A filha primitiva

A filha primitiva Vanessa Passos

Resenhas - A filha primitiva

aylaffc 17/01/2024

Amor, ódio, dor, cura, fé e redenção.
A filha primitiva pode ter 76 páginas e ser uma leitura rápida, mas não subestime, a cada folha você vai sentir o peso das palavras, dos sentimentos presentes ali. não há um capitulo sequer no livro onde você passe sem ser impactado pelos relatos.

vanessa passos narra aqui a história de mulheres, mãe, filha e avó. sem nomes essas mulheres não são apenas individuais, elas são plurais, são, infelizmente, tantas mulheres ao redor do globo. o texto aborda a mãe, branca, filha de uma mulher negra que não concluiu os estudos, pois ouvia dos homens ao redor que mulher não precisa de instrução, deve saber cuidar da casa, cozinhar e tomar conta dos filhos. destino esse que ela não quer para sua filha, que estuda para ser professora, mais do que isso, doutora.

temos também a filha, que cuidada pela avó, sente a raiva de uma vida difícil, cheia de abusos, segredos e dores de sua mãe. a trama traz temas sensíveis como abuso infantil, pensamento suicida e violência. mas, acima de tudo, traz a dificuldade de ser mulher na sociedade, de ser negra, de ser mãe solo.

aborda o machismo impregnado em nossa cultura, a fé desenfreada e, às vezes, cega. vanessa aborda tudo isso sem rodeios, ela mostra a verdade nua e crua. em diversos momentos eu pensei nas mulheres que conheço, e acho que por esse motivo essa narrativa se tornou tão significativa pra mim. ela pode te chocar, mas esse impacto vai te fazer refletir, vai te ensinar e vai te transformar.

Taty.Ribeiro 30/03/2024

Intenso, incômodo e incrível!
Livro 5/5 estrelas e favoritado (??????). É o livro de estreia da autora Vanessa Passos, li pelo KindleU e cheguei a conclusão que devo mesmo ler mais autores nacionais porque a qualidade da escrita é incrível, não é à toa que foi vencedor do Prêmio Kindle 2021 e de outros prêmios também em 2022.

Este é um livro curtinho (96pgs), com uma escrita fluída e uma narrativa realista, intensa e ao mesmo tempo viciante pois nos prende do início ao fim. Divide-se em três partes: Filha, Mãe e Avô, narrando a história de três gerações de mulheres marcadas pela violência, pobreza e sofrimento, mas que de alguma forma conseguem nutrir o amor materno apesar das diferenças. A escrita nos leva a entender os traumas das personagens para conseguir perceber este "amor materno", pois neste livro ele não foi descrito como algo inato e natural de toda mãe e sim algo que teve de ser construído a medida que a personagem buscava conhecer a verdade sobre si mesma (aliás, esta personagem tem uma evolução incrível ao longo da narrativa).

?? ALERTA DE GATILHOS:
Contém referência de violência sexual à mulheres e crianças, racismo, relacionamento abusivo, abandono paterno, etc. Apesar disso, com a leitura podemos ter boas reflexões sobre: os desafios da maternidade solo, o silenciamento social de mulheres (principalmente negras e pobres), os impactos da desestruturação familiar, a possibilidade de quebrar ciclos tóxicos, etc.

Fer Paimel 04/06/2023

Leitura impactante
Esse é um livro curto e bem pesado, aquelas histórias reais da brutalidade do dia a dia do nosso Brasil brasileiro, especialmente da realidade das mulheres negras e da periferia.
Aquele tipo de leitura que a gente quer pensar ser ficção, mas sabe como é representativa da vida de muita gente.
Tem disponível no kindle unlimited, li lá.
Recomendo, mas não é leitura para qualquer momento :)

Mimi Macedo 10/05/2023

Real
Esse livro faz você viajar por um misto de sentimentos, no início fiquei me questionando o porquê dela agir assim, já que sou mãe, numa realidade muito distante da personagem, com a sequência percebi que o meu olhar estava errado, quando comecei a olhar por ela, entendi e sofri.

skuser02844 26/07/2023

Insano
Li tudo numa tacada só. Tudo bem que o livro é curtinho, mas eu nunca tinha lido um livro em um dia, foi a primeira vez.
Teve um certo momento que eu tive que parar de ler, tamanho desconforto. Mas os melhores livros são assim.
"Fez das tripas, coração", impossível não favoritar.

Elane.Medeiross 29/04/2022

Uma leitura forte sobre a maternidade, aberta a muitas interpretações, uma leitura incrível e necessária!!

Bia 27/07/2022

Impactante
Simplesmente esse livro!!!

Um livro dolorido e real.
No livro apenas homens tem nome, o que nos faz refletir quantas mulheres tem nome, mas não tem voz no nosso mundo.

O leitura é fluída, tanto que nem dá para notar o tempo passar enquanto lemos.
A história te impacta do começo ao fim, em uma narrativa realista e dolorosa, mas que vale toda a leitura.

Carol 05/04/2024

"como dar amor e sentimento de pertença a um filho quando uma mãe não se sente pertencente a lugar nenhum?"

Vanessa passos é direta na história, não poupa o leitor dos detalhes e talvez isso cause incômodo aos leitores, particularmente não me senti assim, talvez por não ter filho? Não sei, mas só conseguia entender essa mãe, que sofreu tudo aquilo durante a infância, não queria ser mãe e acaba se tornando uma, são múltiplas violência sofrida, gostei do final das personagens ali conversando.

"Naquele dia eu descobri que palavra rasga mais que faca no corpo."

@lendosonhando 17/09/2021

Ainda estou absorvendo o impacto que senti ao ler A filha primitiva. O relato visceral, cru e ao mesmo tempo carregado de emoções de duas mulheres que aparentemente são tão diferentes, mas que carregam sofrimentos, dissabores.
Da mesma forma que são diferentes, mãe e filha têm um objetivo comum: encontrar por meio da educação uma vida melhor.
Neste livro as protagonistas não têm nomes, uma metáfora para tantas mulheres espalhadas por aí que são silenciadas, abusadas, discriminadas e impedidas de atingirem suas potencialidades.
Adorei toda a tempestade de sentimentos presentes em cada situação que vão desde a desmistificação da maternidade, das relações afetivas, familiares; além de discutir sem "pisar em ovos" sobre preconceito, desigualdades sociais e feminismo.
Super Recomendo!
@lendosonhando

Roberto 26/03/2022

Uma leitura visceral
O que eu gostei bastante no livro é que ele inicia um pouco fechadinho, mostramos apenas os aspectos mais superficiais da protagonista, e aos poucos os detalhes aparecem e te surpreendem ao mostrar percepções que para mim seriam quase invisíveis.

A leitura é visceral, sucinta, e me impressiona como, com tão poucas palavras, a autora toca em temas importantes e silenciados, mantendo contudo a ode ao ato de escrever.

Maria 18/06/2022

A FILHA PRIMITIVA
Ler esse livro foi uma experiência surreal; como se a própria escritora tivesse vivenciando todos os acontecimentos da história. Foi algo impressionante e marcante; a história de uma avó, uma filha e uma neta, as três com destinos parecidos e ao mesmo tempo divergentes; épocas diferentes em uma única história.
Eu até agora estou sem palavras e sem ter o que descrever. Cada detalhe, cada palavra, cada capítulo e até mesmo a ausência de nome entre as personagens. Gostei muito das temáticas abordadas no livro e como elas são persistentes e bem debatidas do início ao fim da história.
Eric Luiz 18/06/2022minha estante
Uma das minhas melhores leituras de 2022.

alineaimee 10/01/2023

Traumas que endurecem
"Não sei se quero que ela pare de mamar. Dar o peito é o único carinho que sei. O que vou fazer quando ela parar de mamar? Sem o peito, sem o leite, ainda vou ser mãe da menina?"

"Percebi que toda personagem que ela inventava era diferente e, ainda assim, era ela mesma. Tinha que ter muita imaginação pra contar a mesma pessoa de modos distintos, como se fosse a primeira vez. A fome ensinava a ser criativa."

"Agora me dei conta: a chegada da menina me engravidou de novas palavras. Fico pensando que escrever é um parto infinito. A gente vai parindo devagarzinho, letra por letra, que se não saem ficam encruadas dentro fazendo mal, ferindo a gente feito felpa que entra no dedo. Tem que tirar com agulha, espremer o pus. Dói parir palavras. Dói mais ainda viver com elas dentro."

???

Devorei "A filha primitiva", da escritora cearense Vanessa Passos, num sábado chuvoso. É um livro duro sobre maternidade e ancestralidade, que expõe as consequências trágicas de desconhecer as próprias origens e de não saber nomear violações. É também sobre como para ser mãe e escritora é preciso nascer, muitas vezes, de parto doloroso.

Gostei muito de como a autora relaciona a escrita da narradora ao amálgama complexo de ressentimento, falta e narrativa oral materna. Escrever tem algo de se reconstruir, de preencher lacunas e remendar estragos.

O romance possui um estilo seco e brutal que se ajusta bem ao endurecimento da narradora. Vanessa não tem pena do leitor. Gosto assim.

Algumas questões, no entanto, causaram ruído à leitura. O final é muito bonito, mas abrupto. Tenho dificuldade em acompanhar a motivação de personagens em narrativas sincopadas, quando a história envolve temas densos ou feridas emocionais profundas. Em determinado momento, a transformação de uma das personagens acabou me parecendo um tanto súbita.

O livro foi vencedor da sexta edição do Prêmio Kindle e me foi enviado como cortesia pela editora.

Alice 13/01/2024

Impactante. intenso. forte. necessário!
"Todo mundo tem que se apegar a alguma coisa pra continuar vivendo."
um verdadeiro soco no estômago, esse livro me fez refletir, pensar e repensar. ainda estou sem palavras. fiquei apenas intrigada com o final...
mas o livro é sensacional!

apenas leiam mulheres. apoiem mulheres. "Você ainda não sabe nem entende o peso que é viver, e viver sendo mulher, garota."
kid4z 13/01/2024minha estante
fiquei arrepiada lendo

Daph 29/12/2022

Grata Surpresa
O livro é bem curtinho, se a pessoa estiver no mood de leitura consigue terminá-lo em menos de duas horas. Acho que ele tem uma leitura leve e fácil porém a temática do livro é pesada já que fala sobre 3 gerações de mulheres que sofreram agressões de diversos tipos o que claramente repercute agora em sua forma de ser e agir impedindo elas de criar relacionamentos com as outras pessoas de uma forma saudável.

Cristiane 26/11/2022

A filha primitiva
Ter uma história pode não significar nada para alguém que conhece suas raízes: pais, avós, tios, primas... Só entendemos significado e o peso desta ausência quando nos deparamos com alguém que não experimentou está realidade. Este livro fala justamente desta ausência de história família... Leitura rápida, envolvente e às vezes chocante.