As Vidas dos Santos Leigh Bardugo

Resenhas - AS VIDAS DOS SANTOS

Tay18 20/04/2022

Adorei
Sou suspeita pra falar pois adoro absolutamente tudo que Leigh Bardugo criou nesse universo e com As vidas dos santos não poderia ser diferente. Adorei esses "contos" e o que mais me chamou a atenção é a diferença dos relatos. Tipo, uns são pessoas que passaram por algo ruim na vida, que salvaram alguém, que são sobreviventes, que foram salvas de uma situação por algum outro santo, e até mesmo santos que "já existiam" e ali era apenas o relato de uma intervenção que eles fizeram por algum ser humano (como o caso da Sankta Alina e do Darkling, apesar de bugar um pouco nossa cabeça por conhecermos a história deles, mas aí entra uma outra questão religiosa, trabalhada no segundo livro, e que rende muito mais coisas a pensar).

Anna486 03/04/2022

Edição linda porém?
Chatíssimo?. Espera uma vibe meio conto de fadas macabro como no Beedle o Bardo, mas As vidas dos Santos não tem começo nem fim e as histórias não levam a lugar nenhum? chateada pois amo a escrita da Leigh.

Leyd 02/04/2022

Um livro que saiu de dentro de um livro. As vidas dos Santos é a materialização do Istorii Sankt'ya que Alina possui em Sombras e Ossos.

Dividido em contos curtos, as 28 histórias apresentam a origem e martírios dos Santos, como, por exemplo:

Sankta Anastasia que é nomeada padroeira dos doentes após salvar sua aldeia de uma praga, permitindo que os doentes bebessem seu sangue, que continha propriedades curativas.

Ou Sankt Valentin e Sankta Alina, que são relatos específicos dos santos oferecendo vislumbres de sua influência e poder sobre a vida das pessoas.

Com ilustrações brilhantemente renderizadas por Dan Zollinger, os “milagres e martírios” dos santos são retratados em detalhes na página e na arte.

As Vidas dos Santos é a resposta de Bardugo ao conto de fadas moderno e um deleite extra para os fãs do GrishaVerso.

Lantsov1 31/03/2022

me sentindo religiosah
a edição é belíssima demais, acho uma das capas mais bonitas da minha estante. mas muito caro tb pra um livro fino kkkkk
Mas enfim eu jurava que era so as origens doa sanktos porem vem com história sobre eles ajudando os fiéis. gostei porem so li pq quando li king of scars atiçou minha curiosidade kkkk vou nem mentir

Lala 31/03/2022

DEIXA A DESEJAR
Após ser mencionado diversas vezes ao longo da saga ?sombra e ossos?, finalmente temos a oportunidade de ler o livro que conta a vida a Dos Santos, porém deixa bastante a desejar.

?A obra vem em um capa dura bem bonita, que imita os livros antigos, e conta com varias ilustrações bem trabalhadas que auxiliam na leitura. Além de ser bem pequeno e ter uma letra bem grande, lembrando até um livro infantil,os capítulos também não são grandes o que garante uma leitura bem fluida e extremante rápida;portante vale a pena para os fãs da saga que querem conhecer mais do universo.

?Como os livros principais da saga deixam claro, as crenças sobre as vidas Dos Santos muitas vezes são inspiradas em histórias reais que foram modificadas para ter um caráter ?místico? e ?sagrado?, e o que teria sido de grande acréscimo do livro seria também contar a realidade daquelas histórias, o que realmente aconteceu.Senti que o livro ficou incompleto e deixou a desejar.

Clara Azevedo 23/03/2022

As Vidas dos Santos
É um livro no Grishaverso. Recomendado para quem é fã do universo. Para ler este livro precisa ter concluído a leitura da Trilogia Grisha: Sombra e Ossos, Sol e Tormenta, Ruína e Ascensão ou do contrário você vai levar spoiler do final de um personagem. A maioria dos Santos são Grishas muito poderosos. Gostei da leitura foi bom saber mais sobre os Santos do universo Grisha.

Carstairs 19/03/2022

Um presente para quem ama o Grishaverso
?Lembro-me apenas de como caí nos livros, de nunca mais me levantar de suas páginas, de como nunca estive verdadeiramente acordado até começar a sonhar com outros mundos.?

Esse livro cumpre perfeitamente com o seu propósito, além de lindamente ilustrado, é um presente para os fãs do universo de Leigh Bardugo. Ele é perfeitamente o que precisa ser, e conta a história dos martírios de todos os santos que existem em Fjerda, Kerch, Shu Han e Ravka. Histórias como só a Leigh é capaz de compor: cheias de sangue, drama e ensinamentos, e nos mostra que nem todos os atos heróicos têm finais felizes, alguns podem terminar de forma trágica, e ainda assim representar muito no futuro.

As ilustrações são compostas de forma que são como pinturas antigas que você veria num museu, um trabalho de tirar o chapéu do ilustrador Daniel J. Zollinger. Definitivamente um trabalho para aqueles que são verdadeiros fãs desse universo, além de ser uma ótima peça de coleção.

Além de tudo, Leigh Bardugo foi completamente GENIAL em fazer referências a alguns dos contos de The Language of Thorns, nos introduzindo fragmentos de histórias das Sanktas Magda e Ursulla. E, claro, de Sankta Alina da Dobra, e o Santo Sem Estrelas, Darkling. Mas, meu favorito, foi o Sankt dos Livros, que é ninguém menos que a própria Leigh

Luciana1005 17/03/2022

Como se fossem contos extras do Grishaverso. É bom, o livro é curto, a capa e as ilustrações são bonitas.

Thais.S 16/03/2022

As Vidas dos Santos
Desde que eu li a trilogia Grisha e o livro dos Santos foi mencionado, a minha curiosidade para saber o que estava escrito neste pequeno livro foi enorme, eu esperava que a própria trilogia nos informasse mais a respeito das histórias presentes neste livro, mas tivemos apenas algumas informações sobre ele, e quando eu soube que a Editora Planeta do Brasil iria lançar ele no Brasil eu fiquei super animada.

Eu gostei bastante de ter esse livro em mãos e conseguir acompanhar a vida e a morte desses santos que foram mencionados na série original, mas sinceramente eu não esperava que as mortes dessas pessoas que vieram a se tornar santos fossem ser tão brutais e horríveis. Esses santos apesar de se doarem para salvar a vida da população, muitos deles eram injustiçados e acabavam morrendo pelas mãos da própria população que eles ajudavam... apedrejados, envenenados, abandonados em florestas para morrer, eram usados para resolver problemas e depois descartados.....mas apesar de tudo eles no fim acabaram se transformando em santos e eram padroeiros de muitas profissões e pessoas desamparadas. É horrível se vc parar bem para pensar, porque precisou a pessoa morrer para ser venerada, mas quando era viva e queria ajudar as pessoas os apedrejavam, os amaldiçoavam...

Enfim, este livro contém pequenos contos da vida e da morte de muitos santos presentes no decorrer das histórias do mundo grisha, da autora
Leigh Bardugo, não apenas na trilogia grisha, como também na duologia Six of Crows, que também se passa neste mesmo mundo. Falando neles, eu achei bem legal que teve uma história explicando como a corte do gelo foi construída pelo arquiteto Sankt Egmond, e como ele fez para que seus muros não pudessem ser tomados por nenhum exército, mas ele não contava com o perspicácia de Kaz Brekker e sua turma kkkkkkk.

No livro também encontramos ilustrações no começo de cada conto, que eu achei maravilhosa, principalmente para conseguir visualizar toda a situação, mas tem umas imagens bem perturbadoras de como foram as mortes desses santos....mas elas ficaram muito bem feitas, muito bem feitas mesmo.....então eu recomendo vc ler se vc assim como eu se interessou em saber o que tinha no tal livrinho que a Alina recebe do Apparat....

Rschunke 09/03/2022

Gostei
Foi uma leitura interessante, ler mais sobre os tantos santos que são falados nos livros, os santos da Inej, e a própria Alina em si, ver ela ser santificada quando já conheço a história dela a fundo foi muito legal. A Leigh muito provavelmente se baseou ou se inspirou em histórias de santos reais, mas foi realmente muito bom de se ler.

Clara :) 23/02/2022

As vidas dos Santos
Li muito mais para ter lido todos do universo, do que por curiosidade e é basicamente oq esse livro é. Ele não tem muito história e é exclusivamente para quem é fã do universo grisha. Até os capítulos são pequenos??? (não podia deixar de comentar isso)
A influência que a religião tem nas pessoas, o medo do diferente e a ingratidão são ótimos temas tratados no livro e mostrados nas histórias. Amei um quote que irei deixar no final. No mais, é mais um livro estético e para fãs, tendo ilustrações muito lindas e um ótimo acabamento.

?Lembro-me apenas de como caí nos livros para nunca mais sair de suas páginas, e como nunca estive verdadeiramente desperto até começar a sonhar com outros mundos.?

sasa 21/02/2022

Leigh Bardugo é brilhante!
"As Vidas dos Santos" vem como uma imersão dentro do Grishaverse de forma avassaladora e perfeita. Ele é o famoso Istorii Sankt'ya, que acompanha Alina por toda sua história dentro de Ravka.

Em 136 páginas, ele consegue ser perfeito com seus contos, suas ilustrações e, com isso, dá espaço para as histórias de santos famosos da cultura Grisha. Dentro de suas histórias, é possível conhecer os santos e suas grandes provações, com a magia e a benção de cada um, realizando grandes conquistas e feitos para a população de Ravka.

Podemos vangloriar algumas glórias e alegrias junto com os contos ali apresentados, além de situações complicadas e terríveis, fazendo com que cada personagem se tornaram Santo.

Acompanhamos Alina em uma trilogia e vimos que o fanatismo das pessoas de Ravka pela Conjuradora do Sol é gigante e em "As Vidas dos Santos" provamos um pouco da religião dos Ravkanos com relatos fantasiosos, mas - ao mesmo tempo - macabros sobre os destinos de outros santos que executaram diversos "milagres" - e, que foram caçados também.

Achei o livro bem rápido e deu uma leitura bem dinâmica e participativa em cada conto sobre cada Santo/Santa. Inclusive nos dois últimos, que me deixaram arrepiada e de cabelo em pé, dando mais força e sentido para o final da Trilogia Grisha.

OU SEJA, ESSA FÃ DE GRISHAVERSE PIROU DEMAIS, SIM!!!!!

Essa edição é linda, sério. Perfeita. E eu amo poder desfrutar do mundo de Grishaverse sempre que possível. Os entalhes dourados e a tipografia também contribuem para tornar o Istorii Sankt'ya real (da forma que é descrito no livro

@caixas_e_livros 20/02/2022

Autora:

??As Rosas se lembram, mesmo que os sábios escolham esquecer.?

As vidas dos Santos é uma réplica perfeita e ilustrada do livro que a Alina usa durante sua jornada na Trilogia Grisha. Ela usa para estudar e tentar entender os mistérios dos seus poderes e das histórias de milagres do passado. É como se tivesse saído direto das mãos dela para as minhas.

Ele só enriquece ainda mais esse universo criado pela Leigh Bardugo, nele vamos conhecer mais sobre as histórias e origens dos Santos que o permeiam o Grishaverso.

??Se a história tivesse acabado aqui, Lizabeta teria se tornado uma heroína, ganharia uma estátua na praça do vilarejo, e sob a estátua os sábios se reuniriam todos os dias para se lembrar da própria covardia e encherem-se de humildade à sombra de uma jovem.?
(Pág 41)

São 28 contos curtinhos mas muito ricos em informação, você consegue visualizar muito bem o que a Leigh tenta passar, e para deixar os contos ainda mais ricos, cada um conta com sua própria ilustração, uma mais linda que a outra.

??Você pode escolher a fé ou pode escolher o medo, mas apenas um lhe trará o que deseja.?
(Pág 70)

Caroline 17/02/2022

É bonzinho. Não é aquela coisa UAU, mas também não é NOSSA, QUE HORRÍVEL.
Tem umas histórias bem legais, umas que a pessoa olha e faz "Pooooxaa", são contos dos tais santos do Grishaverso e só mais umas curiosidadezinhas sobre esse universo enorme e icônico que a Leigh criou