O Homem do Terno Marrom

O Homem do Terno Marrom Agatha Christie
Agatha Christie

Resenhas - O Homem do Terno Marrom

_yagohebling 12/09/2020

Un pouco diferente sem o Poirot, mas com as mesmas características clássicas da Agatha, um pouco mais confuso do que o normal, mas igualmente surpreendente em relação ao "vilão".
Lord 14/09/2020minha estante
brow beleza? como faço resenha do livro?

umbookaholic 24/05/2020

E assim começa a fase romântica da Agatha
Livro da Agatha = expectativa lá em cima

Esse é o quinto livro publicado pela autora e, aparentemente, cheguei na fase mais romântica dela e... não sei se gosto mt.

O mistério é maneiro, a protagonista é SENSACIONAL, mas, puta merda, o livro desanda completamente: um romance completamente do nada, uma enrolação insuportável (que eu achava ser impossível pra um livro de 250 pgs) e aaaaa eu só queria q acabasse
yayahmachado 16/09/2023minha estante
feliz em saber que não sou a única a pensar assim! o livro de 250 páginas que levei meses para terminar e por vezes me forçava a ler para concluir.

Cris Paiva 12/03/2012

Esse foi o primeiro livro da dupla Thomas e Tuppence que eu li, e me apaixonei de cara!
Os detetives da Agatha são ótimos, cada um em seu estilo. E além da investigação ainda tem o romance do casal que é muito fofo!

Adorei o livro e nunca me esqueci da descrição dos tipos de crânio! Kkkkk
Cristine 13/03/2012minha estante
tia Agatha é ótima!! e o casal realmente é fofo...

Thiago 31/12/2022

História famosa com algumas falhas que atrapalham
Um livro do início da carreira de Agatha Christie, esta obra tem muitas características dessa fase da autora e da época em si, tais como a presença de espionagem, serviço secreto e a Guerra recém terminada e seus efeitos.
A história não conta com um dos tradicionais detetives de Agatha Christie, mas com dois narradores que se revezam, a protagonista Anne Beddingfeld - muito carismática e de personalidade forte, lembrando Tuppence Beresford - e Sir Eustace Pedler - um rico membro do Parlamento e personagem muito engraçado.
Apesar do título, a trama não busca revelar a identidade do "Homem do Terno Marrom", que é descoberta antes da metade do livro, mas desvendar um esquema de corrupção, roubo e espionagem internacional ao descobrir a identidade do misterioso "Coronel". Contudo, o livro peca em alguns momentos de sua condução, havendo algumas coincidências e conveniências de roteiro, além de alguns pontos inexplicáveis após a história terminada (mais não posso falar para não dar spoilers).
Destaco somente um ponto que gera estranheza, especialmente num leitor atual: o romance conta com a presença do Coronel Race, um personagem recorrente da autora e que poderia ser classificado como o detetive da história (mesmo estando muito longe de ter uma presença marcante no desenrolar da trama). Em vários momentos, comenta-se que ele é um membro do Serviço Secreto Britânico num tom quase trivial; em que realidade (tirando num filme de James Bond, o agente secreto que só usa seu codinome entre seus colegas, revelando sua verdadeira identidade a qualquer pessoa) isso aconteceria? Não faz sentido algum...
Apesar de ser uma das obras mais famosas dessa autora tão celebrada, a sensação que fiquei é que não envelheceu bem, não sendo atemporal como tantas de suas histórias.
Aline.Fazio 31/12/2022minha estante
Apesar de ser uma história divertida com um dos narradores mais carismáticos que já vi, realmente não envelheceu bem.

Fran RW 20/05/2012

"O Homem do Terno Marrom" - Agatha Christie
Mais Romântico que Policial

(Agatha escreveu este livro, primeiramente com o título "O Mistério da Casa do Moinho", após regressar de uma volta ao mundo que teve a África do Sul como uma das paradas. A ideia de escrevê-lo veio de Belcher, um homem de temperamento difícli com quem Agatha e seu marido Archibald viajavam. Belcher insistiu para que ela o pusesse na história, assim como a casa em que vivia, a Casa do Moinho. Foi daí que surgiu Sir Eustace Pedler).

Se não fossem as inúmeras tentativas de assassinato de que a protagonista é vítima, eu poderia jurar que estava lendo um romance propriamente dito, ou seja, sem a trama policial presente nas obras da autora.
Anne Beddingfeld, uma jovem sonhadora que decide investigar a possível ligação entre um acidente numa estação de trem e um assassinato em uma velha casa, embarca em um navio com destino a África do Sul. Durante a viagem ela faz amizades e conhece pessoas que lhe parecem suspeitas, enquanto sua vida é posta à prova várias vezes por causa de uns diamantes e de um fato aparentemente esquecido, que sem saber, Anne persegue.

Dos personagens, quase todos são adoráveis. E Sir Eustace é muito engraçado. Quando ele conta em seu diário que a única fantasia que lhe serviu para a festa foi a de ursinho, logo imaginei esta cor-de-rosa, rs, mesmo que o provável é que não fosse. A Suzanne também me fez rir em alguns momentos, assim como a própria Anne. O livro é bom, mas está longe dos melhores da autora e eu só recomendo a quem gosta de ler romance misturado com mistério e/ou é fã da autora, porque afinal os fãs vão acabar lendo de qualquer jeito. Para quem quer começar a ler Agatha Christie, é recomendável que comece por outro.

(20/02/2011)
Marcelo 08/05/2014minha estante
Ainda não terminei de ler o livro, faltam 50 páginas, mas sua resenha condiz com tudo o que li até agora. Esse livro é mais romântico que policial, sem dúvida. Talvez por isso, pelo menos até aqui, perto de seu final, achei o livro um pouco monótono. Gosto dos clássicos de investigação criminal da Agatha Christie, principalmente com Poirot. Esse fugiu um pouco do meu estilo. Mas, ainda assim, é um livro de razoável para bom.

Lord_Vaynard 08/08/2010

Eu considero o melhor livro da autora!

Cheio de ação, aventura e romance, com uma personagem central excepcional, foi o primeiro livro que li da Agatha, e o que mais me fascinou e me fez adorar o estilo e a própria autora.

Recomendadíssimo!
Natália 20/01/2011minha estante
Comigo foi o mesmo! Primeiro livro que li, excelente enredo, muitos detalhes, com aventura e romance, e me fez querer ler mais livros da Agatha. Show!

Lopes Viana 29/04/2024

Livro mais cansativo da autora até agora..
Pra mim esse está sendo o livro mais cansativo da Agatha até agora, a história não é ruim, mas se desenrola de uma forma muito lenta, o que é bem diferente do modo de escrita da autora.

Rafaela 21/01/2015

Historia muito boa, com dialogos espirituosos, personagens interessantes e criveis, e uma mistura perfeita de romance e misterio.

Brenda675 30/09/2010

Eu gostei e ao mesmo tempo não gostei. Achei muito confuso ;~

Tina 14/06/2015

Divertido
De todos os livros da Agatha que eu já li, esse é de longe o mais divertido. Os personagens são ótimos, e a trama envolvente. Dei boas risadas.

Tiago 13/11/2009

Ação e aventura junto com suspence e uma dose de romance.
É um ótimo livro, principalmente para quem gosta de ação e aventura como eu. O que não gostei do livro foi o romance dos protagonistas. Aliás... não gosto muito de romance em livros. O livro é repleto de ação: perseguições, armadilhas, tiroteios e uma trama por trás. Não gostei do final, a revelação do assassino pra mim não surpreendeu em NADA, poderia ter tido um final mais "chocante". Mas Agatha Christie sempre me surpreende com os livros dela, alguns menos que outros claro, mas mesmo assim todos são fascinantes. Partindo para o próximo livro da Agatha :)

Literatura Policial 06/08/2015

O homem do terno marrom, de Agatha Christie
Em 1924, após retornar de uma viagem ao redor do mundo, Agatha Christie se inspirou na África do Sul para escrever seu quarto romance, inicialmente intitulado “A Casa do Moinho”. Porém, a narrativa chegou às livrarias com outro nome, “O Homem do Terno Marrom”, sem dúvida uma escolha mais sugestiva.

Essa alteração não agradou ao chefe de seu marido, Major Belcher, que não só encomendou o título original (vivia num local com esse nome) como convocou a escritora para incluí-lo na história. Homem de temperamento difícil, ele serviu de inspiração para o hilário e irascível Sir Eustace Pedler e comenta-se que Mrs. Christie ficou satisfeitíssima com o resultado.

O Coronel Race, agente do Serviço Secreto Britânico e amigo de Poirot, é quem assume a função de detetive nessa história. Contudo, com uma participação discreta, para quem quiser conhecê-lo melhor indico três livros: “Morte no Nilo”, “Um Brinde de Cianureto” e “Cartas na Mesa”.

Na realidade, quem rouba a atenção é Ann Beddingfield, filha de um famoso antropólogo. Após a morte do pai, sem parentes e com umas poucas de libras no bolso, ela resolve deixar a cidadezinha onde vivia e ir viver em Londres, deixando para trás uma insípida rotina em busca de uma vida repleta de aventuras. Porém, o que ela não suspeita é que acabará metida num caso de alcance internacional, arriscando sua própria segurança.

Aliás, seus problemas começam, quando ela presencia a morte de um homem, eletrocutado ao cair nos trilhos do metrô. Um estranho bilhete que estava com a vítima vem parar nas suas mãos, ligando esse acidente ao assassinato de uma bela mulher numa velha casa desabitada. Quando a polícia decide não dar ouvidos às suas suspeitas, Ann resolve investigar as duas mortes, tendo que enfrentar um dos mais intrigantes vilões criados por Agatha Christie.

Quanto à narrativa, boa parte do livro transcorre durante uma viagem de navio rumo à Cidade do Cabo e com inúmeras personagens (atenção aos nomes para não perder o fio da meada). Curiosamente, Agatha Christie optou por dois narradores: Ann e trechos do diário de Pedler que com algumas passagens hilárias, conquista a todos com seu carisma.

“O Homem do Terno Marrom” não está entre os principais sucessos da escritora e o que mais atrai aos leitores é justamente seu caráter atípico. Ele pouco se assemelha às demais narrativas da Rainha do Crime e com inúmeras surpresas e reviravoltas, o gênero policial cede espaço para o romance e a aventura. Enfim, se você está disposto a arriscar, aposte na sonhadora Ann Beddingfield. Você irá passar horas agradáveis ao seu lado.

site: http://literaturapolicial.com/

Adilson R 04/09/2015

Excelente história! Agatha era fenomenal! Este é um dos melhores que li dela.

Thaiany 14/09/2015

De todos os livros que já li da Agatha Christie até agora (9) esse foi o livro que menos gostei. Não pela trama ser ruim, mas há tantas reviravoltas que me irritei em alguns momentos. Claro que nunca desconfiaria do final, vale a pena lê-lo.

KADU-BASS 04/09/2016

O homem do terno é o culpado ?
O primeiro livro que li da agatha , onde o hercule poirot não está presente . A história em certo momentos se torna empolgante com diversos ambientes como plano de fundo . Poŕem as vezes cai numa mesmice . Quando é um personagem que achamos que é o criminoso, agatha inverte tudo e por isso que a rainha do crime , sabe como poucos esconder a verdade . A personagem principal e uma jovem orfa que esta em busca de aventura pra fugir da mesmice em que vivia e acaba achando muito mais que ela pretendia no começo .

Na minha opinião , não é o melhor da livro da agatha . Mas também não é o pior . Recomendo que leiam .