As Vidas dos Santos

As Vidas dos Santos Leigh Bardugo

Resenhas - AS VIDAS DOS SANTOS

Heloisa.Alexandre 30/12/2021

Mágico, encantador e sensacional
? S?nkt? Alin?, s?nt? p?droeir? dos órf??os e dos que possuem d??div?s desconhecid?s?

? Eu simplesmente amei esse livro que é um livro extra contando a vida e a morte dos santos do universo Grisha.

? Preciso dizer que ao longo da minha leitura desse livro, eu reparei uma grande semelhança entre a escrita e as estratégias narrativas com os contos de fadas dos irmãos Grimm. O que é um ponto positivo, porque conta a história de uma mágica, por mais que a Leigh descreva a morte brutal dos santos.

? As Vidas dos Santos é a cereja do bolo desse universo magnífico que começou na Trilogia Grisha e seguiu pela duologia de Six of Crows e a duologia King of Scars. Porque é um livro focado, basicamente dos seres religiosos mais importantes daqui. Inclusive alguns desses santos é de suma importância dentro dos livros da série.

? As Vidas dos Santos tem esse toque encantador e de conto de fadas o que acho que foi proposital, que deixa o livro ainda mais interessante e cativante. Além das belas imagens de cada santo ao início de cada capítulo! Outro detalhe foi o último santo apresentado ? não vou contar quem é, mas foi inesperado. Eu simplesmente AMEI!

? Eu simplesmente amei esse livro. Se você é fã desse universo, eu super recomendo a leitura desse livro que inclusive existe dentro do universo dos livros e agora, da série. Sim, ele aparece em vários momentos! Incrível né!

Nysmaella | @literalmentenys 27/12/2021

Resenha @literalmentenys
A Vida dos Santos é um livro complementar do Universo Grisha, na qual conheceremos as incríveis histórias dos santos citados dentro desse universo, contada através de contos.

A leitura é rápida, fluida e de capítulos curtos, pois cada capítulo contará a história de um santo, como se tornou santo e seus grandes feitos.

Alguns santos como A Sankta Alina da Dobra, Sankto Ilia Acorrentado, Sankta Lizabeta das Rosas e muito mais, são citados no livro.

Sem falar que essa edição está super linda, né? Composto também por belíssimas ilustrações de Daniel J. Zollinger! Sem sobra de dúvidas, é um dos livros mais bonitos da minha estante!

Nadini.Maria 23/12/2021

Gostei de vê como o universo Grisha pode ser ampliado, gostei principalmente do penúltimo conto que falar do Darkling. Foi uma nova maneira de apresentar acontecimentos e personagens que já conhecia.

manu423 07/12/2021

Simplesmente lindo
Eu amei esse livro do livro início ao fim!
É maravilhoso ver a perspectiva de um morador de Ravka, todo o contexto religioso do universo sendo ainda mais aprofundado, a expansão do grishaverso, tudo isso torna a leitura desse mundo criado pela autora ainda mais empolgante. Ela é simplesmente genial, de verdade.

Imaginar que TUDO isso saiu da cabeça de uma única pessoa me deixa ainda mais impressionada com a habilidade de escrita e criatividade da Leigh, eu só tenho elogios a essa mulher maravilhosa!

Nesse momento a nostalgia dos últimos livros que li dela bateu bem forte, e a minha ansiedade para ler os livros do Nikolai só aumentam exponencialmente.
A única coisa que eu queria nesse momento era que alguma editora anunciasse que vai trazer para o Brasil, eu tenho muita consideração pelo personagem para ler uma versão pirata de google tradutor kkkcring?

Então agora só me resta esperar e esperar ansiosamente. Por fim vou apenas dizer que se você leu até aqui e tem vontade de mergulhar nesse universo incrível pode apostar todos os seus kruges que não vai se arrepender!

Michaely1 07/12/2021

Dentro das capelas grishas
Esse livro realmente incorpora a temática religiosa e traz personagens todos seguindo o padrão de devotos e amáveis.
Confesso que eu queria algo melhor para a Sankta Alina, mas ainda é melhor do que nada.
Também amei o santo sem estrelas.
Cada conto melhor do que o outro.

Queria Estar Lendo 23/11/2021

Resenha: As Vidas dos Santos
As Vidas dos Santos é um dos muitos títulos da Leigh Bardugo expandindo seu universo Grisha e, como todos até agora, perfeito em toda a sua concepção.

As Vidas dos Santos segue a mesma fórmula de The Language of Thorns, dando espaço para as histórias de santos famosos da cultura Grisha. Figuras que passaram por grandes provações e, com a magia e a benção dela, realizaram grandes feitos.

Tais feitos renderam para cada uma das figuras suas respectivas lendas; algumas trouxeram glória e alegrias para seus realizadores. Mas a grande maioria rendeu sinas terríveis e, por isso, tais personagens se tornaram Santos.

Assim como a gente vê no fanatismo que a Alina enfrenta ao mostrar seus poderes Conjuradora do Sol, aqui temos relatos fantasiosos, mas macabros sobre os destinos de outras tantas figuras responsáveis por feitos chamados de "milagres" - e caçados como tais.

O livro em si é muito rápido, entregando uma leitura dinâmica com pequenos contos sobre cada Santo e Santa que passou por todas as terras. Dois em especial, que aparecem lá no fim do livro, são conhecidos e consequenciais ao final da Trilogia Grisha, o que tornou impossível não vibrar e surtar lendo suas histórias.

A edição é uma das mais bonitas que já tive a alegria de ter na estante, com um acabamento em couro sintético que faz parecer aqueles livros antigos de histórias fantásticas. Os entalhes dourados e a tipografia também contribuem para tornar essa obra uma que poderia facilmente ter saído do universo Grisha.

Cada relato sobre os Santos também vem acompanhado de ilustrações riquíssimas feitas por Daniel J. Zollinger.

No mais, As Vidas dos Santos foi um "oi, senti saudade" pras histórias da Leigh Bardugo, enquanto me preparo para a chegada de Rule of Wolves e o adeus temporário a toda história iniciada com a Alina e sua conjuração do sol.

site: https://www.queriaestarlendo.com.br/2021/01/resenha-lives-of-saints-leigh-bardugo.html

voandocomlivros 21/11/2021

✨"AS ROSAS SE LEMBRAM, MESMO QUE OS SÁBIOS ESCOLHAM ESQUECER."

"As Vidas dos Santos" reune 28 contos da mitologia fantástica do Grishaverso. Esse livro é uma réplica de "As Vidas dos Santos", Istorii Sankt'ya, que é mencionado algumas vezes na trilogia Grisha.

Se você acompanhou as aventuras de Alina em "Sombra e Ossos", vai ter aquele sentimento nostálgico ao revisitar Ravka e relembrar mártires e santos familiares como Santa Lizabeta das Rosas e Santo Ilya das Correntes.

A leitura em si, é super rápida, todos os relatos fantasiosos são curtinhos e acompanhados de um toque macabro. A maioria das histórias são tristes e obscuras, rendendo algumas cenas terríveis, mas necessária para a formação desses Santos.

✨"TALVEZ ALGUMAS PESSOAS SEJAM DESTINADAS UMAS ÀS OUTRAS E TENHAM A SORTE DE RECONHECER ISSO QUANDO FINALMENTE SE ENCONTRAM."

A edição da Planeta Minotauro está espetacular. Cada conto é representado por uma ilustração magnífica. A capa, as letras e o todo o acabamento gráfico estão lindíssimos e passam a impressão de um aspecto antigo, fazendo com que o leitor tenha a sensação que está, realmente, com o mesmo exemplar que passeou pelas mãos da Sankta Alina, Conjuradora do Sol.

✨Se você é fã do universo Grisha, não pode deixar de conhecer esse livro. Ele está magnífico!

site: https://www.voandocomlivros.com/post/as-vidas-dos-santos-resenha

percyjstan 12/11/2021

adoro esses livros que existem dentro dos livros
Esse livro me lembrou muito o Contos Peculiares, da coleção Orfanato da Srta. Peregrine. São histórias curtas sobre os diversos santos do Grishaverso. Algumas histórias são assustadoras, macabras, outras felizes, simples, sem graça... Lendo a trilogia Grisha eu já senti o quanto a autora passa essa mensagem de "ter fé e ser devoto", mas nesse livro isso ficou ainda mais claro. O que, sinceramente, me deixou até um pouco desconfortável ao pensar em quem é ateu. Não sou ateia mas não sou tão devota e me pareceu que a autora forçou essa ideia de que temos que ser fiéis e devotos... Mas enfim, o livro é divertido. Trilogia Grisha se tornou uns dos meus livros favoritos de todos!
P.S: achei que a parte sobre a Alina falaria dela mesmo e não de alguém que rezou por ela anos depois (mas já sabemosa história dela pela própria trilogia então ok...). Também esperei mais na parte sobre Santka Ikya..

Luiza Helena (@balaiodebabados) 11/11/2021

Originalmente postada em www.instagram.com/balaiodebabados
As Vidas dos Santos é um livro que é sempre citado na trilogia Grisha. Agora em uma edição oficial, esse livro traz a história de alguns santos.

Apesar de boa parte dos santos serem de Ravka, gostei que a Bardugo inseriu também santidades dos outros lugares que fazem parte do seu Grishaverso. Em um pouco mais de 100 páginas, a Bardugo explora a vida e milagres dos santos mais famosos.

Como toda história de santo, sabemos que nem tudo são flores. Temos algumas histórias com finais felizes; outras nem tanto. As ilustrações no início de cada conto é um adendo maravilhoso na experiência.

Os contos são curtos e em uma sentada você lê. Há alguns bem engraçados até sua conclusão, como do Sankt Lukin, Sankt Dimitri e Sankt Gerasim. Os meus favoritos foram do Sankt Juris, Sankt Ilya e Sankta Magda.

Infelizmente alguns contos não me agradaram tanto, como o da Sankta Alina e o Santo Sem Estrelas. O primeiro eu achei bem fraco, se comparado com a trajetória da personagem. Já o segundo, eu nem quero comentar a forçada de barra. Eu finalizei ele com essa cara

As Vidas dos Santos não é uma leitura obrigatória mas é interessante para saber um pouco mais sobre um livro tão importante dentro da história.

site: https://www.instagram.com/p/CWHBD9BLxEM/

Ana 10/11/2021

Eu odiei a primeira trilogia desse universo, mas um livro que é apenas trabalha a mitologia desse mundo foi algo que me interessou, e esse livro é perfeito, eu leria sobre todos os Santos que existem nesse mundo Grisha sem ao menos me cansar.
É um ótimo livro, e com certeza os últimos três vão ser sempre os mais especiais.
Diferente do resto, esse livro é bom.

gabilarentis 10/11/2021

adorei saber mais sobre a vida deles e ver como eles viraram santos, até pelo número de vezes que são citados na história, eu amo o grishaverso então gosto de tudo que torna esse mundo mais amplo!

melnoliteraverso 08/11/2021

Avaliação: ?As Vidas dos Santos?
Avaliação geral:

- O livro me prendeu?: ?????
- Ambientação: X
- Organização: ?????
- Final: X
- Geral: ?????

Vale a pena ler?: Simm
Resenha Resumida: Amei o livro de imersão no Grishaverso demais! A edição está linda e muito bem feita. A única coisa que me fez não dar 5 estrelas total foi o preço que ficou meio salgadinho

- Tiktok: @melibooktok
- Instagram: @melibooktok