Morte no Nilo

Morte no Nilo Agatha Christie...

Resenhas - A Morte no Nilo

ju_pinho 27/07/2022

Viciante!!!!!
Acho incrivel o jeito que a Agatha Christie consegue fazer tudo se encaixar. O final é, como sempre, um grande plot twist. Os personagens são muito bem construídos. Recomendo muito, só fica atrás de Assassinato no Expresso do Oriente.
Aritana.Silva 27/07/2022minha estante
Adoro

@vcdisselivros 31/01/2022

"Primeira experiência com a rainha do crime"

O COMEÇO

Linnet Ridgeway é bela, rica e inteligente! A jovem herdeira é sinônimo de inveja e por ter esse conjunto está acostumada a ter tudo o que quer. No entanto, quando rouba o noivo de sua melhor amiga e se casa com ele, Linnet indica ter ido longe demais.

UM SONHO DE CRUZEIRO

Durante a viagem de lua de mel em um cruzeiro pelo Rio Nilo, no Egito, o casal apaixonado se depara com uma série de pessoas interessantes, que de certo modo, conhecem e invejam tanto a beleza quanto a fortuna de Linnet.

Entre o seleto grupo, Jacqueline de Bellefort pode ser considerada a mais perigosa. A antiga amiga e ex-noiva do atual marido de Linnet, está em busca de vingança. Traída e abandonada, ela persegue o casal a fim de garantir sua infelicidade e destruição.

CORPO A DERIVA

Certa noite, após tumultuados acontecimentos, Linnet é encontrada morta no quarto, com uma marca de tiro na cabeça, que provavelmente levou enquanto tirava o sono da beleza.

Com uma lista de suspeitos intrigantes, o detetive Hercule Poirot, que por acaso também estava de férias no navio, entra em ação para tentar desvendar e encaixar as peças desse quebra-cabeça.

POR FIM

Sinto que a primeira experiência com Agatha Christie não poderia ter sido melhor, o livro apesar de curto, envolve e dispõe de uma ampla lista de personagens e acontecimentos.

Em um primeiro momento a quantidade de nomes que surgem nas primeiras páginas assusta e o uso de um bloquinho se faz necessário para anotar todos, somente assim o leitor
consegue acompanhar e diferenciar cada um ao longo da obra.

É incrível observar a mente do astuto Poirot em ação e ver de perto a construção e o desenvolvimento do caso. Um a um os suspeitos vão sendo desmascarados, na medida que chegamos ao tão esperado desfecho.

Apesar de ter sido publicado lá em 1937 a linguagem é bem atual, então se quer uma leitura rápida, de fácil entendimento e rápida conexão essa obra é para você.
Tai 31/01/2022minha estante
Amei a resenha! A Morte no Nilo é um dos meus favoritos da Agatha Christie. E Assassinato no Expresso do Oriente e A Casa do Penhasco. ?

@vcdisselivros 31/01/2022minha estante
Tenho até vergonha de dizer, mas Assassinato no expresso do oriente só vi a adaptação, mas estou tentando me redimir colocando ele na lista esse ano kkkk Apriveitando a dica irei colocar A casa do penhasco tb ?

Yngrethy 08/08/2021

MEU DEUS,QUE HISTÓRIA!
Ainda estou um pouco em choque com esse final,que história bem construída,cada detalhe pequeno importa,que enredo incrível,os personagens todos com seus próprios desvios de caráter fazendo com que o leitor desconfie de todos.
Novamente,a única pessoa que eu não desconfiei era culpada ??
amei demais,devorei o livro,mais uma vez cai no conto da gata triste.
nathalia 08/08/2021minha estante
é um dos meus preferidos dela!!!

Amanda Dias 30/03/2023

Leitura Viciante
Leitura gostosa e viciante típica da Agatha Christie!
Você começa a ler e não consegue mais parar.
Júlia 30/03/2023minha estante
Tô doida pra ler: )

Emily 02/03/2022

Esse foi o primeiro livro da Agatha Christie que li e o primeiro de mistério policial, acredito eu. Foi um livro, ao meu ver, muito bem elaborado, em apenas 320 páginas ela consegue montar tudo certinho, apresentação de personagens e a história, tem bastante personagem o que fazia com que as vezes eu tinha de voltar a apresentação de personagens para ver o motivo que aquele estava no Egito, mas imagino que isso foi para que o leitor criasse mais teorias e ficasse em dúvida de quem era realmente o assasino, pois acho que todos poderiam ser diante dos motivos que fizera cada um ir ao Egito e autora foi muito criativa na construção de tudo, todos parecem suspeitos, eu duvidei até do detetive Hercule Poirot e do seu amigo Race, muito bom! E quando descobrimos quem realmente é ficamos chocados, pois a gente achava que eram todos, menos aquele, seria algo evidente e não faria sentido, mas foi um plano muito bem elaborado, tinha algumas coisas que eu acabava não entendendo por conta da escrita, ou até mesmo palavras que eu não sabia o significado, mas foram só em alguns momentos, não é nada demais! E eu pretendo ler mais Agatha Christie, gostei desse gênero de livro e ela realmente produz uma história de mistério super criativa!

Carol 29/03/2022

Sou fã de carteirinha da Agatha e já li vários de seus mistérios, mas há algum tempo um não me pegava como Morte no Nilo. Li porque vi que saiu o filme e ainda não tinha chegado neste.
Livro com reviravoltas fascinantes estilo a rainha do crime mesmo.
Como sempre, Poirot nos faz de bobos, mas acertei uma ou outra suposição a respeito do assassinato.
Adorei e recomendo
dandhara 29/03/2022minha estante
Cai o pano é incrível, super recomendo se ainda não tiver lido, mas tem uma certa ordem que se caso você siga é melhor deixar pra depois! (se não me engano esse é o último caso em que Poirot trabalha)

Dani 06/02/2022

Não era amooor...Era cilada ??
Brincadeiras a parte hahaha...

Eu comecei esse livro bem confusa, confesso que na metade a leitura foi bem arrastada por conta de ficar perdida com tô tanto de personagem... Mas quando o negocio engatou foi que foi com tudo

O que mais me surpreendeu na história é que o meu primeiro palpite era bem parecido com o final, mas a história foi tão bem escrita que eu acreditei nas armadilhas que a escritora colocou no meio da trama pra explicar o caso, e confundir mais ainda quando a gente achava que tava entendendo tudo ??
Duaarde 06/02/2022minha estante
Eu amo esse livro ?

Maila15 06/02/2022minha estante
Esse título combinou bem com a estória ?

bibi 08/02/2022minha estante
MDS EU TAMBÉM SRO, a investigação soh me deixou confusa e me fez mudar meu palpite inicial kkkkkk

xelaoloc 20/02/2022

Moral do livro; não amem que nem malucos???
Morte no Nilo é um livro da Gata sobre os personagens; então você precisa ir com paciência pra isso??

Eu, no caso, não fui, então ateeee acontecer a bentida morte nada de mais acontece, por isso eu quase abondonei o livro diversas vezes até a metade +/-? {sim, as coisas começam a ter emoção só aí}??

?Não que o livro seja ruim, pelo contrário, a criação dos personagens, a complexidade deles e seus motivos foram trabalhados de um jeito que eu gostei bastante?

Apenas estava esperando algo mais dinâmico, o que acabou não acontecendo por um bom tempo?

??????MUITOS PERSONAGENS??????
Outro ponto que me lembrou esse livro, foi o Assassinato no Expresso, e, que nem naquele, são trilhões de personagens ((nem tantos, mas são apresentados em sequência e fica meio difícil se acostumar com quem é quem)) mas, diferente do Expresso, esse demora para acontecer...

?O final; olha, eu gostei..... mas teve umas coisas que a Gata deu uma viajada, parecia que ela queria mostrar de uma vez o que seria a continuação da vida dessas pessoas; cada uma com seu próprio ?final feliz? -- o que eu achei desnecessário, porque não cheguei a me importar tanto assim com todos eles e não fez diferença pro plot principal??

?Outra coisa importânte?
Eu sei que a Gata Triste viveu e já morreu em um tempo diferente do que o que estamos hoje em dia e que não dá pra cancelar a morta e tudo mais, MAS teve um comentário especifico que me incomodou DEMAIS na pág30 e poucos?
Um dos personagens disse essa "pequena" frase gordofóbica DO NADA, e quando eu falo DO NADA é LITERALMENTE DO NADA. COMPLETAMENTE DESNECESSÁRIO, eu até reli ali para tentar entender o """contexto""" mas NÃO TEM. Foi muito gratuíto e não serviu pra nada na história (o cometário em específico)?

A trama em si é interessante e tal, honestamente, foi o livro dela que eu li dela (até agora) com o final mais """"óbvio""""; não que eu tenha advinhado tudo, mas boa parte foi bem previsível eu acho??

Enfim, não é ruim??

??O FILME?

?Pode conter spoilers?
??Reclamação extra??; mds do céu que filme ruim. Na boa, é pedir de mais um filme que mostre realmente as personalidades dos personagens e -- ah, sim; OS PERSONAGENS??????!!
O livro é justamente sobre cada uma daquelas pessoas, para que dê para entender os motivos e interesses por trás de suas razões. Se você espera encontrar isso no filme, sinto muito, mas não vai rolar.
Por algum motivo sagrado, o pessoal decidiu cortar *vários* personagens e simplesmente espremer a personalidade deles em outros QUE NÃO TINHAM NADA A VER COM ISSO.
Por causa disso, óbviamente, tiveram que mexer em várias outras coisinhas, pra que tivesse algum tipo de sentido tudo o que acontece -- porque, perdãoooo, realmente foi mais fácil cortar personagens, mudar personalidades, mudar as relações entre eles, mudar QUEM MORRE*, e ignorar totalmente a obra original. Sério, esse povo leu o livro?
*Uma das pessoas que morre no filme, ta vivíssima no final da história do livro.

O filme até que é ok, mas como qualquer coisa MENOS um filme da obra??

Um fato importânte, eu realmente tentei terminar o livro antes de assisti-lo na tela grande, mas com a primeira metade beeeem parada, demorou pra fluir, então acabei indo ver o filme +/- no momento em que o Poirot começa a explicar o que diabos aconteceu; ou seja, assisti esse filme de 2HORAS todo errado pra no fim, (como eu já esperava) ter alguns detalhes cruciais para o desfecho da história, o que me desanimou ainda mais para terminar a leitura.

Imagino que teria uma experiência diferente em relação ao livro, se o tivesse concluido antes de ver o filme.

Se eu tivesse 0 noção das coisas do livro, o filme teria sido uma experiência ok, mas na boa, que merda aconteceu ali?????

Inclusive, gente, o Poirot foi pra guerra???? Ele realmente participou da guerra do começo do filme ou foi só uma coisa completamente aleatória que decidiram colocar????

?Linnet o que fizeram contigo moça? Sinto em dizer, mas ela não é babaca DESSE jeito que foi retratado no filme; todo mundo no livro é babaca, mas mostra as motivações e como aquilo parecia ser o mais próximo de certo pros personagens fazerem?
Loki Sa 20/02/2022minha estante
Oh, isso sim é uma resenha!

xelaoloc 20/02/2022minha estante
eheheh bgd amg?? muitos tópicos importantes para falar sobre???

isalivs 20/02/2022minha estante

vc é top

ellen s 20/02/2022minha estante
A RESENHA INCRÍVEL DA GATA

ellen s 20/02/2022minha estante
os melhores tópicos arrasou aninha amoreca

xelaoloc 20/02/2022minha estante
EHEHEHHEHE BGD ELLENZAROLLI??? #semprearraso???

mwnuzitta 21/04/2022minha estante
Resenha estilo bíblia+ esculacho= minhas fav.

xelaoloc 21/04/2022minha estante
melhor tipo????

Ana 21/03/2021

Uma vez rainha sempre rainha. Esse livro é incrível. Ele confunde um pouco nos primeiros capítulos por ter muitos personagens, mais aos poucos vai sendo construído e criando o clímax aos poucos. Todos os personagens tem algo a esconder, até mesmo a vítima. É incrível e envolvente.

Alberto 17/04/2021

De uma novela para um romance policial
O início nos apresenta a todos os personagens em uma trama digna de novela, mas claro que as pistas já estão sendo dispostas ao leitor atento. Depois da metade do livro, temos finalmente Poirot à frente do caso, e a investigação começa de fato. Não me admira que teremos um filme deste livro com Gal Gadot (Linnet), pois o enredo se encaixa bem nesse tipo de mídia e o cenário será um espetáculo à parte.

Daphine 13/04/2022

Mais um livro maravilhoso dessa autora
Desde do primeiro livro que li dessa autora (E não sobrou nenhum) virei fã das suas obras.
Entra pra lista dos melhores, sem dúvida.
Leitura rápida
Te prende
Os personagens são muito bem apresentados
Muito bom!

Kemy 28/09/2021

BABADOOOO
eu sabia quem era o culpado, mas nao sabia como tinha rolado
ave maria que confusão
talarico morre cedo, se liga hein

Kele 19/02/2022

Sem palavras.
Não é perfeito, porém é empolgante e de certa forma surpreendente
Tem seus altos e baixos mas no geral gostei bastante.

Lydiarq 16/08/2021

Puro mistério!
?? Resenha: Morte no Nilo
Autora:Agatha Christie
Editora: @harpercollinsbrasil
Classificação indicativa: +12
?????

Morte no Nilo é um dos livros mais bem escritos de Agatha Christie!
Ele desvenda o mistério de um assassinato ao ponto de vista do detetive Hércules Poirot, que encontra-se de férias e decide fazer um cruzeiro. Mas seu descanso logo acaba, quando ele nota situações e comportamentos de alguns passageiros que o leva a ficar atento aos acontecimentos. Até que uma mulher milionária, linda e recém casada, em lua de mel foi assassinada. Daí se tem uma corrida e uma minuciosa investigação  a bordo desse cruzeiro para descobrir que a matou. E no decorrer das investigações,  Poirot vai juntando provas e fatos de maneira bem leve e tranquila que nos leva a pensar junto com ele e se envolver na história com um final surpreendente. Agatha Christie, mais uma vez e como sempre surpreende em suas histórias e mistérios nos envolvendo de tal maneira que quando iniciamos suas leituras não conseguimos maus largar o livro! Kkkkk... vale muito a leitura!
?Gatilhos: morte, suicídio