A filha primitiva

A filha primitiva Vanessa Passos




Resenhas - A filha primitiva


992 encontrados | exibindo 31 a 46
3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 |


aylaffc 17/01/2024

Amor, ódio, dor, cura, fé e redenção.
A filha primitiva pode ter 76 páginas e ser uma leitura rápida, mas não subestime, a cada folha você vai sentir o peso das palavras, dos sentimentos presentes ali. não há um capitulo sequer no livro onde você passe sem ser impactado pelos relatos.

vanessa passos narra aqui a história de mulheres, mãe, filha e avó. sem nomes essas mulheres não são apenas individuais, elas são plurais, são, infelizmente, tantas mulheres ao redor do globo. o texto aborda a mãe, branca, filha de uma mulher negra que não concluiu os estudos, pois ouvia dos homens ao redor que mulher não precisa de instrução, deve saber cuidar da casa, cozinhar e tomar conta dos filhos. destino esse que ela não quer para sua filha, que estuda para ser professora, mais do que isso, doutora.

temos também a filha, que cuidada pela avó, sente a raiva de uma vida difícil, cheia de abusos, segredos e dores de sua mãe. a trama traz temas sensíveis como abuso infantil, pensamento suicida e violência. mas, acima de tudo, traz a dificuldade de ser mulher na sociedade, de ser negra, de ser mãe solo.

aborda o machismo impregnado em nossa cultura, a fé desenfreada e, às vezes, cega. vanessa aborda tudo isso sem rodeios, ela mostra a verdade nua e crua. em diversos momentos eu pensei nas mulheres que conheço, e acho que por esse motivo essa narrativa se tornou tão significativa pra mim. ela pode te chocar, mas esse impacto vai te fazer refletir, vai te ensinar e vai te transformar.
comentários(0)comente



Taty.Ribeiro 30/03/2024

Intenso, incômodo e incrível!
Livro 5/5 estrelas e favoritado (??????). É o livro de estreia da autora Vanessa Passos, li pelo KindleU e cheguei a conclusão que devo mesmo ler mais autores nacionais porque a qualidade da escrita é incrível, não é à toa que foi vencedor do Prêmio Kindle 2021 e de outros prêmios também em 2022.

Este é um livro curtinho (96pgs), com uma escrita fluída e uma narrativa realista, intensa e ao mesmo tempo viciante pois nos prende do início ao fim. Divide-se em três partes: Filha, Mãe e Avô, narrando a história de três gerações de mulheres marcadas pela violência, pobreza e sofrimento, mas que de alguma forma conseguem nutrir o amor materno apesar das diferenças. A escrita nos leva a entender os traumas das personagens para conseguir perceber este "amor materno", pois neste livro ele não foi descrito como algo inato e natural de toda mãe e sim algo que teve de ser construído a medida que a personagem buscava conhecer a verdade sobre si mesma (aliás, esta personagem tem uma evolução incrível ao longo da narrativa).

?? ALERTA DE GATILHOS:
Contém referência de violência sexual à mulheres e crianças, racismo, relacionamento abusivo, abandono paterno, etc. Apesar disso, com a leitura podemos ter boas reflexões sobre: os desafios da maternidade solo, o silenciamento social de mulheres (principalmente negras e pobres), os impactos da desestruturação familiar, a possibilidade de quebrar ciclos tóxicos, etc.
comentários(0)comente



Fer Paimel 04/06/2023

Leitura impactante
Esse é um livro curto e bem pesado, aquelas histórias reais da brutalidade do dia a dia do nosso Brasil brasileiro, especialmente da realidade das mulheres negras e da periferia.
Aquele tipo de leitura que a gente quer pensar ser ficção, mas sabe como é representativa da vida de muita gente.
Tem disponível no kindle unlimited, li lá.
Recomendo, mas não é leitura para qualquer momento :)
comentários(0)comente



Mimi Macedo 10/05/2023

Real
Esse livro faz você viajar por um misto de sentimentos, no início fiquei me questionando o porquê dela agir assim, já que sou mãe, numa realidade muito distante da personagem, com a sequência percebi que o meu olhar estava errado, quando comecei a olhar por ela, entendi e sofri.
comentários(0)comente



skuser02844 26/07/2023

Insano
Li tudo numa tacada só. Tudo bem que o livro é curtinho, mas eu nunca tinha lido um livro em um dia, foi a primeira vez.
Teve um certo momento que eu tive que parar de ler, tamanho desconforto. Mas os melhores livros são assim.
"Fez das tripas, coração", impossível não favoritar.
comentários(0)comente



Elane.Medeiross 29/04/2022

Uma leitura forte sobre a maternidade, aberta a muitas interpretações, uma leitura incrível e necessária!!
comentários(0)comente



Bia 27/07/2022

Impactante
Simplesmente esse livro!!!

Um livro dolorido e real.
No livro apenas homens tem nome, o que nos faz refletir quantas mulheres tem nome, mas não tem voz no nosso mundo.

O leitura é fluída, tanto que nem dá para notar o tempo passar enquanto lemos.
A história te impacta do começo ao fim, em uma narrativa realista e dolorosa, mas que vale toda a leitura.
comentários(0)comente



Carol 05/04/2024

"como dar amor e sentimento de pertença a um filho quando uma mãe não se sente pertencente a lugar nenhum?"

Vanessa passos é direta na história, não poupa o leitor dos detalhes e talvez isso cause incômodo aos leitores, particularmente não me senti assim, talvez por não ter filho? Não sei, mas só conseguia entender essa mãe, que sofreu tudo aquilo durante a infância, não queria ser mãe e acaba se tornando uma, são múltiplas violência sofrida, gostei do final das personagens ali conversando.

"Naquele dia eu descobri que palavra rasga mais que faca no corpo."
comentários(0)comente



@lendosonhando 17/09/2021

Ainda estou absorvendo o impacto que senti ao ler A filha primitiva. O relato visceral, cru e ao mesmo tempo carregado de emoções de duas mulheres que aparentemente são tão diferentes, mas que carregam sofrimentos, dissabores.
Da mesma forma que são diferentes, mãe e filha têm um objetivo comum: encontrar por meio da educação uma vida melhor.
Neste livro as protagonistas não têm nomes, uma metáfora para tantas mulheres espalhadas por aí que são silenciadas, abusadas, discriminadas e impedidas de atingirem suas potencialidades.
Adorei toda a tempestade de sentimentos presentes em cada situação que vão desde a desmistificação da maternidade, das relações afetivas, familiares; além de discutir sem "pisar em ovos" sobre preconceito, desigualdades sociais e feminismo.
Super Recomendo!
@lendosonhando
comentários(0)comente



Roberto 26/03/2022

Uma leitura visceral
O que eu gostei bastante no livro é que ele inicia um pouco fechadinho, mostramos apenas os aspectos mais superficiais da protagonista, e aos poucos os detalhes aparecem e te surpreendem ao mostrar percepções que para mim seriam quase invisíveis.

A leitura é visceral, sucinta, e me impressiona como, com tão poucas palavras, a autora toca em temas importantes e silenciados, mantendo contudo a ode ao ato de escrever.
comentários(0)comente



Maria 18/06/2022

A FILHA PRIMITIVA
Ler esse livro foi uma experiência surreal; como se a própria escritora tivesse vivenciando todos os acontecimentos da história. Foi algo impressionante e marcante; a história de uma avó, uma filha e uma neta, as três com destinos parecidos e ao mesmo tempo divergentes; épocas diferentes em uma única história.
Eu até agora estou sem palavras e sem ter o que descrever. Cada detalhe, cada palavra, cada capítulo e até mesmo a ausência de nome entre as personagens. Gostei muito das temáticas abordadas no livro e como elas são persistentes e bem debatidas do início ao fim da história.
Eric Luiz 18/06/2022minha estante
Uma das minhas melhores leituras de 2022.




alineaimee 10/01/2023

Traumas que endurecem
"Não sei se quero que ela pare de mamar. Dar o peito é o único carinho que sei. O que vou fazer quando ela parar de mamar? Sem o peito, sem o leite, ainda vou ser mãe da menina?"

"Percebi que toda personagem que ela inventava era diferente e, ainda assim, era ela mesma. Tinha que ter muita imaginação pra contar a mesma pessoa de modos distintos, como se fosse a primeira vez. A fome ensinava a ser criativa."

"Agora me dei conta: a chegada da menina me engravidou de novas palavras. Fico pensando que escrever é um parto infinito. A gente vai parindo devagarzinho, letra por letra, que se não saem ficam encruadas dentro fazendo mal, ferindo a gente feito felpa que entra no dedo. Tem que tirar com agulha, espremer o pus. Dói parir palavras. Dói mais ainda viver com elas dentro."

???

Devorei "A filha primitiva", da escritora cearense Vanessa Passos, num sábado chuvoso. É um livro duro sobre maternidade e ancestralidade, que expõe as consequências trágicas de desconhecer as próprias origens e de não saber nomear violações. É também sobre como para ser mãe e escritora é preciso nascer, muitas vezes, de parto doloroso.

Gostei muito de como a autora relaciona a escrita da narradora ao amálgama complexo de ressentimento, falta e narrativa oral materna. Escrever tem algo de se reconstruir, de preencher lacunas e remendar estragos.

O romance possui um estilo seco e brutal que se ajusta bem ao endurecimento da narradora. Vanessa não tem pena do leitor. Gosto assim.

Algumas questões, no entanto, causaram ruído à leitura. O final é muito bonito, mas abrupto. Tenho dificuldade em acompanhar a motivação de personagens em narrativas sincopadas, quando a história envolve temas densos ou feridas emocionais profundas. Em determinado momento, a transformação de uma das personagens acabou me parecendo um tanto súbita.

O livro foi vencedor da sexta edição do Prêmio Kindle e me foi enviado como cortesia pela editora.
comentários(0)comente



Alice 13/01/2024

Impactante. intenso. forte. necessário!
"Todo mundo tem que se apegar a alguma coisa pra continuar vivendo."
um verdadeiro soco no estômago, esse livro me fez refletir, pensar e repensar. ainda estou sem palavras. fiquei apenas intrigada com o final...
mas o livro é sensacional!

apenas leiam mulheres. apoiem mulheres. "Você ainda não sabe nem entende o peso que é viver, e viver sendo mulher, garota."
kid4z 13/01/2024minha estante
fiquei arrepiada lendo




Daph 29/12/2022

Grata Surpresa
O livro é bem curtinho, se a pessoa estiver no mood de leitura consigue terminá-lo em menos de duas horas. Acho que ele tem uma leitura leve e fácil porém a temática do livro é pesada já que fala sobre 3 gerações de mulheres que sofreram agressões de diversos tipos o que claramente repercute agora em sua forma de ser e agir impedindo elas de criar relacionamentos com as outras pessoas de uma forma saudável.
comentários(0)comente



Cristiane 26/11/2022

A filha primitiva
Ter uma história pode não significar nada para alguém que conhece suas raízes: pais, avós, tios, primas... Só entendemos significado e o peso desta ausência quando nos deparamos com alguém que não experimentou está realidade. Este livro fala justamente desta ausência de história família... Leitura rápida, envolvente e às vezes chocante.
comentários(0)comente



992 encontrados | exibindo 31 a 46
3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR