O Impulso Ashley Audrain

Resenhas - O impulso

bruno 06/01/2022

tudo menos um thriller
gostei desse livro, achei interessante a forma que ele tratou a maternidade, tudo que a Blythe teve que abrir mão, e tudo que ela passou com o marido, gostei bastante dessa discussão, pois não é a forma que é tratado em outros livros.

o primeiro ponto que não gostei foi ele ser vendido como thriller, pois ele não é, ele vai acompanhar a rotina dessa família, os questionamentos da Blythe quanto a criação de sua filha, sobre atitudes da Violet, sobre o seu casamento, acredito ainda que a Blythe aguentou coisa demais.

segundo, as partes que voltavam para o passado?tanto pra infância Blythe quanto para a da mãe dela?achei bastante cansativa e pouco relevantes, mesmo estando lá para mostrar o ciclo se repetindo eu não me interessava por essas partes.

terceiro, sobre o final aberto, ao mesmo tempo que eu gostei, não gostei kkkkkk, queria respostas, queria confirmações sobre tudo que eu desconfiei durante a leitura, terminei o livro com mais dúvidas que comecei.

quarto e último ponto, um plot faria toda diferença pra história, pois tem um certo ponto que achei ela bem parada, tem um momento que a história se perde completamente trazendo coisas irrelevantes, coisas que não tem uma real ligação com as coisas que estão acontecendo, deixando tudo no final muito raso.
skuser02844 07/01/2022minha estante
Agr fiquei com preguiça de ler kkkkkkkkkk ?

bruno 07/01/2022minha estante
eu acho que se vc começar a ler com essa ideia que não é um thriller, que não acontece nada pode ser que vc goste kkkkkk, pq eu só vejo as pessoas falando que é o melhor thriller que é super frenético, aí fui ler com muita expectativa ??

caspaeletrica 09/03/2022minha estante
Li a sinopse e gente ???? Cópia fajuta do Precisamos Falar Sobre o Kevin, passando malksksks

bruno 09/03/2022minha estante
e cópia mal feita né kkkkk

Bia 01/07/2021

Rapaz...
Esse livro é a prova viva que se você teve uma infância traumática e um mommy issues muito sério, por favor, não procrie no futuro, pois tem muitas chances de:
1- Parir uma psicopata
2- Criar uma criança traumatizada também
3- Destruir sua vida e seu psicológico
4- Garantir que o trauma hereditário da sua família continue por muito e muito tempo na Terra e que isso, para as outras pessoas, não é nada legal
Enfim, é isso, não casem com homem merda que te ache uma incubadora ambulante que só serve pra ser mãe e valorizem sua saúde mental.
Escrita maravilhosa e história super bem elaborada.
10/10
Alice 01/07/2021minha estante
Livro psicologia pura ??

caspaeletrica 07/01/2023

7/10: prenha, d3scadeirada, c0rna, esquisita mas escritora!
Em "O Impulso", o único erro foi ser classificado como suspense/thriller, pois está longe de ser um livro deste gênero.

O livro conta com maestria as emoções de uma mãe passando por depressão pós partos e mostrando mares de profundidade no tópico, por meio de uma escrita muito precisa. E a escritora, com esse talento de descrever os sentimentos da protagonista com precisão, acaba se obcecando por isso e criando vários capítulos desnecessários e desviando do propósito inicial: um suspense.

Pode não parecer mais grandes coisas, mas se eu tivesse lido este livro classificado em outro gênero, a experiência teria sido muito melhor, pois eu não esperaria grandes emoções e reviravoltas como se geralmente tem em suspenses.

Gostei bastante, entretanto, como suspense falhou.
bruno 07/01/2023minha estante
senti a mesma coisa quando li

matheusfellpps 08/01/2023minha estante
eita como resenha bem, concordo com tudo lindo!

Bel 04/09/2023

Brilhantemente assustador
O impulso é um livro que te prende do inicio ao fim,a história sabe intercalar com maestria suas tramas paralelas de forma que no fim elas se conectam com a trama final.Os personagens nunca são esteriotipados e até os coadjuvantes possuem personalidades marcantes e a maternidade é retratada de forma impressionante o que traz a tona inumeras reflexões ao mesmo tempo que leva o leitor a temer pelo que o aguarda na ultima página,recomendo para quem gosto do livro "você nasceu para isso" e "o primeiro dia da primavera".

Andressa.Arantes 20/06/2021

QUE LIVRO É ESTE
Faz tempo que eu não lia um livro tão profundo, imersivo. Não tem nada nele que eu não tenha gostado. Já um dos favoritos. Estória sobre as relações entre mães e filhas de quatro gerações de mulheres de uma mesma família, relações extremamente disfuncionais. Perturbador em certos aspectos. Amei demais.

Cami 20/08/2021

Que livro sensacional.
A narração é bem diferente do comum, eu gostei, fiquei instigada na leitura desde o primeiro capítulo.
A história vai se alternando entre o passado e o presente, a gente acompanha a vida de três mães, o que é muito interessante.
Eu fiquei muito animada pra ler esse livro, muita gente indica e fala como é bom, então eu criei algumas expectativas, mas gente, foi muito melhor do que eu ousei imaginar.
É um suspense psicológico que retrata o lado "ruim" da maternidade, a sociedade construiu uma idealização gigante sobre a maternidade, uma ideia onde a mulher tem que ser perfeita desde a descoberta da gravidez, sempre sabendo o que fazer, estando disposta a fazer o impossível pra que a família seja feliz, o que é uma ideia horrenda, não vou me aprofundar muito no assunto, mas acho realmente que é uma ideia que tem que ser desconstruída, então foi surreal ler um livro que mostre exatamente a parte feia da maternidade, a parte que é escondida.
Vi muita gente dizendo que ficou incomodada, mas eu não fiquei, eu achei real, nada mais que isso, só real, é basicamente sobre isso, existem relacionamentos que dão certo e os que não dão, podem ser relacionamentos maternais ou qualquer outro. Foi interessante ver um relacionamento maternal tão disfuncional, é interessante ler um livro que retrata tão bem um assunto que é um "tabu" pra grande maioria.
Quando tava lendo, vendo o quanto a maternidade "mata" um casamento, o distanciamento de pessoas que antes se amavam tanto, a falta do sexo, o homem no trabalho e a mulher em casa, a dor, o cansaço, dois estranhos vivendo em uma mesma casa com o único objeto de continuar criando os seres pelos quais são responsáveis, eu só pensei o quanto isso é real, de 20 casamentos pelo menos 19 são assim. Fico pensando quantas mulheres passam ou já passaram as mesmas coisas que a protagonista em relação a maternidade, mas tem medo de revelarem os seus medos e serem julgadas. (Como assim você não ama seu filho mais do que tudo no mundo? Como assim você não acha que vale a pena? Ninguém te avisou que maternidade é sinônimo de cansaço e que você vai ter que entregar anos da sua vida a um ser, aguente. Seu marido não te ajuda, não dá a mínima pra você, não te vê mais como uma mulher que merece amor, folga e orgulho, e só te vê como a mãe dos filhos dele, supere querida homens são assim. Você está cansada e precisa de um tempo pra si? Você que [*****], deixe sua família feliz)
O final foi ótimo, duvidei de tudo em que eu acreditei, não acredito que a autora escolheu acabar naquele momento.
E a Violet, senhor, que menina cruel.
O Fox é o típico homem que eu odeio, machista e egoísta, posso ficar horas falando sobre tudo que eu odeio nele.
A Blythe, ela tentou, foi a única das três que realmente tentou, as vezes queria dar um abraço nela, ela foi tão sincera, não merecia nada de ruim que aconteceu com ela.
Um livro cruel, impactante e necessário.
Existem mulheres que querem ser mães, outras não, e tá tudo bem.

Marlonbsan 16/04/2024

O Impulso
Blythe Connor quer ser a mãe perfeita, mas a maternidade é muito mais complexa do que se pensa e sua filha, Violet, na sua visão, não age como a maioria das crianças. Enquanto seu marido, Fox, está certo de que tudo não passa de sua imaginação e cansaço.

O livro é narrado em primeira pessoa em forma de relato, possui uma linguagem simples e fluida.

É impossível não perceber várias semelhanças dessa narrativa com o livro Precisamos Falar Sobre o Kevin, quem leu as duas obras vai conseguir traçar paralelos. E o mesmo que me incomodou naquele, incomoda nesse.

Já percebi que o tipo de escrita na forma de relato não me agrada, ou seja, livros em forma de carta, narrativa que é escrita diretamente para outra pessoa, em que o Você aparece demasiadamente.

Porém, deixando isso de lado, a história possui várias camadas, já que envolve alguns períodos da vida de Blythe, desde a sua infância, quanto os seguimentos de quando é adulta. O tema maternidade é colocado em destaque de uma forma muito coesa e mostra a realidade, dificuldade e mudanças que isso acarreta.

Mas acaba indo além disso, já que mostra o lado de Blythe sobre alguns acontecimentos relacionados à Violet, sua filha, o relacionamento dela com o pai, as formas de tratamento e as mudanças que ocorrem no futuro.

Existe um ar de mistério também que envolve a trama e é feito de uma maneira interessante, vários pontos são levantados, várias questões são colocadas em visibilidade e gera dúvidas sobre todos que estão ali. Porém, o que me incomodou mesmo foi depois da metade do livro a amizade de Blythe com outra personagem.

O final do livro, creio eu, por ser em terceira pessoa, dê as respostas sobre algumas perguntas que geravam dúvidas.

Ig literário @marlonbsan
HelenaRiva 16/04/2024minha estante
Exatamente o que pensei! Mesmo sentimento de Precisamos Falar Sobre o Kevin.

Marlonbsan 17/04/2024minha estante
Siim, existe algumas semelhanças bem grandes haha

Annik | @leiturasannik 14/11/2022

Forte.
Que leitura dificil. Não de ler, porque eu li super rápido, é viciante. Mas dificil por causa da história em si que é muito agoniante, fiquei muito dividida com as aflições da personagem principal. O final deixou um pouco a desejar, mas até que gostei do gancho que ficou. É um bom thriller mas tem que ter uma mente aberta.
Soh 14/11/2022minha estante
Eu achei bem parecido com Verity, você também?

Annik | @leiturasannik 15/11/2022minha estante
Não muito

diennifercb 06/12/2022

Difícil de digerir
"Não quero que aprenda a ser como eu. Mas não sei como ensinar você a ser uma pessoa diferente".

Que leitura! Eu honestamente estava esperando um thriller, e recebi um BAITA drama sobre maternidade compulsória, o que foi mil vezes melhor. Senti empatia e pena da Blythe, do mesmo modo que senti muita raiva dela, e assim foi o meu relacionamento com todas as figuras femininas desse livro... que dualidade potente de sentimentos! Eu amo ler sobre maternidade, principalmente quando não é romantizada, e acredito que deveríamos falar mais sobre isso, visto a carga cultural e social gigantesca que esse conceito carrega. Enfim, um ótimo livro, bem instigante, com um final que me deixou surtada de ódio, porque eu precisava de mais, porém achei que terminou de uma maneira bem plausível, visto a proposta que o livro vinha trazendo até então. A Blythe é uma narradora confiável ou não? A Violet é uma criança genuinamente má, ou as circunstâncias a corromperam? O acidente foi um trágico acontecimento ou foi proposital? E se foi proposital, quem cometeu? Acredito que não saberemos, mas vale as inúmeras reflexões.
Lorena.Padilha 10/12/2022minha estante
Esse livro é muito foda. A digestão é difícil mesmo e ficamos com todas essas perguntas.

Feh 28/01/2021

Eu não pensei que fosse amar tanto esse livro, já que ele é diferente dos livros que eu costumo ler, que são mais românticos, doces e fáceis, mas eu me surpreendi ao ser fisgada logo pelas primeiras páginas.

Eu estou vivendo um momento em que estou apaixonada por histórias de maternidade e casamentos, mesmo não lendo muito desse estilo. E apesar desse ser diferente dos que eu estava lendo, por ser meio que um suspense, eu quis me aventurar e não me arrependi.

Eu amei como o tema da maternidade foi colocado aqui, de uma maneira crua e sem a romantização que tantas vezes nós vemos. Gostei da parte do casamento também, de como foi explícito e bem escrito a relação entre Blythe e Fox. E a relação entre ela e seus filhos e em como era diferente de um pro outro.

A história é muito eletrizante, eu me sentia nas páginas e era como se eu visse um filme diante de meus olhos. As partes em que a Violet estava presente, eu sempre ficava assustada, a escrita da autora é exemplar por isso. Ela nos colocava dentro do livro, e eu sentia tudo, ansiedade, medo, temor. Violet me assustava de verdade.

Gostei da profundidade dada aos personagens também, em como a Blythe foi escrita, até em como o Fox foi descrito, mesmo que eu não gostasse dele. Na verdade, foi o personagem que menos me agradou, suas escolhas eram péssimas e a carga que ele colocava nas costas de sua esposa me irritava. Sem contar nas suas ações no final do livro. Ranço.

Mas o que eu mais gostei na história foi como ela foi narrada por cartas, eu achei essa interação bem verdadeira, bem real e me deixava mergulhada, eu não conseguia largar o livro.

E o final, apesar de aberto, foi um baque, gostaria que tivesse sido mais explicado a questão da Violet, mas eu gostei ao todo. Achei diferenciado e incomum e já vi que vai virar filme, mal posso esperar para ver como vai ficar, pra ver tudo se desenrolando na minha frente.

Rafa 12/10/2022

Decepcionante, eu estava esperando uma historia bem desenvolvida e envolvente e nao entregou nadinha. Nao me convenceu, nao gostei do final, nao me prendeu aff serio
Rosana 12/10/2022minha estante
Eu amei esse livro .
Mesmo tendo esse final em aberto

Patty 12/10/2022minha estante
Siim, eu achei que só eu achava isso, pq só tinha visto até então a galera falando super bem

Dani 12/10/2022minha estante
Tbm me decepcionei ???

sue 20/09/2021

eu quero gritar

não tem nada pior que ficar super curioso com um livro, devorar ele querendo saber o que vai acontecer e ele terminar com FINAL ABERTO.

três maternidades conturbadas acompanhadas de um talvez traço psicótico hereditário? por se tratar de um assunto complexo o livro te prende até o fim. gosto da perspectiva de personagens que é tida como irracional, fazendo o leitor questionar se os personagens são de fato problemáticos ou estamos entrando numa paranóia junto com a personagem. em alguns momentos achei a história arrastada e não vi profundidade em certos personagens que queria, no mais fiquei muito presa na história.

Ana Clara 11/06/2021

Durante esse livro, eu tive dificuldade para retomar o fôlego algumas vezes. A leitura é tão fluida e imersiva que eu simplesmente esquecia de marcar as partes que mais me impactavam. Impossível não sentir todos os sentimentos que Blythe sentiu durante essa narrativa.
amanda 11/06/2021minha estante
Maravilhoso né??? Já virou um dos meus favoritos

Ana Clara 11/06/2021minha estante
eu favoritei também! esse livro é incrível!!!!

Bart 10/06/2021

*Ashley Audrain*
Editora Paralela 2021 - 328 pág.
??
Eitaaaaaa!! Que demora!! Mas tem uma justificativa boa ????? p/meu povo que gosta de ler! Só digo que acompanhem as próximas postagens!!
??
Antes de falar do livro, deixei @ana.pat_ escolher (inconscientemente) a minha leitura número ??500?. Desde que comecei a usar o App do #skoob... em fim cheguei, e o livro foi maravilhoso... é porque tinha que ser esse!!
Essa resenha foi construída nas conversas que tive com ela e com a filha de Bruce Wayne, @netamendess ... meninas, vocês são incríveis!?????
??
Nenhum homem jamais compreenderá  o que é vínculo da mãe com a criança duarante a gravidez, ou quando a mãe escuta o 1° choro, depois de 9 meses. Estar grávida nem sempre é fácil (não é um comercial de margarina), nem sempre é programada... ??nem sempre é desejada??... é nesse exato ponto que começo a falar do livro... p/psicologia a base da construção da personalidade do perverso (psicopatia/sociopatia) se encontra justamente aí, quando de alguma forma a mãe rejeita esse  vínculo com a criança, seja por uma depressão pós-parto...EXISTE, É MUITO SÉRIO... e outros fatores, como um pai, permissivo, sem expressão de lei.
O livro "escancara" os danos da glamorização do estar gravida, a forma de lidar com a realidade, o abandono afetivo e os questionamentos sobre natureza contra criação.
Isso é mistura p/uma trama de suspense, terror, algo que incomoda, não consegui parar de ler, não sou pai, escutei com uma mãe e uma mulher que sem filhos, quando se olha p/livro...ele assusta. Livrão, só me peguei um pouco com a narrativa... mas depois acostumei!!
Não falei nada do livro, mas TODOS esses elementos estão inseridos!!
???????????? indico demais!! Sugiro as indicações de @ana.pat_ , @netamendess essas moças não erram!!
??
CONTINUEM LAVANDO AS MÃOS!
O site www.lendotudo.com.br já está online ?????
Caroline.Martins 10/06/2021minha estante
Ai, eu to com muita vontade de ler, mas não sei se to preparada hahahah

Amanda Vaz 14/06/2021minha estante
Fiquei bem interesada nesse, Bart, apenas uma dúvida: a sinopse me remeteu muito à Precisamos Falar Sobre o Kevin (ainda não li o livro, mas vi o filme), de fato há muitas similaridades entre ambos ou viajei aqui?

Bart 14/06/2021minha estante
Tem algo sim!! Mas não espere um Kevin da vida!! Os dois livro tem as suas particularidades, se eu falar mais, vou dar spoiler!!
?????

Bart 14/06/2021minha estante
Carol, vc tá preparada sim kkkkkkkkkk
Vai fundo pow!! Kkkkkkkkk