Rilla de Ingleside L. M. Montgomery
L. M. Montgomery

Resenhas - Rilla de Ingleside (Anne de Green Gables #8)

Diih 24/09/2023

Rilla de Ingleside
O melhor livro da série Anne, muito emocionante..
Foi incrível ler esse, todas as emoções que se pode vivenciar na guerra a Rilla trouxe pra nós leitores..

Eloisa145 19/09/2023

O melhor
Sinceramente, de todos os livros de Anne, esse é o meu favorito. Mesmo q no começo seja meio chatinho, a história se desenrola muito bem. Ainda mais q se passar em uma época importante na história do mundo. Amo demais

Rackelina 15/09/2023

Não me entusiasmou.
Pra mim a história é até boa. Porém com tantos personagens insuportáveis pra mim ficou chata e maçante. Pra mim não funcionou. A Rilla evoluiu sim , cresceu , mas com um povo chato isso ficou em segundo plano.

Mirelle56 07/09/2023

Esse foi o livro mais triste, tenso e apreensivo de todo o box. Eu senti a dor da Anne em perder um filho sem sequer ela narrar tal dor. Eu sentir a apreensão de todos que viviam para esperar por notícias da guerra e entes queridos. Eu me joguei nesse livro e me senti dentro dele, como se tivesse vivendo a primeira guerra mundial e esperando notícias.

Rey 05/09/2023

O Flautista então fez seu chamado...
Como muito dito por aí , realmente é o livro mais tenso e dramático de toda a série, e isso é feito de maneira maestrosa, começando tudo no fim de o vale do arco-íris,tudo foi muito bem orquestrado,os momentos tensos,as pequenas alegrias,as tragédias.... tudo na medida que eu esperava para o fim dessa que foi uma das melhores e mas aconchegantes sagas que eu já li. Foi um prazer imenso passar minhas tarde lendo as aventuras e desventuras de uma das personagens mais carismáticas de toda a literatura,você jamais será esquecida nos corações de quem te conheceu através dos livros.

Obrigada Anne ,with E .

Vinicius 03/09/2023

O mais diferente
Eu comecei sentindo raiva do livro, pois achei que essa pegada triste e mortes não combinavam com o que os livros da Anne passam, porém no final eu acabei amando o livro.
É tão angustiante ver como eles mal se ligaram para o início da guerra e os acontecimentos que se seguem a gente consegue sofrer com eles e ao mesmo tempo evoluir com eles e foi bom ver vários ângulos diferentes dos personagens e como eles lidam com as fatalidades e como eles acabam descobrindo diferentes tipos de felicidade.

[SPOILER]

A única coisa que eu acho que não deveria ter acontecido é o falecimento de um certo personagem, eu sofri tanto ?

Isadora 28/08/2023

Rilla de Ingleside
Não tem como descrever a perfeição desse livro, rimos e choramos. O flautista toca e nós dançamos a sua dança de morte. A porta se abre e nós temos o vislumbre de um amor, de um sonho, um desejo.

Marjory.Vargas 27/08/2023

O livro da série da Anne que me levou às lágrimas!!! Já tinha me emocionado durante a leitura dos outros livros em alguns momentos, mas esse livro me fez chorar.

Podemos dizer que Rilla de Ingleside é o encerramento da série, pois os demais livros são de contos e crônicas e narram fatos acontecidos antes deste último livro.

Neste oitavo volume, Rilla, a filha mais nova de Anne está ansiosa para a chegada dos seus quinze anos e seu primeiro baile. Infelizmente, toda a euforia da festa e da dança com Kenneth Ford são ofuscados pela trágica notícia que chega ao final da noite: a guerra começou na Europa, e todos os jovens estão sendo convocados para lutar pela Inglaterra.

Jem, o filho mais velho de Anne imediatamente se alista e parte. Walter e Shirley partem algum tempo depois, conforme completam os 18 anos. Os filhos do reverendo Meredith e Kenneth Ford, também são convocados para a guerra. As irmãs de Anne auxiliam na cruz vermelha. Rilla, por ser a mais nova, é a única que fica em casa, mas a guerra, mesmo acontecendo no outro continente, muda todas as pessoas em Ingleside.

No começo do livro Rilla era uma jovem bem arrogante e até mesmo frívola, e é impressionante o amadurecimento da personagem ao longo dos anos. Claro que a guerra amadurece as pessoas de forma diferente, mas a personagem cresceu muito ao longo das páginas. Acompanhar o amor de Anne e Gilbert pelos olhos de sua caçula também dá um quentinho no coração.

A autora não poderia ter “encerrado” de maneira melhor essa série. Apesar de ser um dos livros mais tristes, ao mesmo tempo é um dos mais lindos. Meio contraditório, eu sei, mas quem ler vai entender.

deborah 25/08/2023

Rilla Blythe.
Primeira Guerra Mundial.
O filho da guerra.
O flautista.
Walter Blythe.

Tantas coisas incríveis nesse livro, impossível descrever