Sem Clima Para o Amor

Sem Clima Para o Amor Rachel Gibson

Resenhas - Sem Clima Para o Amor

Fernanda 20/03/2014

Resenha: Sem Clima Para o Amor
Resenha: “Sem clima para o amor” de Rachel Gibson, expressa sentimentos cativantes, realistas e despojados. É o tipo de história simples e moderna, com dramas localizados entre relações amorosas e familiares, mas garante emoções aguçadas e expressivas. É a primeira obra que leio desta autora, e apesar de alguns pontos negativos sua escrita se destaca pelo divertimento e agilidade.

Clare Wingate é romântica por natureza e apesar de tentar ser controladora consigo mesmo, acredita em amor à primeira vista. Ela escreve romances de época para mulheres, e – para o desgosto da mãe – é bem sucedida e feliz no que faz. Suas artimanhas são descritas com irreverência, o que torna impossível não gostar de sua personalidade bem audaciosa e tranquila.

CONFIRA A RESENHA COMPLETA NO BLOG SEGREDOS EM LIVROS:

site: http://www.segredosemlivros.com/2014/03/resenha-sem-clima-para-o-amor-rachel.html

Lu 28/10/2011

Muito mais ou menos
Sempre ouvi comentários sobre os livros da Rachel Gibson e confesso que estava muito ansiosa para ler esse "Sem Clima para o Amor". A capa promete uma trama ousada, inteligente e com uma mocinha dona de si.

Hummm. Acho que escolheram a capa errada ou a dona do vestido rosa não é Clare, mas enfim...

Pra um livro tão hypado, eu esperava beeeem mais. Ele é todo cheio de altos e baixos e, naturalmente, muito prejudicado pela edição desleixada da Jardim de Livros. O que foram aquelas Notas da Tradutora?

Mas isso não é desculpa para a autora, que pula de trama em trama, sem desenvolver nada direito. Parece que ela não tem paciência para discorrer sobre um tema mais sério, ao mesmo que tempo que não tem senso de humor inteligente o bastante pra criar uma trama engraçada. O resultado é um livro burocrático, com um final que dispensa maiores comentários.

Não vou negar que, quando ela abandona Clare para falar sobre Sebastian, o livro melhora e muito. O personagem é cretiníssimo, mas interessante. Achei bonita a relação dele com o pai e achei a profissão dele bem bacana, porém mal explorada.

O mesmo não posso dizer de Clare, a Coitada. Sim, porque ela começa, passa e termina o livro reclamando da vida, do quanto é maltrada por todos, etc, etc. A autora tornou sua protagonista numa vítima, num esforço para criar empatia e uma espécie de fragilidade em torno de Clare. Mas não conseguiu torná-la gostável, uma heroína por quem eu quisesse torcer ou saber mais. Pelo contrário, achei-a bem nojentinha.

Quando a Rachel resolveu focar no romance, então, o resultado é desastroso. O texto é repetitivo e cansativo, os diálogos no terço final do livro são de uma inacreditável breguice e, por favor, ousadia não se confunde com vulgaridade. As cenas de sexo são de um mal gosto ímpar. Até o Sebastian ela conseguiu estragar.

Terminei a leitura com a sensação desagradável de perda de tempo. Talvez eu tenha dado azar e esse seja um livro em que a Rachel não estava particularmente inspirada. Não seria a primeira vez que isso me acontece. Por outro lado, não me vejo lendo outro trabalho da autora tão cedo.

As duas estrelas vão apenas para Sebastian.

Não recomendo.
Joice (Jojo) 17/02/2014minha estante
Ótima resenha, Lu. Acabei de exclui-lo da minha listinha.

Thay Moreira 30/06/2014minha estante
Esse foi o segundo livro dela que eu li... e a sensação foi "Peraí, Rachel, o que você fez aqui?". Enquanto o primeiro dela que eu li os personagens tinham uma personalidade ímpar e a história se desenvolve de uma forma muito melhor, nessa aqui foi bem como você disse - pareceu que ela estava com a maior preguiça de escrever. Não achei ruim, mas perto do outro que eu li....

Fabi 26/11/2010

Pavoroso!
É um dos piores livros que já li, se não o pior, e olha que já li muitos.
A história é fraca, cheia de clichês e nas partes onde deveria ser sexy,
é vulgar.
A mocinha é uma caretona antiquada, o que ela tem não são valores morais, mas idéias pré-concebidas muito estúpidas.
A tradução e a revisão são muito ruins, o que torna o livro ainda pior. É cheio de erros, muitas frases não tem concordância e não fazem sentido.
Chick lit da pior espécie, que depõe muito contra o gênero.
Não indico a ninguém.
Thainara 21/05/2011minha estante
não indico nem mesmo ao meu pior inimigo.

Jay 03/05/2011

Decepcionante
Incrível como a fama de um livro cria expectativas imensas na gente. Eu havia ouvido falar (muito bem) desse livro por muito tempo antes de decidir lê-lo. E aí... bem, foi uma decepção.

O título da história em momento algum foi justificado. Em nenhuma página eu identifiquei uma resistência por parte da Clare em relação ao amor. Não senti como se ela estivesse cansada, determinada a mudar as coisas, então acho que o título do livro poderia ter sido qualquer um EXCETO "SEM Clima Para o Amor".

A história é chatinha e não me prendeu de verdade e nenhum momento e, em alguns pontos, era quase uma literatura erótica! Menos sexo e mais história poderiam ter tornado o enredo mais atraente.

Dei nota dois porque o final é razoável. Deu para passar o tempo e só. Mas é uma nota generosa.

E... uma observação:

A tradutora (aqui fica a crítica bem irritada à ela) deve pensar que os leitores desse livro foram criados numa bolha, porque, francamente, este livro bateu o recorde de notas do tradutor. Ela explicava coisas idiotas, coisas que, mesmo sendo citadas não fariam diferença, pois não fazem parte da nossa cultura, coisas desnecessárias. Eu senti quase uma condescendência dela com o leitor. Me irritou, de verdade.

ALGUÉM MAIS SENTIU ISSO? :/
Thainara 11/05/2011minha estante
ainda estou lendo o livro e concordo com você sobre a parte de estar sendo decepcionante e que é quase uma literatura erótica em certos pontos. E essa tradutora acha que a gente não sabe de nada!

Jay 18/06/2011minha estante
E eu tinha fica muito empolgada pra ler, estava super na expectativa. Você já terminou?
Ah, nem me fale dessa tradutora! Nunca me senti tão 'burra' quanto me senti com as notas dela.

Niii 08/05/2012minha estante
Poxa, é um dos meus livros favoritos!!! =-(
E geralmente nós temos o gosto parecidíssimo.
Acho que fui eu que te indiquei esse livro.
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Jamille 29/09/2013minha estante
Ainda tou lendo, mas também esperava algo melhor. Tenho mais 2 livros dessa autora e agora nem sei se vou lê-los :/

Ana 14/10/2013minha estante
Olá. Estou louca atrás desse livro. Não encontro em lugar nenhum para comprar. Alguém quer trocar? ;)

CarlaSK 13/12/2015minha estante
Estou lendo e tb fiquei chocada com a quantidade de notas de rodapé, muitas de coisas absolutamente banais.

Thainara 21/05/2011

Livro extremamente forçado e cheio de clichês ridículos, as personagens não tem o mínimo de carisma, a estória é fraca e o que me passou pela cabeça foi que a escritora apelou para o sexo vulgar pra vender "essa coisa" que nem deveria ser chamada de "obra literária". Outra coisa que me irritou bastante, foi a tradutora que explicava coisas totalmente desnecessárias e bateu record de notas de tradutor. Horrível é pouco para descrever isso, nem merece ser encaixado como um chick-lit! Inclusive se o livro fosse meu eu teria colocado fogo, mas como não é...

Ju 13/03/2014

Sem Clima Para o Amor
A primeira vez que ouvi falar da Rachel Gibson, foi na Bienal do Livro de SP de 2012. Uma amiga ficou um tempão me dizendo que a escrita dela era fantástica. Na época, eu não pude adquirir nenhum livro da autora, porque já tinha planos para o dinheiro disponível... rs... Mas quando vi um novo livro dela sendo lançado pela Geração, claro que o quis imediatamente! Acabei me apaixonando pela história! *-*

Clare é uma mulher de 33 anos que acaba de se separar do noivo, depois de pegá-lo no flagra em um momento, digamos, muito comprometedor, com outro homem. E o pior é que ela ainda precisava enfrentar o casamento de uma de suas melhores amigas no mesmo dia! Está disposta a não estragar o grande acontecimento e, como sempre, mantém a pose. Aprendeu desde pequena que precisava ser sempre simpática, sorrir mesmo que alguém estivesse fazendo uma observação muito desagradável a seu respeito ou que estivesse emocionalmente destruída. Se considera uma dependente do amor, e escreve romances para mulheres (sim, bem no estilo romance de banca). Isso é uma grande decepção para sua mãe, que tenta a todo custo esconder esse fato "vergonhoso" de suas amigas.

Sebastian é um jornalista que viaja o mundo fazendo coberturas de histórias sempre tristes. É especializado em guerras, epidemias e coisas do tipo. Também é escritor, mesmo que de um livro só. Passou um tempo no Afeganistão e escreveu sobre a experiência. Mais ou menos um ano depois de lançado, o livro acabou se tornando um sucesso de vendas, o que o deixou extremamente rico. Seu pai trabalha para a mãe de Clare, e os dois eram bem próximos quando crianças (o que ele mais gostava era de vê-la perder o controle), mas não se veem há mais de 20 anos. Houve um pequeno incidente - Sebastian contou a Clare como os bebês eram feitos... rs... - e a mãe da menina praticamente o expulsou de sua casa. Seu contato com o pai diminuiu bastante depois disso, até que ele se tornou a única pessoa da família com quem ele ainda poderia conviver. E é nessa tentativa de se reaproximar do pai que ele revê Clare.

Duas pessoas extremamente diferentes. Uma mulher romântica, apesar de momentaneamente desiludida. Um homem que nunca teve um relacionamento longo com uma mulher, e que acredita que sexo é muito mais importante que amor. Suas vidas se cruzam mais uma vez. Apesar de terem convivido na infância, não sabem muito da vida um do outro. A única coisa óbvia é que existe uma atração absurda entre eles.

As personagens secundárias são bem interessantes também. Rachel tem três melhores amigas, todas escritoras, cada uma especializada em um gênero literário diferente, com personalidades mais diferentes ainda. A propósito, esse é o segundo volume de uma série chamada "Escritoras", e imagino que o primeiro livro (ainda não lançado por aqui) seja sobre a amiga que se casa no início desse. Apesar disso, acredito que o lançamento do segundo livro antes do primeiro não vai prejudicar a leitura, porque o marido dessa amiga não aparece nem mesmo uma vez. E achei a capa linda! Ela retrata bem um momento marcante da história.

A narrativa da Rachel é muito gostosa, adorei ver a Clare perdendo sua postura de mulher perfeita! O Sebastian se mostra um cara incrível no decorrer da história. As personagens desse livro têm um carinho muito grande umas pelas outras. Podemos ver o relacionamento entre os protagonistas ser construído aos poucos, de uma forma super natural. E eles também conseguem melhorar bastante seus relacionamentos familiares. Li Sem Clima Para o Amor em um dia, e fiquei querendo mais ao terminar. Pretendo ler todos os livros da autora já publicados no Brasil assim que possível.

site: http://entrepalcoselivros.blogspot.com.br/2014/03/resenha-premiada-geracao-editorial-sem.html
Dani 13/03/2014minha estante
Parece ser uma estória cativante, ainda não li nada desta autora mas tenho muita vontade de ler este livro, parece ser mesmo bom. Adoro quando os personagens já se conhecem a algum tempo e voltam a se ver e achei muito engraçado o que causou a separação dos dois quando eram crianças rsrs

Sarah 14/03/2014minha estante
Eu não conheço essa autora, é novidade para mim. A capa me passa uma boa impressão, de uma leitura leve e despretenciosa. Eu gosto de livros assim, dá um refresco no cotidiano, né!

Michelli Prado 14/03/2014minha estante
Não li nada da autora ainda,mas confesso que fiquei bastante animada com este livro,pois parece ser uma leitura super leve e engraçada.E sua resenha deixa a gente bem curiosa...Já esta adicionado a lista de desejados!!
Beijos!!

David 15/03/2014minha estante
Pelo que você escreveu fiquei com muita vontade de ler esse livro, pela forma como a autora desenvolveu os personagens secundários, não focando apenas no romance, e principalmente por serem duas pessoas totalmente diferentes que acabam se reencontrando, pelo que me parece o ditado é válido para esse livro " os opostos se atraem"!

SARITA 27/11/2010

Esse livro foi uma grande decepção. Não existiam erros tão grosseiros quanto a sua outra obra "SEMPRE AO SEU LADO", mas mesmo assim ainda havia letras trocadas, frases sem sentido, mostrando todo o descuido com a revisão. Muita irresponsabilidade e falta de compromisso da editora.

O que achei interessante foi a explicação de rodapé, pois, sim, às vezes a piada é INTERNA e você não entende bem o contexto. Isso acontece porque são livros estrangeiros. Achei que isso ajudou bastante para o entendimento.

Quanto à trama, Rachel Gibson sabe bem como descrever tensão sexual entre dois personagens. Mais uma vez é o que faz nesse livro. Há relatos picantes da dupla Clare e Sebastian.

O que me pegou de surpresa foi o fato da história ser muito mais do Sebastian que da Clare. E, não, não me senti atraída pelo Sebastian por mais que a Rachel Gibson IMPLORASSE para que nos apaixonássemos por ele.

Paguei tão caro por esse livro, preterindo até outros que sem sombra de dúvidas seriam melhores, e me veio essa história tão clichezona, sem méritos e com aquela masculinidade covarde do personagem principal, Sebastian. Se quiserem ler Rachel Gibson, peguem SEMPRE AO SEU LADO, isto é, se você tiver paciência com os erros crassos de português.

Dou 3 estrelas com muito cuidado, pois gosto da coisa sexual da história.

Bárbara Morais 05/01/2010

Se puder, leia em inglês.
A História é uma ótima diversão, mas a tradução deixa a desejar e existem muitos erros de português e de digitação nessa versão.

Aline Memória 26/10/2010

Nada de especial
É um livro legal para passar o tempo e tem suas partes divertidas; mas é só isso, não tem nada de mais.

Acho que o principal motivo para eu não ter me empolgado muito com o livro é que a história gira em torno de praticamente só um eixo: a relação de Clare e Sebastian. Então, já que não tem mais nenhuma história paralela de mesma importância (há a relação de Sebastian com o pai e sua relação com o trabalho, seu amadurecimento, mas o eixo mesmo é a relação dele com Clare), não prende tanto a atenção.

Clare também não tem nada de especial, mais uma história com uma mulher que se decepcionou no amor (tudo bem que a situação em que ela encontra seu noivo é meio deprimente), mas ela não tem exatamente uma personalidade forte ou cativante. O destaque da história é mesmo Sebastian e seu cinismo, sua cara-de-pau, todo o seu jeito de, como a autora diz, "macho alfa".

Não é o melhor livro de chick-lit, e concordo que a edição do livro está com vários erros que tiram a paciência e às vezes até o torna meio confuso, mas é bom para uma leitura descompromissada.

Maya Ribeiro 21/03/2013

Com clima para o amor
Meu Deus, obrigada Rachel Gibson por dar a vida a personagens tão bons quanto os que você escreve... Sua escrita é tão envolvente que nos faz ficarmos apaixonadas!
Passei a amar Sebastian da mesma forma que qualquer mlher amaria ao conhece-lo, do mesmo modo que amo Nick allegrezza e vou amar outros que essa magnifica autora colocara em nossas vidas.
Leiam o livro! É muito bom!!!
Isabella Freire 22/03/2013minha estante
O inesquecível Nick!! Curti sua resenha, vou ler. Bjs!

May 20/04/2013minha estante
Estou lendo "Loucamente Sua". Nunca tinha lido nada da autora, só acompanhei as resenhas sobre seus livros... estou no começo ainda (12%) mas estou sentindo que vou gostar...

May 20/04/2013minha estante
Meu Deus, vocês realmente gostaram de Nick? No começo ele é tão grosso. Tá... vou continuar lendo. Até!

May 27/04/2013minha estante
\o/ Menina, estou louca por Nick, bem que vocês disseram. Virei fã dessa mulher. Ela escreve muito bem. E as passagem mais picantes só tem um feito legal pois a história em si é muito envolvente. É lógico que eu já vou marcar todos os livros dela. Valeu a indicação.

Angélica 26/06/2013minha estante
Amo Nick Allegrezza e agora John Kowalsky de Simplesmente Irresistível. EStou viciada em Rachel Gibson e esperando loucamente pelos próximos lançamentos.

Nicole July 02/04/2014minha estante
Amoo o Nick acho que ele ser grosso só deixa ele mais fofinho ! Ele é uma criança ferida que finge que é durão e que nada lhe atinge !

Marina 16/12/2012

A Rachel Gibson é exatamente o meu número como escritora. Adoro a dinamica dela.
O livro não tem grandes surpresas, é aquele romance gostoso. Que logo nas primeiras folhas você já tem certeza de como será o fim.
Mas é divertidissimo!
A Clare, é a tipica mocinha. Inteligente, bonita, baixa auto estima e certinha. Enquanto o Sebastian tem o soriso travesso, masculo até o ultimo fio de cabelo e que quer ver a mocinha desarrumada!
Apesar da péssima edição, recomendo!

Flávia Mattos 16/05/2011

Apaixonante
Esse livro é para aqueles que gostam de suspirar com histórias de amor..suspirei do inicio ao fim...

Um lindo Amor!!!Linda Estória...

MiCandeloro 03/04/2014

Deliciosamente surpreendente!
Clare era uma mulher muito romântica e tinha em seu noivo Lonny a realização de todos os seus sonhos. Lonny era perfeito. Eles compartilhavam dos mesmos gostos, eram grandes amigos, nunca brigavam, davam apoio para o trabalho um do outro e quando ele a pediu em casamento, ela nem titubeou e disse sim. Em breve eles se casariam e seriam felizes para sempre, como nos romances que ela escrevia. Isso se não fosse por um pequeno porém: Lonny não era muito interessado em sexo. Mas sexo não é algo assim tão importante num casamento, né?!

O problema é que, certo dia, ao chegar mais cedo a casa, Clare deu de cara com uma cena que nunca mais esqueceria: seu noivo no rala e rola com um rapaz da assistência técnica da Sears dentro do closet. Lonny não só a traiu como a enganou, nunca admitindo ser gay, e fazendo-a acreditar que ele a amava como ela sempre o amou.

Claresta viu seu chão ruir bem a sua frente. Seu coração não só estava despedaçado como todos os seus sonhos cor-de-rosa evaporaram e foram substituídos por dor e mágoa e, por conta disso, e de muitas doses alcoólicas ingeridas no casamento de uma de suas melhores amigas, Lucy, acabou numa cama de hotel com um outro cara.

Quando acordou, não se lembrava do que tinha acontecido e ficou simplesmente chocada ao se ver praticamente nua ao lado de Sebastian! Justo de Sebastian? A situação não podia ficar pior e Clare sabia que se arrependeria disso para o resto da vida.

Querem saber o que vai acontecer? Então leiam!

***

Nunca tinha lido um livro escrito por Rachel Gibson, mas sabia de sua boa-fama e sempre tive curiosidade para conferir os seus chick-lits. Acabei sendo atraída pela capa de Sem clima para o amor e comecei a lê-lo sem ter ideia sobre o que se tratava.

Preciso confessar, de início senti uma estranheza absurda em relação a escrita da autora. Textos em terceira pessoa não são meus favoritos e não acho que combinam bem com este tipo de narrativa. Torci o nariz, achei a escrita chata, repetitiva e superficial e os personagens bem idiotas. Estava prestes a largar o livro, mas resolvi insistir, e não pude fazer escolha mais acertada.

Na medida em que as páginas iam avançando e que o estranhamento inicial foi passando e os diálogos chegando, acabei mergulhando de cabeça no livro e me deliciando com as histórias de vida de Clare e Sebastian. Clare é uma mulher muito insegura. A vida toda tentou agradar a mãe e preencher um vazio deixado por seu pai. Por causa disso, tinha a mania de ser perfeita e meticulosa em tudo, abafando seus reais pensamentos e sentimentos. Mas o retorno de Sebastian acabou abalando a fortaleza na qual Clare insistia em viver, e por causa disso, achei a combinação explosiva deles perfeita.

Sebastian é tudo o que amo num personagem masculino. Ele exala feromônios e deixa qualquer mulher maluca só de vê-lo. Mas ele não é só a combinação de um rostinho e um corpo bonito. Ele é inteligente, independente e um profissional de sucesso. Seus únicos problemas são que ele foge de relacionamentos e compromissos e nunca conseguiu se imaginar casado ou gostando de alguém de verdade. Mas a vida de Clare e Sebastian acaba se cruzando e eles terão que aprender a lidar com isso antes de se machucarem mais do que já estão, pelos problemas particulares que cada um carrega.

Sem clima para o amor foi um livro que me surpreendeu pois, por mais que tenha a pegada padrão de um chick-lit, numa mistura de romance e comédia com uma pitada de drama, ele é extremamente erótico! Nunca tinha lido um chick-lit erótico e nem tinha ideia de que isso existisse. Aqui, Rachel Gibson de vez em quando faz uso não só de palavras mais "vulgares", como descreve cenas de sexo tórridas e de tirar o fôlego.

Este livro faz parte de uma série de quatro volumes chamada Writer Friends. Mas para quem tem receio de começar a ler uma série nova, não se preocupem, pelo que entendi todos os volumes são independentes e cada um deles conta a história de uma das melhores amigas do grupo de escritoras que elas formaram: Lucy, Clare, Maddie e Adele.

Ao pesquisar sobre os outros livros, descobri que a Editora Jardim dos Livros já havia lançado no Brasil o terceiro volume da série, que conta a história de Maddie, chamado Sempre ao seu lado, mas quando fui procurá-lo na livraria, só dizia "indisponível". Que estranho. Escrevi para a Editora para saber o porquê, pois fiquei com vontade de lê-lo.

Não tenho ideia de quando e nem "se" os outros livros serão trazidos para o Brasil, mas espero que seja logo, porque amei essa história e estou suspirando por Sebastian até agora :)

Resenha originalmente publicada em: http://www.recantodami.com/2014/03/resenha-sem-clima-para-o-amor.html
Dê Borges 12/04/2014minha estante
Eu como fã da Rachel Gibson te indico esse série... Chama-se "Amigas Escritoras". São quatro livros, sendo que somente dois foram lançados aqui no Brasil, mais se vc quiser tenho todos em PDF e claro, os dois lançados aqui em livro físico tmb. rs Um não depende do outro, as estórias são paralelas, mas é uma delícia ver os encontros amorosos dessas amigas com suas peculiaridades e os encontros entre elas mostra a evolução de cada relacionamento. A seqüência é a seguinte:
1º Sex, Lies and Online Dating (Sexo, Mentiras e Encontros virtuais)
2º Sem Clima para o Amor
3º Sempre ao seu lado
4º Not Another Bad Date (Sem mais encontros ruins)
Vc não vai se arrepender.
Particularmente o que mais gostei foi o ultimo, simplesmente encantador e surpreendente!
Seria ótimo se alguma editora traduzisse os outros.
Bjos

MiCandeloro 12/04/2014minha estante
Oi Dê, estou por dentro da série. Espero que os próximos livros sejam lançados logo por aqui. Beijos