Hamnet Maggie O'Farrell

Resenhas - Hamnet

Jéssica Oliveira 06/07/2021

Impressionada de uma forma que não imaginava!
Confesso que quando vi a premissa do livro pensei que seria algo muito atrelado a peça e que não encontraria muita originalidade ao longo da história, ledo engano.

Do meu ponto de vista, a autora conseguiu de forma magistral criar um enredo totalmente independente da figura de Shakespeare. Eu me vi facilmente cativada e afeiçoada pelos personagens por si só, de modo que as vezes até me esquecia que no caso aquela familia como um todo ser referia ficcionalmente a família de William Shakespeare.

Gostei bastante da forma como tudo foi estruturado, especialmente a forma como autora conseguiu estabelecer ligações com a época através das constantes descrições e presença minuciosa de detalhes sobre o cenário, personagens, devaneios, etc. Tudo isso conferiu muita veracidade ao estilo de escrita da época, levando nos até mesmo a esquecer que a história foi criada nos tempos atuais.

Só posso dizer que o livro como um todo me surpreendeu bastante, e que a história fluiu de maneira bem natural. Além disto, posso dizer que me senti emocionalmente ligada as dores, sofrimentos, angústias e todo o drama transposto pela obra.
Jaqueline 14/08/2021minha estante
Perfeito seu comentário

Matt O. 30/07/2021

Reflexões sobre o luto
Esse livro é basicamente uma grande reflexão sobre o luto. Tudo gira em torno da morte de Hamnet, nos mostrando desde o início (se nascimento), até um pouco antes (a história de seus pais). Apesar de ser extremamente rico em detalhes ele não é um livro exaustivo de se ler, na verdade é até uma leitura leve de se fazer. Deixo um trecho do livro que corrobora com a minha impressão dele, e o qual chamou muito minha atenção:
"Quem, pensa Eliza, descreve o ato de morrer como "fazer a passagem" ou "ir em paz" jamais o testemunhou. A morte é violenta. A morte é uma luta. O corpo se agarra à vida, como hera a um muro, e não a larga com facilidade, não se desapega sem lutar." p.261
Thais 30/07/2021minha estante
Belo trecho. Esse livro tem sido citado por muitos por aqui, com um certo entusiasmo. Vou incluir na minha lista de leituras futuras.

Matt O. 30/07/2021minha estante
Pois inclua. Não irá se arrepender!

Natty 30/07/2021minha estante
Li faz uma semana talvez,é triste e emocionante.

Kaue Garcia 04/08/2021

Intenso
Diferente, no começo cheguei a deixar o livro de lado por umas duas semanas! Os personagens e o enredo não estavam me conquistando mas decidi retoma-lo com uma galera em LC e acabei o livro em menos de uma semana! O final me conquistou, um livro intenso, com um amor familiar arrebatador! Valeu muito ter dado outra chance ao livro

Paula.Andrea 08/08/2021

Uma ficção que bem que poderia ser real
O que mais me chamou atenção para essa obra foi a premissa do enredo, muito interessante, e os personagens bem construídos. É ficção, mas como eu gostaria que fosse realidade! Conhecer a força de Agnes foi um acalento, e a forma como a sua vida foi retratada fez o diferencial. Uma ótima leitura!
Raul.Victor 08/08/2021minha estante
Eu sou doido pra encontrar mais livros da Maggie em português! Li Depois que você foi embora e o último ato de es lennox e amei demais mas nunca mais encontrei nada da autora! Quase ninguém a lê no Brasil

amanda.bataglin 07/08/2021

Tocante
Primeiro queria ressaltar essa edição maravilhosa, achei uma das mais bonitas da intrínsecos.
Sobre a história, vi muitos comentários sobre o começo ser lento, mas consegui gostar da história desde o início, gostar dos personagens e me emocionar com a morte do Hamnet, realmente é uma história muito triste, na parte dois perdeu um pouco o ritmo por isso não foi 5 estrelas

bru 01/08/2021

Nada desaparece sem deixar vestígios
Demorei bastante tempo para entender e me conectar com o livro, o início é bem denso e confuso. Há uma passagem de tempo, que pra mim por um tempo não ficou tão clara.

A história é uma ficção criada em cima de uma história real que se passou em 1586.

Não sei se a ideia da autora era fazer com que houvesse um envolvimento tão grande com Agnes (Anne na vida real), porém, a vontade que tinha era de abraça-la. Que desenrolar de vida. Mais um adendo para a autora que conseguiu construir cada personagem respeitando um pouco de sua essência original, foi perfeita também e em exprimir suas dores e seus sofrimentos. Fiquei impressionada e com um misto de emoções que beirava a empatia, tristeza, frustração e agonia.

Não imaginaria amar esse livro como amei. É um livro sobre família, luto, separação, morte e resignação.

O cuidado e o amor que Agnes e Shakespeare tinha um pelo outro era algo tão bonito de se ver. “Era como uma linha que prendia um coração ao outro”

“Nada desaparece sem deixar vestígios”

A fonte é horrível e o início é enrolado, mas não desistam, permitam-se serem impactados por esse livro.

Super recomendo.

Emilyn moretwopages 03/08/2021

Angustiante
Esta releitura de Hamlet apresentou toda a melancolia e sentimentalismo que a peça apresenta, apesar de os acontecimentos serem idênticos a trama, a autora conseguiu transformar os personagens e torná-los intrigantes e essenciais para a história.

O livro retratou o drama da peste bubônica, desde o seu contexto histórica, até como chegou na casa da família de Hamlet, causando grande alvoroço na cidade e levando o luto para aquela família.

A história mostra todas as faces do luto e como cada um convive com ele, as vezes fugindo e se escondendo e outras vezes enfrentando-o. A autora conseguiu transmitir toda o sentimento da perda da família para esta doença e como após isto ela moldou a vida de cada um.

Apesar da escrita fascinante, o livro peca em alguns pontos, principalmente a respeito da diagramação, não há capítulos para direcionar o leitor e no começo da história, a qual intercala entre o passado e o presente, não deixou explicado esta mudança de tempo, dificultando a compreensão entre os tempos.

Hamnet é um livro doloroso e angustiante, finalizei ele com dor no coração e com vontade de ter lido ele em doses menores, principalmente por ter um ritmo mais lento a leitura. Este não éum livro que podemos ler em qualquer momento, tem que estar preparado.

Recomendo a leitura, porém deve-se estar preparado para lidar com todas as dores e talvez um final que não te agrade cem porcento.

Ju Rebellato 03/08/2021

Normalmente não escolheria esse estilo para ler e é justamente por isso que faço parte de clubes de livros.

A história conta a vida de Agnes, esposa de Shakespeare e a cada obstáculo ou dificuldade que ela passa, nós conseguimos sentir tudo o que ela sente.

Quando acontece a morte de Hamnet, a narrativa é perfeita e, por isso, extremamente dolorosa. Claro que não tenho como saber com certeza como uma mãe se sente ao perder o filho, imagino que seja uma dor inexplicável, mas pelas palavras da autora, nos sensibilizamos e acabamos um pouco destruídas sentindo o que imaginamos que seja um pouco dessa dor.

Regina.Luiza 04/08/2021

Hamnet
Com certeza você já ouviu falar de Shakespeare. Mas e quanto a sua esposa e seus filhos? E quanto a sua família? A história de Hamnet é precisamente essa e, o mais interessante é que não é o próprio Shakespeare o protagonista dela, na verdade o livro nem menciona esse nome.
A obra é ficcional, porém possui certo embasamento verídico, como o lugar em que se passa, a sua constituição familiar, seu casamento com uma mulher um pouco mais velha e seus três filhos. A mais velha, uma menina e um casal de gêmeos, o qual, o menino Hamnet, faleceu aos 11 anos de idade e cujo nome veio a ser o título de uma das maiores obras literárias da história, Hamlet, especialmente dado em sua homenagem, por seu pai.
A narrativa do livro apesar de ser bem descritiva, consegue captar a atenção do leitor e transmite todo o cenário de uma Inglaterra do século XVIII. O livro começou morno e parecia que nada realmente acontecia, até que a ambientação fosse deixada bem clara, os personagens se tornado seus conhecidos e você ser envolvido completamente por dentre aquelas páginas e estar a mercê dos acontecimentos inevitáveis no seio daquela família.
O modo com a autora se aprofundou na história de Agnes, esposa de Shakespeare, tornou ela para mim, um dos personagens mais queridos que eu li, e seu luto pelo filho perdido, fez ela ser a grande protagonista dessa história, apesar do título do livro.
Indico essa leitura para os que gostam de navegar em águas tranquilas de histórias de época. Que gostam de ler com paciência e admirar toda a beleza de uma história bem contada, rica em detalhes e de vocabulário extenso.

Bruna 17/07/2021

Hamnet
Pensei que o livro seria uma coisa. Mas foi outra. E ainda bem. Pois até que gostei. O começo foi um pouco arrastado mas depois a história engrenou. Não é o meu estilo, mas valeu a leitura.

Aline 31/07/2021

Uma estória densa, contada com passagens de tempo alternados entre passado e presente.
Dolorido, cru! Trechos de rasgar o coração, mas de uma beleza emocionante.

aninha 13/08/2021

que obra meus amigos
só leiam essa perfeição em forma de livro. A sensibilidade que a autora trouxe para nós sobre Shakespeare sobre seu filho, sobre o luto, sobre a peste negra? Tudo aqui é perfeito e muito bem colocado. Agora eu sinto um vazio por ter acabado esse livro. SÓ LEIAM MUITO

Karla.Kesianne 05/09/2021

Sabe quando um livro pega a gente de jeito? Foi o que aconteceu comigo e Hamnet. Eu amei muito, favoritei com certeza e indico! O único ponto negativo foi o tamanho, alguns detalhes se mostraram desnecessários e o livro conseguiria economizar algumas boas páginas. Leiam!

Anabel.Carolina 22/07/2021

Hamnet
Romance que consegue passar os sentimentos muuuito bem! Conheço que fiquei até mau em algumas partes!
Gostei muito da pegada sensitiva e que explica o contesto histórico!