Belo mundo, onde você está

Belo mundo, onde você está Sally Rooney

Resenhas - Belo mundo, onde você está

Ricardo256 04/03/2024

Perda de tempo
Sinceramente, uma perda de tempo. Resumindo, na minha visão, o livro sem dar spoiler. Sally Rooney conta a história de duas jovens que tem ali seus romances. Assim, podemos dizer que o livro está envolto por 4 personagens principais. Um mais chato que o outro, um mais sem noção que o outro, e você ali tendo que ler tudo aquilo sem poder falar: ah vai cagar! Kkkkk não digo que aquilo que acontece no livro é inverossímil porque acredito que aquelas banalidades realmente existam na vida real. Poderia dar nota zero, mas achei até bem escrito.
Greenbiar 04/03/2024minha estante
Li o "pessoas normais" dela. Ainda bem que não perdi meu tempo lendo esse outro kkkkkkkkk

Fabricio 07/03/2024minha estante
Nada mudou desde "conversa entre amigos" então ahhha achei tão ruim que nem quis ler mais nada dela

Ricardo256 10/03/2024minha estante
O mesmo estou eu no final desse livro! Passando longe dos livros dela

Leticia 22/01/2022

com isso concluo minha breve, mas profundamente inquietante, carreira de leitora da sally rooney. os livros dela me causam ansiedade, raiva, depressão e eu, particularmente, não amo esses sentimentos.
sobre o livro em si
1 - a sally realmente parece odiar plástico
2 - eu passei a maior parte do livro querendo que a eileen engasgasse num caroço de uva (gi, meu amor, eu sei que vc se identificou com ela, mas eu não entendo como, vc é ótima e ela é péssima)
Giovanna1242 22/01/2022minha estante
eu morri com a menção à mim KKKKKKK vou te mandar meus grifos no wpp! Mas mesmo assim estou feliz q vc leu!

Larissa 23/01/2022minha estante
2.5 ? ainda bem que foi vc que comprou e não eu

brenda 27/01/2022minha estante
mas gente... a eileen é a personagem que salva esse livro. o que ela fez pra tu odiar tanto ela, moça?

Nick 31/01/2024

Hater #1 do Felix
?Aonde quer que eu vá, você está comigo, assim como ele, e, enquanto vocês dois viverem, para mim, o mundo será belo.?

O simon é um pau mole, a eileen uma carente, o felix um babaca e a alice mesquinha. A eileen é uma personagem humana relativamente identificável, a menos insuportável dentro desse livro, tanto que eu quase cheguei a gostar dela. A alice é uma personagem bem complicada e muitas vezes o problema na amizade das duas foi exclusivamente ela. Eu sei que sempre os livros da sally rooney são com a intenção de mostrar um lado mais feio e real do amor e da vida mas pelo amor de deus, algumas coisas na relação entre eles chegaram a ser conturbadas e até meio problemáticas (se tivessem deletado o felix desse livro, muitas dessas questões problemáticas não teriam acontecido e a nota com certeza teria sido maior, que cara nojento, insuportável). Gosto muito da escrita da sally e sobre como ela coloca as frustrações e problemas da vida adulta nos livros dela, estando dentre esses problemas o capitalismo, que nesse livro eu percebi, bem mais que nos outros, as criticas ao sistema capitalista (sally rooney lenda comunista).

E mesmo o livro não sendo tão bom assim, muito menos o melhor da autora, a sensação de ler sally rooney como uma jovem adulta e não como adolescente, é uma experiência diferenciada e muito melhor.
Vava 31/01/2024minha estante
Indica ler ou não?

Nick 01/02/2024minha estante
Amg, eu vi que tu leu pessoas normais, se vc gostou da escrita da sally rooney eu indicaria, eu não criei conexão nenhuma com os personagens desse e achei eles muito chatos na maior parte do tempo, mas é um livro da sally rooney então as reflexões, os problemas que ela traz e o jeito que ela escreve eu acho muito bom. Eu indico tu ler mas nn vai ser tão bom quanto os outros dois dela

Vava 01/02/2024minha estante
AAAAAAA acho que mais pra frente eu vou ler

ana 26/01/2023

gostei, mas esperava mais
??

gostei muito do livro! achei muito bem escrito, bem vida real e com frases impactantes! masss, na minha opinião, não é esse uoooouuu que muita gente fala.
com certeza é um livro que eu indicaria! e acredito que talvez eu possa ter uma experiência ?melhor? com outros livros da autora
PL0312 27/01/2023minha estante
Quero mtt ler esseeee

PL0312 27/01/2023minha estante
Lê pessoas normais!!!!!

ana 27/01/2023minha estante
vou!! quero comprar o físico

Giu 12/01/2022

Gostei. Mas não amei
Depois de ler pessoas normais estava com muitas expectativas para o próximo livro que eu iria ler da Sally, gostei de toda a narrativa e diálogos. O ponto alto do livro é como ele trata as amizades de forma geral e de certa forma a famosa crise dos 30.
Mas confesso que estou cansada de ler personagens (especificamente as femininas) pintadas de forma tão submissa e completamente dependentes emocionalmente de outro personagem, nos livros da Sally.
Não consegui ter nada de empatia pelo personagem Felix e eu tive muita dificuldade pra compreender as ações da Eileen. A Alice na minha opinião era a personagem com mais potencial, tanto que amei ler os capítulos que são e-mails dela, mas não consegui ligar a personagem durona que ela é caracterizada com a personagem que aceitava toda a falta de educação do Felix, achei meio??
E em relação ao Simon, eu gostei do personagem, mas até ele teve umas falas e situações que eu fiquei meio meh
Basicamente é um livro que representa bem a geração atual em relação a frustração, o final abordando a pandemia também foi um ponto positivo. Mas infelizmente não foi um livro que eu amei.
Laura - @lendoplurais 12/01/2022minha estante
SIM!!!!?????

Laura - @lendoplurais 12/01/2022minha estante
O tempo todo a autora coloca a Alice como uma personalidade forte, mas achei muito forçado. Não vi isso acontecer. Morri de ódio do Félix, achei ele 0 responsabilidade afetiva (quando deu em cima do simon, por exemplo). E achei as atitudes da Eileen confusa. Foi muito sei lá pra mim.

loseyourillusion 15/06/2022

Belo mundo, antes de eu ler isso aqui
Poucas vezes na vida eu me esforcei tanto para terminar uma leitura, muito disso vindo do carinho que tenho pela Sally. Como muitos, meu primeiro contato com ela foi com "Pessoas Normais", livro pelo qual eu me apaixonei. Personagens bem construídos, narrativa bem feita, sem contar com a escrita singular da autora - que pode ser "esquisita" num primeiro momento, mas que depois casa muito bem com a história.
Em seguida, li "Conversas entre amigos", que também não amei. Achei diversas situações completamente absurdas e isso acabou me irritando.
Mas nada disso me preparou para este livro aqui.

A história é sobre um monte de nada! Personagens chatos, rasos e a vida deles é um completo tédio. A Sally Rooney sempre conseguiu transformar o cotidiano de seus personagens em algo extraordinário, algo que você sente gosto de ler. Mas nesse livro é tudo simplesmente chato. São 300 páginas em que nada acontece.

Temos aqui 4 personagens ADULTOS que se portam como adolescentes, tem questões de adolescentes e querem ser os "diferentões". Uma das mulheres se denomina como "louca" e a outra é "excêntrica" - e sinceramente, ambas não são nada disso.
Os personagens masculinos são igualmente chatos. Um deles tem complexo de Deus e o outro nunca conquistou nada na vida mas fica desmerecendo as conquistas da mulher com que ele faz par romântico demonstrando uma inveja que é quase palpável.

Aliás, o relacionamento entre esses personagens é um grande desserviço. É bem problemático e tóxico, a menina se sujeita a atitudes horríveis vindo do cara a troco de nada, simplesmente pra dizer "eu sou superior e nada me afeta". Horroroso, senti pavor ao ler isso. Dei várias risadas quando li os agradecimentos do livro e a autora diz que o amor do marido é uma inspiração pra suas histórias. Tipo, ele te inspira a escrever ISSO? Foi um pedido de ajuda? Tantos questionamentos hahahaha

A troca de e-mails entre as personagens é uma boa dose tortura. Cheio de white people problems, com vários questionamentos tolos e rasos que poderiam facilmente ter sido retirados de uma thread no twitter. Todos os personagens da Sally parecem ter a mesma característica, em NENHUM livro dela os personagens sabem conversar. Sabem se expressar ou resolver coisas simples com um diálogo maduro e sincero. Isso é preocupante, porque parece que ela tenta repetir a mesma fórmula em todos eles.

O romance é péssimo, temos cenas de sexo recheadas de diálogos esquisitissimos, além da moça dizendo que tudo bem não usar preservativo porque ela toma pílula ? Indefensável.

Ah, e não posso deixar de citar os personagens LGBT. Aqui temos dois bissexuais mas obviamente isso não foi explorado em momento algum, exceto pelo momento em que o rapaz que está saindo com a mocinha resolve dar em cima do amigo dela e sugere até que todos eles transem, só pra reforçar o esteriótipo de que bissexuais sempre vão querer ficar com ambos os sexos simultaneamente.

Foi uma leitura bem ruim, queria não parecer tão carrancuda na resenha mas não consegui achar nada de bom pra citar, e olha que eu tentei. Ler Sally Rooney tem sido uma experiência de ladeira abaixo pra mim, não sei se tenho coragem de tornar a ler algo futuro dela.
Lily Tigre 24/06/2022minha estante
Falou tudo que eu pensei lendo esse livro.

nala 09/10/2022minha estante
sem tirar nem pôr mana

Beatriz 04/10/2021

cansativo (porém com um ótimo final)
Terminei a leitura de "Belo Mundo, Onde Está Você?" há algumas horas e até o momento não sei dizer exatamente o que sinto sobre ela (e isso me incomoda.)

A proposta principal da trama é nós fazer acompanhar as interações entre as personagens Alice e Eileen. Entre capítulos de narração direta e e-mails enviados entre elas, entramos em contato com a já antiga relação das amigas, em uma estrutura bastante performática e em nada orgânica.

As correspondências se formam por uma grande mistura de notas pessoais da vida de cada uma com argumentos e discussões extremamente profundas (e cheias de frase de efeito) que parecem não ter início, meio e fim.

Apesar de intercalar entre os dois pontos de vista, a leitura se torna bastante cansativa, ao ponto de me deixar a impressão de que a história havia sido construída apenas para abarcar ali no meio revelações e devaneios da autora - de uma forma nada sedutora para nós, leitores.

Esse cansaço definiu meu ritmo até cerca de 2/3 do livro, quando, em um momento, todos os personagens se encontram "presencialmente" e toda essa estrutura muda. Nesse ponto, a performance intelectual faz sentido e, de certa forma, se torna bastante interessante.

No fim, a história se fecha de uma maneira muito Sally Rooney, com a brutalidade relacionável que conquista tanto nos dois outros dois livros. Mas, apesar de ter um peso grande - ao ponto de finalmente me prender à história - , a conclusão não compensa todo o incômodo que o título carrega até ali.

Infelizmente, esse é o único livro da irlandesa que não termino com vontade de voltar para o início.
Reichertrar 03/11/2021minha estante
Perfeita sua resenha, praticamente tudo q senti qnd terminei. Só acrescentaria meu incômodo com o meio do livro q terminava em sexo a cada capítulo que não fosse email entre elas kkkkk

Beatriz 04/11/2021minha estante
kkkkkkkkkk pior que é verdade né

Keitilisi 12/12/2021

Mais um livro chato da Sally
Eu adorei Pessoas Normais mas acho que esse livro é o único da Sally que vou gostar. Conversas entre amigos não funcionou pra mim e esse livro conseguiu ser ainda pior. O começo achei muito confuso porque eram muitos personagens e não consegui entender quem era quem. Terminei o livro na base do ódio pq odiei todos. O Felix era o mais podre de todos, babaca, abusivo, humilhava a Alice e os amigos dela da maneira mais escrota possível. Tudo que ele fazia eu revirava os olhos. A Alice e a Eileen eram duas sonsas e não sei porque as a autora sempre coloca as mulheres se humilhando para os homens na intenção de agrada-los e fazendo coisas que elas não querem/não gostam. Não tem uma mulher empoderada nos livros dela, elas só se culpam e se humilham. O Simon era o mais tragavel deles mas ainda assim se fazia de tudo para ficar de bom moço. Todos esses dialogos sobre sociedade, capitalismo, comunismo e tudo mais são rasos e não servem pra nada pois os personagens não tomam uma atitude para mudar a sua realidade, quem dirá a do próximo. Fiquei com a impressão de que as situações que a Alice passava sobre sua carreira foram baseadas na experiência da própria autora. Não pretendo ler mais nenhum livro dela pois pra mim eles só servem pra passar raiva.
-Koraline 12/12/2021minha estante
Obrigada por expressas meus sentimentos quanto a esse livro, e pessoas normais também foi o único que gostei dela, perece ser uma autora de um hit só

Keitilisi 12/12/2021minha estante
Que bom que alguém concorda ? Sim, dei duas chances para a autora e me decepcionei, agora não leio mais nada kkkk

luisinhams 25/12/2021

Bomba de sentimentos e emoções
Eu resumo esse livro a isso: bomba de sentimentos. É importante começar o livro sabendo que o foco não é em ações, para não esperar nenhum plot e se decepcionar com o livro. Leia esperando tapas na cara e choro pq é isso que ele promove (felizmente ou infelizmente). É mt doido como vc se identifica com TODOS os personagens em algum aspecto, seja no que pensam, no que falam, a personalidade, as falhas, os defeitos. Espero em alguns anos reler esse livro e rever minhas anotações pra ver se ainda correspondem comigo hj e sinceramente espero que não. Ainda vou refletir sobre algumas cenas que vêm a tona na minha cabeça e acho q esse é o objeto da autora em mostrar pra gente personagens tão reais quanto nós. No início eu me perguntava o pq de certas descrições ?desnecessárias? que só aumentavam as páginas, mas no final entendi que todas elas eram importantes pra entender no fim do livro que a Alice, a Eileen, o Simon e o Feliz são pessoas como eu, que fazem coisas ?desnecessárias?, têm receio de expor pensamentos, sentimentos e precisam amar e ser amados. Todos deveriam ler, pq tenho certeza q esse livro vai pegar de um jeito diferente em cada um e isso que o torna tão bom, as reflexões se encaixam na vida de todo mundo. E sobre o belo mundo onde você está: Ele está em todos os lugares e momentos. Eu já tenho uma visão mt otimista da vida e esse livro só intensificou isso. Ás vezes a única coisa que falta é mudar o ponto de vista e aí o belo mundo que achávamos que não existia, aparece :)
Tatiane 26/12/2021minha estante
É ISSO!

mari 26/12/2021minha estante
SIM!!!

Natália 09/01/2022

Primeiro livro lido do ano e já um favorito. Eu amei esse livro desde o início, amei as reflexões provocadas pelos e-mails entre as protagonistas. Vi os personagens como pessoas muito reais, com seus dilemas, questões, inseguranças, problemas de relacionamento. O relacionamento entre os casais não é perfeito e não é para ser. Sobre Alice e Felix, dava pra ver claramente que tinha muita coisa errada no relacionamento dos dois, não foi nada "romantizado" como eu li em algumas resenhas por aí. Acho que as pessoas na internet precisam aprender o significado dessa palavra antes de sair usando ela por aí.
Eu me identifiquei com muitas situações e aspectos de alguns personagens. A sensação de ler esse livro foi a mesma que eu tive ao ler Elena Ferrante.
Não é para ser um livro de grandes acontecimentos, é mais um livro sinestésico: são acontecimentos da vida comum que fazem a gente se identificar (ou não) e provocam emoções. Eu entendo que tenha gente que não conseguiu se conectar.

Agora só um desabafo:
Outra coisa que eu li em uma resenha foi que não existiria livro se os personagens fizessem terapia. Eu como estudante quase formada em psicologia, que já faz terapia há pelo menos 5 anos, preciso dizer que terapia não te torna uma pessoa perfeita, incapaz de errar ou de ter questões, problemas, ansiedades, etc. Existe uma série de coisas que os seres humanos precisam, e terapia é uma delas, mas não é a única. As pessoas precisam parar de usar esse jargão "fulano precisa de terapia" como se a terapia fosse uma forma de corrigir questões e características do outro que lhes incomodam ou que elas acham que é um problema.
Leticia 11/01/2022minha estante
DISSE TUDO!!!!!!

Ruan 12/01/2022minha estante
Amei cada pedaço da sua resenha ?

Moonbabix 18/01/2023

Decepcionante e lentamente chato
Eu comecei a ler este livro com uma expectativa bem alta porque nunca tinha lido nada da Sally e estava louca para ler algum livro dela, então comprei este na bienal do livro e li desde então.
O abandonei por muito tempo, meses, após 10 capítulos entrei em resaca literária e só me livrei dela em dezembro de 2022, agora em janeiro de 2023 resolvi dar mais uma chance, tentei muito, li mais 6 capítulos, meu objetivo era termina-lo mesmo que eu não gostasse? não consegui.
nalu 18/01/2023minha estante
meu deus eu abandonei esse livro umas três vezes!! tentei ler em português, inglês, por audiobook e simplesmente não vai KK que bom que não estou sozinho nisso

Thalita 19/01/2023minha estante
Estou assim não quero abandonar mas que leitura morna né, não cheguei nem na metade e está arrastado , mas vou seguir quem sabe encontro algum ponto positivo ja que pelo q vi nas resenhas ou é amor ou ódio né

dandara 11/11/2022

Esperava bem mais
"Você às vezes tem a sensação, quando alguém faz uma gentileza, como se estivesse tão grata que acabasse se sentindo mal?"

Comecei com muita expectativa mas logo no começo já achei confuso principalmente pela forma como o livro é escrito, alterando muito narrador, tempo e lugar. Além de ser um livro bem monótono, o romance não ficou muito em destaque e até mesmo tiveram cenas que me fizeram torcer para que não tivesse mais um romance entre os personagens. O fim também ficou um pouco aberto pra mim.

O que fez eu dar 3/5 estrelas foi que os papos entre as personagens fizeram eu refletir um pouco e consegui marcar muitas frases boas, mas a história em sim achei realmente bem fraca.
Lilineee1010 11/11/2022minha estante
Amiga do céu, eu comprei esse livro essa semana. Agora estou com medo de ler

dandara 11/11/2022minha estante
não ficaa, pode ser que você tenha outra visão

tata342 10/01/2023

??????
admiro muito quem favoritou e disse que esse livro é uma obra prima pq eu não via a hora de acabar, personagens completamente INSUPORTÁVEIS, enredo fraco e que apesar de ter me feito tido uma ou duas reflexões sobre a vida creio que não foi o suficiente para me agradar de fato ou me marcar de modo algum, é isso
Pedro3906 13/01/2023minha estante
o melhor foi a Eileen metendo frases de efeito NO ÚLTIMO CAPÍTULO do livro como se isso fosse salvar essa atrocidade kk

tata342 14/01/2023minha estante
simm, isso só me deixou com mais raiva ainda desse livro kkkkkk uma verdadeira bomba

wwlfstar 08/01/2022

Livros ruins com títulos maravilhosos
Cara, eu nem sei por onde começar. Depois de ler "Pessoas Normais" e adorar, decidi começar "Belo Mundo, onde você está" por ter achado a escrita da autora agradável e inovadora. Entretanto, esse livro foi uma decepção embalada para viagem.

Já no início achei o livro chato, com personagens entediantes e uma narrativa plana. Não acontecia nada demais, apenas uma falação sem fim sobre a vidinha medíocre das duas personagens principais, que ocasionalmente trocavam e-mails falando sobre o sentido da vida e coisas do tipo. As relações delas com os parceiros foram sendo construídas e expostas ao leitor nessa primeira metade do livro, o que somado aos e-mails absurdamente abstratos já deixou as páginas iniciais longas e maçantes. Para completar, quem já leu algo da Sally sabe que a escrita dela não é lá essas coisas fáceis de entender, então imagine esse combo.

Um ponto que acho importante mencionar é que, em comparação à "Pessoas Normais", esse livro é extremamente parado. Como falei anteriormente, é como se ele acontecesse em um só plano, sem acontecimentos significativos. Resultante desse fenômeno, deparamo-nos com inúmeras passagens descritivas, nas quais a autora prolonga-se em falar sobre os locais, os detalhes dos locais, as ações minuciosas dos personagem e todo o tipo de bobagem que não e relevante para a história.

Ok, agora falando sobre a segunda metade do livro, ela deu uma guinada na leitura. Tem trechos extremamente bem pensados, que nos deixa com uma sensação de "meu deus, essa é uma das coisas mais lindas que eu já li". Mas, em comparação com o todo, é como se fosse uma pérola em meio a todo um oceano. Sim, a partir dos 50% o livro fica melhor, mas mesmo assim não deixa de ser chato de um modo geral. Há diversas questões (nos personagens, nos e-mails, na história) que poderiam ter sido melhores discutidas, coisas que o leitor vê que existe um potencial tremendo para ser uma jogada de mestre, mas que logo são descartadas em prol de cenas de sexo longuíssimas e vergonhosas.

Sobre os personagens, todos são odiosos. Eu sinceramente não sei quais capítulos eu odiava mais: os da Alice, os da Eileen ou os e-mails. Alice é uma personagem que creio ser um reflexo da autora em muitos aspectos: talvez tenha sido uma personagem que a Sally utilizou para desabafar sobre todas as questões de sua própria escrita e carreira. Entretanto, a minha questão com Alice é que ela tinha muito potencial desperdiçado, questões sobre sua relação com Eileen, sua crise nervosa, sua família, que seriam um prato cheio. Em contrapartida, sabemos tudo sobre Eileen e isso não me fez gostar dela; entendo suas questões e preocupações, o jeito como ela se sente frustrada. Mas ela é tão "?????" que chega a ser patético. Sobre o Félix, eu nunca vi um personagem tão odioso, completamente amargurado consigo mesmo e que ao invés de procurar melhorar, desconta todas as suas questões pessoais na pobre da Alice. Fiquei decepcionada pelo jeito como a relação deles foi construída, inclusive. Uma relação claramente tóxica, sendo vendida no final do livro como algo bonito e bem construído, sendo que são caras como o Félix que nos destroem, que nos deixam tão no fundo do poço que a pessoa chega fica sem perspectiva. Em resumo, manipulador pra caramba, odiei ele demais. Por fim, Simon é um cara até que decente, porém a relação dele com a Eileen é chata, sem sal e com um chororô interminável. Mas talvez seja porque eu não curto muito childhood friends to lovers, sei lá.

Resumindo tudo, o livro é muito ruim com trechos isoladamente brilhantes. Personagens ruins, história chata, escrita maçante e confusa. Só não abandonei porque minha meta do ano é começar a ler os livros e levá-los até o final. Não recomendo e deixo o aviso que "Pessoas Normais" é uma obra-prima em relação a essa bomba.
Viv 09/01/2022minha estante
50 pags pra terminar e já me sinto assim

Sarah 10/01/2022minha estante
nossa, queria colar essa resenha na minha testa. Descreveu exatamente o que senti lendo o livro

Duda 29/01/2023

Quando eu li Pessoas normais da Sally, eu senti o quão brutal era a escrita dela, mas isso aqui elevou o nível ainda mais. O jeito que ela consegue escrever personagens extremamente reais é surreal. Não é um livro fácil de ler, a escrita é difícil, a história é pesada, é monótona (característica dos livros delas) e você fica esperando o pior acontecer a qualquer momento. Mas se você está procurando um livro inteligente, que vai te fazer refletir MUITO, daquelas de virar chavinha dentro de você, esse é uma boa pedida. Tudo aqui é muito palpável.

Fiquei muito dívida na relação Eileen e Simon, conseguia ver o quanto se amavam e foi torturando acompanhar os desencontros deles. Agora a relação de Alice e Félix foi, sem dúvidas, o que mais me fez surtar nesse livro. A vontade era de me materializar ali e separar os dois na força de tão problemático. A amizade da Alice com a Eileen também era uma coisa difícil de engolir, a sensação é que as duas estão se equilibrando em uma corda bamba e quando uma cair, a outra não vai conseguir ajudar se não se afundar também. Senti muito pela Eileen, pela família péssima (a irmã dela ???), por toda a culpa que a Alice jogou nela e pela autoestima deplorável que sobrou pra ela.

Se eu tivesse que descrever a escrita da Sally, eu usaria essas palavras: real, crua, poética, intensa e sensacional.
Tetereretete0 29/01/2023minha estante
Oioi! Vc poderia me dizer a classificação do livro?

Duda 30/01/2023minha estante
Classificação de idade? Ele é +18