Sardas Cecelia Ahern

Resenhas - Sardas

Lara 04/09/2022

" Somos a média de 5 pessoas que convivemos"
De fato eu nunca tinha parado pra pensar nisso e até que faz muito sentindo.
Allegra é uma pessoa que sempre teve um objetivo na vida, mas sentiu seu mundo desabar quando percebeu que nem tudo era como os sonhos.
O livro faz a gente entende que nem sempre vai ser tudo como a vontade, vai ter dias ruins e bons, discussões e gritaria, injustiças principalmente, mas que no final tudo vai se manter de forma pacífica.
Perfeito como as dúvidas e os questionamentos são abordados, virou um dos meus favoritos

AmandaClaris 30/08/2022

Amei!
Esse livro é maravilhoso. Li ele todo em 2 dias. A parte das 5 pessoas que moldam vc, nos traz refletir sobre a nossa vida e as nossas 5 pessoas

Aline Oliveira 30/08/2022

O livro mais estranho que ja li
#DLL22: lançado no Brasil em 2021

Esse foi o livro maos estranho que ja li. Muito diferente dentodoa os livros que já li na vida. Allegra, conhecida como Sardas é uma personagem extremamente peculiar. Criada apenas pelo pai, ela cresceu em um colégio interno, onde desenvolveu a mania de ligar suas sardas de modo a formar constelações. No começo ela fazia isso com caneta e depois se cortando, o que lhe rendeu cicatrizes.
Um dia, durante o trabalho, em uma discussão com Tristan, um youtuber conhecido como Galo, ele diz a ela que nós somos a média das 5 pessoas com as quais mais convivemos, e que por ser uma fracassada ela só devia conviver com fracassados. Sardas fica muito perturbada com essa declaração e então inicia a busca para descobrir quem são suas 5 pessoas.
Meus sentimentos com este livro foram.muito controversos. Fiquei muito interessada na história dela logo no primeiro capítulo, porém detestei o meio do livro. Achei super enrolado e sinceramente só continuei porque estava lendo em uma leitura coletiva. Depois de 80% o livro voltou a ficar muito bom, impossível parar de ler. E achei que valeu a pena insistir na leitura.

Belinha 27/08/2022

Sardas
Conhecemos a História de Allegra Bird mais conhecida como Sardas, uma menina que foi abandonada pela mãe e vive com o pai que a ama muito. Sardas se muda para Dublin para conhecer e ficar mais perto da mãe, mas infelizmente quando isso acontece ela não tem a melhor experiência do mundo. Ela conhece Tristan um estranho que fica irritado quando ela multa o seu carro mas ela não sabe que ele será a média das cinco pessoas com quem mais convivemos, que pensa ser besteira mas depois reflete sobre a mensagem. Eu gostei bastante da história, achei que demorou um pouco pra coisas acontecerem, mas de modo geral adorei a experiência.

Sil 27/08/2022

Faz tempo que não lia um livro assim.
Que final lindo, Que pessoas maravilhosas!! Não deu pra segurar as lágrimas...
Amei!
27/08/2022minha estante
Muito bom! ?

Sil 29/08/2022minha estante
??

Joyce_ 25/08/2022

Sardas
Allegra Bird foi abandonada pela mãe no momento em que nasceu, foi criada apenas pelo seu pai, ela sonha em ser policial porém esse sonho não vai adiante e ela se torna guarda de trânsito. Ela se mudou do lugar em que nasceu para tentar reencontrar a sua mãe, tem uma vida razoavelmente boa e faz o seu trabalho da melhor forma possível, emite multas como ninguém e sabe lidar com motorista "estressadinhos", porém, um certo motorista a deixa abalada ao rasgar uma multa na sua frente e dizer que somos a média das cinco pessoas com quem mais convivemos, com isso, Allegra passa a questionar quem são as suas cinco pessoas e vai em busca delas.
Achei a proposta do livro muito interessante, esse questionamento de quem são as nossas cinco pessoas, porém achei a escrita pouco fluída, não me envolveu muito.

hiliandra.faggion 25/08/2022

"Nós somos a média das cinco pessoas com quem mais convivemos". Isso foi dito a Allegra, não de uma forma boa. E a levou a analisar suas cinco pessoas e sua vida de outra maneira.
Isso também me fez pensar, analisar, pensar, analisar...

Noemy 25/08/2022

Não gostei
Li "Sardas" através de uma leitura coletiva com o Clube No Calor do Amor. Achei a temática interessante, por diversas vezes me peguei pensando sobre minhas cinco pessoas.

Apesar da temática ter chamado minha atenção o livro não funcionou para mim. Não consegui gostar.

Achei a personagem Allegra/Sardas, infantilizada, chata e por muitas vezes irritante. Tiveram frases gordofóbicas muito incomodas.

Sem contar que várias passagens e personagens ficaram em aberto, ou ficam com desfechos muito superficiais. Como Tristan que não conseguimos saber se ele aprendeu a se impor com a equipe, Genevive que deveria ter sido bem melhor explorada no enredo, achei que ela ficou flutuando na história, e o próprio pai de Sardas tem uma finalização estranha, logo de cara não sabemos se ele está com problemas mentais ou não e no fim não consegui me situar na situação verdadeira dele.

O final é corrido, e por causa desses personagens tão flutuantes é estranho. Odiei como foi abordado e conduzida situação de Allegra com a mãe e até mesmo com seus senhorios.

Por diversas vezes achei até mesmo que a Allegra tivesse algum tipo de problema cognitivo, mas o problema é só a história e a condução da mesma.

Enfim, não recomendo. Foi decepcionante.

Marcinha 24/08/2022

Gostei!
Desenrolar leve, final "gostosinho". Não foi um enredo que me prendeu ao ponto de querer devorar. Algo ficou como que "por isso mesmo" (não foi aprofundado), mas super valeu a leitura. O final foi satisfatório e seu ponto principal me fez refletir, sobre o quão somos atingidos e o quanto atingimos o outro por uma palavra ou frase...

Janisley Broetto 18/08/2022

Me surpreendeu...
Comecei a leitura sem ter sentido afinidade com a forma da escrita. Mas depois que conheci a personagem, que começa de fato a se mostrar do meio do livro em diante, não consegui parar de ler até terminar. Allegra é incrível e me fez pensar sobre quem são minhas 5 pessoas... Amei a leitura e tô até agora em transe com o final. Recomendo, insistam que vale a pena.

Fernanda.Cavalheir 18/08/2022

Gostei da temática do livro, porém eu não achei a leitura fluída e só pensava em terminar logo pra ver se faria sentido no final e achei algumas coisas desnecessárias.
Adorei o Tristan, o desenvolver dele na história porém não gostei da Sardas a personagem principal, achei ela muito estranha e até infantil, senti raiva dela várias vezes no decorrer do livro. Gostei do final msm sendo super corrido.
Acredito que a autora poderia ter abordado melhor o tema: ?você é a média das cinco pessoas com ?quem mais convive?. Infelizmente pra mim foi uma leitura cansativa.

Thais 16/08/2022

Nossas dores e constelações
Comecei Sardas sem saber que a escrita é 100% diferente do que eu esperava. A personagem é grossa e sarcástica, pessimista, e fala das pessoas ao seu redor com raiva e ignorância. Apesar de ser assustador ver a linguagem do livro no começo, cheia de ofensas, palavrões e normalizando algumas coisas que não estamos acostumados, como a dinâmica de colégio interno e algumas visões morais, o livro não é exatamente um romance.
Mas os acontecimentos são interessantes, passam uma sensação de ansiedade a todo momento, como se a impulsividade da Sardas a levasse para buracos cada vez mais fundos e situações cada vez mais catrastróficas. Ela realmente não tem ideia do que quer pra vida dela.
E é justamente essa impulsividade que me levou a querer ler mais e saber mais, porque a maioria das pessoas nesse livro são péssimas, e aos poucos vamos descobrindo segredos pela história que nos faz acompanhar mais ainda a jornada de Allegra Bird.

Dei nota 5, e sinto que não poderia dar outra nota, por que apesar de estranho, É ESTRANHAMENTE PERFEITO.