O clube do crime das quintas-feiras

O clube do crime das quintas-feiras Richard Osman

Resenhas - O Clube do Crime das Quintas-Feiras

San 24/06/2022

Boa leitura
A história é dividida em duas partes.
A primeira achei um pouco devagar.
A leitura fluiu, mas, não me conquistou ao ponto de não querer parar de ler.
Já a segunda parte a história tem mais movimentação, e gostei mais.
Prendeu minha atenção e fiquei curiosa sobre o final.

Leléu Ltd. 22/05/2021

Quem ri de velhinhos vai pro céu?
Como pode a já tão batida premissa de velhinhos divertidos como os de Cocoon, misturada com as improváveis investigações como as de Scooby Doo dar certo?

Eu gostei deste livro. Ele me foi... Divertido. Um passatempo despretensioso com velhinhos nos fazendo rir (bem longe do hilariante O Ancião que Pulou pela Janela e Sumiu - este me fez parar a leitura várias vezes pra rir e depois voltar). É muita coisa que eles aprontam, e na maior parte do tempo fazendo o distinto "casal da lei" de idiotas.

Algumas coisas poderiam ter sido simplesmente decepadas da história sem fazer lá essa falta toda, mas, enfim, só me tomaram mais algumas horas de leitura...

Vi várias resenhas falando mal deste livro. Acho que as pessoas andam bem exigentes com o conteúdo. Eu quero é me divertir e passar meu tempo, e esse livro cumpriu com louvor e estrelinhas este propósito.

Submarino 11/08/2022

Os fãs de True Crime se identificam.
Um grupo de aposentados que se reúne toda quinta-feira a tarde para debater casos policiais antigos sem solução confiantes de que podem trazer justiça às vítimas e encontrar os responsáveis por algumas daquelas atrocidades do passado.

Leila de Carvalho e Gonçalves 24/04/2022

O Eclético Quarteto
O Clube Do Crime Das Quintas-Feiras é o primeiro livro de Richard Osman, um nome bastante conhecido dos britânicos à medida que ele já apresentou diversos programas de televisão e atualmente tem seu próprio game show na BBC.

Entretanto, sua popularidade não basta para explicar o sucesso alcançado em sua estreia como escritor. O Clube Das Quintas Feiras, lançado em 2020 e publicado no ano seguinte no Brasil, já vendeu mais de 1 milhão de cópias, atingiu o topo da lista dos livros mais vendidos do New York Times e teve seus direitos cinematográficos vendidos para a Amblin Entertainment (Steve Spielberg).

Essa conquista é resultado de uma história cuja força motriz é um eclético quarteto formado por simpáticos velhinhos que se reúnem todas às quintas-feiras, para discutir assassinatos sem solução, tentando mudar o rumo desses casos.

Da teoria à prática é um pulo, quando um violento homicídio, de autoria ignorada, perturba a paz de Fairhaven, a cidadezinha onde residem. Entretanto, quando uma segunda morte ocorre em circunstâncias suspeitas, todo o cuidado é pouco, pois o perigo parece estar mais próximo do que se supunha.

Dividida em duas partes e com 115 capítulos curtos, a narrativa possui dois narradores: um deles em terceira pessoa e o outro é Joyce Meadowcroft, uma enfermeira aposentada que é a mais recente integrante do clube e quase ia me esquecendo, os demais membros são a misteriosa Elizabeth Best, uma antiga espiã, o ex-sindicalista Ron Ritchie e Ibrahim Arif, um emérito psiquiatra.

Um aspecto interessante é como se estabelece a relação do grupo com o Departamento de Polícia local. Em especial, como eles conseguem se aproximar da policial Donna de Freitas e do inspetor-chefe Chris Hudson, já que qualquer intromissão de civis, particularmente, em assassinatos, não é permitida. E verdade seja dita, se a dupla não contasse com a colaboração dos quatro, é bem possível que esse caso fosse arquivado.

Outra explicação para o sucesso do livro é a maneira que Osman conduz a narrativa. A velhice é apresentada com suas limitações e, sobretudo, dignidade, portanto sem vãs esperanças nem vitimismo. Ao mesmo tempo, também é uma leitura divertida e algumas situações rendem boas risadas.

Por sinal, o escritor desenvolve vários assuntos que, a princípio, parecem não ter qualquer ligação com os crimes e, no devido tempo, comprova-se o contrário. Paralelamente, ele também reúne muitas informações que são meras curiosidades e, ao longo do tempo, esse estratagema pode tornar-se cansativo. Trata-se do ponto nevrálgico do livro, afinal, nem todos estão interessados no ganho de peso do inspetor ou como se chega a Coopers Chase, um retiro de luxo para aposentados que é pano de fundo de boa parte dos acontecimentos.

Finalmente, se você procura um thriller, isto é, uma ficção policial tensa, com muita adrenalina, surpresas e plot twists, esqueça O Clube Das Quintas-Feiras. Ele é um ?whodunit? ? uma ficção cujo propósito é descobrir o assassino ? que como um intrincado quebra-cabeças deve ser montado sem pressa, com paciência, e não é por acaso que Poirot e Miss Marple são mencionados ao longo da narrativa, sem dúvida, Agatha Christie é uma das referências do autor. Divirta-se!

Obs: Richard Osman já publicou outros dois livros com os mesmos protagonistas: ?O Homem Que Morreu Duas Vezes? e ?The Bullet That Missed? ainda inédito no Brasil.

Lori 29/10/2023

Que livro mais delicinha! Tava em outra leitura e tinha resolvido dar uma pausa nela e acabei pegando esse pra ler, melhor escolha! Uma leitura leve, gostosa, mistério na medida, um plot muito massa e uma sensação doce de tristeza agora que acabei de ler.
Recomendo super!
Sandra 29/10/2023minha estante
Recomendo ler os outros dois. Amo esses velhinhos

Kyviaa 29/10/2023minha estante
Leia a sequência, vale muito a pena! Difícil não se apegar aos velhinhos mais sagazes do mundo ?

Lori 29/10/2023minha estante
Ahhhh nem sabia que tinha sequência, já queroooo!!! Muito gratidão pela dica! ?

Natália 11/09/2022

Não é tão interessante quanto imaginei
Logo que vi esse lançamento, fiquei louca para ler, mas achava que não era o momento certo e fui prorrogando até agora. Infelizmente, não gostei tanto assim.

A sinopse é instigante, mas apesar de ter adorado alguns pontos, não gostei de vários personagens. Além disso, não é um suspense intenso que me fizesse ficar pensando sobre a obra em vários momentos do meu dia. Na verdade, quando estava em mais ou menos 80%, só pensava em acabar logo para partir para outra leitura :(

Não tenho certeza se vou ler o próximo, talvez espere algum tempo.

gabiif 07/01/2023

?Você costuma estar livre às quintas-feiras??
O Clube do Crime das Quintas-Feiras se passa em um lar de idosos, ambiente agradável e inofensivo, não é mesmo?
Elizabeth e seus parceiros de curiosidade, todos moradores do local, se reúnem todas as quintas-feiras pra discutir assassinatos reais sem resolução. Cada um com sua habilidades, pensam em diversas explicações para assassinatos de gelar a espinha.
Porém, a realidade do Clube muda com um acontecimento: Um assassinato de alguém conhecido. Assim, eles buscam desvendar a história, que fica cada vez mais complicada.
Como não amar esses velhinhos?
Me apeguei demais aos personagens, principalmente com o jeito único de cada um e com uma característica muito importante deles, a complexidade.
É claro que Richard não deixa nada a desejar sobre a ideia incrível de juntar coisas muito distintas em um livro que com certeza de arrancará muitas risadas.
Ainda assim, confesso que fui ler pensando que seria algo mais puxado pro suspense/mistério, e não tanto para a comédia, por isso acabei um pouco decepcionada com o plot final.
Se você quer sair de uma ressaca literária, esses idosos com certeza vão te ajudar do melhor jeito possível.
Boa leitura!

anapinheiro_acp 22/06/2023

Os idosos arrasam!
Esse livro é sobre um grupo de idosos que se envolve na investigação de um crime que aconteceu no asilo em que moram.

Sobre o desenvolvimento da história: achei bem legal, muito bem pensada. Mas tinham muitos personagens, precisei criar uma lista com informações deles para conseguir acompanhar (talvez minha memória seja ruim, fica o questionamento).
Enfim, gostei do final e como cada personagem lida com ele. Mas fiquei com a sensação de que faltava alguma coisa, não sei dizer o que.

Algo que gostei muito no livro foi o protagonismo dos idosos. É muito comum que os personagens idosos não sejam protagonistas e, quando são, são marcados pelas perdas que ocorrem na idade (física, cognitiva, social, etc), de forma que a historia se centra nisso. Nesse livro, isso não acontece.
O autor traz a história de pessoas muito capazes e inteligentes. Ele traz as limitações da idade sem limitar seus personagens a elas.

Para ês psicólogues de plantão: dá super pra pensar em Baltes ao longo do livro. Como os idosos realizam esse equilíbrio entre perdas e ganhos, são estratégicos e protagonizam a própria vida.

Gu Vaz 09/01/2023

Não apenas meros velhinhos...
Adentrando um retiro para aposentados ricos e conhecemos quatro idosos astutos que formam O Clube do Crime das Quintas-feiras, Elizabeth, Ibrahim, Joyce e Ron, cada um com uma personalidade, carismáticos da sua própria maneira. Capítulos curtos e com uma história simples, mas cheia de pequenas reviravoltas que impedem que o livro siga um rumo meramente burocrático de detetive, personagens com dilemas da terceira idade e que traz um frescor para o gênero.
Gostoso de ler, fácil de se apaixonar pelos velhinhos.

Ana Clara 03/09/2021

O clube dos idosos que fazem acontecer
Que livro mais delicinha de se ler! Quando se lê a sinopse, da pra estranhar um pouco, afinal, investigação criminal e aposentados não são duas coisas que estão conectadas frequentemente, mas isso que faz esse livro ser tão especial.
Além de que, ao longo do livro, você se da conta que não associa idosos com qualquer atividade por que você os subestima, mas não O Clube, eles mostram que a idade não é uma barreira pra eficiência.
Eu me encantei completamente pelos personagens, senti as emoções com eles e amei o ritmo da narrativa e o rumo que a história tomou.
Quando leio livros de investigação, sempre tento descobrir o culpado desde a primeira página e dessa vez não foi diferente, mas olha, como eu estava errada!!
Esse livro é bem leve, apesar dos temas que aborda, e se você quiser uma leitura que te prenda e te pegue desprevenido, recomendo muito que de uma chance a esse livro (não que minha recomendação valha de alguma coisa).
Enfim, a nossa realeza da investigação chegou.

João Paulo 15/04/2021

Divertido
Richard não poderia começar melhor sua carreira , como começou com essa história divertida, misteriosa e emocionante. Os personagens são um amorzinho, não tem como não se apaixonar! A escrita do autor extremamente fluída e inteligente, e o livro é regado de momentos divertidos e ainda cheio de mistério. Eu devorei o livro em poucos dias. Já se tornou um dos meus livros favoritos. E mal posso esperar para o próximo livro do autor!

Yasvie 12/07/2023

A Agatha Christie jamais faria uma coisa dessa
Genuinamente resolvi pensar bastante antes de escrever sobre a experiência que foi esse livro, pois sinceramente ele confunde e engana muitas vezes, pelo menos foi assim comigo.

No começo parece muito bom, a ideia é boa, pessoas mais velhas morando juntas no que parece um resort para descanso dos 70+, mas que juntos um grupo deles resolve resolver crimes para passar o tempo, até que um crime acontece próximo até de mais e aí começa a confusão.

Muita coisa acontece de uma vez e as soluções não são tão satisfatórias assim, o mistério que eles fazem parecer enorme na verdade se resolve bem facilmente e teria se resolvido de qualquer forma com eles envolvidos ou não.

E os persongens que no começo parecem tão bons e legais começam a irritar, porque no mundo real os velhos estão sabendo até mais que os jovens sobre internet e aquela coisa de velhinhos ignorantes em relação a isso já não cola mais, e ai eles se tornam só velhos fofoqueiros que se metem em tudo e atrapalham coisas sérias enquanto acham serem incríveis.

Ou seja, o mistério é simples assim como a conclusão. Nada de mais. Ou de menos. Só ok.
Naila11 12/07/2023minha estante
Oii só uma pergunta aonde eu aperto pra poder ler ??

Yasvie 14/07/2023minha estante
Ler a resenha ou o livro?

Emilyn moretwopages 23/05/2021

Quase um favorito
Comecei o livro surpresa ao me deparar com a idade dos protagonistas e fui me apaixonando pelo espírito jovial e aventureiro deles. Gostei muita da escrita e como a história foi desenvolvido, contudo aguardava um final mais emocionante.

Ale Lima 29/01/2022

5 ?? sem titubear
Que trama incrível! Ainda não havia me deparado com uma história assim. Além da construção dos fatos terem sido muito bem desenvolvidos, fica a lição de que os talentos e virtudes que as pessoas adquirem durante toda uma vida jamais poderão ser esquecidos, mesmo com o avançar da idade. Recomendo.

Duda. Sagas 11/01/2023

Muito divertido, gostei muito da premissa de um grupo de velhinhos se reunirem para resolver casos não solucionados, e um novo assassinato.
A única coisa que não foi muito boa foi o final, achei extremamente rápido, e se não prestar tanta atenção, dá um nó na cabeça.