Em fogo lento

Em fogo lento Paula Hawkins

Resenhas - Em foco lento

BeatrizViana0 31/05/2023

Eletrizante!
Este livro te prende a atenção do início ao fim. Em cada capítulo, que por vezes você acha meio monótono, diz algo a respeito do enredo e esta escrito nas entrelinhas. Até o fim da leitura, jurava que tinha encontrado o assassino e descartava logo no capitulo seguinte. A autora conseguiu manter o misterioso assassino até os capítulos finais e qual não foi minha surpresa com a revelação. Recomendo!

pãozinho 30/05/2023

Para ser um thriller falta muito.
Um livro bobo, sem surpresas.

Não houve curiosidade da minha parte para desvendar o crime, simplesmente a trama não me instigava. Na verdade, a própria Paula Hawkins não parece se preocupar muito com o caso de maneira que o assassinato é exposto no início do livro e abordado novamente apenas ao final.

Parece que a autora estava mais preocupada em explicar os dramas pessoais das personagens para dar a impressão que todas são possíveis suspeitas, o que acaba por não atribuir nenhuma profundidade ao livro.

Ainda há uma tentativa rasa de fomentar um discurso moral sobre vingança e impunidade, uma intenção falha de jogar para o leitor a responsabilidade de trabalhar o que ela não soube fazer ao longos das 359 páginas.

Um livro dispensável.

isadoraes 23/05/2023

Um bom thriller dramático
Quando eu comecei esse livro, eu realmente tive dificuldade de me ambientar e entender sobre quem eu estava lendo... isso durou pouco, pq logo mais eu já estava imersa nas histórias desses personagens!!!

O livro aborda o ponto de vista de vários personagens sobre o assassinato de Daniel e também sobre suas próprias histórias de vida, deixando eles bem humanos (e traumatizados), de forma que a gente consegue compreender cada um (mesmo sabendo que as atitudes deles são erradas em várias momentos). Eu achei a escrita da autora maravilhosa e muito atenta a cada trejeito de cada um dos personagens, pq de forma sutil, dá para ter noção de quem está falando só pela pontuação ou forma de narração.

Teve um momento que eu simplesmente não tinha como foco saber quem matou o Daniel, mas entender cada um daqueles personagens e suas histórias surreais, eu queria saber mais e mais e mais.

O livro tem vários "mini" plots ao longo da narrativa, o que me causou mais curiosidade a cada capítulo. E o plot final que desvenda o caso, na vdd se torna bem previsível (mas pq a autora deixa escapar algumas dicas, já que no final a gente só precisa saber o pq daquilo tudo).

E o bônus da morte do assassino no epílogo é mt reconfortante, deixando a história bem fechadinha e sem nenhuma ponta solta.

Queria que esse livro fosse um filme, seria ótimo

Karen.Santos 19/05/2023

Um livro até que bacana
Eu já terminei esse livro tem uns dias, porém enrolei para fazer a resenha, mas vamos lá!

Esse livro é o meu primeiro contato com a Paula Hawkins, então eu não sei como é o estilo da autora ou coisas do tipo... Mas, foi uma boa forma de conhecer a escrita dela, já que o livro é bom!
Quem está a procura de um livro de investigação policial esse livro não é pata você! Ele é tudo, menos investigativo...
Assim que abri o livro me deparei com um mapa (não sei se isso é comum nos livros dela), achei que eu iria voltar no mapa várias vezes, tentar entender os passos dos personagens e afins, porém não voltei ao mapa hora nenhuma, porque não foi necessário, o livro é bem autoexplicativo e é bem descritivo, escrevi tudo isso apenas para dizer que: não tinha necessidade do mapa.
Agora sobre o desenvolvimento da história, eu achei fraco.
O assassinato de Daniel não é muito comentado, o que é esquisito já que o livro começa com a morte dele e a investigação de quem o matou. Durante a história fiquei mais empolgada para saber a história "Daquela que escapou", (um livro escrito pelo personagem do Theo e que tem alguns trechos citados durante a narrativa), do que para saber quem matou Daniel.
O desenvolvimento dos personagens é mediano, a Laura foi a mais desenvolvida, o que lhe dar um ar de protagonismo, mesmo que essa não seja a realidade. Pois, o livro conta a história na perspectiva de cinco personagens, sendo ele: Theo, Carla, Irene, Laura e Miriam.
A Irene foi a segunda personagem mais bem trabalhada, na minha opinião, e com a história que mais me chamou a atenção. Essa personagem já é uma idosa, então ela traz muitas reflexões sobre etarismo, o que eu particularmente adorei.
A Miriam é a terceira personagem que foi bem desenvolvida, porém quase não aparece na história, e quando aparece é meio confuso. Acredito que essa era a intensão da autora, mas eu não curti muito.
Já o Theo e a Carla, que são casados, tem uma relação um tanto quanto bizarra, e eu até entendo os motivos, porém não curti muito os personagens. Outra coisa sobre eles é que a descrição não foi feita de maneira correta, então ficavam oscilando entre uma pessoa de 30 anos para uma pessoa de 60 anos, e eu simplesmente não sei dizer se eles são novos ou velhos, o que é bem irritante.
A história foca demais na vida dos personagens e soluciona o assassinato nos últimos capítulos, de maneira rápida. O que é decepcionante, afinal, é um livro de 336 páginas, se vai resolver o crime em menos de 50 páginas não necessitava de tantas para contar a história...
Dei três estrelas porque a Paula realmente escreve bem, o livro é envolvente, gostei bastante de duas personagens, e é basicamente isso. Um bom passatempo, mas longe de ser o melhor livro que eu já li...

Gabi 12/05/2023

Gostei bastante do livro. Ele não retrata tanto assim o assassinato, mas sim o que levou a cada personagem chegar onde chegou naquele ponto do livro e seus sofrimentos internos. Apesar disso, achei bem interessante. Como não são tantos suspeitos, não é tão difícil encontrar o assassino.
Pra mim o que ficou faltando foi ligar alguns pontos na história que não tiveram conexão.

Mariana.Feitosa 11/05/2023

Já começamos o livro com o momento que o corpo de Daniel Suttherland é encontrado esfaqueado em seu barco. Uma jovem Laura é vista pela vizinha curiosa Miriam, saindo da cena do crime com a roupa suja de sangue. Quem matou? Quais os motivos?
Estava há algum tempo com vontade de ler algo da autora, resolvi começar pelo seu último lançamento! Gostei muito da forma da escrita que não vemos uma linha reta de acontecimentos, misturamos passado com futuro e ao mesmo tempo descobrimos mais sobre o assassinato de Daniel! Mas ao mesmo tempo em alguns momentos eu me perdia e achava a história um pouco lenta.
Mudei várias vezes de opinião em relação ao culpado, mas no final achei perfeito e bastante complexa a resolução!
Não tive nenhum personagem preferido mas achei toda a construção dos personagens bastante complexa, tive bastante compaixão pela história de vida da Laura!

“Tudo o mais, todo o resto, era uma grande mentira.”

10/05/2023

Sem palavras. Cada capítulo, cada versão, cada história, cada surpresa.

E que surpresa hein!

Paula, você nunca errou, e nunca vai errar.

Esse fogo é lento mas queima muito rápido

(Fez sentido? Não sei, mas eu me queimei)

Carolina 01/05/2023

Uma leitura lenta
Olha, eu espero que o outro livro que tenho da autora seja melhor que esse. Gente que livrinho mais bobo, era tudo tão fácil de descobrir e parecia tudo muito bobo, num nível que achei que fosse paródia de algo, sério, nem sei o que dizer mais

Jordananobre 30/04/2023

Esperava mais
O livro é um tanto enigmático , nos surpreende um pouco e nos faz refletir em alguns momentos . No entanto , criei muitas expectativas e elas não foram atendidas ? esperava bem mais.
Mas , a leitura vale muito a pena.

luhh_loopes 30/04/2023

Fogo não teve mas a conclusão foi bem Lenta?
Primeiro livro da Autora que leio e confesso, criei uma expectativazinha. Não sei se foi a demora para concluir ou a expectativa criada mas não achei um thriller incrível. É um bom thriller, mas só. As coisas são ligadas e ligadas por vários pontos de vista mas no final não impressionou tanto. Senti que a Autora joga tanto uns personagens como culpados mas foram só distração e pra mim, ficou bem óbvio que não seriam eles só por esse motivo. Quero ler os outros livros para ver se vou curtir e espero gostar mais do que desse.

Jessica 30/04/2023

Suspense muito bem escrito, leitura fluida que te prende a cada final de capítulo! Gostei bastante !

Lusia.Nicolino 30/04/2023

Quem se apropria da história de quem? Descubra!
Em fogo lento - Hawkins, Paula - Editora Record

Um thriller pode ser uma ótima pedida para quem quer começar ou mesmo retomar o hábito da leitura, porque claro, você seguirá até o fim para desvendar todos os mistérios!
Estamos em Londres e vamos conhecer a jovem Laura, que teve uma infância difícil, um acidente que a deixou com algumas sequelas. Miriam, uma mulher misteriosa que vive em um barco no canal e que gosta de xeretar a vida em seu entorno, além do núcleo familiar de duas irmãs, um marido escritor e, sobrinhos. Uma morte acontece e tudo desmorona trazendo à tona segredos que podem mudar toda a história. Quem sobrevive? Quem se apropria da história de quem? A dor é também uma personagem que acompanha toda a trama. Surpreendente.

Quote: "A verdade era que todo mundo se sentia de uma certa maneira por dentro, e, embora as pessoas que nos tinham conhecido durante a nossa vida inteira provavelmente ainda nos enxergassem dessa maneira, o número de pessoas novas que eram capazes de nos ver como aquela pessoa, aquela pessoa lá dentro, e não apenas uma coleção das fragilidades impostas pela idade, era limitado."

Hawkins, Paula: nasceu em Harare, no Zimbabwe, em 1972 e mudou-se para Londres aos 17 anos. Influenciada pelo pai estudou Filosofia, Economia e Ciências Políticas na Universidade de Oxford e trabalhou no jornal The Times cobrindo a área de negócios. Em 2006 publicou um guia de finanças para mulheres e, em 2009, com pseudônimo publicou comédias românticas a convite de uma editora. A baixa repercussão dos livros e a frágil situação financeira a levaram a se arriscar nos thrillers, gênero que ela mesma gostava de ler, e encontrou seu espaço tornando-se um fenômeno de vendas. A garota no trem, de 2015, vendeu mais de 20 milhões de exemplares, foi traduzido para mais de 40 idiomas e adaptado ao cinema.

Ana 27/04/2023

É todo mundo lé lé da cuca
Um crime, vários suspeitos, poucas pistas, muita gente falando, opinando, fofocando e,
principalmente, escondendo segredos.

o assassinato de Daniel fica em segundo plano, e a história foca na vida dos personagens e
em como cada pessoa lida com os traumas que sofre.

Os personagens desse livros são muito problemáticos, complexados, traumatizados e desesperados.
Não tem um personagem normal ou equilibrado aqui.

ManoelaBalbino 23/04/2023

Muito confuso
O livro tem muito personagens e cada hora uma história de um personagem diferente isso me desagradou muito, me senti perdida o tempo todo