As Vidas dos Santos

As Vidas dos Santos Leigh Bardugo

Resenhas - AS VIDAS DOS SANTOS

Julia.Bessa 17/07/2023

O livro dos santos do universo de sombra e ossos
Nessa coletânea super interessante são reunidas histórias dos santos do grishaverso. O livro pode ser encontrado até mesmo em cena nas mãos do apparat e posteriormente da alina. É lindo, tem gravuras maravilhosas e histórias intrigantes. O motivo de eu ter dado 4 estrelas foi que algumas histórias eram simplesmente muito tediosas (mas foram poucas) e alguns santos viravam santos daquilo que os matou e não do que eles defendiam (eu por não ser católica não entendo nada de santos, então desculpem se minha opinião não fizer sentido).

Não sei se eu que sou muito burra ou o livro que foi muito aleatório mas o conto final me deixou muito: que 🤬 #$%!& é essa?

O conto da Alina também me deixou decepcionada, esperava que retratassem a história dela, da forma como as pessoas que só ouviram falar dela contavam e não a que acompanhamos no livro e na série. Mas o conto dela foi simplesmente uma menina que rezou pela ajuda de Alina em uma situação aleatória.

Agora o conto que se refere ao Darkling, esse sim me deixou com arrepios. Adorei o que a Leigh fez nesse.

Não posso estender muito pra não dar spoilers então é isso.

José Vitor - @zetalendo 10/07/2023

Não tem muito o que dizer sobre esse livro, até porque são vários contos super curtinhos que conta as vidas de vários santos no universo Grisha.

Eu adorei conhecer algumas histórias, outras eu nem liguei, outras eu achei uma pataquada, ri, me impressionei, algumas até desejava um desenvolvimento maior da trama, pois estava bem interessante.

O universo Grisha é muito rico em detalhes, e a autora sobre aproveitar várias coisas muito bem aqui, expandindo o mundo e trazendo detalhes impressionantes.

Uma coisa que gostei bastante, e só fui perceber depois, é que nunca foi dito se esses Sanktos eram ou não Grishas. Tem acontecimentos que parece que vai além da pura fé deles, parece que eles usavam poderes únicos, mas não tinham conhecimento disso.

E, muitas vezes, a população os taxavam de bruxos, ou que faziam uso de magia negra. Como era algo que eles não entendiam, sempre taxavam pessoas de estarem cometendo crimes terríveis, mas, na verdade, a maioria só estava tentando ajudar a população. E ver que depois de tudo o que passaram, eles se tornaram santos e pessoas rezavam por eles, foi muito interessante.

Foi uma leitura muito boa, agregou demais no universo, e espero ver referências a algumas histórias nos próximos livros da autora.

Beca 28/06/2023

As vidas dos santos
Apesar de q nem todas contam realmente a vida dos santos e sim de seus milagres, nao condiz muito com o título. É ok, pra quem gosta do universo.

Xandy 27/06/2023

Toda série deveria ter um livro desses. As Vidas dos Santos basicamente é uma espécie de bíblia do universo Grisha. Aqui somos apresentadas a diversas histórias de diversos santos presentes na obra, alguns deles que são bem conhecidos pelos fãs. É uma leitura rápida, descontraída e muito interessante.

juciele.dutra 23/06/2023

Foi interessante ver esse outro aspecto da história dos santos
E eu gostei de ler pois pude expandir o conhecimento do universo
Recomendo a leitura

Tati Freitas 13/06/2023

Que livro lindo, as ilustrações são belíssimas, eu fiquei o tempo todo tentando fazer ligações entre os Santos e o tipo de Grisha que ele poderia ser de acordo com cada milagre, assim como foi impossível não fazer ligações com Santos e lendas do nosso mundo. Achei um material extra muito legal.
Laysa70 13/06/2023minha estante
Vc acha que é um livro importante pra a duologia do Nikolai? Pq já li Sombra e ossos e tô terminando o segundo livro da duologia dos Corvos, então gostaria de saber se esse livro é considerado mais importante pra complementar sombra e ossos ou se ajuda na do Nikolai

Tati Freitas 13/06/2023minha estante
Ainda não li a duologia do Nikolai, e não acho que é um livro importante não, ele é só um extra legal.

Laysa70 14/06/2023minha estante
Ok, obrigada ?

starsvhs 07/06/2023

Primeiro preciso dizer que as ilustrações desse livro são MUITO lindas, eu ficava um tempo admirando antes de ler sobre cada santo.
É um livro curto e rápido de ler, eu amo o grishaverso e adorei saber mais sobre os santos, que é um assunto que eu já acho muito interessante tanto na ficção quanto na vida real.

Pédemeia 12/05/2023

As vidas dos Santos kkkk
Vou começar dizendo que os desenhos do Daniel J. Zollinger são muito bonitos.
Adorei todos os contos, alguns mais do outros, mas até os meio chatinhos são totalmente legíveis. Acho o título meio tendencioso, a maioria dos Santos se f3rr0u a vida toda pra ter uma morte horrível e ser santificado kkkkk, sinceramente se eu morresse e tivesse "poderes" iria me divertir atazanando a vida de quem me matou sem remorso ( quem leu o livro vai entender o meu momento John Wick kkk). É o primeiro livro do Grishaverso que eu li, não acho que tenha prejudicado o meu entendimento das histórias, mas talvez eu possa ter perdido alguns pequenos detalhes.

Andreza 10/05/2023

...
Bom, nos apresenta a vida dos santos do mundo Grisha. Porém, poderia ser mais profundo, com mais detalhes.

Davi 07/05/2023

Se fosse pelos santos eu daria duas estrelas, porque a maioria deles são meia boca, mas pelo menos os desenhos deles ficaram interessantes.

Aldemir2 07/05/2023

Porque errar uma vez não é o bastante
Já li muita fantasia jovem quando era mais novo, mas depois de um tempo larguei um pouco esse gênero por não funcionar mais comigo. E eis então que eu decido ler a Trilogia Grisha, três livros que já estavam na minha lista de quero ler há muito tempo e que eram o meu único impedimento para assistir a série da Netflix. Complicado.

Cheia de altos e baixos, clichês que tornam os livros extremamente previsíveis, triângulos amorosos que me fizeram questionar se valia mesmo a pena continuar lendo aquela trilogia e questões extremamente mal aprofundadas, essa foi uma trilogia difícil de engolir, mas teve seus momentos bons. Não foi uma coisa que funcionou pra mim talvez porque eu já tô cansado demais de ler os plots que Bardugo usa repetidas vezes, mas não dá pra negar que há problemas com os personagens (especialmente a protagonista) e com o andamento da narrativa em diversos pontos. A resenha completa da trilogia, junto com os dois livros companions, você pode conferir no blog, link abaixo.

❧ Trilogia Grisha (publicado originalmente entre 2012 e 2014)
❧ Leigh Bardugo
❧ 288, 352 e 336 páginas
❧ Editora Planeta pelo selo Minotauro
❧ Tradução de Eric Novello
❧ Média: ★★★★

site: https://lendocomogilmore.blogspot.com/2023/05/trilogia-grisha-leigh-bardugo-porque.html

LetAcia550 03/05/2023

Evolução do Grishaverso
O grishaverso é muito querido pra mim e ver que a Leigh Bardugo tá expandindo e mostrando as histórias de dentro do próprio universo é maravilhoso.

A vida dos é um livro que vai contar as histórias do santos grishas e seu respectivos mártires. É muito interessante as histórias serem contadas do jeito que ficaram conhecidas pelo povo, porque a própria Leigh conta nos livros dela que as coisas nem sempre aconteceram do jeito que ficaram populares como a história de Sankt Ilya.

Os contos dos santos no geral mostram como eles se tornaram santos e que a maioria deles morreu depois de fazer coisas para ajudar as pessoas. Só não vê a crítica dos contos quem não quer.

katesamos 23/04/2023

Lindo
Esse livro é perfeito, lindo, cheio de detalhes. As histórias são muito boas e é possível entender melhor os santos falados nos outros livros. Todos os santos tem vidas horríveis e ninguém acredita neles, quando morrem passam a rezar por eles

Fernanda 22/04/2023

Claramente a autora escreveu esse livro por que queria reformar a casa. Dito isso, acredito que alguns fãs desse universo irão gostar dos continhos que ajudam a expandir as histórias... não foi meu caso, achei bem qualquer coisa?
Fred 06/08/2023minha estante
???????
Rindo igual um idiota aqui

Thayna229 13/04/2023

Prometeu nada e entregou oque prometeu
Tem alguns casos que são interessantes, a maioria sem graça inclusive o da Sankta Alina.
Não esperava muito então não tive grandes decepções.