Em fogo lento

Em fogo lento Paula Hawkins

Resenhas - Em foco lento

Isadora836 19/06/2023

Emocionante e surpreendente.
Pra quem tá procurando um livro baseado em assassinatos, esse não é o livro certo. Ele vai além de um crime. O livro trata sobre relacionamentos, drama familiar, preconceitos, traumas e perdas. A história é contada de trás pra frente, o que deixa tudo um pouco confuso no começo, mas aos poucos vai se encontrando. Ao contrário de outras resenhas que li, não achei o livro extenso com informações desnecessária, achei que tudo se encaixou muito bem. É uma história que mesmo se vc souber quem é o assassino logo no começo, ainda vai fazer vc querer ler a história por completo.

thayna480 17/06/2023

Não vale a pena
Tem bastante tempo que esse livro tava na minha lista, e bastante tempo que eu queria ler. primeiro porque ele promete ser um thriller investigativo e psicológico, que é o tipo de gênero que eu gosto. segundo porque falam muito bem da autora. o problema foi que a história não entregou nada do que prometeu.

a narrativa é monótona e, na minha opinião, descritiva demais. o foco em nenhum momento é apenas o assassinato do Daniel, a história começa a se misturar com o passado de outros personagens que, sinceramente, não tinham nada a ver com o acontecido. falando nos personagens, fora a Irene, não consegui sentir nada pelos outros. achei o comportamento de todos esquisito e não desenvolvi curiosidade alguma sobre a história deles.

outro ponto é que quando tudo é finalmente desvendado, não tem emoção nenhuma. na verdade, foi bem previsível, e a única parte que chama mais atenção no livro não tem nada a ver com a história principal, mas sim com a história da Miriam (sério, as passagens do que aconteceu com ela eram mil vezes mais interessantes do que o resto do livro inteiro).

enfim, achei o livro chato, repetitivo e maçante, não instigou a minha curiosidade e se prolongou demais.

RenataAG 13/06/2023

Em fogo lento
Um suspense com várias histórias paralelas. Demorei um pouco pra engrenar a leitura, as últimas 100 páginas fluíram melhor.
É uma boa história, com várias reviravoltas.

Daniella.Mancino 13/06/2023

Vale a pena ler
Um livro muito bom, prende a leitura até o final. Muito melhor, na minha opinião, do que o famoso "A garota no trem", da mesma autora.

Patricia310 09/06/2023

Muito bom, tão bom quanto os outros livros da autora, esse tem uma certa calmaria e parece até tranquilo, mais ao desenrolar das narrativas tudo vai ficando tenso e interessante, impossível parar de ler. O mapa é o melhor.

Aylana Almeida 09/06/2023

Leitura imersiva e envolvente!
Livro super rápido de ler, com uma leitura imersiva é bem instigante. Em um determinado momento, o desfecho fica previsível mas a narrativa tem envolve muito a ponto de você não conseguir largar.

Rahrt 07/06/2023

Leitura de cabeceira pra ler em uma semana
Paula Hawkins traz um crime em um enredo que se desenrola em capítulos intercalando pov de 5 personagens diferentes, mas que se conectam de alguma maneira. É muito bem escrito e ela sabe criar personagens, mas não sei se sabe bem o que fazer com isso.
Li todos os livros dela já publicados no Brasil e gosto muito da forma como ela monta suas histórias, mas sempre fico com a impressão de que os personagens mereciam um pouco mais, de que eles podiam ter sido melhor aproveitados do meio pro fim.
No geral, é um livro ok com um desenrolar fluido que dá pra entreter como uma leitura de fim de dia - ela escreve muito bem. Mas só. Nada surpreendente.

BeatrizViana0 31/05/2023

Eletrizante!
Este livro te prende a atenção do início ao fim. Em cada capítulo, que por vezes você acha meio monótono, diz algo a respeito do enredo e esta escrito nas entrelinhas. Até o fim da leitura, jurava que tinha encontrado o assassino e descartava logo no capitulo seguinte. A autora conseguiu manter o misterioso assassino até os capítulos finais e qual não foi minha surpresa com a revelação. Recomendo!

pãozinho 30/05/2023

Para ser um thriller falta muito.
Um livro bobo, sem surpresas.

Não houve curiosidade da minha parte para desvendar o crime, simplesmente a trama não me instigava. Na verdade, a própria Paula Hawkins não parece se preocupar muito com o caso de maneira que o assassinato é exposto no início do livro e abordado novamente apenas ao final.

Parece que a autora estava mais preocupada em explicar os dramas pessoais das personagens para dar a impressão que todas são possíveis suspeitas, o que acaba por não atribuir nenhuma profundidade ao livro.

Ainda há uma tentativa rasa de fomentar um discurso moral sobre vingança e impunidade, uma intenção falha de jogar para o leitor a responsabilidade de trabalhar o que ela não soube fazer ao longos das 359 páginas.

Um livro dispensável.

isadoraes 23/05/2023

Um bom thriller dramático
Quando eu comecei esse livro, eu realmente tive dificuldade de me ambientar e entender sobre quem eu estava lendo... isso durou pouco, pq logo mais eu já estava imersa nas histórias desses personagens!!!

O livro aborda o ponto de vista de vários personagens sobre o assassinato de Daniel e também sobre suas próprias histórias de vida, deixando eles bem humanos (e traumatizados), de forma que a gente consegue compreender cada um (mesmo sabendo que as atitudes deles são erradas em várias momentos). Eu achei a escrita da autora maravilhosa e muito atenta a cada trejeito de cada um dos personagens, pq de forma sutil, dá para ter noção de quem está falando só pela pontuação ou forma de narração.

Teve um momento que eu simplesmente não tinha como foco saber quem matou o Daniel, mas entender cada um daqueles personagens e suas histórias surreais, eu queria saber mais e mais e mais.

O livro tem vários "mini" plots ao longo da narrativa, o que me causou mais curiosidade a cada capítulo. E o plot final que desvenda o caso, na vdd se torna bem previsível (mas pq a autora deixa escapar algumas dicas, já que no final a gente só precisa saber o pq daquilo tudo).

E o bônus da morte do assassino no epílogo é mt reconfortante, deixando a história bem fechadinha e sem nenhuma ponta solta.

Queria que esse livro fosse um filme, seria ótimo

Karen.Santos 19/05/2023

Um livro até que bacana
Eu já terminei esse livro tem uns dias, porém enrolei para fazer a resenha, mas vamos lá!

Esse livro é o meu primeiro contato com a Paula Hawkins, então eu não sei como é o estilo da autora ou coisas do tipo... Mas, foi uma boa forma de conhecer a escrita dela, já que o livro é bom!
Quem está a procura de um livro de investigação policial esse livro não é pata você! Ele é tudo, menos investigativo...
Assim que abri o livro me deparei com um mapa (não sei se isso é comum nos livros dela), achei que eu iria voltar no mapa várias vezes, tentar entender os passos dos personagens e afins, porém não voltei ao mapa hora nenhuma, porque não foi necessário, o livro é bem autoexplicativo e é bem descritivo, escrevi tudo isso apenas para dizer que: não tinha necessidade do mapa.
Agora sobre o desenvolvimento da história, eu achei fraco.
O assassinato de Daniel não é muito comentado, o que é esquisito já que o livro começa com a morte dele e a investigação de quem o matou. Durante a história fiquei mais empolgada para saber a história "Daquela que escapou", (um livro escrito pelo personagem do Theo e que tem alguns trechos citados durante a narrativa), do que para saber quem matou Daniel.
O desenvolvimento dos personagens é mediano, a Laura foi a mais desenvolvida, o que lhe dar um ar de protagonismo, mesmo que essa não seja a realidade. Pois, o livro conta a história na perspectiva de cinco personagens, sendo ele: Theo, Carla, Irene, Laura e Miriam.
A Irene foi a segunda personagem mais bem trabalhada, na minha opinião, e com a história que mais me chamou a atenção. Essa personagem já é uma idosa, então ela traz muitas reflexões sobre etarismo, o que eu particularmente adorei.
A Miriam é a terceira personagem que foi bem desenvolvida, porém quase não aparece na história, e quando aparece é meio confuso. Acredito que essa era a intensão da autora, mas eu não curti muito.
Já o Theo e a Carla, que são casados, tem uma relação um tanto quanto bizarra, e eu até entendo os motivos, porém não curti muito os personagens. Outra coisa sobre eles é que a descrição não foi feita de maneira correta, então ficavam oscilando entre uma pessoa de 30 anos para uma pessoa de 60 anos, e eu simplesmente não sei dizer se eles são novos ou velhos, o que é bem irritante.
A história foca demais na vida dos personagens e soluciona o assassinato nos últimos capítulos, de maneira rápida. O que é decepcionante, afinal, é um livro de 336 páginas, se vai resolver o crime em menos de 50 páginas não necessitava de tantas para contar a história...
Dei três estrelas porque a Paula realmente escreve bem, o livro é envolvente, gostei bastante de duas personagens, e é basicamente isso. Um bom passatempo, mas longe de ser o melhor livro que eu já li...

Gabi 12/05/2023

Gostei bastante do livro. Ele não retrata tanto assim o assassinato, mas sim o que levou a cada personagem chegar onde chegou naquele ponto do livro e seus sofrimentos internos. Apesar disso, achei bem interessante. Como não são tantos suspeitos, não é tão difícil encontrar o assassino.
Pra mim o que ficou faltando foi ligar alguns pontos na história que não tiveram conexão.

Mariana.Feitosa 11/05/2023

Já começamos o livro com o momento que o corpo de Daniel Suttherland é encontrado esfaqueado em seu barco. Uma jovem Laura é vista pela vizinha curiosa Miriam, saindo da cena do crime com a roupa suja de sangue. Quem matou? Quais os motivos?
Estava há algum tempo com vontade de ler algo da autora, resolvi começar pelo seu último lançamento! Gostei muito da forma da escrita que não vemos uma linha reta de acontecimentos, misturamos passado com futuro e ao mesmo tempo descobrimos mais sobre o assassinato de Daniel! Mas ao mesmo tempo em alguns momentos eu me perdia e achava a história um pouco lenta.
Mudei várias vezes de opinião em relação ao culpado, mas no final achei perfeito e bastante complexa a resolução!
Não tive nenhum personagem preferido mas achei toda a construção dos personagens bastante complexa, tive bastante compaixão pela história de vida da Laura!

“Tudo o mais, todo o resto, era uma grande mentira.”

10/05/2023

Sem palavras. Cada capítulo, cada versão, cada história, cada surpresa.

E que surpresa hein!

Paula, você nunca errou, e nunca vai errar.

Esse fogo é lento mas queima muito rápido

(Fez sentido? Não sei, mas eu me queimei)