Terra papagalli

Marcus Aurelius Pimenta

Resenhas - Terra Papagalli

Andrezinn 03/03/2022

A Terra dos Papagaios
O livro narra a história de Cosme Fernandes, o Bacharel de Cananéia, que foi deixado pela Nau capitaneada por Pedro Álvares Cabral na Terra dos Papagaios para aprender os costumes locais, nos mostrando como eram as Terras tupiniquins antes do início de sua colonização portuguesa.

Ele pega numa parte deixada de lado durante o aprendizado histórico do "Nascimento" do Brasil e isso é o que mais cativa no livro. Como o europeu iniciou seu contato com os povos indígenas, como eles viam os seus costumes (antropofágicos, "poligâmicos", etc) e como eles aprenderam a viver numa terra onde a Fauna e a Flora são totalmente diferentes das de suas terras queridas.

Ao decorrer da história, contada com maestria, você se sente saciado pelo desenrolar dela e de eventos totalmente inesperados, sem contar no final que te deixa de queixo caído.

A Terra dos Papagaios não é para os fracos. Nela, sobrevivem apenas os mais fortes e mais astutos. Quem não come, acaba sendo comido.

rhodeBizzle 10/01/2022

Esse foi um dos meus livros obrigatórios do colégio no ensino médio. Eu nunca gostei dos livros que o colégio dava como obrigatório, mas esse é sem dúvidas um dos únicos que me agradaram, e muito. Eu amo a escrita desse livro. Não é algo difícil e é uma leitura muito gostosinha. Super recomendo.

Camargo 07/01/2022

Degredados podem ter um final feliz
Esse livro foi o que mais me surpreendeu. Não esperava muito dele, contudo, me fez ficar viciado nele.
Um livro que pega uma parte bem esquecida da história do nosso país e começa a brincar com ela, misturando comédia, história e pontos intrigantes nos momentos certos.
Recomendo a leitura

Maiara.Alves 30/12/2021

"Quem não come é comido"
Nesse livro, os autores apossam-se da crônica histórica de Pero Vaz de Caminha e de outros documentos históricos para contar sua versão da conquista da “Terra dos Papagaios”, o Brasil.

Cosme Fernandes, o Bacharel, narrador dessa obra, inicia sua narrativa pela sua mocidade, revelando tudo que passou até chegar ao navio que, aos primeiros dias de maio de 1500, o abandonaria nas novas terras (o Brasil),
Conforme os acontecimentos, o protagonista vai listando os dez mandamentos para se viver bem na Terra dos Papagaios, revelando, assim, pouco a pouco, as características de nosso povo.

Jessi 23/12/2021

Quem não come é comido
Um ótimo livro infanto juvenil, além de ter uma boa narrativa ainda tem um pouco de história do Brasil!!

Luana 03/12/2021

Terra Papagalli
Gostei muito mais dessa ideia de novo romance histórico, porque ele critica a época e não só conta com imparcialidade ou apagamento dos fatos.

Mesmo para crianças, é um livro fácil de ser lido.

Sophia 05/11/2021

Não gostei
Só li por causa da escola, tenho uma prova pra fazer sobre esse livro.
Não sei muito o que falar dele. Só sei que li na força do ódio kkkk.
Da pra se julgar a escrita de um livro quando o livro são cartas de 1536? Pq se dé, achei bem ruinzinha, mas apesar de ser algo bem antigo, é fácil de entender e assimilar as palavras.
Não é nada parecido com algo que eu leria, talvez por isso não tenha gostado.

Bebraga 25/10/2021

História legal
Não seria o tipo de livro que eu leria normalmente, realmente so li pelos vestibulares, um livro informativo para saber mais sobre o período do descobrimento do Brasil, é uma história simples, nada demais, um tom cômico, é bem rápido para ler, a história prende o leitor, apesar de tudo, não é uma leitura entendiante, mas também nada muito interessante, o final é satisfatório mas também nenhum plot twist.

Leonardo.Lenner 29/08/2021

Um mergulho fabuloso e irreverente na história do Brasil.
Como é característico do Torero e do Marcus Aurelius, temos mais um excelente livro marcado por uma sofisticada ironia e humor que acompanha a vida, tristezas e alegrias de Cosme Fernandes, o Bacharel da Cananéia, e seus companheiros degredados de Portugal em plena era das Grandes Navegações, na "Terra dos Papagaios". Vale muito a pena ler e experimentar cada linha dessa narrativa envolvente e irreverente.

Carol.Fedre 28/07/2021

Terra Papagalli
De início o livro não me prendeu. Demorei meses pq fui lendo outros, parei por semanas, mas sempre voltava. É um livro bem escrito, tem partes engraçadas (e outras problemáticas - acho que isso me travou). Mas no final me surpreendeu e curti a reviravolta.

Aryana 12/07/2021

Fantástico!
Em um navio, que leva toda sua vida para longe, Cosme Fernandes, que mais tarde se chamará Bacharel, é degregado por um crime cometido. Neste navio, Cosme conhece outros 12 criminosos também deportados.
Após algumas aventuras no mar, os degregados são abandonados numa terra desconhecida. Lá, eles convivem com os nativos e se deparam com ações e comportamentos impensáveis a homens cristãos portugueses: nudez, poligamia e canibalismo.
Anos se passam, e Bacharel narra todos os acontecimentos, em forma de cartas, vivenciados por eles.

O livro é dividido em vários capítulos curtinhos, e existe um aspecto cômico que deixa tudo mais fácil e rápido de ler. Eis a oportunidade de mergulhar num romance didático e divertido, que brinca de maneira séria com os primeiros anos da colonização. E de quebra, ainda oferece 10 belos e sarcásticos mandamentos para bem viver nestas paragens. Imperdível!
Rodrigo 12/07/2021minha estante
Muito bem!!

Rodrigo.Rodrigo 27/06/2021

Uma obra-prima nacional! Divertido, informativo, e de tirar o fôlego. Entre no mundo dos primeiros anos da Terra dos Papagaios.

@medusarm 11/06/2021

Vale muito a pena ler.
Aquela estória que te faz pensar "certeza que ocorria isso!".
Terra Papagalli conta sobre 12 criminosos que são degredados/enviados às terras novas para assim criar vínculo com os povos indígenas locais ('gentios', como eles mencionam) a fim de preparar o ambiente para os próximos que viriam a povoar o "Paraíso".
Ocorre toda uma trama entre estes durante a navegação, quando se conhecem e principalmente após serem deixados na "terra dos Papagaios".

Acho interessante a forma como é mostrada a questão da ética na época, da ordem, poder e das justificativas que se aplicaram às sandices.

Adorei esta leitura. Recomendo a todos que se interessam pela história da descoberta do Brasil. Se não é real, ainda assim de todo se vale a leitura e o pensar a respeito. Por este livro, olha-se através de outro ponto de vista, aquele simples e dos menores, não dos grandes com poder.

Vale as risadas e reflexões!

julha 07/06/2021

também li pra o vestibular

dos livros que livros começo do ano pra o ssa, esse foi o que mais me agradou. a história me interessou logo no começo e eu considero isso bom