - Brasil.
* Trolls, Elfos E Nokkens (Sir William A. Craigie, Benjamin Thorpe e Hélène Adeline Guerber), 1851 a 1909.

Confesso que meu interesse pelo livro surgiu do título sugestivo, entretanto a leitura extrapolou minhas expectativas. Afora a oportunidade de tomar contato com autores representativos mas pouco conhecidos em nosso país, o assunto que orientou a compilação das narrativas é instigante: as semelhanças e diferenças entre mitos e lendas de diferentes povos. Um material que, oriundo da transmissão oral, foi resgatado e transcrito, ganhando novas versões ao longo tempo, a ponto de, hoje em dia, as mais edulcoradas ou suavizadas são de amplo acesso ao público em geral.

Por exemplo, A Fada Do Mar é um reconto de A Pequena Sereia, do escritor dinamarquês Hans Christian Andersen que, publicado em 1837, relata a história de uma jovem sereia disposta a trocar a vida nos mares e a a própria identidade, a fim de obter uma alma e o amor de um príncipe humano. Desta feita, a escritora alemã inverteu os papéis: um jovem apaixona-se por uma fada do mar e para poder viver ao lado dela, é ele quem tem de fazer dolorosas escolhas.

Outra curiosidade é o livro apresentar duas versões da história de Cinderela: Cinderela Italiana e Baba Yaga E Vassilina, A Bela. Enquanto a primeira é anterior às duas narrativas mais conhecidas ? Charles Perrault (1697) e Irmãos Grimm (1812) ? a segunda é posterior. Entretanto, a versão mais antiga documentada é chinesa (860) e a existência destas e de de outras tantas versões para a história, de acordo com psicanalistas, revela muito mais do que a realização de uma bela historia de amor aparentemente impossível. Sua frequência e atemporalidade reporta ?a uma espécie de arquétipo fundamental, que pode ser compreendido como um anseio natural da psiquê humana em ser reconhecida de forma especial e alçada a uma existência superior?. (Wikipédia)

Todavia, a circunstância mais intrigante pode ser observada em A Noiva da Caveira que dá título ao e-book e também encabeça a lista das narrativas. Sua história é a transcrição de uma antiga lenda nigeriana que exibe similaridade com o mito grego de Perséfone e com Frankenstein Ou O Prometeu Moderno, romance de Mary Shelley, escrito em 1817, na Inglaterra. Tais correlações, que podem ate parecer incidentais, são objeto de estudo da Mitologia e uma boa porta de entrada para compreender melhor o assunto, é a obra de Joseph Campbell e de Michael Witzel, infelizmente, esta última indisponível em português.

Boa leitura!

BruPimentel 22/12/2021

Razoável
Eu adoro os livros da editora Wish. Costumam ser belas edições, com um acabamento impecável, mas nesse caso ouvi o ebook, então não teve a parte física pra impactar na minha opinião. Logo? não achei tudo isso.

Os contos são bem razoáveis. Não achei péssimos, mas não vi nada demais. Um ou outro me interessou além, mas nada que chamasse atenção.

Estava com muita expectativa para o conto com a Baba yaga, mas ela foi mera coadjuvante.

Jessica 16/12/2021

Muito bom.
Amei os contos.
Por serem contos, a leitura é mais fluída e rápida.
Deixou com vontade de quero mais.

Paula.Crivelini 03/12/2021

Pequenos contos
O livro traz pequenos contos de fadas antigos e diferentes, a maioria nunca tinha ouvido falar, um de cada região, gostei muito. 40% do livro no final é contando sobre a origem de cada entidade mítica, mas nessa parte a tradução está muito ruim.

Milleny 28/11/2021

Não curti... ?
Alguns contos são interessantes, nos prendem.
Mas achei cansativa e confusa a parte final da pequena enciclopédia de criaturas.

B.norte 09/11/2021

Recomendo!
É um livro realmente interessante... achei que ia ser chato lê-lo, mas me enganei. Foi um pouco cansativo, demorei um certo tempo para finalizar, mas ele carrega histórias de fantasia que nunca tinha escutado e que foram, de certa forma, interessantes.

Picininbea 04/11/2021

Contos do folclore antigo de diversas nacionalidades
Gostei muito da premissa, achei muito interessante a ideia de reunir contos tão antigos, que fazem parte de tantas partes diferentes do mundo, notando suas diferenças e familiaridades entre si e com os contos populares ainda hoje. Por exemplo, é impossível não notar a semelhança de cinderela italiana, com vasilisa a bela (Rússia), o próprio conto dos irmãos grimm e o popularizado pelo disney que conhecemos hoje, mas cada um tem sua própria essência cultural, achei fascinante.
A minha nota só não foi melhor por conta do último capítulo, que acabou sendo uma enciclopédia de criaturas nórdicas escrita de maneira muito entediante e confusa, mas a leitura valeu a pena por conta dos contos.