A Passagem

A Passagem Justin Cronin

Resenhas - A Passagem

Caio 07/09/2022

Maravilhoso
Tinha tanta coisa para dizer deste livro. Não sei por onde começar. Então vou iniciar dizendo: não é o tipo de livro que agrada a maioria, porém foi feito sob medida para leitores igual a mim. Tem ficção científica, sobrenatural, ação, personagens de tudo quanto é tipo. Os romances são reais e não coisas do tipo "sem você eu não vivo". O livro tem muitas mortes. Tem cenas fortes e você sabe que não pode se apegar aos personagens. O risco de vida aqui é real! Você senti isso ao ler e os personagens estão cientes da possibilidade de morrer a qualquer momento. Como todo calhamaço tem partes cansativas, mas nunca desnecessárias. Recomendo muito. Livraço!
Somente Leituras 07/09/2022minha estante
Interessante a tua resenha.

Jhoanny Kelly 07/09/2022minha estante
Ótima resenha.

Regis 08/09/2022minha estante
Que bom que gostou da leitura Caio! ?
Vai ler os próximos?

Caio 08/09/2022minha estante
Com certeza Régis. Pela escrita, pela história e por querer saber o que vai acontecer.

Iasmyn 15/09/2022minha estante
Muito bom, gostei da resenha! Ja vou colocar na lista.

Taíla 15/09/2020

Ansiosa para ler a sequência
Ah, as triologias, objeto do meu amor e ódio. Gosto de histórias com continuidade, pois a gente tem sempre mais para explorar e ficamos mais tempo com personagens queridos, mas a obrigação (na verdade é o desejo mesmo) de ler tudo de uma vez acaba me torturando. Bom, vamos então a essa faca de dois (le)gumes.

A Passagem é uma distopia, um dos estilos que me deixam bastante interessada, sobre como seria um mundo onde mais uma vez o exército e a ciência se unem para desenvolver nas pessoas capacidades físicas melhores e mais resistentes. Tudo começou com a ideia inocente de diminuir as doenças, mas o exército vê uma oportunidade de criar pessoas que poderão serem utilizadas como armas de guerra. Como sempre isso acaba se voltando contra eles e os tais seres (treze, inicialmente) fazem a limpa na raça humana, pelo menos nos Estados Unidos (que para eles, significa toda a humanidade, né...). Na verdade o país perde a comunicação com o resto do mundo então eles imaginam que tudo foi dizimado ou eles foram totalmente abandonados ali.

Admito que no começo da leitura, fiquei um pouco angustiada, bastante na verdade, por estar fazendo essa leitura bem no momento que estamos passando, pois lá tudo foi anunciado como uma epidemia, fronteiras foram fechadas, pessoas tiveram que evacuar cidades, ninguém sabia direito o que estava acontecendo e a tal da doença que se espalhou não tinha precedentes na história por ter um contágio tão alto e nenhuma cura aparente. Qualquer semelhança com a realidade é mera coincidência.

Depois de passar esse período inicial de angústia da história, passei a entrar mais na aventura. É interessante acompanhar diferentes personagens em diferentes períodos dos acontecimentos. Vemos como tudo começou e passamos para outros núcleos com uma longa passagem de tempo que mostra o que resultou de tudo o que aconteceu. Esse novo núcleo já é o de pessoas que nasceram e cresceram nesse novo mundo e não sabem com tudo era antes. Ai a vida sem um fogão e um chuveiro quente, #deusmefree

Fiquei realmente envolvida pela história, nas suas duas fases, pois temos aqueles elementos que a gente adora numa boa narrativa: suspense, ação, mistérios a serem desvendados, a famosa jornada do herói, um tiquinho de romance (na medida certa e com uma boa dose de pé no chão que faz apertar o nosso coração). Sem contar o ponto que o autor toca que fala sobre o amor de uma forma geral e como isso faz parte de tudo e nos torna humanos. Ele nos faz questionar onde (ou talvez quem) é o nosso verdadeiro lar e isso é bem significativo em meio a tudo o que lemos e o que estamos passando.

A aventura vivida pelos personagens é muito boa e cheia de surpresas, daquelas que faz a gente querer continuar a ler capítulo atrás de capítulo. E, consequentemente, livro atrás de livro. A obra que eu tenho eu ganhei e estou pensando seriamente em avisar as pessoas que se forem me presentear com livros (o que é sempre uma boa pedida), por favor vamos pensar em me dar a série completa? Obrigada.

Como uma boa triologia, A Passagem termina com aquela ponta solta que deixa a gente louco e ansioso para ler o segundo livro, o que no meu caso vai ter que esperar um pouco, pois a fila de leitura por aqui está grande.

Uma curiosidade, existiu uma tentativa de série sobre a triologia exibida na Fox, mas que foi cancela após a primeira temporada. Uma pena. Vamos ficar com a nossa imaginação.

site: https://www.prateleirasemfim.com.br/posts/livros/resenha-sobre-o-livro-a-passagem
Carlos.Daniel 24/09/2020minha estante
Estou na metade do livro, e sinto o mesmo que você. Não consigo ler de tanta ansiedade para saber o que vai acontecer. Ótima resenha!

Taíla 29/09/2020minha estante
Oi Carlos, obrigada! Espero que goste tanto quando eu. :D

anterique 07/02/2023

Apocalipse Vampiro sem o Edward!
Então, eu tinha esquecido completamente que esse livro era enorme, queria algo para ler nas férias e escolhi esse, nem a sinopseeu tinha lido direito, achei que era ate com zumbis. Queria muito saber o motivo desse livro não ser tão hypado/conhecido, pois só descobri da existência dele aqui nessa rede social literária, e foi um achado bastante proveitoso. Acho a capa tenebrosa, uma das únicas ressalvas negativas que tenho sobre ele e já vi que a trilogia é toda de capas feias.

O livro tem uma narrativa que as vezes pode se tornar cansativa se você não der pausas necessárias na leitura, tentei fazer uma intercalação com outras coisas. O autor gosta de detalhar tudo, literalmente tudo e por isso o número de páginas, os personagens estão sendo bem desenvolvidos, e é bem interessante ver como a narrativa vai se desenvolvendo. Saber que tem mais dois livros pela frente é um tanto preocupante, mas também pode ser algo proveitoso, quero ler os dois nessas minhas férias, espero gostar deles como gostei desse.

Bruno 23/03/2021

Não foi dessa vez
Simplesmente não consegui me prender ao livro. Talvez funcione pra outras pessoas mas pra mim não deu
Brendha 03/11/2021minha estante
Vale a pena insistir. Também não conseguia me apegar, demorei muito tempo pra sair da primeira parte do livro. Mas eu garanto que vale muiiiiiito a pena, depois você simplesmente não consegue mais parar de ler. O começo é bem lento mesmo, mas se você insistir não irá se arrepender.

Bruno 04/11/2021minha estante
Já me falaram isso várias vezes, talvez eu coloque na minha lista de novo.

Yasmin.Latchuc 02/03/2021

Bom, mas não espetacular
Sempre gostei de livros com a temática apocalipse. Mas fazia tempo que nenhum me chamada a atenção para começar a ler. Até eu encontrar essa trilogia.

A premissa do livro é sensacional, pois explora os primórdios do apocalipse, citando cada detalhe, desenvolvendo muito bem os personagens. A trama é complexa mas de fácil compreensão.

Mas acredito que a sensação de euforia durou até metade do livro, apesar de detalhista não foi isso que começou a cansar na leitura. Não sei explicar mas parece que o que poderia ser incrível foi apenas bom hahaha. Talvez tenha sido minha alta expectativa.

Mesmo assim recomendo a leitura

Natalia 30/11/2020

Vale muito a pena cada página
Li este livro a uns 12 anos atrás e na época gostei mas ainda não tinha a continuação.... quando descobri este ano que já tinha o segundo e o terceiro fiquei doida, precisava reler! E que leitura!!! A melhor coisa que fiz, muitos personagens com diversas histórias e quantas reviravoltas que não lembrava! Praticamente 4 livros em 1..... te prende até a última página!
Vamos para ?Os Doze? e dar continuidade a essa história!!! Amei!

Pedro Schabarum 13/03/2022

A Passagem
Um experimento do exército dos EUA com um vírus sai de controle e acaba com a humanidade. Em uma colônia, as pessoas que sobraram tentam sobreviver a cada noite, combatendo os infectados, fortes, ágeis e sedentos por sangue.

Uma noite, uma garota aparece no portão da colônia. É nesse momento que um grupo sai em busca de uma resposta.

Uma leitura fantástica, que nos transporta. Simplesmente incansável. Foi, com certeza, uma das melhores que já tive. E também, com certeza, de novo, fantástica.

PS: descobri que é uma trilogia, então vou atrasar todas as leituras p eles esses dois ?

luan_dal 09/09/2021

por que, diabos, esse livro é tão longo??
Infelizmente, eu vi esse livro fazer a passagem de uma história fantástica pra uma história insuportável (trocadilho ruim, eu sei).

É um pouco difícil de falar sobre a história sem revelar coisas que acontecem na metade dela, mas basicamente é o mundo em 2020 só que em uma realidade paralela onde um vírus transforma as pessoas em "vampiros".

No começo, a gente acompanha uns carinha do governo indo atrás de algumas pessoas, e aos poucos a gente entende o que tá acontecendo. Aí depois tem um salto temporal e a gente acompanha outro grupo de pessoas fazendo coisas chatas.

Atrás do livro tem uma frase do Stephen King, falando que "15 páginas são o suficiente para cativá-lo; depois de 30, você se descobrirá prisioneiro, lendo noite adentro".
Eu não confio nessas frases do King, porque ele elogia alguns livros que eu não gosto, mas nesse aqui ele tava certo.
Na página 20 eu já tava envolvido na história, amando o que acontecia, mesmo não tendo NADA sobre o vírus, apocalipse, etc.
E aos poucos foi mostrando mais do vírus e etc, e tava maravilhoso. Era lento; demorava pra explicar as coisas, dando algumas pistas aqui e ali, mas eu amei.

Aí então perto da página 300, a gente tem o salto temporal, e a história sai desses personagens do governo e vai para........ jovens.

Jovens sendo jovens e fazendo coisas de jovens, e uma história que não anda porque o autor tem que apresentar um novo mundo, com novas regras, com novos personagens e tudo isso é cansativo.
São páginas e páginas de jovens chatos e desinteressantes, com pouca coisa acontecendo. Quando acontecem, o autor para no meio da ação e pula para algum momento no futuro, para então recapitular o que aconteceu.
E ele faz isso várias vezes. Quando ele podia descrever uma perseguição inteira (por exemplo), ele prefere mostrar o personagem começando a correr, e depois um corte brusco para o personagem no hospital, cuidando dos ferimentos, e volta a mostrar a perseguição. PRA QUÊ???????

O principal motivo que me fez não gostar dessa parte com os jovens e a Colônia foi os personagens. Para citar Larissa Manoela (falando sobre cajus), os jovens não me apeteceram.
Era chatos, chatos, chaaatos.
Teve algumas coisas legais, mas elas eram ofuscadas pelas coisas ruins.

E em certo do momento do livro tem uma sessão de cinema ?????????????????????????????????????????????? do nada eles assistindo Drácula.
Se isso foi algo importante, eu não sei, pois fiz leitura dinâmica nas últimas 150 páginas.

Outra coisa que me irritou foi que nenhum personagem morre. Nem quem parece que morreu tá morto. E alguns nem tem motivo pra não ter morrido, porque só aparecem pra fazer uma coisinha que podia ter sido feita por qualquer outro (e eu aposto que ~certa pessoa tá viva. Tô falando de você, mãe)

Aí no final aconteceu coisas que eu achei sem graça. Teria sido bom se eu não tivesse passado 500 páginas com cara de paisagem.
Aí o final final, últimas frases... Eu até que fiquei curioso pra saber o que acontece, mas não vou me sujeitar a ler mais de mil páginas nos próximos dois livros; vou ler um resumo e tá de bom tamanho (ainda mais que o segundo vai ter gente estúpida....... já basta o país no qual vivo)

Gatilhos: relacionamento abusivo, violência contra mulher e criança, enforcamento, suicídio, mais violência e jovens chatos.
c a r o l 14/03/2023minha estante
Obrigada por economizar meu tempo KKK'

agatamagno 04/09/2020

Pra quem gosta de um bom apocalipse:
Enfim. Acabei. E já é um livro que eu quero reler!!
Demorei um tempão para terminar de ler! Fui lendo ele aos pouquinhos, primeiro no Kindle, depois comprei o físico. Acabei colocando alguns livros na frente de leituras coletivas que eu estava participando.
Mas terminei, e estou desesperada pra ler o segundo!
Preciso de respostas urgente!!!!

Gostei muito da escrita, apesar da mistura de épocas e personagens, de longe um dos melhores livros sobre apocalipse. Recomendo muito!

Danilo 03/12/2022

BEIRANDO A PERFEIÇÃO
EXPLENDIDO, um dos melhores livros que já tive a oportunidade de ler. Achei incrível como o escritor dividiu o livro em duas partes, na mesma estrutura de velho e novo testamento, dando uma visão interessantes dos acontecimentos que ocorreram antes e depois de todo o problema acontecer. A ÚLTIMA PAGINA fez meu queixo cair no chão, por favor leiam.

Bia 26/11/2020

A julgar pela quantidade de comentários e curtidas toda vez que atualizava o progresso de leitura, sei que minha opinião será impopular.

Porém preciso ser sincera e disser que não gostei da maior parte do livro, gostei do começo do livro a parte do Tempo de Antes, ali eu estava empolgada, a narrativa me prendeu, a mudança de pontos de vista não incomodava, os personagens foram interessantes. No entanto, passou o livro mudar para o tempo de Depois e eu perdi todo o interesse, parecia que era outro autor a partir daí, embora ele mantivesse a mesma escrita ágil, vários personagens, cenas cheias de ação a história deixou de me envolver, as partes com ação não empolgavam, não prendia, as sem era apenas chatas. Os personagens do tempo de depois embora tecnicamente bem construídos com seus desejos, medos e passados, no momento que estavam realmente em cena agindo, dialogando, expressando emoções, parecia tudo muito superficial principalmente as emoções deles e embora esse problema já tivessem aparecido no começo, não haviam me incomodado tanto, além de que eu também não gostei da maneira como a relação entre eles eram construídas.
Fora que em vários momentos me peguei desacreditando de que aquilo está de pé todos aqueles anos depois, ou que as pessoas conseguiriam fazer isso ou aquilo, fora a resolução oportuna dos problemas sempre e acho que esse foi o defeito da segunda parte que mais me incomodou servindo como comparativa na primeira parte do livro o que era para dar errado dava, já a segunda parte sofreu com protagonismo demais e os secundários eram só rebanho de saltador, a diferença na maneira como eles eram tratados eram obvias demais tudo dando errado com facilidade para eles enquanto os protagonista sobreviviam a qualquer tipo de ataque nem se fosse de milhares de saltadores.
Enfim, o livro tem um mundo muito interessante e uma história muito boa para contar. As ultimas 80 páginas do livro voltou a me prender e eu até queria saber o final da história e saber o que acontece nos outros dois livros da trilogia. No entanto, foram quase 3 meses e 500 páginas muito maçantes para que eu me proponha a isso. Outro fator que não gostei: o tamanho do livro (se a história e a escrita me agradassem teria lido sem dificuldades em menos de um mês, mas tinha dias que eu só conseguia ler 3 páginas antes de ficar entediada e querer ler outra coisa).
Por fim, posso ver porque o livro agrada muitos, também não estou dizendo que o livro é ruim, mas para mim ele não foi bom.

Araggorn 03/09/2010

Uma incrível jornada!! www.siriguelasaltitante.wordpress.com
Quem não gosta de histórias grandes pode perder a chance de saborear esta incrível jornada. Aliás, já falei e volto a falar: Quem ama ler não se importa se um bom livro é grosso ou fino, simplesmente se entrega...

A Passagem, livro do autor Justin Cronin é uma dessas poucas histórias que de vez enquando algum escritor se atreve a escrever. Histórias longas de jornadas, aventuras, buscas, amores, batalhas - Um épico.
Este livro faz um estilo épico. Uma longa jornada de fé e esperança, onde um grupo de pessoas decide largar a precária segurança de sua fortaleza por acreditar numa pequena chama de esperança vista numa menina. Amy. A garota de mil anos.
Peter. Um lider. Um jovem que enxergou mais longe para poder salvar a humanidade. Aquele que carrega um fardo.
Essa é aquela típica história em que vários personagens são dignos de grandes feitos. Homens e mulheres são testados a caminhar em muitas provações.

A história de um vírus testado pelos militares foge do controle transformando as pessoas numa espécie de vampiro e contaminando o resto do mundo. Uma menina de seis anos recebe o vírus e fica imune. A menina terá uma jornada por décadas e séculos para tentar salvar a humanidade. O tema parece clichê para nós que já lemos sobre algo nos livros ou nos cinemas, mas a semelhança acaba por ai. O livro é de uma riqueza de personagens enorme e com seus perfis psicológicos bem delineados. Uma fantástica e aterrorizante viagem rumo ao desconhecido! Descobrindo personagens que vão conquistar seus corações desde as primeiras páginas.
Douglas 25/08/2010minha estante
Com a sua resenha comprarei o meu livro.Obrigado pela resenha.

Marko Miller 26/08/2010minha estante
Obrigado pela resenha,li o 1º capitulo e adorei...comprarei logo!!!

Araggorn 17/02/2011minha estante
A continuação está demorando um pouco. Vamos ver se sai em junho ou no segundo semestre de 2011.

Júnior 15/07/2011minha estante
A continuação só sai no verão americano de 2012 (junho/julho)

Lanna 24/10/2021

Ótima releitura
Comecei a reler esse livro depois de quase 10 anos porque quero ler a continuação. Foi uma ótima experiência, fiquei tão envolvida pela história quanto na primeira vez.

O autor desenvolve bastante os personagens: o passado, as motivações, o lugar que eles ocupam na narrativa. Ao longo do livro nós conhecemos mais e mais pessoas, então isso explica as 800 páginas. Algumas pessoas podem achar que isso torna a história arrastada, mas eu, particularmente, gosto desse estilo.

É muita coisa acontecendo e várias pessoas tendo responsabilidade por um mesmo evento, acho que isso torna tudo mais legal de acompanhar.

Assim que terminei, comecei a ler a continuação e espero não me decepcionar.