Sardas

Sardas Cecelia Ahern

Resenhas - Sardas

gifincatti 16/01/2023

AAAAAAAAAHHHHHH
Extraordinário, a Cecelia segue sendo a maior autora de romance, a mulher não erra nunca, sério, perfeito demais, a trama tem tudo.

Ana Karolê || @anakaroline_gc 29/12/2022

nesta nova leitura do Clube No Calor do Amor, refletimos sobre: "Dizem que somos a média das cinco pessoas com quem mais convivemos."
Minha gente, esse livro é interessante até certo ponto. Há alguns temas muito sensíveis apresentados pela autora e outros temas que ela jogou no lixo, né?
bem, aqui é a história de Allegra Bird cujos braços sao repletos de sardas. Essa menins á um tico perdida na vida e quando um cara aleatório diz que ela é a média das cinco essoas com quem mais convivia, ela achou que do jeito que estava, não poderia continuar. Se muda pra Dublin e vai atras das pessoas que ela acha necessárias para compor sua personalidade de sucesso. (ela manda cartas pra um povo famoso e "importante" ahhaha achei isso tudo)

eu gostei dessa atitude de mudança, força de vontade e coragem para melhorar.
Mas odiei o tom de gordofobia que te no livro INTEIRO. perdeu pontos comigo bem aqui!

Douglas | @estacaoimaginaria 24/12/2022

Um belo romance sobre autodescoberta
Um romance ao mesmo tempo divertido e emocionante, que consegue trazer lições importantes para o leitor, mesmo sem ele querer. E acho que o ponto forte é a protagonista, Allegra, que é simplesmente singular, com seu próprio jeito de ser, seus métodos de trabalho que podem irritar as pessoas, mas que para ela fazem total sentido. E como ela é quem narra, conseguimos ter uma boa perspectiva do que se passa em sua cabeça, de como ela vê as coisas, tentanto encontrar as cinco pessoas que vão formar quem ela é, segundo uma teoria controversa (pelo menos para mim).

Enfim, é um romance que nos faz refletir, que entretém, que diverte e que emociona. Vale muito a leitura!

Evelise 17/12/2022

Até que ponto o meio em que estamos influencia quem somos?
Gostei muito da premissa desse romance e também da protagonista. Ela passa certa estranheza no início e acho que isso poderia ter sido mais bem trabalhado.
O livro fala muito sobre auto-descoberta e sobre nossa influência nas pessoas ao nosso redor. São temas interessantes, mas acho que a autora poderia ter feito com que a protagonista trabalhasse melhor suas questões, senti que ficou muito na aceitação dos fatos, sem realmente resolver os problemas.
Vale a leitura como uma proposta diferente, mas eu esperava mais.

Bru 04/12/2022

"Todo mundo está só tentando e todo mundo erra às vezes".
É um livro fofinho, cheio de reflexões filosóficas e existencialistas. Nunca tinha lido nada da autora, e confesso que não gostei de algumas coisas em sua escrita. No geral, é um livro bom, e o final me emocionou.

Larissa Destro 02/12/2022

"? De acordo com pesquisas, as pessoas com quem você normalmente se associa determinam até 95% do sucesso ou fracasso da sua vida. Elas determinam as conversas que você tem. Afetam as atitudes e os comportamentos aos quais você é exposto regularmente. Em algum momento você começa a pensar como elas pensam e a se comportar como elas se comportam."
??
Sempre que não gosto de um livro fico pensando em como falar isso de forma legal ?
Infelizmente, esse é um livro em que a personagem principal só sofre.
Não é uma leitura fluida. Não há nada que faça o leitor ter vontade de continuar.
Nada acontece.
??
Sardas é o apelido de Allegra, que é guarda de estacionamento (aquela de rua, do parquímetro). Aprendi muito sobre as regras para estacionar ?.
Quando conhece o dono de uma ferrari que ela já multou inúmeras vezes, ele diz a Allegra que somos uma média das 5 pessoas com quem mais convivemos, e insinua que as 5 pessoas dela são fracassadas como ela.
Então Allegra passa o livro todo com isso na cabeça, e tentando ser amiga de pessoas influentes e famosas para tentar ser alguém na vida.
E além disso, existe a tentativa de se aproximar da mãe, que a abandonou logo após parir.
A autora tentou salvar o final passando um paninho no leitor depois de afogá-lo na monotonia.

Beatriz3164 18/11/2022

Conheci a Cecelia por conta de Simplesmente Acontece, que achei um livro fofo apesar da escrita confusa.
Ao comprar Sardas, achava que era algo relacionado a ruivos ou pessoas com muitas sardas mas estava muito enganada.
Sardas aborda sobre abandono maternal, rotinas, quebra de rotinas, perseverança, solidão e 5 pessoas.
"Você é a média das 5 pessoas com quem você convive" e após ouvir essa frase, Allegra tenta buscar essas pessoas e mudar a sua vida.
É um livro com uma escrita leve mas que deixou meu coração apertado pelos acontecimentos a partir da página 250.

Michelle 07/11/2022

Sardas
E se as pessoas que têm o poder de mudar sua vida são aquelas que estiveram lá o tempo todo?
Como estrelas no céu noturno, as sardas estão espalhadas pelos braços de Allegra Bird, um legado de seu amado pai. O legado de sua mãe é mais complicado ? até que uma pergunta de um estranho inspira uma mudança. E se não se trata de se encaixar, mas de encontrar as pessoas que fazem de você quem você é? Quem seriam essas pessoas? Enquanto procura por conexão, Allegra está prestes a descobrir que são nossas diferenças que fazem a vida valer a pena ? se alguém puder ajudá-lo a juntar os pontos. . .

Ana Claudia 06/11/2022

Allegra Bird foi criada por seu pai desde o nascimento quando sua mãe a abandonou ao nascer. Ela tem sardas no rosto e braços e, na época de escola, recebeu o apelido de Sardas. Ela não gostava delas pq os colegas faziam bullying com ela. Por isso, ela arranhava suas sardas unindo uma a uma formando constelações e nomeava cada uma. Alguns arranhões ela fazia com gilete o que acarretou cicatrizes em seus braços.

Allegra sempre quis entender o porquê de sua mãe a ter abandonado e não ter procurado por ela ou ido atrás de informações sobre ela. Quando saiu da escola, quis ser vigia de estacionamento Dublin.

Trabalhando há seis meses lá, ela sabe que sua mãe mora na cidade e que sua intenção é criar coragem para se aproximar dela. Criar conexão familiar. Em um dia de trabalho, ela conhece Tristan, um rapaz dono de uma Ferrari amarela que sempre deixa seu carro estacionado errado e Allegra o multa. Ao conversarem, Tristan diz que todo mundo é uma média das cinco pessoas com quem mais convive. Ela fica intrigada com essa frase e resolve ir atrás dessas cinco pessoas

A medida em que ela vai tentando eleger suas cinco pessoas, Allegra vai descobrindo e reencontrando pessoas de seu passado. E, ao mesmo, tempo se aproximando pouco a pouco de sua mãe e descobrindo quem é de verdade e como vive sua mãe hoje.

Patricia.Granado 13/10/2022

"Você é a média das 5 pessoas com quem mais convive". Gosto de livros que com uma história nos faz fazer uma reflexão... Gosto também de pensar durante a leitura, do que eu faria diferente (e as vezes ficar revoltada com isso). Adorei o livro! Recomendo! Mas e aí, quem são as suas 5 pessoas?

Letícia Santos 10/10/2022

Número um!
Sardas conta a história de Allegra Birds, ou mesmo sardas, para alguns. Ela que deixa a sua cidade no interior da Irlanda para viver em Dublin porque tem uma missão de vida, mas ao chegar lá é surpreendida por uma frase que mexe com a sua vida e a faz ir em busca de algo além da sua missão.
"Você é a média das cinco pessoas com quem mais convive" é essa a frase que faz Sardas, repensar toda a sua vida, o seu ciclo, ela só tem uma certeza, que é o seu pai, mas a todo momento passa a se questionar cadê as outras quatro pessoas? Quem são? O que ela quer deles? São essas as perguntas que ela se faz a todo instante e a fazem partir em uma outra missão.
Esse é mais um livro da Cecelia que eu termino querendo ser amiga dos personagens! Sardas é brutalmente sincera, às vezes até grossa, mas tudo isso porque ela tem uma percepção bem direta do mundo seja por ter tido uma criação diferente, seja por sempre ter sabido quem era o seu número 1. Amei os outros personagens, odeie alguns com muita força, confesso que não esperava algumas coisas e quando elas aconteceram eu fiquei arrasada! Mas ainda assim é uma leitura que me fez pensar muito nessa frase, mas também quem eu sou para as outras pessoas?
É um livro sobre amor, perdão, aceitação, reconhecimento e pertencimento. Recomendo demais a leitura!

Thamis 15/09/2022

Gostei desse livro pois vemos uma protagonista real
É interessante sentir a frustração dela, coisa que em muitos livros não mostram, principalmente pela narração ser em primeira pessoa

Rafa 06/09/2022

Um livro demorou a me prender... De início não simpatizei com Allegra. Uma personagem estranha, com reações atípicas, pouca empatia e decisões esdrúxulas. Talvez uma personagem dentro do espectro autista, mas isso nunca é mencionado no livro.
Mas da metade do livro para o fim, comecei a gostar um pouco dela, ainda sentindo uma certa vergonha alheia, mas acho q a compreendi melhor... No final nem é bom, mas também não é ruim kkk... É isso kkk

Alessandra @talvez1livro 05/09/2022

Allegra Bird largou tudo que conhecia há 5 meses e foi morar em Dublin para recomeçar, seu sonho sempre foi ser da polícia, porém isso não saiu bem como o planejado, então Allegra trabalha como guarda de transito.

Desde os 5 anos morou em um Internato e lá foi apelidada de Sardas, uma característica física que ela herdou de seu pai, um cara incrível e excêntrico que a criou sozinho desde sempre.

Em um dia, um homem que estava recebendo uma multa, exaltado, xingou Allegra e disse que ela era a média das 5 pessoas que convive. Essa frase ficou marcada para Allegra, que começou a repensar quem ela é e quem são as pessoas ao seu redor.

No começo eu demorei pra pegar o ritmo da leitura (não sei se fui eu ou o livro), mas depois que empolguei, não consegui mais largar! Que história incrível, realmente nos faz refletir sobre a vida e tem um final de aquecer o coração!