Morte no Nilo

Morte no Nilo Agatha Christie...

Resenhas - A Morte no Nilo

My Silva 30/07/2022

Primeiro livro que leio da Agatha Christie!
Comecei a ler esse livro quando soube que tinha uma adaptação com a Gal Gadot e valeu muito apena.

O desenvolvimento é muito bom, junto com a ambientação. O Egito é muito bem descrito/detalhado e eu que já tenho um fascínio pelo lugar fiquei encantada me senti uma turista.

Sobre os personagens quem mais me surpreendeu foi o detetive, não esperava que fosse gostar dele e ele me conquistou rapidamente com toda a sua inteligência e toda a sua educação.

Já o mistério foi a primeira vez que li algo do tipo e como eu imaginava passei longe, muito longe me senti uma palhaça quando foi revelado quem era. (Uma palhaça total, enquanto eu lia automaticamente surgiu um emoji de palhaço na minha cara! ?)
nkog.neato 30/07/2022minha estante
Hercule Poirot, o maior detetive de todos os tempos

Paô 12/01/2022

Mais um livro foda da Agatha. Essa história me prendeu muito do início ao fim! Não parei até descobrir a solução do caso. A verdade é que em certo ponto do livro eu meio que descobri o que aconteceu mas não tinha total certeza (porque um monte de gente parece ter motivos pra matar a personagem principal). Tem várias reviravoltas e muita coisa acontece em pouco tempo, e eu adoro livros assim. Super recomendo a leitura!
Adelar 12/01/2022minha estante
Ainda desejo ler.

Matheux 15/03/2021

Um mistério sobre a Lua e o Sol
Minha segunda experiência com um livro da Agatha Christie e não poderia ser melhor.
Eu continuo me impressionando com a narrativa e em como ela te instiga a continuar avançando capítulo atrás de capítulo na busca de desvendar os mistérios da trama. Mistério esse que se mostra bem complexo e cheio de nuances.
A apresentação dos personagens parece seguir o mesmo padrão do "E Não Sobrou Nenhum", então agora eu já me acostumei com ele e não me incomodo tanto. E falando nos personagens, a maioria é bem interessante e possuem personalidade bem únicas. Claro que nem todos são muito desenvolvidos, já que existem inúmeros personagens. Mas os que são desenvolvidos, se tornam extremamente interessantes.
A autora te faz desconfiar de todos, tentando amarrar as pistas e evidências junto com o detetive Poirot afim de achar o culpado pelo crime. E ainda assim te surpreende no final com a revelação, que mesmo que possível de ser prevista, ainda assim tem uma conclusão inesperada.
Enfim, é um livro maravilhoso e eu pretendo continuar nessa jornada de mistérios da Agatha e suas incríveis criações.

Nathi Severo 28/04/2021

Hércule arrasando
Ótima leitura onde, mais uma vez, Ágatha faz com que suspeitemos de TODAS as personagens envolvidas.
Nesse livro, você desconfiará de tudo e de todos.
Leticia.Clasen 28/04/2021minha estante
Eu amo o Poirot

luizamoyses 21/03/2021

No início tava meio lento, meio enrolado. Quando aconteceu o assassinato ficou bem bom! A escrita não me prendeu tanto mas o final foi bem surpreendente!

CarmemE 10/01/2022

Agatha Christie me fez de trouxa mais uma vez
Fantástico, muito bem escrito, o clima de fofocas e intrigas do começo já ganhou meu coração e conforme a história vai sendo contada só melhora. Acertei uma coisinha, errei quase tudo, mas essa é a melhor parte, ser surpreendido. 5 estrelas, é muito bom. Acho que cabe ressaltar que ao longo da história frases gordofobicas e xenofobicas são ditas, eu percebi e eu friso que é importante reconhecer os erros, também é importante observar o contexto histórico e social do livro, por isso dei uma leeeve passada de pano, se fosse um livro atual isso teria sido mais complicado de "perdoar". Enfim, fica de cada um se vai consumir o conteúdo apesar desses defeitos. No geral eu achei incrivelmente inteligente!

alice 12/07/2023

Até os 40% é chato chato chato, muito lento. Depois começa a se desenvolver e te prende, finalmente fica interessante. Não imaginava esse final, mas considerando tudo, gostei. Foi o primeiro livro da Agatha Christie que descobri algo antes de falarem, pontos pra isso.

Victor 30/03/2021

Nilo francês
De início, quis lê-lo pela temática do Nilo. Apaixonado pela cultura egípcia como sou, foi um atrativo e tanto. Embora a história se passe no referido lugar, achei poucas as cenas em que que foram descritas as maravilhas das quais tanto gosto.

Entretanto, os pontos que mais me incomodaram foram o grande número de personagens, o final e o excesso de frases em francês. Pra quem gosta, é um prato cheio kkk. Esperava algo mais surpreendente. A ação mesmo só começa após umas 100 páginas lidas, então, paciência...

Ainda assim, considero o livro bom. Uma trama legal. Alguns personagens bem caracterizados. Consegui acertar "o vilão" e me surpreendi com o final.

Nada mal para o primeiro livro da AC que leio. :)
Teca 31/03/2021minha estante
Eu já li alguns livros dela, uns 7 eu acho, e o melhor de todos até agora foi ?O convite para o homicídio? super recomendo ;)

Teca 31/03/2021minha estante
A detetive desse livro é a Miss marple, então não tem frases em francês kkkkkk que eu me lembre

Victor 31/03/2021minha estante
Vou pesquisar sobre esse, ver uma resenha:)
Nada contra o francês, mas a cada diálogo tinha uma frase, guento não kkk

Gabi 21/09/2020

O Nilo nunca mais será o mesmo
Nem quando tira férias para passear de barco no rio Nilo Hercule Poirot tem sossego. Em vez de aproveitar a viagem, dessa vez, o pequeno grande detetive se depara com mais um mistério: uma mulher linda e riquíssima é assassinada em plena lua-de-mel. Mas quem faria isso? A ex de seu marido? O homem suspeito que cuidava de suas finanças? Ou alguém querendo vingança?

É o segundo livro que leio de Agatha Christie e não consigo mudar minha percepção sobre alguns aspectos. Primeiramente quanto a escrita relativamente confusa, que de um parágrafo para outro, muda completamente de rumo (porém, compreensível, já que a autora possuía déficit de atenção). Em segundo lugar, a quantidade de personagens. É difícil lembrar quem é quem ou quem fez o que. E, por último, a velocidade, que vai acelerando conforme se aproxima do fim, sendo lenta demais no início (muitas páginas são ocupadas até todos os persongens serem apresentados). Ainda que esses três pontos incomodem, insisto pois Hercule Poirot e seus métodos são fascinantes.

Entretanto, o que realmente pesou em minha avaliação da obra, não foram nem as caraterísticas apontadas acima, mas a resolução do mistério. Comparada à leitura anterior (Assassinato no Expresso Oriente), me senti pouco surpreendida, uma vez que já desconfiava quem era o assassino.

De modo geral, Morte no Nilo não perde seu brilho diante de suas limitações. A sensação de pouca ou muita surpresa com os desfechos são relativas, individuais, e não apagam a complexidade da obra.
Marina @cafeina.literaria_ 23/09/2020minha estante
Acabei de ler esse livro e tenho a mesma opinião

Pollyanna Reis 21/05/2022

MORTE NO NILO
Em Morte no Nilo nos deparamos com vários passageiros que se encontram a bordo de um navio a caminho do Egito, inclusive o famoso detetive Hercule Poirot que está de férias. Férias que não durará por muito tempo, pois a jovem bilionária Linnet Ridgeway é assassinada e Poirot acaba se envolvendo na investigação.

Morte no Nilo envolve o leitor em uma estória de paixão, traição, ameaças e morte. Que obra incrível, fluida e envolvente. Agatha Christie mais uma vez me conquistou com sua escrita excepcional. Pelo jeito a rainha do crime não decepciona nunca!

Nenhum detalhe da narrativa passou despercebido e acabei por descobrir antes do final algumas coisas. *acho que posso trabalhar como assistente de Poirot ? Mais isso de forma alguma me preparou para o plot final que me deixou eufórica, pois podemos até acertar os envolvidos nos crimes, mais os detalhes de tudo, nunca! ?

Recheado de intrigas e mistérios, Morte no Nilo é um suspense definitivamente de qualidade, daqueles de tirar o chapéu.

?Veja bem, em volta de uma pessoa como Linnet Doyle existe tanto ódio, ciúme, inveja e maldade. Parece um enxame de abelhas??

@biblioteca.da.alma 31/05/2020

Interessantíssimo
Como sempre, a Agatha Christie arrasou nessa obra. O livro te atrai de uma maneira surreal, você se envolve com os personagens. Além disso, você fica intrigado e ansioso esperando pela solução do mistério. Vale a pena ler.

Melinda05 09/07/2022

Esperava mais
O livro em si é bom, mais acho que coloquei muita espectativa nele já que muita gente falava que era muito bom.

Soube quem era o assassino na metade do livro e creio que isso estragou um pouco a minha experiência, já que essa é a graça do livro.

O único momento da qual eu fiquei realmente chocada foi com o acontecimento final ( que não direi pois seria spoiler)

Tenho muito amor pelos livrinhos da Agatha e é por isso que fiquei triste em ler um livro "famoso" e achar ele fraco em comparação a outros dela
~ zinelli 09/07/2022minha estante
nunca cheguei a ler o livro, apenas vi o filme (e imagino que o livro seja melhor), e também criei expectativas para o filme, afinal, falavam tão bem da história que no fim, o que recebi me decepcionou - especialmente porque achei o filme de "assassinato no expresso oriente" muito bom! te entendo completamente, juro

Melinda05 09/07/2022minha estante
Amg também achei assassinato no expresso oriente muito melhor que esse, esse é o lado ruim de colocar expectativas demais

Emanu 27/07/2021

Uma obra prima

É impressionante como os mistérios de Agatha Christie me surpreendem e encantam. A cada leitura uma experiência nova e inesperada. Morte no Nilo é, sem dúvidas, um dos meus preferidos. Com personagens extremamente interessantes, bem construídas e uma narrativa inteligente, o entretenimento é garantido. Os primeiros 40% da história são um pouco lentos. A autora foca na ambientação, construção de personagens, estruturação do drama e não no crime em si. Porém, a partir da metade temos a participação mais ativa de Poirot e Coronel Race para investigar o caso, a misteriosa morte de Linnet Ridgeway. Essas duas personagens inteligentes e críticas fazem a experiência ainda mais agradável com suas especulações e investigações. Demorei um pouco a leitura até chegar à metade do livro, quando o enredo fica mais intrigante, e acredito que possam ter pessoas a abandonar a história por conta dessa demora. Apesar disso, garanto que vale muito a pena insistir nesse começo um pouquinho mais lento, já que o livro recompensa com um final genial e surpreendente. Agatha prova ser, mais uma vez, uma autora prodigiosa.

@karma 29/06/2021

"Mas para ter sucesso na vida, cada detalhe precisa ser estudado de antemão."
+1 da Agatha escrito com perfeição. Eu gosto demais da forma como ela descreve os acontecimentos, dá pistas e deixa coisas no ar. Sempre tem muito detalhezinho, então se ficar atento dá pra desvendar.

Nessa história tem personagem para dar e vender, são MUITOS. Mas ela desenvolveu a história de cada um e todos tiveram uma participaçãozinha no assassinato, mesmo que inocentemente. Além de outras histórias paralelas que são reveladas conforme a trama se desenvolve.

Eu fiquei passada, chocada, quando descobri que tinha acertado o assassino, me senti o próprio Poirot. Mas enaltecendo mais uma vez, o crime é complexo e a autora pensou em cada detalhe, não tem o que questionar.

Já estou me preparando pra próxima leitura.