Terra papagalli

Marcus Aurelius Pimenta

Resenhas - Terra Papagalli

Bia 03/10/2022

A terra dos papagaios
Comecei a ler esse livro por causa da escola e julguei ele desde o primeiro momento, mas não demorou muito para eu me interessar por ele, a forma que a obra satiriza o achamento do Brasil e o primeiro contato com os indígenas foi muito bom, sem contar o PLOT do final.
Livro incrível!

Suellen223 22/09/2022

Empolgante!
Sabe aquele livro que a gente deixa mais de lado por achar que a história não será tão interessante? Na minha "estante" era esse bendito livro! Como me enganei... Por se tratar de um assunto dentro da História do Brasil eu já julguei que seria uma leitura cansada, mas genteeee, quantas doses de humor, eu ri, eu aprendi, eu me surpreendi... Recomendo sem pensar duas vezes, principalmente para os preguiçosos, como já é recomendado no livro! Hahahahaha

Guria dos livros 07/09/2022

Um dos melhores que já li!!
Uma mistura de fatos históricos com fantasia, romance, humor e discórdia.
Até Judas entrou nessa história (Só lendo pra entender)!
Um plot twist que eu realmente não imaginava, me fazendo levar as mãos aos céus de tão incrédula.
DANILÃO1505 07/09/2022minha estante
Parabéns, ótimo livro

Livro de Artista

Resenha de Artista!

Isa 06/09/2022

Era para ser um livro de escola...
Me surpreendi porque foi o primeiro livro indicado pela escola que consegui ler de maneira leve e até fluida! Ri muuito com esse livro, é uma comédia que trata de um tema histórico importantíssimo: o descobrimento do Brasil e os primeiros contatos com os povos nativos!
Com o decorrer da leitura, me escandalizei um tanto, mas não é uma leitura tranquila e fofa, mas sim para surtir esse efeito de choque mesmo.

Malu 26/08/2022

Esperava nada
Honestamente eu li esse livro por obrigação, já que era um livro que eu devia ler para a escola, imaginava que nao ia gostar. Felizmente o livro foi contra as minhas expectativas, é um livro que faz com que a gente nao consiga parar de ler, praticamente cada capítulo conta sobre um evento diferente na vida do protagonista. Foi um livro que me prendeu e me fez rir bastante.

Mari1735 19/08/2022

A visão de um degredado deixado na terra dos papagaios.
Temos Aqui uma história narrada na visão de Cosme Fernandes, dito Bacharel. Que deixado em terras "brasileiras", juntamente com mais sete degredados, busca por sobrevivência e acaba sendo encontrado pelos Tupiniquins, e levado a sua tribo.

Aqui, ele encontra gente e costumes diferentes e até mesmo a língua, daí então que os índios, "brasileiros", tem o primeiro contato com portugueses.

A partir daí, esses homens passam a aprender a língua dos indígenas, costumes e também sua "medicina". Com essa vivência, os portuguesas acabam impactando em alguns costumes indígenas e também sendo impactados com sua vivência.

Com o passar do tempo eles vão criando formas de comércio e um tipo de civilização diferente daquela que aqui existia. E chegamos ao fim da história com a formação do Brasil, um novo mundo aos olhos daqueles que tão bem o conhecia. Muitos desses que, nem viveram para ver as primeiras transformações.

Duda 04/07/2022

Carta de Achamento Reescrita
Esse livro traz a perspectiva daqueles que foram deixados na terra papagalli, o paraíso. É muito interessante ver como os portugueses deixados se adaptaram com os costumes indígenas e passaram a, de certa maneira, fazer parte da tribo.

O livro faz o uso de ironia em muitas partes, o que combina com o jeito que a escrita foi feita.

Extremamente bem pensado e essencial para todos que se interessam, mesmo que minimamente, na história do Brasil. ????

gihmarcal 02/07/2022

mais uma leitura chata e entediante q a escola obriga os seus alunos lerem

ao invés da escola colocar a gente pra ler livros q vão mudar nosso entendimento, eles colocam isso aí, um livro q vc lê 3 pags mas parece q foram umas 30

AliciaAraujo 20/06/2022

Amei!
A história do Brasil, possui várias vertentes. Alguns dizem que já conheciam o Brasil, outros dizem que foi encontrado por Portugal. Porém, como foi encontrado se já haviam habitantes?

Eu amei a narrativa, amei os personagens e amei como houve uma mistura entre história da personagem e o conhecimento do lugar juntamente às narrativas histórias e documentadas.

A leitura foi rápida, leve e eu senti a necessidade de continuar lendo até que por fim, o livro terminasse.

Recomendo a leitura para todos, além de enriquecer o conhecimento e fortalecer o patriotismo, causa uma reflexão sobre a maneira que o Brasil foi colonizado e administrado pelos portugueses.

giiobuen 24/05/2022

#6. Terra Papagalli - (4/5)
"Disse também que eram vizinhos do nosso povo e que não lhe fariam mal enquanto tivesse pacto de amizade com eles, apesar de saber que a gente cristã é capaz de queimar os tratados que assina se puder vender as cinzas."

Era um livro obrigatório que, sinceramente, não dava nada por ele no começo. Esse livro conta com muita ironia e críticas, além de ser muito engraçado. Gostei bastante.

Carla 23/05/2022

Acabei essa preciosidade, que considero um dos melhores lidos desse ano e da vida!!! Super engraçado, com reflexões, a maneira como é contada a história do descobrimento é muito boa. Amei demais

Nagai 26/04/2022

As aventuras de Cosme Fernandes
Livro interessante, leitura fácil e enriquecedora. Faz o leitor imaginar que está de fato vivendo na época do descobrimento do Brasil e acompanhando Cosme Fernandes em suas peripécias para sobreviver nestas terras.