O pacto da branquitude

O pacto da branquitude Cida Bento

Resenhas - O pacto da branquitude

Marina 17/09/2023

"Ser branco é viver sem se notar racialmente, numa estranha neutralidade. [...] É o outro que é de cor."

Manu 21/09/2023

Leitura obrigatória
Livro fundamental para nós brancos. Leitura mais que necessária para iniciarmos o desmantelamento das estruturas racistas que mantemos atualmente.

EduardaCGP 24/09/2023

Urgente
Pensei que a leitura fosse ser pouco mais fluída, mas por trazer muitos dados de pesquisas, o texto se torna um pouco acadêmico.
Livro necessário que nos mostra a urgência nas mudanças que precisamos fazer em nossa sociedade! Propicia enxergar atitudes e falas que acabam ?passando sem perceber?, nos obriga, de forma muito correta, a nós condicionarmos a prestarmos mais atenção em todo o funcionamento da sociedade em suas falas e ações.

Aline.Bernardi 02/01/2024

A raça opressora
O livro é muito bem escrito e super didático. A leitura é densa pois a autora diz muito com poucas palavras. Por esse fato, demorei um pouco mais do esperado para finaliza-lo. Penso  que um ritmo de leitura mais lento é mais aconselhável para permitir a assimilação de todo conteúdo. No texto, a Cida explica o fato da existência de estatísticas tão diferentes quando consideramos a cor do indivíduo

louisechacon 11/01/2024

A leitura desse livro é essencial! Cida Bento escreve com maestria sobre o acordo silencioso entre pessoas brancas, fala sobre como os brancos sempre se enxergam como os universais, os ?normais?, e como isso coloca a pessoa negra como ?o outro?. Além dessas, existem muitas outras ideias
interessantes no livro, apontando principalmente as desigualdades entre pessoas brancas e pessoas negras no mundo corporativo, mas também em outros segmentos da sociedade. Recomendo muito a leitura

Daniel.Moreira 11/01/2024

Manual de cabeceira
Cida Bento em esse seu livro, o Pacto da branquitude, nos mostra de uma forma clara e objetiva que esse pacto ocorre de forma não verbal.

Ela retrata como a supremacia branca tem medo de perder seus privilégios e continua reproduzindo, de forma contundente, uma política de exclusão.

Esse livro foi escrito num momento de grande polarização. Quanto maior a luta pela equidade, maior será a resistência dos privilegiados!

Um livro importante, por isso, deve ser seu livro de cabeceira para termos uma visão mais crítica da nossa sociedade.

Gabriela.Peduce 12/01/2024

Necessária reflexão
"É evidente que os brancos não promovem reuniões secretas às cinco da manhã para definir como vão manter seus privilégios e excluir os negros. Mas é como se assim fosse: as formas de exclusão e de manutenção de privilégios nos mais diferentes tipos de instituições são similares e sistematicamente negadas ou silenciadas".
O livro promove uma reflexão sobre a necessidade de promoção de equidade nos diferentes setores e organizações da sociedade.
Nos coloca a refletir sobre os muitos privilégios que os brancos possuem pelo simples fato de terem nascido brancos.
E, por fim, um questionamento imprescindível que os brancos precisam se fazer e se implicar "o que podemos fazer para destruir esse sistema tão desigual e perverso? Qual é o nosso lugar de brancos e brancas antirracistas?"
É um livro necessário a quem se preocupa e se implica com um mundo mais democrático, plural e equânime.

Huandel 20/01/2024

Leitura de grande valor sobre as formas que se desenvolvem o racismo no Brasil, seja de maneira implícita ou explícita. A autora nos conta, através do embasamento científico e de sua vivência e de outras pessoas, sobre a perpetuação dos privilégios da raça branca em detrimento das outras, de maneira que nos faz enxergar a sociedade brasileira tão desigual desde os anos de escravidão até os dias atuais.

Ingrid 01/02/2024

Pensei muito sobre o que poderia dizer sobre esse livro e só posso dizer: Leiam! Se acreditam que já tenham todas as informações sobre o tema, pode acreditar que não sabem! Seja sobre o que é, seja sobre como combater, tem mais, muito mais! Quase 1 ano depois que fiz a leitura sigo impactada com todas as informações que esse livro me trouxe, e o quanto me fez, e faz, pensar sobre os privilégios, e quanto eles foram herdados.

Marina 02/02/2024

Sobre a ignorância deliberada dos brancos
Negação, medo e raiva são formas que os brancos usam para lidar com a herança escravocrata e com a condição implícita de preservá-la e multiplicá-la.

Esse livro é muito bom, li de uma vez só. Recomendo demais para quem reflete sobre o tema e estuda formas de reduzir os efeitos do racismo institucional, ampliando a diversidade e inclusão em diversos espaços, públicos ou privados.

ingridgomes 04/02/2024

Nesta obra essencial, a autora nos leva a refletir sobre privilégios estruturais imperceptíveis que, despropositadamente, são protegidos pelos brancos, numa tentativa de manter suas posições de poder e homogeneidade, esquivando-se do compromisso histórico e moral que poderiam exercer com mudanças visando a equidade.

Esse livro é com toda certeza um acontecimento, o texto apesar de ser muito educativo e informativo, é bastante acessível e assim que comecei não consegui parar de ler.

mariarsp 05/02/2024

"por fim, vale ressaltar que trabalhar com equidade exige um posicionamento sistêmico, significa reconhecer e enfrentar o racismo entranhado nas diferentes instâncias sociais (...)", pág 128.
Um dos melhores livros sobre esse tema, com uma linguagem simples e de fácil entendimento! essa leitura foi uma recomendação de uma professora e eu amei, o "Pacto da Branquitude" me fez refletir muito sobre a questão do racismo e preconceito racial, além de outras temáticas que a permeiam.

durante a obra, até lembrei do livro da Chimamanda ("O perigo de uma história única"), que fala sobre a importância de mostrar as diversas formas de contar a história, tendo em vista que, geralmente, aprendemos na escola o ponto de vista eurocêntrico, o que invisibiliza os demais povos, infelizmente. por isso, devemos sempre buscar narrativas plurais e diversas!

com certeza, uma leitura que deveria ser obrigatória para todos! todo mundo deveria ler esse livro pelo menos uma vez na vida.

- "por fim, vale ressaltar que trabalhar com equidade exige um posicionamento sistêmico, significa reconhecer e enfrentar o racismo entranhado nas diferentes instâncias sociais, seja no interior das organizações, seja no campo em que ela atua enquanto parte de um coletivo de organizações que compõe a sociedade.", pág 128.

Bia 05/02/2024

Que livro potente e didático, e de extrema importância que se entenda o pacto da branquitude, o pacto que nós brancos fazemos muitas vezes, esse pacto só é possível entender quando pensamos nos privilégios brancos em nossa sociedade. Que composta para que pessoas negras não acessem locais de poder em empresas mesmo tendo a mesma ou até mais instruções e conhecimentos.
Como a autora diz: não se reúnem brancos em reuniões para excluir os negros, porém é como o fizesse.
Em um país onde a maioria é negra e parda, verificar locais onde apenas brancos acessam é revoltante.
Sabemos que, essa história escravagista, incrustada em nossa sociedade, ainda necessida de muita luta para que seja revertida.
Porém hoje temos acessos a livros brilhantes como esse, capaz de nos fazer enxergarmos e nos aliarmos nessa luta anti-racista.

Lorena1148 06/02/2024

Excelente reflexão
Adorei o livro!
Já sabia do que se tratava o conceito abordado aqui, mas poder ver todo o desdobramento do pensamento fez com que eu aprendesse ainda mais.

A leitura promoveu reflexão e aprendizado, tudo isso sem ser enfadonho nem arrastado. É nítido o conhecimento da autora e admiro a forma como ela conseguiu expressar esse saber de forma tão clara.

Acredito que é uma leitura necessária para todas as pessoas, para refletirmos e entendermos aspectos da nossa sociedade e possamos mudá-la.