A Bolsa Amarela

A Bolsa Amarela Lygia Bojunga

Resenhas - A Bolsa Amarela

camila1856 12/03/2024

Como descrever o impacto que essa obra teve na minha vida?
?Às vezes a gente quer muito uma coisa e então acha que vai querer a vida toda. Mas aí o tempo passa. E o tempo é o tipo do sujeito que adora mudar tudo.?

a experiência literária que mais me marcou, com certeza.

livro fascinante, eu sou perdidamente apaixonada pelos livros da lygia.

a luta interna de raquel com ela e com a família fez com que eu criasse um laço muito forte com a personagem, eu verdadeiramente entendi ela. a analogia de guardar as vontades na bolsa e elas irem engordando é genial, eu amei essa analogia!! senti a flor da pele as minhas emoções durante a leitura, eu me apaixonei por raquel e os demais personagens, cada um com uma personalidade e uma história pra contar.

Debora.Vilar 09/03/2024

Não tenho nem palavras pra expressar o quão tocante é essa leitura. Como aborda de forma lúdico questões existenciais, que começam na infância e se não trabalhadas nos consomem como adulto e torcem nosso desenvolvimento humanista. O mais lindo é que mexe com a nossa imaginação de uma forma que não dá pra saber o que é real e o que é imaginação da criança, pois se trata disso, o que pensamos é uma realidade também, é a nossa verdade, não importa o que os outros falam. Devemos ser fiéis a nós mesmos.

Pâm 05/03/2024

A bolsa amarela
O livro é emcantador. A leitura tem um misto de diversão e mistério. Mas o tema é de uma importância magnífica. Raquel, a protagonista, é uma menina inteligente, curiosa e muito crítica. Por ser uma criança, como muitas outras, suas vontades,desejos e curiosidades são explicadas de forma superficial pelos adultos, lhe causando angústia. Quando ela encontra a bolsa amarela, resolve guardar os sentimentos que a incomodam dentro da bolsa. São três desejos, especificamente, mais um mundo de aventuras e amigos. Em determinado momento a imaginação e a realidade se encontram, gerando reflexão para garotinha. Com isso acompanhamos seu processo de amadurecimento. Impossível não se emocionar ao ver uma criatura crescer.
Fabio 05/03/2024minha estante
otima resenha, Pâm!?

Pâm 05/03/2024minha estante
Obrigada!!

Elizabeth 04/03/2024

A infância
Os conflitos, a tristeza que a própria família pode trazer, a luta de continuar tentando. Ela não desistiu.

Bea Duarte 03/03/2024

Esse livro foi minha primeira experiência literária na escola e desde então eu me apaixonei por esse mundo.
Me lembro que devorei o livro em dois dias.
Pretendo comprar e reler essa maravilha ??

Kathleen 28/02/2024

De repente, ser menina é bom e ser criança também
Raquel é uma criança podada, que vive uma criação em que criança é entretenimento e percebe que ela não quer isso. Não quer esconder suas opiniões e suas vontades, então o mundo da imaginação dela se funde com a realidade e se torna um só. A protagonista, com toda essa proibição, quer ser grande e quer ser homem. Nos mostrando a problemática, Raquel vai aos poucos construindo sua maturidade até aprender a lidar com o que ela é.
Não li esse livro antes e achava que a proposta seria muito diferente, contudo adorei, me senti abraçada.

LAvia 25/02/2024

A bolsa amarela
Mais um livrinho infantil, tantas histórias em um só, mas a bolsa amarelo é o galo Afonso dominam tudo.

letza 09/02/2024

É uma leitura que apesar de ser bem rápido e fluída não perde a sua profundidade. Trata de assuntos tão especificamente ligados a algumas coisas que eu estou vivendo então tive uma conexão muito boa logo de cara com o livro.

Uma leitura atemporal que eu remendaria para pessoas de todas as idades e escutaria atentamente a interpretação de cada uma.

?[?]
? Despencou lá de cima sem saber se ia abrir ou não?
? Arriscou.
? Mas que risco!
? Riscão. Grande que nem a chateação de viver sempre ali parada só sendo bonitinha e mais nada.?

Comprei esse livro na livraria cultura totalmente por acaso apenas pela sinopse ter chamado minha atenção. Acabei pesquisando um pouco sobre a autora antes de ler e agora tenho como meta ler todos os livros da Lygia Bojunga.

lapnchrll 07/02/2024

Arrisco dizer que entrou pra lista de preferidos.
Leitura rápida, simples, fluída e aconchegante.
alerta! contém MUITA criatividade na narrativa, um dos pontos altos da história para mim (livros infantis e seus encantos).
li muitos anos atrás e foi linda a experiência de o reler. a história me conquistou. relendo, consegui perceber a riqueza de reflexões nos pequenos detalhes.
e mais uma vez ressalto que a criatividade da narrativa de fato me encantou.
arrisco dizer que entrou pra lista de preferidos.
livro infantil que recomendo para todos os adultos.

BatataCult 06/02/2024

Adoro esse livro, li pela primeira vez quando era menor nas aulas de produção de texto, e quando terminamos fiquei meio triste mas com uma sensação boa, me fez ficar bem reflexiva sobre certos assuntos kajjaaika reli recentemente e me senti do mesmo jeito... acho que é uma leitura bem leve, rápida e de certa forma refrescante? Vale muito a pena dar uma chance :)

manubisss 05/02/2024

Muito bom o livro, a personagem vai amadurecendo ao decorrer do livro e seus desejos vão evoluindo junto da história.
Recomendo tanto para adultos quanto crianças, simplesmente amei ?

Cecii 03/02/2024

Deixa eu ficar? deixo ?
Um livro adorável, a criatividade da Raquel me trouxe uma grande nostalgia de quando era criança, ela contando das 3 vontades dela me fez lembrar das minhas e no final quando mostrou as 3 indo embora, me trouxe um sentimento de paz.
É um livro pequeno mas com muitos pontos reflexivos.
De fato, é um livro para crianças mas que seria ótimo os adultos lerem.

Sha 01/02/2024

Lindo!
O livro conta a história de Raquel, que é a filha mais nova de 4 irmãos (não lembro exatamente quantos eram). Por ser criança e a caçula da família, ela enfrenta muitos problemas com seus pais e irmãos que sempre a tratam como se ela fosse incapaz de entender ou fazer qualquer coisa, com a desculpa de que ela é muito nova para assimilar as coisas do mundo. Isso irrita Raquel e ela passa a ter 3 vontades: Vontade de ser grande, de ser garoto e de ser escritora.
Um dia Raquel ganha uma bolsa amarela e deposita todas as suas vontades dentro da bolsa. ?

Livro bem curtinho pra ler em uma tarde. Além de ter uma historinha divertida, o livro traz muitas críticas igual as outras obras da Lygia. Serve para todas as idades! ?

Naraliz 29/01/2024

Um desejo de quero mais!
Há muito tempo atrás na época do fundamental uma professora lia um capítulo toda aula pra gente desse livro, foi algo marcante pra mim pq eu amava, esse livro foi uma das poucas coisas boas naquela época.
Um dia a professora emprestou o livro pra uma garota, essa garota foi embora com o livro e as tardes ouvindo aquela leitura gostosa ficaram pra trás. Eu não sabia o nome do livro, fazia tanto tempo que tinha esquecido, mas recentemente eu descobri e enfim pude ler. Foi como revisitar uma parte boa da minha vida, deu uma nostalgia profunda.
O livro tem uma escrita simples e cativante, mas profunda, quanto mais eu lia mais eu queria ler e no final eu fiquei tão feliz por reencontrar essa preciosidade, realmente recomendo para todas as idades!

leticiv 29/01/2024minha estante
primeiro livro q eu li todinho! amooooo

Naraliz 29/01/2024minha estante
Ele é MUITO bom ?

Amanda S 08/02/2024minha estante
Primeiro livro "maiorzinho" que li.. Comprei há pouco tempo numa sebo pra reler!?

Pieri 29/01/2024

?(?) o tempo é o tipo do sujeito que adora mudar tudo.?
Eu estou encantado com a escrita dessa autora!

Quem me conhece sabe que eu amo ler livro infantil, eles são sempre reflexivos, humorados e capazes de nos arrancar lágrimas.

Em A Bolsa Amarela temos uma garotinha chamada Raquel, ela possuí três vontades, que esconde dentro de uma bolsa amarela. A vontade de ter nascido menino, a de se tornar uma escritora e a de ser gente grande.
Raquel acredita ser uma pessoa que não é ouvida dentro do seu núcleo familiar, ela chega a conclusão que a sua família acredita que criança não tem vontade.
A partir dessa constatação iremos acompanhar o dia a dia dessa garotinha misturando o real com o mundo criado por sua imaginação, conhecendo seus amigos imaginários e se divertindo muito com descobertas incríveis.

Eu amei!
marcella.more 29/01/2024minha estante
Um dos meus livros preferidos da vida ? comprei em um sebo há uns 10 anos atrás e guardo até hoje

Pieri 29/01/2024minha estante
eu li o sofá estampado e fui ao sebo comprar esse e o corda bamba. Me encantei pela escrita ?