O Telefone Preto

O Telefone Preto Joe Hill

Resenhas - O TELEFONE PRETO

Josy 10/11/2022

Qualquer coisa pode ser uma tradição familiar
Achei que não ia conseguir terminar de ler esse livro; Confesso que demorei um pouco pra entrar no ritmo, nesse modelo de contos curtos, a cada vez que uma história realmente me fisgava, na página seguinte, ela acabava. A escrita do Joe é absurda e seus personagens são tão bons, que, deixam saudades assim que nos despedimos deles.

Um ponto interessante, além do sobrenatural, bizarro e/ou no mínimo, excêntrico presente nas histórias, é que muitos personagens são detalhadamente apresentados como neurodivergentes, trazendo todo um mundo de conceitos, pontos de vista e sensações, tornando suas histórias únicas e cheias de detalhes.

Sobre o telefone preto que dá nome ao livro e foi adaptado ao cinema este ano, o conto é bom, mas curto e pouco desenvolvido nos personagens, motivações, deixa um gosto amargo de incompletude para o leitor.

Destaque extremamente positivo para o conto A máscara do meu pai. Aterrorizante na sua essência, para mim, o melhor desta coletânea.
Alex 11/11/2022minha estante
Passei 2022 inteiro dizendo: ?esse ano leio algo do King?. Por hora só falei mesmo. ?

Yuka 07/11/2022

Joe Hill tem o traço forte de seu pai, Stephen King,  o horror, tanto sobrenatural quanto psicológico.
Alguns títulos você entende melhor quando termina o conto, como a história de Francis que vira um gafanhoto. Não sei se é porque morro de medo desses insetos, mas achei essa história horripilante hahaha
No entanto, dificilmente gosto de ler contos porque além de serem curtos, as vezes o final deixa a desejar. Melhor que lá em casa e Entre as bases, foram os mais sem graça para mim. Embora Entre as bases eu tenha gostado do desenvolvimento de pequenos detalhes que pareciam passar despercebidos mas foram usados com maestria no final. Mas, o final termina com aquele ponto de interrogação onde você deduz o que acabou acontecendo com os poucos elementos que nos foram passados.
O telefone preto, foi interessante, mas como vi o filme primeiro, achei ele melhor. Eu sei que é um conto, mas fiquei feliz que desenvolveram ele melhor nas telas. Ethan Hawke foi fenomenal como o sequestrador, mas no conto foi mais macabro porque você não espera que um homem velho gordo pegue crianças.
O conto mais curto e sem sentido para mim foi Natureza morta. Li avidamente como qualquer conto, mas quando menos esperava, já havia terminado. Não absorvi nada, aprendi ou entendi hahaha
O último parecia o melhor porque os personagens foram mais trabalhados, talvez porque por ser o mais longo, teve tempo de ter elementos interessantes, apesar de que o final, como quase todos os contos, deixaram a desejar. Mas claro que baseado em uma única obra desse autor, não posso julgar se é ruim apenas porque não me agradou esses contos. Estarei procurando outros livros do Hill para confirmar se é bom ou não.

Pri Paiva 05/11/2022

Cada conto é tão intrigante que te faz querer saber mais!
A leitura é ótima!

Sabe aquele gostinho de quero mais? Pois é... eu senti ao terminar cada conto.

O sentimento de querer saber e conhecer ainda mais cada personagem nos pega de jeito durante a leitura e quando a gente menos espera já estamos mergulhando no desconhecido novamente.

Todos os contos são incríveis e poderiam facilmente ter um livro dedicado a cada um. O Telefone Preto, que dá nome ao livro, é aquele tipo de história que prende do início ao fim.

Joe Hill já escreveu livros maravilhosos e percebo que neste, ele amadureceu muito sua escrita.
O que ele deixou subentendido ou sobre o que poderia vir depois, sem muitas explicações finais, faz com que fiquemos pensando muito na história após terminá-la.

Algumas são de horror, terror com detalhes nojentos e outras muito reflexivas com um ares sombrios.

Adorei demais a leitura!

Ps: O filme adaptado ficou muito bom e nele tivemos uma visão um pouquinho maior do que na obra literária, que era mais curtinha. Vale assistir a adaptação.

Ingrid.Sombra 03/11/2022

O telefone preto e outras histórias
Sempre tenho dificuldade de avaliar um livro de contos como um todo, pois obviamente sempre haverá contos melhores e outros piores. Entretanto, nesta obra de Joe Hill, considerei que o mais fraco de todos (acredite, o que menos gostei foi do conto que dá nome ao livro) ainda assim é acima da média.

O terror de Joe Hill, claramente influenciado pelo estilo de seu pai, Stephen King, consegue se diferenciar e desenvolver seu estilo próprio. Os temas são os mais diversos: relações familiares, luto, amadurecimento, entre tantos outros. Não sei se eu saberia descrever o estilo que liga todos eles, mas a liga está ali.

Não poderia deixar de fazer o paralelo com a adaptação do conto "O telefone preto", e o fato é que os produtores fizeram um belíssimo trabalho de adaptação respeitando os elementos importantes do conto, e aprofundando com muito mais detalhes e reflexões. Vale a pena assistir depois da leitura.

Will158 03/11/2022

O Telefone Preto & outras histórias traz uma coletânea com quinze contos de Joe Hill, que passeiam desde o terror até o mundo do fantástico.

Um fantasma que assombra o Teatro Rosebud e já viu todos os filmes que já entraram em cartaz; uma criança solitária que não consegue fazer amigos porque é o único menino inflável da cidade; um gafanhoto de dois metros e meio de altura, que faz todos em Calliphora tremerem ao ouvi-lo cantar; dois irmãos que constroem um forte de papelão com portas que levam a outros mundos; um menino trancado em um porão manchado com o sangue de meia dúzia de crianças assassinadas e um telefone antigo há muito desconectado? mas que toca a noite inteira, com ligações dos mortos. Inventivo, tenebroso e com histórias que vão de temas clássicos da literatura de horror até contos sobre mundos fantásticos, O telefone preto e outras histórias estabelece Joe Hill como um autor premiado

@vcdisselivros 03/11/2022

Um livro de altos e baixos
O QUE VOCÊ PRECISA SABER

° A obra é composta de dezesseis contos;

° Já foi publicado anteriormente com o título “Fantasmas do século XX”

° Ganhou roupinha nova, outro título e muitas vendas ao ser publicado pela editora Harper Collins no momento em que o conto O telefone preto ganhou adaptação.

Vale ressaltar que a experiência varia de leitor para leitor, mas os contos preferidos por aqui foram:

- Fantasma do século XX: O espírito de uma garota é residente permanente de uma sala de cinema.

- Os filhos de Abraham: Dois garotos não sabem o motivo do pai ser tão rígido quanto ao horário de voltar para casa, mas logo descobrem o que reside na noite.

- O telefone preto: Garotos começam a desaparecer em uma pacata cidade. Balões pretos são encontrados nas cenas e tudo muda quando um menino com dons mediúnicos é levado pelo sequestrador.

- A capa: Um garoto comum descobre que pode voar graças a uma capa que usa e reencontra ela anos mais tarde ao voltar para a casa da mãe.

- Último suspiro: Imagine visitar um museu onde é possível ouvir o último suspiro dado por personalidades distintas antes de falecer.

- A máscara de meu pai: Parece que traz elementos de outras histórias, como O mágico de Oz, Alice no país das maravilhas, se resume a jovem que vai para uma casa deserta com os pais e que no dia a dia passam a usar máscaras para se transformarem em outras pessoas.

- Internação voluntária: Com autismo, o irmão mais novo de um garoto constrói verdadeiros túneis no porão de casa, mas dentro desses túneis os caminhos são imprevisíveis e podem te transportar para outro lugar.

POR FIM

A obra escrita por Joe Hill tem altos e baixos, sendo que em alguns casos o conto parte de lugar nenhum e chega a nada, o que quebra o clímax. Isso decepciona o leitor que anseia por um desfecho, com tudo fechadinho, concluído, fica claro que a intenção do autor é explorar a imaginação de cada um, deixando as coisas abertas à interpretação.

De todo modo, o livro se destaca por ser bem fora da caixinha, original, com vários gêneros literários, fazendo com que os contos (Além dos citados acima) justifiquem a experiência.

Marcone989 02/11/2022

Joe Hill tentou, mas.
Telefone Preto e outras histórias não empolga, na verdade a maioria dos contos é de certa forma descartável. Existe uma vontade de se desenvolver algo, mas que não se conclui de forma satisfatória. Algumas historias se extendem demais se tornando massantes e outras de tão curtas que são quebram o clima. Existem passagens muito bem elaboradas, porém seu conjunto é fraco.

Fabio293 01/11/2022

Leitura de helloween
Peguei esse livro pelo hype do filme. Terror não é minha praia. É esperava algo diferente dos contos. Com exceção de dois ou três mais interessantes. Os demais não me agradaram. Valeu por conhecer o autor.

Cristina.Amaral 31/10/2022

Esperava mais do conto principal. A linguagem é boa, mas os detalhes são menores do que do próprio filme. Nem fala exatamente o porquê ele ouve o telefone, o que tinha naquela casa e etc.

maria cecília 31/10/2022

O que dizer sobre?
É um livro ótimo!
Mas estejam cientes de que não conta somente a história de Telefone Preto, existem outros contos no meio. Também não esperem mais conteúdo aqui do que no filme, o filme tem bem mais narrativa, chega a ser melhor que o conto.

São histórias super criativas, nunca li nada parecido na minha vida e valeu a experiência. É uma mescla de gêneros, destacando-se terror, suspense e drama.
Joe Hill tem um talento fenomenal para a escrita, mas não li o livro em um momento bom. Entrei em uma mega ressaca literária, mas não culpo o livro por isso.

FerAlves 29/10/2022

Cara, que perda de tempo. Até tem um conto interessante aqui ou ali, mas 90% do livro é pura bobagem, encheção de linguiça e que não vai acrescentar nada na minha vida
Vou só deixar uma menção honrosa ao conto ?Pop Art?. Foi o único conto que eu realmente gostei e por isso ganhou meia ?? a mais

Anny 24/10/2022

? Anteriormente lançado como ?Fantasmas do Séc. XX?, o livro é uma coletânea de histórias de terror.

Joe Hill, para quem não sabe, é filho do Stephen King. Encontramos inclusive algumas obras do autor citadas no livro, como por exemplo ?Carrie?, logo no primeiro conto. E nota-se também uma semelhança na habilidade de criar histórias sombrias e outras um tanto bizarras.

O que incialmente me fez comprar o livro foi o conto que dá nome à obra: ?O Telefone Preto?. Com adaptação recente nos cinemas, a história é sobre um homem que sequestra crianças e elas nunca mais são encontradas. O protagonista da história acaba sendo pego pelo sequestrador e nós acompanhamos tudo pelo que ele passou enquanto ficou preso.

A maioria dos contos apresenta elementos de histórias de terror, mas dificilmente vai provocar medo no leitor. Tem histórias, inclusive, que podem emocionar, que falam sobre amizade, tem outra que apresenta até um pouco de clima de romance; mas, claro, tem as mais sombrias e sinistras.

? Para quem se interessar, tem vlog de leitura no canal. Lá eu falo um pouco mais sobre cada conto. ?

? Talvez por não ter o costume de ler muitos contos, senti falta de uma conclusão em vários contos do livro. Parecia que quando a história chegava na sua melhor parte, de repente acabava. Vou destacar dois contos que, na minha opinião, estão entre os melhores do livro: ?Internação Voluntária? e ?A Capa?. Foi o meu primeiro contato com a escrita do Joe Hill, gostei da experiência e pretendo ler mais histórias dele.

? E com certeza indico MUITO que assistam ao filme baseado no conto ?O Telefone Preto?. Para quem ler antes, vai conseguir enxergar o conto inteiro no filme, inclusive reconhecer falas. O final pra mim foi sensacional. A atuação do Ethan Hawke como o sequestrador foi perfeita!

Marcos.Alexandre 24/10/2022

Me interessei por esse livro por causa do filme O Telefone Preto. Na minha opinião um raro caso em que o filme é melhor que o livro. Nao é um conto ruim. Mas também não é o melhor do livro. Alguns contos são interessantes. Vale uma conferida.