A Casa Holandesa

A Casa Holandesa Ann Patchett

Resenhas - A Casa Holandesa

Carol 15/07/2020

Uma boa história.
Me pareceu muito uma versão realista de João e Maria.

Tamara 20/07/2020

Drama familiar, pra minha surpresa...
O livro me surpreendeu, não conhecia a autora e como assinante intrinsecos tive a belíssima oportunidade de conhecer essa história. Não sou tão fã de dramas, mas Ann é excepcional contando a vida dos irmãos. E de brinde uma deliciosa trilha sonora no Spotify (brinde da editora).

Ingrid.Sombra 21/11/2022

A casa holandesa
A casa holandesa é um livro que possui um estilo de narrativa ligeiramente peculiar. A história é narrada em primeira pessoa por Danny, e diferentemente de outras narrativas em primeira pessoa, essa me passou muito mais a sensação de um monólogo. Realmente tive a sensação de estar diante dele enquanto me contava a sua história de vida.

Alguns dos temas que mais se destacaram para mim foram o luto, a fraternidade, as estratégias de enfrentamento que desenvolvemos para sobreviver. Confesso que fiquei bem entediada em boa parte do livro, porque como psicóloga, é basicamente aquilo que escuto todo santo dia (kkkrying). Mas também posso dizer que são personagens e histórias muito bem construídas do ponto de vista psicológico.

Ouvi o audiobook narrado por ninguém mais ninguém menos que Tom Hanks, e foi uma experiência incrível que ajudou muito para me deixar interessada. Recomendo.

Marla.Klitzke 12/08/2020

Uma leitura que cativa e incomoda
O livro narra a vida de Maeve e Danny Conroy em torno da Casa Holandesa, na qual cresceram, uma casa marcada pelo pelos melhores e piores momentos de uma família.
A narrativa é contada através das memórias de Danny e o enredo não segue uma linha cronológica, a história é cativante.
O livro incomoda, pois faz com que você reflita sobre sua própria história, questionando: o quê eu realmente sei sobre o passado da minha família? Eu os conheço de verdade? As lembranças da minha infância são verdadeiras ou não?
A Casa Holandesa desperta, no leitor, um misto de sentimentos como raiva, curiosidade, inquietação, indignação e amor.

mmarialleite 25/07/2021

Mágico!
Eu amei a atmosfera dessa história. Me conectei muito com todos, especialmente a Maeve.

A obsessão dos personagens pela casa e pelo passado me deixavam, muitas vezes, desconfortável, mas acredito que a intenção era exatamente essa.

A história termina muito bem, imaginei uma cena de filme de drama. Bom demais!! (Alerta pra ressaca de 14 dias que esse livro me deu kkkkkkkk)

Hortência Maria 10/01/2022

A eterna casa holandesa
A leitura desse livro é muito gostosa, a escrita, descrição dos detalhes e a ida e volta no futuro e passado. Esse livro conta a história de uma família estranha e cheio de coisas estranhas. Amei Maeve e May, e também, um pouco do Danny e o amor de irmãos!

Paola 24/04/2021

No balanço geral, leitura que valeu a pena.
Eu li alguns comentários sobre esse livro e fiquei curiosa para lê-lo. Quando o vi em promoção, não hesitei em comprá-lo. No balanço geral, é um livro que vale a pena ser lido. É uma leitura bem rica. Só acho que o livro poderia ser menor, às vezes senti a leitura um pouco arrastada e com excesso de detalhes. Mas gostei muito da leitura e das peculiaridades de cada personagem.

Luanabookclub 15/02/2022

Romance de formação
Esse livro é de um gênero que recentemente descobri, denominado romance de formação, onde conta a história desde o início de uma pessoas, ou um grupo de pessoas, ou uma casa RS, até o seu "fim". Um longo período que lemos e acompanhamos esses personagens e que traz uma sensação ( no meu caso) de intimidade e pertencimento.
Gostei muito dessa história, das relações familiares e seus desdobramentos .
So achei meio arrastado em alguns momentos e com algumas finalizações que não me agradaram, mas vale muito a leitura

@julianasoriano_s2 19/11/2020

Diferente.
Diferente do que estou acostumada a ler. Demorei um bom tempo para conclui-lo, mas é um bom livro. É uma escrita rica em detalhes e talvez por esse motivo, não me prendeu tanto, parece que fica enrolando. De uma forma geral achei a história triste mas, bonita!

_cardosinho 18/08/2022

A vida como ela é
Como começar a falar sobre esse livro? Iniciei a leitura sem grandes expectativas mas o drama familiar e os personagens são tão bem desenvolvidos que eu me sentia junto com eles passando a raiva e as frustrações, é incrível que eu consegui entender cada sentimento descrito ainda mais a amizade e lealdade desses dois irmãos, que coisa mais linda e inspiradora de se ver! É um livro que fala sobre tantos assuntos importantes da vida e é isso que eu mais gostei é um livro sobre a vida. Amei em cada momento e com certeza marcou meu coração, apenas leiam.

Maitê Kp 15/12/2020

Fraco
É uma história pacata. Sem grandes acontecimentos e reviravoltas.

helene 26/12/2020

Para mim, esse é um dos livros que eu sei que iria amar independentemente dos rumos da história - às vezes, tudo que a gente precisa é de uma escrita fluida e sincera.

Dito isso, amei os rumos da história e o modo como ela foi contada, um vai e volta na narrativa que mais parece a própria mente humana, quando uma coisa nos lembra de outra que nos lembra de outra e, de repente, a gente faz uma associação dos acontecimentos que nunca havia percebido antes. Quanto aos personagens, adorei e me irritei com todos, nada mais realista que isso.

Mari 25/07/2022

Futuros e pessoas permanentemente em suspenso
Violei a máxima do ?não julgue um livro pela capa?, já que decidi ler justamente por isso. Que capa linda e intrigante ?. E já vai um spoiler: o conteúdo faz jus e está à altura do exterior. Peguei a ?A Casa Holandesa? sem ler a sinopse, como costumo fazer, e foi uma grata surpresa.

O enredo não poderia ser mais simples e universal: família. Todo mundo tem e todas têm os seus problemas. Mas aqui, Patchett coloca uma super lupa de aumento na dos Conroys, expondo algumas glórias e as muitas frustrações. A simplicidade no tema e as poucas reviravoltas, contudo, não tiram nenhum mérito da narrativa, que nos leva ao passado, presente e futuro constantemente, tornando a jornada intrigante e fazendo a tarefa de largar o livro bem difícil.

Apesar da intenção da autora de transformar a casa no personagem principal, os meus personagens favoritos foram o Danny e a Maeve - difícil acreditar que não são pessoas de carne e osso, porque são extremamente reais. Ao longo de todo o livro, me senti uma velha amiga que visita para tomar um cafezinho e ouvir as histórias.

Enfim, assim como os personagens, a narrativa é extremamente realista, com decepções, mágoas e enganos que todos passamos ao longa da vida. Acompanhar os irmãos remoendo o passado do lado de fora da casa é lembrar que, também temos lembranças como uma Casa Holandesa e, apesar de dolorosas, nos apegamos a elas e não conseguimos seguir em frente.

?Existem momentos na vida em que damos um salto, e o passado que nos sustentava até então sai de trás de nós e o futuro onde pretendíamos aterrisar ainda não está em seu lugar, e por um instante ficamos suspensos, sem reconhecer nada nem ninguém, nem a nós mesmos.?

?? 5/5

CPF1964 07/01/2021

Opinião
Primeiro livro que leio da autora.

O livro superou minhas expectativas.
Livia Barini 16/10/2023minha estante
Comecei ontem. Espero gostar também

Renata 09/06/2021

Uma casa cheia de memórias
Em 5 décadas, acompanhamos Danny, a irmã Maeve e a Casa Holandesa (que acaba sendo também um dos personagens centrais).
O livro é narrado por Danny, que morou na Casa Holandesa. Ele e sua irmã ficam de um certo modo presos à casa, mesmo depois de cada um ter suas vidas.
Ao contrário do que muitos escreveram aqui, demorei um pouco pra entrar na história. Acho que faltou algo que me fisgasse no começo. Depois, quando consegui me sentir dentro dela, acabei gostando e me apegando a alguns dos personagens.