Rilla de Ingleside

Rilla de Ingleside L. M. Montgomery
L. M. Montgomery

Resenhas - Rilla de Ingleside (Anne de Green Gables #8)

Carol 15/08/2023

Rilla, a Marilla
Sem dúvidas, o livro mais maduro da série, Rilla de Ingleside retrata uma Rilla prestes a completar 15 anos, cheia de sonhos e, assim como sua mãe, Anne, com uma alma romântica.
Porém, a Primeira Guerra chega, os homens jovens próximos à família têm que ir para as batalhas e, a juventude de Rilla acaba sendo transformada.
Um livro lindo sobre, amor, coragem, doação, perdas, luto e amor, muito amor, de leitura fácil e rápida.
Sigo apaixonada pelas personagens e, pela série.

SouzaJuh 15/08/2023

Rilla de Ingleside não é uma estória de amor.
Um livro passado em 1914 onde vemos os horrores da Primeira Guerra Mundial.
Lucy Maud Montgomery conseguiu transmitir os sentimentos, as dificuldades, os sacrifícios e perdas que ocorrem durante uma guerra e principalmente nos mostra que, por pior que tudo possa ser, nós não devemos ?perder a fé?.

Deia Santos 13/08/2023

Enfim... a Guerra
Quando comecei a ler a série de Anne, em ordem cronológica, eu encontrei em cada livro um conforto sem igual. Conhecer os filhos dela vivendo suas próprias aventuras foi algo tão aconchegante quanto... até que eu peguei Rilla de Ingleside.

Nesse livro, a Rilla tem 15 anos e está esperando com otimismo e uma certa frivolidade uma juventude bem romântica e linda. Contudo, depois da primeira festa para jovens que ela participa, o que ela recebe é a notícia que o mundo está em guerra. São capítulos que nos contam como foi para todos viver esse momento e quanto mais o tempo passa, mais tenso e angustiante é imaginar que podemos perder (e perdemos) personagens queridos.

Como em todo livro da Lucy Maud Montgomery, há aquelas conveniências que resolvem "problemas" num estalar de dedos, mas nada que prejudique a leitura. Foi um livro emocionante de se ler.

Damaris.Monteiro 12/08/2023

Sentimentos
A leitura desse romance foi avassaladora.
Rendeu muitos suspiros, lágrimas e risadas.
Amei cada linha, cada página.

A história trás a tona muitos sentimentos.
Ao passo com que nos afeiçoamos aos personagens, é possível sentir as mesmas preocupações, ter os mesmos anseios e desejos, bem como tecer os mesmos sonhos.

É triste a perda. É um alívio o conforto no seio do lar.

Lucy foi brilhante, mais uma vez.

JAlia 10/08/2023

Recebi o que esperava ou só esperei e não recebi?
Bom, diria que só esperei e não recebi, sendo sincera. Não esperava a Primeira Guerra Mundial e sim um foco no romance entre Rilla e um personagem que ela sempre gostara desde pequena. No começo do livro falava da Rilla e seu cotidiano, só que começou a Primeira Guerra Mundial e os personagens tinham conversas sobre esse assunto. Sempre que vinha o cotidiano de Rilla e o que aconteceu no dia, sempre vinha um personagem e falava quem estava ferido, quem morr*u, quem estava vivo e coisas assim. Sinceramente, se eu tivesse tão interessada no assunto da Primeira Guerra Mundial no livro, eu teria aprendido mais nele do que nas próprias aulas de história/geografia que tenho KKKK
Kitchener é uma das pessoas que decorei o nome durante a leitura, mas como eu escrevi, se estivesse tão interessada no assunto eu saberia dizer quem é ele, mas como não estava, nem sei mais.
Esperava um pouco mais do que só guerra, mas gostei do livro por causa de certos capítulos interessantes e legais. E isso é perceptível pelo meu último histórico de leitura: estou um pouco ansiosa para o próximo livro.

Jamile162 05/08/2023

Gostei muito mais desse, do que da maioria da saga.
O desenvolvimento da Rilla foi muito bom.
Tem muita coisa q me deixou triste e que eu queria q tivesse sido diferente, mas é o que é, e eu amei.

jug0mes 31/07/2023

Rilla sendo perfeita
Me falta palavras para descrever a lindeza desse livro, a sensação é de que voltei lá para o primeiro livro e me encontrei com uma versão namoradeira da Annie, a Rilla é uma pessoa cheia de vida que sabe muito bem o que quer da vida, mas se sente confusa por ser diferente das outras pessoas.

Me identifiquei demais com ela, nossas escolhas não precisam fazer sentido para os outros, contanto que aquilo nos faça feliz. ?

É muito dolorido ler aqueles momentos de agonia e ansiedade na espera de novidades sobre a guerra. Mas ao mesmo tempo presenciar o amadurecimento da Rilla é demais, sem dúvidas esse livro é o meu favorito da série.?

Sofia 27/07/2023

Meu preferido!
Meu livro favorito entre todos, gostei muito de ver o amadurecimento da Rilla, filha mais nova da Anne, e do contexto histórico e social em que se passa toda a história (apesar de ser trágico).
Foi muito legal ver o desenvolvimento dos personagens e o cotidiano da vila em um tempo tão difícil.
Apesar de a linguagem poder ser mais complicada, assim como nas outras obras da Lucy, não senti muitas dificuldades em ler o livro.

Recomendo muito caso você queira um livro com contexto histórico, reflexões, amadurecimento e leves paixões, tudo do ponto de vista de Rilla.

Nat.Paganoti 20/07/2023

Rilla de ingleside????????
Rilla está chegando aos quinze anos e o seu primeiro baile no farol de Four Winds se aproxima trazendo também a expectativa por um romance com Kenneth Ford. Porém, os desafios que aguardam a filha caçula de Anne podem ser maiores que o anseio por um primeiro beijo, com a eminência de uma guerra que ameaça a família Blythe. Anne e Gilbert se preocupam com os seus filhos e com a ingenuidade da pequena Rilla, que terá sua coragem e amadurecimento testados por episódios que a mudarão para sempre.

Thais 19/07/2023

Rilla de Ingleside
Vai ser difícil me despedir dessa série de livros maravilhosa.

Anne, Gilbert, Rilla, Walter, Una, Susan, entre outros, vou sentir falta de todos vocês.

Esse sem sombra de dúvidas, foi o meu favorito. Me apeguei a Rilla, ela tem uma essência que encanta a todos e não desiste de seus sonhos.

No livro, infelizmente temos algumas perdas, fiquei muito triste e cheguei a fechar o livro e não conseguir ler mais.

Realmente me faltam palavras para descrever esse livro.

"O mal não vencerá. Deus está do nosso lado, e ele é mais forte do que os homens"

ððð1ð15 18/07/2023

Chegamos ao fim
Essa coleção incrível e emocionante sobre a Anne e seus adoraveis filhos nos mostrou o melhor de uma vida, nesse é nós outros livros vermos a superação de medos, o amor florescer, o amadurecimento de muitos e etc...
Ao longo da leitura vemos perdas de pessoas incríveis, mas a vida é sobre isso.

Giâ¡ 12/07/2023

Aconchegante, em partes.
Rilla é a filha mais nova de Anne, e ela que vai protagonizar esse livro. Anne já não é tão ativa no livro ela aparece apenas para resolver algo, dizer coisas, ser mãe :).

Gostei desse livro pois Rilla é bem diferente das outras meninas que aparecem, ela tem uma essência que encanta a todos e uma opinião que não muda por nada, apesar de alguns julgamentos sobre alguns pensamentos diferentes pra época digamos assim.

E ela enfrenta vários desafios por conta de uma guerra que acaba acontecendo no país, toda a família, e todos os moradores da ilha do príncipe Eduardo sentem as consequências dessa guerra. Até todos os filhos de Anne, pois eles precisam se alistar.

Enfim, muitas emoções mas também aconchegante e diferente.

Daniele 11/07/2023

Rilla a caçula dos Bliths teve que enfrentar uma juventude perdida pela guerra e amadureceu muito rapidamente foi o melhor livro da série na minha opinião, fiquei muito comovida com a lealdade do segunda-feira e o amável filho da guerra da Rilla.

Auribook_02 09/07/2023

Que história mais emocionante.
Não sei o que dizer, só que gostei muito.
A história é focada na vida de Rilla, foi uma leitura muito boa e intensa com os relatos da guerra que eclodiu e o alistamento dos irmãos e amigos de Rilla. Gostei muito.