Sardas Cecelia Ahern

Resenhas - Sardas

Fabi | @ps.leitura 30/03/2023

{resenha feita no blog PS Amo Leitura}
Cinco pessoas. Cinco chances. Uma busca para a felicidade. É exatamente essa alegria que Allegra Bird vai buscar em Sardas, livro escrito pela Cecelia Ahern e publicado pela HarperCollins.

A personagem principal tem os braços repletos de sardas e, muitas vezes, ela usa uma caneta para ligar todos os pontos, montando como um "quebra-cabeça" a sua própria constelação.

Sardas também é seu apelido e isso nem sempre a incomodou. Ela sempre foi uma personagem focada e determinada naquilo que sempre quis. Atualmente trabalha como guarda de trânsito e sempre avalia se os clientes compraram o ticket do estacionamento e se estão com a situação regular.

E é quando ela percebe que nem todo mundo gosta de seguir regras. Até que um carinha do qual ela vem multando há muito tempo lhe conta que todo mundo é uma média das cinco pessoas com quem mais convive, Allegra tem um vislumbre de sua vida e começa a perceber algumas coisas que ela poderia mudar em sua vida.

E é quando essa jornada de autoconhecimento e de descobrir quem são essas cinco pessoas que moldam quem ela realmente é, que determinam o seu futuro, que vamos conhecer a trajetória de Allegra.

Cecelia Ahern é uma autora que já li quase todos as suas obras publicadas e gosto muito da forma como ela descreve as personagens e lida com algumas situações. PS Eu Te Amo, por exemplo, tá aí para provar essa teoria.

Então dizer que estava com expectativa para ler Sardas era pouco, afinal, a autora sempre foi uma das minhas queridinhas. Só que nem tudo é realmente perfeito, né?

Sardas é uma leitura que desenrola devagarinho. As coisas não acontecem de uma maneira rápida. Demorei para entender sobre a personalidade da personagem e até mesmo entender sobre seus conflitos e dilemas internos.

Um outro ponto que queria ressaltar é a questão do linguajar da personagem. Em muitos momentos achei que as palavras eram realmente fortes, sabe? Não que muitas pessoas (ou até mesmo eu) diga essas coisas no dia a dia, mas acho que a Cecelia Ahern quis deixar a personagem mais real, porém não me agradou tanto.

Quando o desconhecido aparece na vida de Allegra e ele realmente fala sobre essas cinco pessoas, é quando a história começa a ter um rumo e desenrolar um pouco melhor, afinal, o leitor vai realmente conhecer uma jornada de autoconhecimento.

Esse ponto foi bem bacana ao longo da narrativa, sabe? Ver Allegra, uma mulher que tinha uma rotina em sua vida e que não costumava sair dela, procurava sempre fazer as coisas corretamente, seguir as regras, e aí um belo dia ela viaja para Dublin para encontrar respostas; encontrar suas cinco pessoas.

E essa teoria é algo que eu gostei bastante, afinal, a gente acaba "pegando" um pouquinho da personalidade das pessoas que convivemos, não acham? A gente sempre tem algo para admirar das pessoas que estão em nossa volta e que, de alguma forma, impactaram em nossa jornada. Isso até me fez pensar quem são as minhas cinco pessoas.

A obra me mostrou que nem sempre precisamos fazer algo para agradar alguém. Não precisamos prometer nada para ninguém. Temos apenas que ser quem realmente somos, viver a nossa vida da melhor maneira que acreditamos e tudo bem admirar pessoas que também não sabem da sua existência, mas que de alguma maneira impactaram na sua vida.

Num contexto geral, Sardas foi uma leitura boa. Demorei para me conectar com a narrativa (e não me conectei totalmente), porém gostei de como tudo aconteceu e o final deixou meu coração quentinho, afinal, Allegra merecia isso em sua vida também.

site: https://www.psamoleitura.com/2023/03/resenha-sardas-de-cecelia-ahern.html

flaviacoelhopena 24/03/2023

Uma lição linda
Eu confesso que essa não foi a leitura mais fácil, mas sou grata por ter terminado. Porque ao final o sentimento é de inteireza de me sentir preenchida com valor e propósito. Sou agradecida demais por ler esse livro nesse momento. A lição dele é de que na vida podermos fazer escolhas ruins, mas somos o fruto daquelas que mais nos inspiram e nos envolvem! Mesmo que não sejam as que gostaríamos ou elegeriamos em um primeiro momento!

Evaldo7 21/03/2023

Um livro que fala sobre conexão humana
Um romance contemporâneo da escritora irlandesa Cecelia Ahern, que conta a história de Allegra Bird, uma jovem com muitas sardas e que nunca se sentiu completamente à vontade consigo mesma. Quando um estranho lhe diz que as pessoas são a média das cinco pessoas com quem mais convivem, ela decide se mudar para Dublin em busca dessas cinco pessoas que definiriam sua personalidade.

O livro é uma jornada de autodescoberta de Allegra, que encontra amizade, amor e aprende muito sobre si mesma ao conhecer essas cinco pessoas que a ajudam a entender quem ela é. A escrita de Ahern é delicada e sensível, e a história trata de temas importantes como autoaceitação, amizade e conexões humanas.

Com personagens cativantes e uma trama envolvente, "Sardas" é uma leitura encantadora e inspiradora, perfeita para quem busca uma história emocionante e bem escrita.

Lily 20/03/2023

Sardas
Dizem que somos a média das cinco pessoas com quem mais convivemos.

História sobre rejeição e abandono, sobre superação e se desafiar, sobre se encontrar, saber a hora de voltar e reconhecer o verdadeiro lar.

Quem são as suas cinco pessoas?

Quem são as minhas cinco pessoas?

Karina309 19/03/2023

Premissa interessante
A premissa que somos a média das 5 pessoas com quem mais convivemos, me envolveu. Em alguns momentos a história se arrasta com muitas descrições desnecessárias na minha opinião, mas no geral traz uma lição importante.

Cris 07/03/2023

Finalmente depois de um tempo consegui engrenar na história mas de longe é a história mais sem graça que eu já li da autora.

Rusinha 26/02/2023

É um livro mais pra intrigante do que legal. Ele prende porque você fica querendo saber o que vai tirar de tudo aquilo. Mas a personagem principal é muito esquisita. O forte são algumas frases interessantes de impacto, mas até o final é meio quen.

Daniela742 11/02/2023

Poderia ser melhor...
Leitura fluída, porém não acontece nada demais. É tudo muito superficial. Apenas mais para o final do livro a história dá uma engrenada e ocorre um fato inesperado, mas o desfecho em si, pelo menos para mim, era bem previsível desde o início. Allegra é uma personagem irritante, infantil, egoísta (principalmente no início do livro) e superficial, o que dificulta a identificação com ela, mas no decorrer da história é possível compreender melhor o porquê dela ser assim. A imaturidade da protagonista fica muito clara na questão da busca pelas cinco pessoas, quando por simples conversas ela acredita que pode ter encontrado uma delas. Senti muita raiva das personagens Daisy (insuportável), Carmencita e Becky, e principalmente da falta de reação de Allegra às ações destas. Mas o que mais me incomodou no livro com certeza foram as falas gordofóbicas (que prefiro acreditar ter sido proposital por parte da autora para ilustrar a opinião/inveja da personagem). No início percebi alguns trechos relacionados ao personagem Paddy, de forma muito sutil. Mas o trecho de Allegra falando de Marion foi muito pesado e de muito mal gosto, totalmente desnecessário, o que impactou negativamente na vontade de seguir com a leitura.

Moon 07/02/2023

Resenha
RESENHA Sardas

Allegra Bird é uma mulher de pele oliva, espanhola por parte de mãe, porém herdou as sardas do pai Irlandês. Daí seu apelido Sardas. Ela é uma mulher solitária, que não conheceu a mãe que a rejeitou e tem apenas o pai como apoio, amigo e família. Seu sonho sempre foi ser policial, mas como nunca passou na prova, Sardas se contentou em ser guarda de trânsito. Ela sempre sonhou em conhecer a mãe, mas se contenta em observá-la de longe enquanto aplica multas pelas ruas da cidade. Tudo segue dentro da normalidade, numa rotina rígida e sem mudanças, quando um motorista se revolta com as multas e ofende Allegra do pior jeito, falando que que ela é uma média das 5 pessoas que mais convive. Mas como isso poderia ser um insulto? É que ela se dá conta que não tem 5 pessoas como exemplo, ela não tem ninguém. Então por que não escolher as cinco pessoas que ela quer ter por perto? Mal sabia Sardas que conquistar amigos do zero não é uma tarefa fácil.

Com um desenrolar lento mas curiosamente interessante, Sardas é um livro que aborda a solidão, o não se encaixar na sociedade. Allegra foi criada a vida toda por um pai excêntrico, que criou uma filha cheia de manias, super controladora e metódica. Ela ter dificuldades em se conectar com as pessoas e lhe falta uma certa noção de como socializar que são dignos de pena. Porém ela tem um bom coração e as poucas pessoas que a cercam sabem disso.

Se você busca uma leitura mais leve, com personagens foco nas jornadas e descobertas do personagem principal, leia Sardas!

Tatiana455 29/01/2023

Um romance contemporâneo sobre conexões humanas, amizade e autodescoberta. Cinco pessoas. Cinco chances. Uma busca pela felicidade. A média das cinco pessoas com quem você mais convive.

Andreia508 26/01/2023

Que livro maravilhoso, que história linda.
A personagem Sarda as vezes até que irrita, mas sua história é agradável e animada. Eu super recomendo a leitura.

Dilla.Martins 18/01/2023

Sardas
Uma mulher que larga tudo em busca da aceitação de uma mãe que quando descobre quem ela é pra mim foi a pior parte do livro. Mas no final ela se encontra na vida fazendo o que ela realmente gosta e tudo fica bem.