Terra papagalli

Marcus Aurelius Pimenta

Resenhas - Terra Papagalli

mahzoca 06/06/2021

descobrimento
o livro é bom, mas realmente não teria lido se não fosse pedido pela escola. a história é boa, mostra aquela tradicional história do descobrimento do brasil, com um toque de humor. achei realmente massa alguns aspectos da época, como as doenças nas navegações, o canibalismo, a cultura, etc (sei que são coisas que a gente já sabe, mas é legal ver em prática). não leria esse livro de novo, mas pelo menos não é um daqueles livros que é um porre de ler.

mirella 04/06/2021

Divertido!
Mais divertido do que eu esperava, um final inesperado e que me deu boas risadas

Lisa 15/05/2021

Terra Papagalli ??
Confesso que no primeiro momento, não tive vontade alguma de ler o livro. Porém a história foi se desenvolvendo aos poucos, ficando um pouco menos cansativa de se ler. Em relação ao contexto, aprecio muito a idéia de se ter um relato pessoal (embora fictício), onde se conta um pouco da história de nosso país e seu descobrimento não de uma forma geral, mas de um ponto de vista único.

A leitura é de um modo geral fácil, porém cansativa, acredito que por ter muitos nomes e palavras complicadas. As cenas de ação são muito bem escritas e desenvolvidas, onde em um momento está tudo calmo, e em outro há uma "explosão" de detalhes e fatos, o que por sua vez me motivou a ler o tal.

Tendo em vista que, embora o livro tenha sido publicado há vinte e quatro anos atrás, o pensamento se refere aos quinhentos anos que nos antecedem. Apresenta falas e conteúdos machistas, e "pesados" de um certo modo à algumas pessoas. Isso seria um ponto muito negativo para mim se o livro não remetesse uma era patriarcal, porém como tenho consciência disso, diria que este fato, é um ponto para prestar devida atenção somente.

Já como ponto positivo, como foi citado linhas à cima, eu gosto muito da intenção do autor, de trazer um ponto de vista único, e pessoal, sendo assim, com menos formalidade a história, de uma forma mais lúdica e divertida, abordando vários gêneros literários, como: românce, comédia, história etc.

claraastb 30/04/2021

adjetivos não são suficientes para expressar o quanto gostei
Um livro que conta a história de Cosme Fernandes, ou Bacharel, de suas experiências vividas, especialmente, na de descoberta de novas terras, como a Terra dos Papagaios, ou que se tornaria mais tarde, Brasil.
Cosme Fernandes foi deixado nestas terras acompanhado de outros 6 companheiros, que vieram de Portugal junto do mesmo: Jácome Roiz, Antonio Rodrigues, Lopo de Pina, João Ramalho, Simão Caçapo e Gil Fragoso.

Abordando os mais diversos assuntos de forma descontraída, leve, humorada, te fazendo mergulhar no livro e nem ver a hora passar; é de fácil compreensão mesmo para quem não está acostumado com esse tipo de leitura, tanto o entendimento do texto quanto de suas certas partes mais reflexivas (o que me deixou muito surpresa já que os autores logo depois de certo pensamento ou frase que pode não ser compreendida de forma certa pelo leitor, colocam uma explicação para que o leitor siga sua linha de raciocínio).
Uma escrita formal, da época, mas que não nos impede de formar opiniões sobre os personagens, podendo odiar ou gostar deles facilmente.

Li para o colégio, mas foi uma leitura prazerosa e que, com certeza, me trouxe muitos ensinamentos que passarei entre meus familiares. Recomendo com certeza.

IZAN4GI 26/04/2021

Livro ótimo, bem leve e de fácil leitura, e o formato, que é como se fosse cartas deixa ainda mais legal.

Sira Borges 15/04/2021

A terra dos papagaios
Livro divertido do início ao fim. Conta a história de Cosme Fernandes, um dos degredados que foi deixado aqui nessa terra dos papagaios por Pedro Álvares Cabral.

lore 12/04/2021

Esse não é muito o meu estilo de livro e eu li por causa da escola mas foi até interessante, mais do que eu achei que seria.
Pra quem curte história o livro é muito bom é considero uma leitura válida.
Conta a história "descobrimento" do que se tornaria o atual Brasil mas ao invés de ser de um modo mais geral conta pelos olhos de alguém do meio.

Williane 11/04/2021

Terra Papagalli
Foi um livro indicado pela minha professora de português, gostei muito dele, achei muito interessante e divertido, a escrita é ótima, aprendi muitas coisas com ele, foi uma leitura prazerosa, indico ele.

Beatriz.Linhales 05/04/2021

gera muita reflexão
O livro tem um estilo que eu amo: curto, leve, ficção histórica etc. Dá pra perceber todas as referências, citações, paródias contidas nele, mas ao mesmo tempo, me gerou muita reflexão quanto ao aspecto decolonizador de ver a coisa. No final, é uma ode à um português com pensamentos colonizadores em pequeno porte mascarado pelos dogmas religiosos e pelo fato de não estar efetivamente colonizando nada, visto que não está, nem de longe, em maioria ou com maiores recursos.
Acho muito saudável usar a linguagem do livro, que é satírica e humorística, para criticar esses fatos, mas não foi o que eu li. Me pareceu muito mais uma comédia satírica feita de um português para outro, do que um brasileiro tirando sarro com humor crítico e ácido da nossa história de colonização.
No mais, é muito bem escrito e por mais que tenha me levado para esse campo de dúvidas, me levou a muitos momentos divertidos também. Indico a leitura! (até para ouvir mais críticas boas ou ruins sobre) ;)

JessicaRodriigues 30/03/2021

Sensacional
Leitura rápida, leve e divertida. Me lembrou "Memórias Póstumas de Brás Cubas" pela personalidade do personagem principal.

13/03/2021

Terra Papagalli
O livro todo é uma carta de um degredado, Cosme Fernandes, que teve de deixar sua amada em Portugal e entrar em uma embarcação que acabou por chegar em terras desconhecidas (atualmente Brasil mas nesse primeiro momento era Terra dos Papagaios). Fernandes e seis amigos foram deixados nessas terras novas e aos poucos vão se relacionando e criando laços com os povos nativos. A história aborda a relação de Cosme com os outros degredados, dos portugueses com os povos nativos e dos portugueses com a cultura dos nativos. A história é toda muito envolvente, fazendo com que a leitura seja rápida e leve.

HomemVirtuoso 20/01/2021

Incrível!
Uma história envolvente e com personagens mais ainda. Uma leitura rápida e prazerosa. Tem reviravoltas e reviravoltas. Há partes cômicas, tenho certeza que quem for ler irá dar belas risadas. Enfim, dentre tantas coisas que posso comentar sobre o livro, tenho que destacar essa para finalizar a resenha: mesmo sendo uma obra antiga, faz muita relação e críticas, principalmente através dos "Mandamentos De Como Viver na Terra Dos Papagaios", com a sociedade brasileira atual.

Mauricio Gonçalves 20/01/2021

Muito divertido
Livro muito leve e de rápida leitura. Muitas partes cômicas, descrições e acontecimentos divertidos. Revira voltas bem encaixadas e sequência de eventos muito clara e simples.
Os mandamentos para se viver bem na Terra dos Papagaios ganha o livro com a descrição atemporal, cômica, porém trágica, de como o Brasileiro interage na sociedade.
O livro em si é muito simples, não é uma obra literária memorável e não deve ser julgado sob esse peso ou ótica. Entrega muito bem o que promete e não possui nada desnecessário, tudo é colocado na medida certa e nos lugares certos.
Me diverti bastante na leitura, os personagens são simples e cativantes, fáceis de compreender, questionar ou odiar. Recomendo bastante.

Marisol.Sales 14/01/2021

Para um livro didático eu n achei tão ruim, tem muitas partes engraçadas e o final me agradou muito