Nossa Parte de Noite

Nossa Parte de Noite Mariana Enríquez

Resenhas - Nossa parte da noite

rdrg 26/05/2021

Dedo no c* e bruxaria
Esse aqui foram 400 páginas de puro cansaço. Mas as conexões do final, hmmmm o sabor. A autora preparou bem o terreno, misticismo, rituais terríveis, relações falidas. Não foi mole não viu. Mas agora quero morar na Argentina.
Gabbie 27/05/2021minha estante
Tive a mesma impressão! Depois quando começou a fechar a história ficou super bacana
Queria que não tivesse tido tanta enrolação

Roselaine12 20/04/2023

Me surpreendeu!
Este livro chegou pra mim através da assinatura da intrínsecos e eu quando vi informações dele pensei que nunca iria ler, pois é um livro com a temática terror, e eu não gosto de sentir medo. Como não tinha mais nada em casa para ler, me desafiei a conhecer.
Ele não segue uma ordem cronológica, passado futuro e presente vão se revezando e a estória é contada por Juan, Rosário, Gaspar e Olga, ocorre a sua maior parte em plena ARGENTINA na época da ditadura e também num período anterior na Inglaterra.
O livro aborda a relação insólita entre pai Juan e seu filho Gaspar. Juan vem de uma família humilde e sofre de problemas cardíacos, o médico que faz sua cirurgia quando criança, e pertence ao alto escalão de uma seita chamada ordem, vendo que ele pode ser um possível médium, compra ele de sua família.
A ordem é uma seita que venera a escuridão. Esta escuridão precisa de um médium para ser invocada e a cada invocação o corpo do médium sofre muita debilitação. Os rituais são muito macrabos e terríveis e a Escuridão é invocada com o objetivo dos integrantes conseguirem a imortalidade, mas ela tem muita fome e sempre muitas pessoas são engolida nestes rituais terríveis. E isso faz um paralelo muito bom com a ditadura onde pessoas somem para manter os poderosos no poder enquanto que a escuridão exige o sacrifício de alguns para outros possuírem a informação que os leva a imortalidade. Os integrantes da ordem estão sempre em busca de novos médiuns e fazem isso terrivelmente aprisionando crianças e fazendo atos impensáveis com elas, objetivando o desenvolvimento da mediunidade através da dor.
Juan se casa com Rosário que é filha de Mercedes - chefe maior da ordem e ambos têm um filho Gaspar que a ordem quer torna-lo substituto de Juan como médium. Juan vai fazer de tudo para proteger seu filho da ordem e Rosário fica na dúvida se segue os planos da família ou do Juan. Quando Rosario decide ficar ao lado de Gaspar e ir contra os interesses de sua família, ela é morta por um acidente estranho quando Gaspar tem em torno de 5 anos.
Juan faz coisas impensáveis e terríveis com o filho com o objetivo de proteger o mesmo da ordem, sabe que tem os dias contados e não quer que seu filho seja escravo desta seita. Pois o objetivo é transferir a consciência de Juan que é um cara muito debilitado para o corpo de Gaspar e assim conseguiriam a imortalidade, com a morte de Gaspar.
Após a morte de Juan, Gaspar é adotado pelo irmão de Juan que não faz parte da ordem e vive uma vida de muitos tratamentos e problemas pois devido ao sumiço de uma amiga de Gaspar, a Adela em uma casa muito estranha, quando entrou com seus amigos Pablo e Vitória, Gaspar. Nesta parte da estória narrando a juventude de Gaspar é tratado e explosão de aidéticos dos anos 80 também.
Ao retratar a vida adulta de Juan ocorre um acontecimento macabro com o pai adotivo de Juan e ele então procura seus avós paternos, os integrantes da Ordem que já estão bem velhos e Juan fica prisioneiro deste seita. Não vou contar o desfecho da estória, mas o livro vale muito a pena ler, pois me surpreendeu demais, jamais pensei que conseguiria ler um livro de terror, mas gostei muito dele.
Fiz um vídeo falando sobre o livro: https://youtu.be/XnR-5ohM8J8

Fernanda.Marques 14/05/2021

Livro muito interessante. Diria até diferente. Não irá agradar todo mundo.
Levei um tempo pra entender toda a estrutura do livro, além da história, e confesso que me conquistou por ser muito original e genial, com saltos temporais, vários narradores e descrições muito boas!
Considero um 'romance' de formação pois vamos acompanhar etapas de um menino que cresce e tem um destino imprevisível.
A escrita é muito boa, embora no final achei que poderiam ter menos páginas e não impacta nada na história, a famosa 'encher linguiça'.
História envolvente, comprei tudo dos personagens.
Indico fortemente uma pesquisa sobre a Argentina e o que estava acontecendo nessa época pois irá fazer toda a diferente na leitura (revista do intrínsecos é necessária!).

Paty.Moreira 30/07/2023

Eu não sei o que escrever
Li por curiosidade. Mas....
Bem se vc gosta dos livros do Rafael montes vai se diverti com esse aqui.
Tem acontecimentos aqui tão perturbadores. Um bruxo tão poderoso que não pode impedir a própria morte?
Cruel com o filho.
É um livro sobre ceita. A Ordem como é descrita aqui. Seus membros controlam a escuridao.
Já li comentários que esse livro é fraco, tem rituais bobos. Deus é mais.
Eu me senti muito mal com algumas coisas que li, apesar de Juan e Gaspar me cativaram de um jeito. Li o livro por eles.
Eles estão fugindo da ordem,mas ao mesmo tempo Juan está envolvido até a tampa. E muitos rituais são descritos aqui.
Deu um pouco de medo, não da ordem mas sim dos trem sobrenatural.
Não é meu favorito, mas por gostar dessa pegada sociedade secreta. Vai ficar pra mim ler novamente,quando a vida deixar.

João Vitor 27/01/2022

Um verdadeiro terror latino-americano.
Mariana Enriquez, autora argentina, me levou a lugares extranaturais do meu inconsciente e trouxe à tona memórias de infância já esquecidas - que eu decidi esquecer. O livro começa com uma viagem de Buenos Aires até o meu estado, Paraná, de um pai e um filho, com muito mate, tereré, camisas grudadas no corpo quente ensopadas de suor, devotos de São Morte e pequenas cruzes fincadas na beira da estradas como se fosse uma marca ao tesouro. Mas não se enganem, isso é apenas o começo de tudo, a primeira camada de um livro dividido em seis partes, com seis aspectos narrativos, seis tempos diferentes. Essa é a melhor parte,
essa é a melhor parte,
não, essa é a melhor parte.
?Nuestra Parte de Noche?, no original, nome forte, bonito de se falar em voz alta:
nuestra
parte
de
noche,
é um romance monumental, um verdadeiro terror latino-americano, com referências místicas, históricas e culturais da América Latina, Europa, África e dos povos indígenas e ciganos. O horror dos anos da ditadura na Argentina é o plano de fundo de uma história sobrenatural e macabra, revelando que em todo lugar, em qualquer plano, tempo, seitas ou famílias, existe o oprimido e opressor, o abuso de poder e a perversidade. Se ao menos - aqui - os familiares pudessem saber o paradeiro dos corpos desaparecidos por meio das cartas. O romance, além de todo teor mediúnico, gótico e do mistério ocultista que o cerca através do tempo e espaço, também fala sobre amizade, laços familiares e as complexidades do amor, dos limites do corpo humano, da mente e do espírito.
Quero estudar Tarô, como Yeats, viajar para Buenos Aires, confiar mais nas ficções especulativas, ler mais autores latino-americanos. E, quando passar pelo rio Paraná, lembrar que os redemoinhos e as águas traiçoeiras são efeitos dos mortos.

Escrevo sobre livros no meu insta: @jojoaaao

Novack 10/06/2021

Um dos livros mais estranhos e intrigantes que já li na vida
?A Nossa Parte de Noite? é um romance que alimenta um ambiente claustrofóbico, negro, horrendo e intenso, num estilo de escrita único onde está presente a ideia de redefinição de vida e morte, marcado pela inquietude, a irreverência, a frialdade e uma sombra poética.

Adriana Scarpin 29/08/2023

Nossa parte da Noite da Mariana Enriquez é um livraço tanto em tamanho quanto em conteúdo. Gosto de boa literatura de horror, mas não sou nenhuma especialista no gênero, mas a forma que Enriquez mescla a situação política da Argentina dos últimos 60 anos (sobretudo a ditadura) com o boom satanista do mesmo período é brilhante.
Plus: Nunca pensei encontrar o David Bowie como personagem de livro de horror argentino. Rá!

Gabbie 27/05/2021

Cansativo, quase desisti 5x
Sendo bem sincera tinha tudo pra ser um livro incrível, mas não me agradou em quase nada! Quando a história começou a fechar (depois de quase 400 páginas de enrolação) foi o que me impulsionou a terminar o livro. Achei extremamente cansativo! Não recomendo.

Cassiana Trembulak 15/05/2021

Não entendi a finalidade deste livro no mundo.
Não gaste seu dinheiro com ele. Não vale a pena. Não gostei, não acrescentou nada pra mim.

JessYoshioka 27/09/2021

Decidi ler o livro em razão da propaganda que o clube intrínsecos fez, comparando esse livro a escrita de autores como Isabel Allende e Gabriel Garcia Marques, mas a verdade é que não tem nada a ver... a narrativa é lenta e cheia de detalhes que acabam tornando a leitura enfadonha. O livro faz umas digressões e alterna diferentes pontos de vista, o que acabou quebrando um pouco o fluxo da leitura... qdo vc acha q vai descobrir oq tá acontecendo, vem outra parte da história totalmente diferente. A história é sobre Juan, um médium usado por uma seita q cultua a escuridão e tenta proteger seu filho do mesmo destino. O aprofundamento nos personagens é muito pouco, em mais de 500 páginas vc não consegue conhecer a fundo essas pessoas, tb não encontrei nenhuma conexão com o contexto histórico da ditadura, apenas menções a pessoas torturadas.

Rodolfo 30/07/2021

Gaspar é uma garoto que vive com seu pai depois que sua mãe morreu misteriosamente. Ela fazia parte de uma família que controla a Ordem, um grupo de médiuns que segue a doutrina estabelecida pela Escuridão, uma força obscura que poucos médiuns são capazes de invocar. Juan, pai de Gaspar é um desses.
Quando Gaspar começa a dar sinais que herdou as mesmas capacidades do pai, ele decide com um pequeno grupo de amigos isolar espiritualmente o filho para que ele não "consiga" desenvolver essas capacidades.
Opinar sobre um livro é bastante relativo e polêmico, mas esse com certeza não é um livro que me cativou e, na minha opinião, ficou devendo bastante pelo que ele sugeria oferecer

Lilian.Cava 03/06/2021

Um livro de muitos sentimentos
Confesso que estava super animada pra fazer a leitura quando recebi ele, por se tratar de uma história que se passa na Argentina, numa época que tenho zero conhecimento. Apesar de já assustada pelo tamanho.

Teve momentos em que estava gostando demais da história e super curiosa. Teve momentos que não tinha vontade de seguir em frente por ter trechos muito descritivos e parecia ir pra lugar nenhum.

Adoro a proposta do clube de me desafiar a ler coisas fora da minha zona de conforto e esse livro com certeza faz isso. Mas achei sua escrita super densa e muitas vezes confusa, o que atrapalhou um pouco minha experiência.

Talvez se eu tivesse lido em outro momento, eu teria gostado muito mais. Mesmo assim, um baita livro.

Marques60 28/08/2021

Bom, mas...
A história do livro é muito boa, mas a escrita do autor, a estratégia utilizado para narrar os fatos, as inversões no tempo e nas estruturas das frases fazem com que ele fique chato, entediante. Tinha tudo para ser uma ótima narrativa, mas não foi.

Nagela 22/05/2021

Viagem pela escuridão da Argentina
O livro tem uma leitura muito fluida. É um calhamacinho que rende.
Tem muita escuridão, tem bastante romance LGBTQI+.

Muito sexo, drogas e rock. O enredo é obscuro e bem escrito. Há, Fiquei bugada 90% do livro e os outros 10 confusa... Hahaha