Rilla de Ingleside

Rilla de Ingleside L. M. Montgomery
L. M. Montgomery

Resenhas - Rilla de Ingleside (Anne de Green Gables #8)

VictAria109 18/12/2023

Amei a coleção da Anne ? Claro !
Amei mais ainda a Rilla ? Óbvio !
Gente, foi muito legal conhecer a filha mais nova da Anne e tudo que ela passou na juventude, no seu processo de amadurecimento e durante a guerra. Foi uma continuação da história mais amada por mim, a história da Anne. Me deixou de coração quentinho ?
Tenho que acrescentar: fiquei arrasada porque o * morreu ! Eu achava ele tão legal...

Nathalia859 17/12/2023

Acho que até agora essa foi a história que eu mais gostei. Mas isso não quer dizer que foi grande coisa.
No começo da história a Rilla era para ser uma menina superficial e egoísta, mas nada do que ela gostava era algo tão incomum assim. Na verdade, até gostei disso. Fez a história ser mais interessante de ler, em comparação com a história da Anne, já que a Anne era toda boazinha e nada dava errado para ela.
Nessa história, por se passar quase inteiramente durante a primeira guerra mundial, nem sempre as coisas dão certo. Me senti mais envolvida na história por conta disso. Nos primeiros livros da história não conseguia me envolver, pois a história era muito previsível, sempre tudo ia dar certo.
Eu achei que a história ia ter mais romance, mas, novamente, fui enganada pela sinopse. Até tem, mas é bem no final. Como eu disse, a história é quase toda sobre a primeira guerra mundial.

mafelivros 01/12/2023

Triste, mas bonito
?? Neste livro, teremos como protagonista a filha mais jovem do casal Anne e Gilbert: Bertha Marilla. Carinhosamente falando: Rilla-a-Marilla!

? | Rilla está no auge da sua adolescência, e completamente despreocupada com o futuro. Ela não quer saber de ir para faculdade como todos os irmãos mais velhos e gosta de passar o tempo preocupando-se apenas com suas futilidades. Com quase 15 anos, ela está mais do que pronta para começar a frequentar os eventos sociais da época e seu primeiro baile está se aproximando!

? | Mas os sonhos da juventude de Rilla são ofuscados pelas ameaças de uma guerra mundial, a Primeira Grande Guerra!

?? Eu estou mais do que acostumada aos livros que se passam na época da Segunda Guerra Mundial, sejam de ficções ou de fatos reais. Mas uma história que se passa na Primeira Grande Guerra foi novidade para mim!

? | Não demora muito para que os efeitos de tamanho conflito comecem a afetar física e emocionalmente a família Blythe. A filha caçula de Ingleside é obrigada a amadurecer antes do tempo, precisando ser forte por si e pelos seus. Rilla-a-Marilla vai nos surpreender!

?? Dos dois livros extras que li dessa série, esse foi o meu favorito. Fiquei triste? Com certeza, mas o final amenizou um pouquinho. Para quem ainda não leu, recomendo muitoo! Nem acredito que terminei de conhecer a história da Anne e saber muuuuito mais do que a série da Netflix me permitiu conhecer... Estou tão feliz por isso! ??

KiraLunna 30/11/2023

Apesar de não ser narrado pela Anne, esse livro conseguiu trazer de volta muito de sua magia na voz de Rilla.
É um livro que me emocionou diversas vezes e conseguiu transmitir muito do desespero da guerra sem precisar falar especificamente das trincheiras e dos horrores do front.

Rosana Oliveira 21/11/2023

O fantasma da Primeira Guerra
Rilla é a filha mais nova de Anne e não tem grandes ambições. Seu amadurecimento nasce durante o estouro da primeira guerra mundial, quando 2 de seus irmãos se alistam e são convocados para a guerra. Se até então só havia fantasia, aqui a realidade chega com o pé na porta, trazendo grandes transformações à família de Anne

Helo 21/11/2023

Rilla de ingleside
Foi incrivel acompanhar a trajetória da rilla e a evolução dela (que foi tremenda) te amo rilla, e para equilibrar muitas vezes foi agoniante a descrição da Guerra e a chegada das notícias e a incerteza constante que a família blyte passou em todo livro

Nathalia 02/11/2023

De todos os livros da série, talvez o que eu menos gostei? Talvez. É uma particularidade minha, de não gostar muito de livros de guerra. O livro mistura histórias contadas por um narrador em terceira pessoa e trechos do diário da Rilla, escritos em primeira pessoa. Gosto do desenvolvimento da personagem ao longo dos anos retratados no livro. Acho que ela amadurece bastante e se torna cada vez mais gostável, cativante. Infelizmente, não consegui curtir tanto o livro por ter o tema tão amarrado à guerra, achei cansativo e angustiante sem ser necessariamente envolvente.

Maria 28/10/2023

Amei!!!
Eu simplesmente amei esse livro, com certeza se tornou um dos meus favoritos da coleção da Anne, atrás apenas de Anne e a casa dos sonhos. O livro fala sobre a Rilla, eu gostei muito da personagem, foi uma leitura rápida e muito boa, foi um livro que me fez rir e chorar. Me senti transportada pra época, super recomendo!

miladc_ 21/10/2023

Que livro, Que livro ??

Eu não tenho palavras para descrever o quanto esse livro me fez chorar, desde a primeira até a última página eu me emocionei, ora por tristeza ora por alegria.

Esse livro para mim foi o mais marcante, pq retratou um momento da história que nunca será esquecida, a 1 guerra mundial. E ver como a minha amada e preciosa família Blythe passou por esse período foi emocionei e angustiante. O livro é narrado pela filha mais nova da Anne e do Gilbert, a Rilla que ao logo da narrativa foi se mostrando uma garota madura e muito cativante, alguns acontecimentos que aconteceram na família me deixou em prantos, nenhum outro livro me fez chorar tanto.

A autora escreve de uma maneira tão perfeita que é impossível largar o livro, eu amei cada capítulo e principalmente como a história do meu casal se encerrou, assim como dos filhos preciosos deles???

Perfeição é essa a palavra que descreve cada página e cada capítulo dessa obra ????

books.da.tai 18/10/2023

Surpreendeu
Li toda a série Anne de Greenglabes em sequência no fim de 2021 ao começo de 2022. No entanto, quando chegou nesse livro, o último da coleção que comprei, abandonei na página 66. Naquele momento, acho que fiquei com receio de não gostar muito da história por não ser focada na Anne e os filhos como todo mas sim em específico na Rilla, que por sinal não tinha tido quase nenhum destaque, uma vez que é a caçula, nos outros livros ela ainda era um bebê. Estava querendo ler um livro físico e não estava em condições de comprar um no momento, então resolvi dar uma segunda chance para esse "abandonado na estante".

E falo com total firmeza que li esse livro no momento certo. Nossa história começa em 1914, na já conhecida e querida Ingleside. Os Blythes agora não possuem mais nenhuma criança em casa, todos os filhos de Anne e Gilbert estão crescidos, e eu não tinha ideia de quanto senti falta desse universo até estar imersa nele de novo. Os personagens secundários, as fofocas de Glen, tudo. Porém, as nossas aulas de história não foram ignoradas na literatura. A verossimilhança se faz presente e a Primeira Guerra Mundial não apenas entra, como também move toda essa história. Os rapazes vão à guerra e os que ficam tentam ajudar da maneira como podem, de onde estão.
A leitura que eu esperava ser leve se tornou emocionante. Fazia meses que eu não chorava em tantos momentos por um livro como aconteceu aqui.
Temos uma imersão na história do mundo. Vimos um bebezinho aparecer de modo inusitado em Ingleside. Eu me despedi do meu personagem favorito. E sobretudo, acompanhamos uma jornada de amadurecimento em tempos difíceis, que Rilla enfrentou de maneira corajosa, do jeito feminino de ser : forte.
Se você gosta dos livros da Anne, não deixe de ler esse. É muito especial pra quem acompanhou essa família desde o começo.

May.Camargo 14/10/2023

Agora que terminei a coleção inteira...
Posso dizer com propriedade que a Série e melhor, eu li os livros com o objetivo de saber sobre o Gilbert e a Anne, mas realmente depois do 3 livro não tem como, e muito cansativo, a leitura não flui, e difícil, e a arrastada, mas realmente foi bom saber mas sobre a anne, e os seus filhos e tal, mas os 3 últimos são os piores,são ruins demais, mas fora isso meu coração enche de alegria por saber como a Anne e o Gilbert ficaram, e se apaixonaram e afins, mas agora sei como eles ficaram juntos, amei a histórias pena que os livros são arrastados demais.

Anne 12/10/2023

1914
O contexto é de guerra e agonizante ao ver as pessoas que você ama irem para guerra e não ter notícias. Rilla começa como uma menina e se torna uma mulher no decorrer na história, tornando mais interessante e cativante.

Pri 10/10/2023

Este livro superou as minhas expectativas. Os dois livros anteriores, para mim, não foram tão bons. Mas a linguagem deste, mesmo não sendo Anne a narradora, me fez relembrar os primeiros livros da série, que para mim, foram excelentes.
Gostaria de ler mais histórias de Rilla.

VitAria.Matuno 06/10/2023

Chocadissima com esse último livro de Anne, acredito que tenha sido meu favorito. Ao contrário da maioria dos livros da coleção, que eu achei monótonos, esse me manteve em uma constante agonia. Apesar de ter muitos fatos históricos e isso às vezes me cansar, a ânsia por saber se tal personagem tinha morrido na guerra me fazia devorar cada capítulo. Comecei hoje e terminei hoje, de tão bom que esse livro é. A evolução de personagem da Rilla é simplesmente fenomenal, o amadurecimento gradual. No livro anterior, não gostava muito dela: a achava muito mesquinha. Nesse livro, porém, a Rilla amadurece DEMAIS e conquista o meu coração. O romance foi lindo, do jeito que eu gosto, além de terem vários romances em um livro só. Adorei cada página do livro, até mesmo aquelas angustiantes onde eu esperava o pior para os personagens.
PS: o cachorrinho conquistou meu coração, amei o final